sábado, 23 de novembro de 2019

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Duas saborosas vitórias europeias, em Basquetebol e Voleibol, e um empate amargo sobre patins. Eis o resumo dos últimos dias.

Confira mais pormenores das três partidas.


A aventura europeia do Basquetebol vai continuarVitória que não sofre discussão, por 85-66, sobre o PVSK-Veolia, para a 5ª e penúltima etapa do Grupo A da FIBA Europe Cup, valeu o passaporte para a 2ª fase de grupos.

O conjunto de Carlos Lisboa necessitava de retomar ao êxitos para se apurar desde já e não se fez rogado. Venceu e de modo taxativo uma congénere húngara que tem claras debilidades, seja a nível físico seja a nível técnico, e isso foi notório no encontro de Terça-feira.

O Benfica entrou decidido em assegurar o passaporte para a próxima fase e no primeiro quarto (19-6) ficou bem patente que as águias são de um nível superior. Até ao intervalo os húngaros lá melhoraram na manobra ofensiva (difícil era fazer pior do que fizeram nos 10 min iniciais), ainda assim o Benfica continuou por cima e recolheu aos balneários com uma vantagem confortável (39-23). As dúvidas quando ao vencedor do embate ficaram dissipadas depois do descanso regulamentar. Os húngaros tentaram dar um ar da sua graça mas foi sol de pouca dura. O parcial de 34-23 no 3º Período reflecte que os ataques se superiorizaram às defesas, mas fundamentalmente que a 10 min do apito final o Benfica já tinha a vitória e a ambicionada qualificação confirmada. Depois naturalmente houve descompressão encarnada, caso contrário a vitória poderia muito bem ter sido ainda mais expressiva.

Quanto aos desempenhos individuais, José Silva foi o elemento encarnado mais valorizado, fruto dos 18 pontos somados (5 triplos). Numa altura em que temos atletas lesionados, saúda-se o regresso de Damian Hollis, ainda que o próprio se encontre algo condicionado.

Resultados Finais da 5ª Jornada do Grupo A da FIBA Europe Cup

SL BENFICA 85-66 PVSK-Veolia
Inter Bratislava 78-88 ZZ Leiden


Numa ronda em que FC Porto e Sporting perderam pontos, o Benfica voltou a ter um dissabor na visita ao reduto do irreverente e desinibido Hóquei Clube de Braga. Empatou a quatro bolas, em partida correspondente à 6ª Jornada do Campeonato Nacional. Perdeu os primeiros pontos na temporada, no entanto permanece na liderança da classificação, de forma tangencial sobre o duo formado por Oliveirense e Óquei de Barcelos.

Houve mais uma arbitragem daquelas habilidosas. O gozo continua. Estes ao menos são coerentes. E o Benfica tarda em tomar uma posição firme relativamente à podridão que grassa nesta modalidade. Já chega de sermos anjinhos. Irra! No entanto os comandados de Alejandro Domínguez podem queixarem-se de si próprios já que não souberam segurar a vantagem, quer quando estiveram a ganhar por 0-2, quer sobretudo quando voltaram à liderança do marcador (3-4). Demos azo a mais um fartar vilanagem da dupla de arbitragem, que passou o jogo a marcar faltas como se não houvesse amanhã, entre outras decisões surreais. Na dúvida já se sabe que se prejudica o Benfica.

Na primeira parte houve mais Benfica, mas reinou a ineficácia, pese embora o tento solitário de Carlos Nicolia na fase inicial que permitiu aos homens de "águia ao peito" ir para intervalo a vencer pela diferença mínima. E neste tipo de jogos, em pistas adversas, estamos fartos de saber que é meio caminho andado para tropeçar. Além disso, a turma orientada por Rui Neto ocasionalmente acercou-se da baliza e criou perigo, deixando antever na segunda parte muito haveria por jogar.

E na realidade é que os segundos 25 min foram pródigos em momentos electrizantes e polémicos. Sobretudo depois do Benfica fazer o 0-2, por intermédio de Jordi Adroher. O Benfica controlava relativamente as operações até que surgiu o 1-2, num lance algo duvidoso na medida em que é precedido de falta que ficou por marcar a nosso favor. A partir daí começou a notar-se uma certa instabilidade na nossa equipa. Falhamos algumas ocasiões para aumentar de novo o fosso no marcador e o Braga galvanizou-se de tal maneira que de súbito deu a volta ao texto do jogo e passou a vencer por 3-2. Eis que apareceu Edu Lamas. O internacional espanhol mostrou que é um jogador completo, tendo sido determinante na manobra ofensiva. Foi ele quem empatou a contenda e aproximadamente a 1 min do final da partida recolocou as águias na frente. Parecia que a vitória não nos ia escapar, mas segundos depois foi assinalado uma grande penalidade contra nós. O atleta da casa pese embora o espalhafato soube aproveitar a imprudência de Pedro Henriques que levou o cartão azul. E assim se chegou ao 4-4 finalIncrível como o Benfica não soube segurar a vantagem. Claro está que nos revolta a forma fácil como nos penalizam. Nada de novo nesta modalidade. Há coisas que teimam em não mudar...

Resultados Finais da 6ª Jornada

HC Braga 4-4 SL BENFICA
OC Barcelos 7-4 FC Porto
AD Sanjoanense 2-2 Sporting
HC "Os Tigres" 1-5 Oliveirense
Juv. Viana 3-3 Riba D'Ave
AE Física 0-3 Paço de Arcos
AD Valongo 4-2 HC Turquel


A um passo do objectivo! Estamos em vantagem, fruto da vitória por 3-0 na recepção ao Mladost Zagreb, na 1ª Mão da 3ª Ronda da Champions League. Benfica à BENFICA é em Voleibol.

Favoritismo confirmado (25-22; 25-20, 25-22). Estamos perto de atingir a fase de grupos onde pontifica a elite europeia da modalidade. Noite europeia na Luz é assim, tem de ser assim (!), com vitória e ambiente efervescente nas bancadas. Que bonita comunhão entre adeptos e equipa. Não há dúvidas que esta equipa encanta e orgulha qualquer benfiquista. Merece todo o nosso apoio.

Pés bem assentes na terra. É assim que nos temos de guiar. E estamos certos que os atletas e a equipa técnica liderada pelo carismático Marcel Matz estão devidamente alertados nesse sentido. Estamos numa posição favorável mas há que materializar na Croácia.

O jogo de Quarta-feira até nem começou de feição para as nossas cores. A nossa equipa entrou algo desconcentrada e hesitante, com problemas na recepção, e os croatas até estiveram na frente do marcador. Nós é que somos mais experientes, mas entramos de tal forma nervosos que nós é que parecíamos jovens e inexperientes. Mas prontamente as águias reagiram ao ímpeto contrário e encontraram o ritmo adequado. Serenaram e paulatinamente começaram a imporem-se na partida. A maior assertividade em todas as acções e o sentido colectivo passaram a ser uma constante no desafio. Colocamos sérias dificuldades à organização defensiva dos croatas e mostramos que tínhamos a lição bem estudada, explorando os pontos fracos do adversário. Provocamos o erro adversário e fomos superiores nos momentos capitais do encontro, como aliás os parciais atestam. Em suma, não foi dos melhores jogos das águias. Houve alguns jogadores que estiveram uns furos abaixo, provavelmente a acusarem desgaste físico dado o ciclo de 2/3 jogos por semana. Só que a alma e união desta equipa é enorme. Quando não estamos endiabrados, respondemos com raça, querer e ambição.

Em termos de prestações individuais, nota de relevo para André Aleixo, mais conhecido por Japa. O reforço brasileiro rubricou seguramente a sua melhor exibição com o "Manto Sagrado" envergado. Esteve inspirado e marcou 18 pontos!

Resultado Final da 1ª Mão da Champions League (3ª Ronda)

SL BENFICA 3-0 Mladost Zagreb (25-22; 25-20, 25-22)


Para consulta de tudo sobre a época 2019/2020 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário