sexta-feira, 3 de maio de 2019

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Começa a verdadeira luta pelo título nacional de Futsal. No Hóquei temos um jogo decisivo para marcar presença num dos "pontos altos" da temporada. Em Andebol enfrentamos os leões e no Basquetebol visitamos os dragões.

Confira o nosso vaticínio acerca dos quatros jogos deste fim de semana eclético.


Antes de mais uma partida de capital importância em Futebol, deve marcar presença no apoio aos pupilos de Alejandro Domínguez. Uma vez que pelas 15h30 de Sábado, defrontamos a Associação Juventude de Viana, para os Quartos de Final da Taça de Portugal de Hóquei em Patins. A BENFICA TV assegurará a cobertura televisiva do evento.

Jogo de acesso à "Final Four" da competição, onde o Benfica não está fisicamente desde a Final de 2016. E uma prova que, depois do campeonato muito abaixo das expectativas, subiu de prioridade na hierarquia da temporada. É para ganhar! Para isso há que deixar pelo caminho a histórica equipa minhota, que virá à Luz sem nada a perder.

Mas a verdade é que os argumentos desta AJ Viana não são os de outras temporadas no que diz respeito ao elenco do seu plantel, e o trajecto no campeonato é elucidativo disso mesmo. Não claro está pela posição, o 6º lugar é uma boa classificação, mas pelo número de vitórias e pela ausência de pontos diante dos "grandes".

Ainda assim, um só jogo a eliminar, todo o cuidado é pouco pois um dia menos conseguido do Benfica pode custar caro. Assim exige-se concentração e máxima seriedade na abordagem à partida. Entrar com tudo, para ganhar, marcar cedo e construir a vitória em cima da vantagem conquistada.

Taça de Portugal - 1/4 Final

Sábado - dia 4:

SL BENFICA-Juv. Viana 15h30 BENFICA TV


Em Ponte de Sôr, o SL Benfica inicia a sua participação nos Playoffs do Campeonato Nacional de Futsal. O duelo ante o Eléctrico tem início marcado para as 14h20 de Domingo e será transmitido em directo na RTP 1.

Este é o Jogo 1 dos Quartos de Final, numa série à melhor de três jogos, e joga-se na casa do pior classificado da Fase Regular. As águias são obviamente favoritas a seguir em frente nesta eliminatória. Esperamos que seja o início de uma caminhada que culmine na Reconquista.

Apesar de ter ficado no oitavo lugar, a formação alentejana foi uma das "boas surpresas" da primeira fase, sobrevivendo a algumas convulsões internas e apresentando um bom futsal em muitas ocasiões. Basta relembrar o jogo da primeira fase do Benfica neste pavilhão, onde a vitória chegou de forma suada e ao cair do pano.

Portanto o que se pede é um Benfica concentrado na tarefa, encarando este como o primeiro jogo das várias "finais" que terá pela frente até ao objectivo máximo: ser Campeão Nacional. São estas seis a sete semanas que vão decidir tudo, portanto não é momento para poupanças, quebras de ritmo ou picos de forma negativos. É dar tudo, sempre, em prol do colectivo, em todos os jogos de começo a fim. A começar já este Domingo!

Campeonato Nacional (Playoffs) - Jogo 1 dos 1/4 de Final

Domingo - dia 5:

Eléctrico-SL BENFICA 14h20 RTP 1

Sábado - dia 4:

Sp. Braga-Módicus 17h30
Quinta dos Lombos-Sporting 18h30
Leões de Porto Salvo-AD Fundão 19h


Na cidade Invicta, dragões e águias enfrentam-se, a partir das 16 horas de Domingo, para a derradeira ronda da 2ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol. Para ver em directo na RTP 2.

Com a classificação já definida nesta fase entre os três candidatos, este jogo será "para cumprir calendário". Aliás a equipa azul e branca já mostrou um pouco isso no seu último jogo onde poupou vários dos seus jogadores estrangeiros diante da Oliveirense. Portanto, este jogo, que por sinal será uma antecâmara do provável duelo nas Meias Finais entre as duas equipas, não deverá servir de "barómetro" para essa mesma eliminatória.

Mas também é verdade, por outro lado, que ao Benfica interessa prolongar esta senda vitoriosa e exibicional em que está nesta segunda volta da segunda fase, com o ponto de inversão a ter chegado precisamente depois da derrota frente ao FC Porto em casa no final da primeira volta. Espera-se por isso que se continue a ver o que se tem visto nas últimas partidas, um Benfica mais determinado, mais criativo, intenso, com variadas soluções ofensivas, e defensivamente concentrado.

Ou seja, o que expectamos é um Benfica a jogar muito mais "por si" do que em função do adversário, que até de se deve apresentar algo descaracterizado face às presumíveis baixas. Cumprir o nosso desígnio, e tornar a vencer em casa do rival, que já não acontece há algum tempo.

Campeonato Nacional (2ª Fase) - Jogos da 10ª Jornada

Domingo - dia 5:

FC Porto-SL BENFICA 16h RTP 2
Ovarense-Lusitânia 16h
Terceira Basket-Oliveirense 16h


No fecho da 6ª Jornada da Fase Final do Campeonato Nacional de Andebol, há Derby na Luz. Benfica recebe o Sporting às 18 horas de Domingo, num embate que será transmitido em directo pela BENFICA TV e TVI 24.

Na ressaca da derrota frente ao FC Porto, bem se pode dizer que "pragmaticamente" o Benfica estragou as remotas hipóteses que tinha para ser campeão nacional. Mas isso não pode significar férias antecipadas para uma temporada onde a conquista da Supertaça não chega, e terá muito provavelmente, uma vez mais, a sensação de fracasso.

Para um eventual milagre, uma coisa é certa: o Benfica tem de conquistar os 15 pontos em disputa nos 5 jogos desta segunda volta da segunda fase, e esperar por improváveis perdas de pontos dos dois rivais em número suficiente para liderar o campeonato. Portanto, esta é a primeira de 5 vitórias que exigimos à equipa.

Mas para isso será preciso em poucos dias mudar muita coisa e fazer muito mais do que a miserabilidade das últimas 3 partidas, onde as duas vitórias à tangente não disfarçaram nada, e os problemas estiveram evidenciados frente ao FC Porto. Esperamos muito mais e muito melhor de todos, dentro do campo e na orientação técnica. Chega de desculpas, isto é o Benfica e com o que há e foi pedido, tem de ser feito muito mais e melhor.

Campeonato Nacional (Fase Final) - Jogos da 6ª Jornada

Domingo - dia 5:

SL BENFICA-Sporting 18h BENFICA TV/TVI 24

Sábado - dia 4:

Madeira SAD-Águas Santas 15h
Belenenses-FC Porto 18h30


Para consulta de tudo sobre a época 2018/2019 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!





Sem comentários:

Enviar um comentário