quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Mais um troféu que vai direitinho para o Museu Cosme Damião. As nossas cinco modalidades já estão em acção e a cumprir o nosso destino, o de vencer.

Confira o rescaldo de uma jornada onde imperou o sucesso encarnado.


O SL Benfica venceu o Grupo 2 da Fase Principal e irá estar na Ronda de Elite da UEFA Futsal Champions League.

Na primeira Jornada foi um autêntico festival do desperdício, com as águias a não irem além de um empate a uma bola contra o MFC Kherson.

O empate é claramente penalizador para a turma encarnada. Prevaleceu a ineficácia e uma endiabrada actuação dos dois guarda-redes da congénere ucraniana. As águias esbarraram vezes sem conta no 'portero'. O domínio e desperdício encarnado foi mais visível no primeiro tempo. O campeão ucraniano, que se exibiu em geral de forma organizada, na segunda parte aguentou a pressão encarnada, igualou a contenda e até esteve muito próximo da vitória, atirando mesmo ao ferro e falhando de baliza aberta, quando o Benfica arriscou tudo no "5 para 4".

No dia seguinte, na Quinta-feira passada, batemos amplamente o Araz Naxçivan por expressivos 7-0.

Supremacia clara da formação encarnada, perante um Araz que acabou por ser o "bombo da festa" deste grupo, muito pelo facto de se ter apresentado somente com 8 jogadores (incluindo 2 guarda-redes) pois 5 dos seus jogadores de campo, todos iranianos, foram impedidos de embarcar para a Bélgica. Assim, a equipa azeri, cansada da véspera, acusou todo esse desgaste e falta de opções, e foi presa fácil. O jogo foi todo largamente dominado pelo Benfica, criando mais oportunidades e conseguindo ter a eficácia que faltou na véspera. O marcador já assinalava 3-0 ao intervalo.

Sem os seus iranianos, e longe do tempo em que muitos dos seus jogadores locais eram brasileiros naturalizados, na segunda parte o Benfica manteve-se por cima, e apesar de ter ficado mais de 10 minutos sem marcar, quando Chaguinha desbloqueou o marcador, sucederam-se os golos, até fechar o jogo em 7-0. Com as contas para o primeiro lugar a serem agora feitas com os ucranianos, não se sabia quantos golos teria o Benfica de marcar.

O apuramento já estava obtido mas faltava arrecadar a primeira posição e tal desiderato foi logrado, fruto de um triunfo por 6-2 frente ao anfitrião Halle-Gooik.

Mas ao entrar para a última jornada, o Benfica sabia que precisava de vencer os belgas da casa por 3 ou mais golos de diferença, para ficar em primeiro lugar, com os mesmos 7 pontos do Kherson. Acabou por ser um jogo atípico, se olharmos que o resultado final (6-2) ficou estabelecido... na primeira parte! E foi um primeiro tempo alucinante, onde os golos fluíram de parte a parte, mas claro está com ascendente total e supremacia do SL Benfica, que não se deixou afectar pelo facto do Halle-Gooik ter chegado ao empate logo na resposta ao golo inaugural.

No segundo tempo o jogo acabou por ser diferente, até porque o Benfica jogava com o resultado que lhe servia, e o adversário sabia que a missão de levar pontos deste jogo era impossível. Contas finais, objectivo alcançado. Agora é esperar duplo sorteio da Ronda de Elite, isto é, em primeiro lugar o Benfica é um de 7 candidatos a acolher os jogos, e só 4 serão sorteados, e posto isso haverá o sorteio dos grupos. A ver vamos o que a sorte reserva ao Glorioso.

Resultados Finais da Fase Principal

SL BENFICA 1-1 MFC Kherson
Halle-Gooik 5-1 Araz Naxçivan
SL BENFICA 7-0 Araz Naxçivan
Halle-Gooik 3-7 MFC Kherson
SL BENFICA 6-2 Halle-Gooik
MFC Kherson 8-3 Araz Naxçivan


No Derby lisboeta, o Benfica venceu por 26-30 o Belenenses. Este encontro disputado no mítico Pavilhão Acácio Rosa foi a contar para a 8ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Andebol.

As águias venceram mas desengane-se quem pense que foram favas contadas. A turma de Carlos Resende continua algo intermitente, algo inaceitável para quem tem a pretensão de lutar pelo título nacional.

Primeira parte vergonhosa (13-11 ao intervalo). Benfica amorfo e sem ideias, perante um Belenenses que sem poder contar com os jogadores emprestados pelo Benfica apenas usou 8 jogadores de campo toda a partida.

Na segunda parte alguma reacção, nomeadamente com Nuno Grilo (seis golos) em destaque, mas foi a quebra física natural dos azuis aos 40 minutos que fez com que o Benfica disparasse no marcador, e adquirisse a vantagem que lhe permitiu gerir o jogo de outra forma.

Resultados Finais da 8ª Jornada (1ª Fase)

Belenenses 26-30 SL BENFICA
Madeira SAD 25-23 ABC
Águas Santas 31-27 AA Avanca
FC Gaia 31-26 ISMAI
Sp. Horta 21-22 Boa Hora FC
FC Porto 34-21 Boavista
V. Setúbal 20-42 Sporting


Os comandados de Marcel Matz continuam de pedra e cal na rota dos êxitos. Abriram a temporada com nova conquista, a Supertaça Nacional de Voleibol. Repetimos o feito do ano passado, desta vez derrotamos pela margem máxima a Associação de Jovens da Fonte do Bastardo (25-14; 25-18; 25-22).

Houve portanto festa encarnada em Almada! A massa adepta do SLB compareceu em bom número e fez-se ouvir durante praticamente todo o jogo. A comunhão que existe entre esta equipa e os adeptos, há já alguns anos diga-se, é verdadeiramente arrebatadora.

Triunfo sem mácula! O Benfica entrou desde cedo forte e concentrado no jogo, com um serviço muito forte no primeiro set (em particular Rapha), a colocar a equipa contrária em grandes dificuldades na recepção, o que permitiu uma vantagem inicial grande e que foi sempre crescendo. Ofensivamente, os centrais estiveram bem neste set, tal como Rapha, este uma constante em todo o jogo. A recepção benfiquista foi oscilando, mas por outro lado Ivo Casas esteve em grande na defesa, conseguindo assim o Benfica vários pontos de contra-ataque.

O treinador da Fonte foi mexendo na sua equipa com tudo o que tinha, e na verdade foi do banco da Fonte que vieram as soluções que trouxeram um set que estava a ser desequilibrado, e o marcador chegou aos 17-16. Só que aí André Lopes "pegou" no serviço, foram seis(!) serviços consecutivos do camisola 3, que desfizeram por completo a recepção da equipa da Fonte, que nem com substituições operadas conseguiu dar a volta ao texto. Estava sentenciado o segundo set.

No derradeiro parcial, que viria a ser o mais equilibrado, muito porque o serviço do Benfica caiu bastante, com a Fonte a conseguir-se manter no jogo e até ganhar vantagem no marcador. O set caminhava para a sua parte decisiva, quando aos 18-18 Marcel Matz recorreu à profundidade do seu plantel e fez uma tripla substituição que deu frutos: Nuno Pinheiro entrou para servir e bem, Theo fez 2 pontos consecutivos e Japa também entrou bem no ataque, defesa e serviço. O Benfica ganhou vantagem de 3 pontos que jamais iria desperdiçar, assegurando a vitória final e mais um troféu para o cada vez mais recheado Museu Cosme Damião.

Supertaça Nacional

SL BENFICA 3-0 Fonte Bastardo (25-14; 25-18; 25-22)


Os pupilos de Carlos Lisboa cilindraram o Barreirense por 49-95, na 2ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol.

Não se registaram quaisquer surpresas nesta jornada, no que aos favoritos à conquista do ceptro nacional diz respeito. No caso encarnado, foi claramente uma jornada deveras tranquila perante um opositor frágil.

O que se pode dizer depois de um resultado desta magnitude? Não há praticamente nada a dizer. O domínio encarnado foi avassalador, mesmo com algumas ausências (Betinho, Arnette Hallmann, Gary McGhee), desde os início até ao final da partida. Ao intervalo já vencíamos por 18-51. De salientar a actuação de Damian Hollis. O norte-americano jogou praticamente o jogo todo (quase 38 min), e somou um duplo-duplo (19 pontos e 11 ressaltos).

No Sábado recebemos a Oliveirense, o actual Campeão Nacional, onde naturalmente se espera um jogo completamente diferente, mas em que o Benfica tem na mesma a obrigação de vencer.

Resultados Finais da 2ª Jornada (1ª Fase)

Barreirense 49-95 SL BENFICA
V. Guimarães 68-69 Lusitânia
Esgueira 82-85 CAB Madeira
FC Porto 89-87 Ovarense
Illiabum 89-63 Terceira Basket
Oliveirense 74-63 Maia Basket
Sporting 91-69 Galitos Barreiro


Na primeira ronda do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, as águias venceram a Associação Desportiva Sanjoanense por três bolas a zero.

O Benfica venceu mas sem grande fulgor, mas podia e deveria ter feito mais essencialmente na parte ofensiva. Destaque para o aparatoso empate do FC Porto. Os dragões perderam os primeiros pontos, em Fânzeres na recepção à Juventude de Viana.

Jogo em que só deu Benfica, mas em que faltou alguma objectividade ao ataque encarnado, apesar de ter marcado o golo inicial logo no primeiro minuto, numa grande penalidade concretizada por Diogo Rafael. O 5 inicial não estava produtivo ofensivamente e Alejandro Domínguez mexeu cedo na equipa, e as entradas de Edu Lamas e Gonçalo Pinto deram outra dinâmica, mas o golo foi sendo adiado, seja por mérito de Tiago Freitas (bela exibição na baliza contrária) ou pela arbitragem aleatória de João Duarte e do seu companheiro estreante, com várias decisões que pareceram completamente "ao calhas".

No primeiro tempo Jordi iria fazer de livre directo o 2-0, numa clara falta para cartão azul. Ofensivamente, no primeiro tempo, a Sanjoanense não criou muito perigo, com Pedro Henriques a não ser forçado a grande trabalho. Na segunda parte viu-se mais do mesmo, um Benfica a dar trabalho ao guardião contrário mas com muitas más decisões no último passe, algum individualismo em excesso e demasiada hesitação antes de finalizar. A equipa ainda podia ter sofrido com o azul a Pedro Henriques, mas Marcos "Tuga" Barros defendeu a grande penalidade e os 2 minutos de inferioridade numérica passaram sem sofrer golo. Depois apareceu o génio de Ordoñez a fazer o 3-0. Vitória "magra" numa exibição pouco conseguida como o treinador assumiu no fim do jogo.

Resultados Finais da 1ª Jornada

SL BENFICA 3-0 AD Sanjoanense
FC Porto 3-3 Juv. Viana
Oliveirense 6-3 Paço de Arcos
HC Braga 5-3 AE Física
Riba D'Ave 1-4 Sporting
AD Valongo 5-2 HC "Os Tigres"
HC Turquel 2-5 OC Barcelos


Para consulta de tudo sobre a época 2019/2020 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário