sexta-feira, 3 de maio de 2019

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Sentimentos mistos resultaram dos últimos dias. Tristeza pela derrota que nos coloca numa posição muito difícil na luta pelo título nacional de Andebol. Felicidade pela obtenção do segundo na fase regular em Basquetebol.

Fique com a nossa análise às duas partidas onde o Benfica foi um dos intervenientes.


Duro desfecho. Fomos superados pelo FC Porto na Luz, por 23-28, para a 5ª Jornada da Fase Final do Campeonato Nacional de Andebol.

Ainda é possível sonhar, mas o mais certo é que vire pesadelo. O conjunto liderado pelo Prof. Carlos Resende hipotecou muito as possibilidades de ser Campeão Nacional. O benfiquista mais atento não se deixa surpreender por este desenlace, mas não invalida que manifeste profundo descontentamento.

Tínhamos adiantado que era fundamental vencer para manter intactas as aspirações para lutar pelo ceptro. Porém, perdemos e perdemos bem, sem discussão e sem o rival necessitar de forçar muito, pelo menos foi essa a ideia com que ficamos. Estivemos praticamente durante todo o Clássico em posição de desvantagem no 'placar' e jamais causamos calafrios à formação azul e branca. Ao intervalo perdíamos por 11-13 e na etapa complementar os nortenhos com relativa tranquilidade aumentaram distâncias e controlaram as incidências até final.

Com, ao que tudo indica, mais um ano "a seco" não podem pedir aos benfiquistas para terem paciência. Carlos Resende lamentou a falta de apoio vindo das bancadas (algo que tem razão em termos gerais, e há modalidades que até têm mais razões para se queixar), mas em primeiro lugar deveria olhar para os seus botões e reconhecer que ele é o maior responsável pelo desfecho negativo e pela inconsistência da equipa. Estamos é regulares em ser permissivos na defesa, a falhar em barda os livres de sete metros e a não solicitar os nossos pontas e, sobretudo, em decisões incompreensíveis. Num jogo de elevado grau de dificuldade, contra um adversário sólido defensivamente e muito forte fisicamente, não pode acontecer. Isto não é o ABC, com todo o respeito pelo histórico emblema minhoto, onde ganhar não é obrigação. Este é um projecto com outro nível de exigência...

É certo que ainda há uma réstia de esperança mas francamente com este nível exibicional e observando o contexto que nos envolve temos em mãos uma tarefa hercúlea pela frente e o factor "sorte" tem de nos acompanhar de uma forma substancial. O próximo jogo é já no Domingo, com a recepção ao Sporting no início da 2ª volta, e reveste-se de uma capital importância para as nossas cores. É completamente decisivo para os encarnados. Outro resultado que não seja a vitória e dizemos adeus ao título.

Resultados Finais da 5ª Jornad(Fase Final)

SL BENFICA 23-28 FC Porto
Sporting 31-28 Madeira SAD
Belenenses 27-25 Águas Santas


Triunfo concludente na recepção ao Lusitânia, por 113-76, para a 9ª e penúltima Jornada da 2ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol. Arrumamos a questão quanto ao 2º lugar na fase regular.

Estão a surpreender bastante. Os comandados de Carlos Lisboa fizeram principescamente o seu trabalho na noite de ontem. E com a derrota categórica do FC Porto no reduto da Oliveirense, garantiram matematicamente o segundo lugar. E já sabem que irão defrontar o CAB Madeira nos Quartos de Final dos Playoffs.

Os números finais espelham bem a diferença de poderio. Foi um jogo em que os homens de "águia ao peito" confirmaram claramente o estatuto de favorito. O jogo até começou com ambos os conjuntos a revelarem uma elevada eficácia ofensiva, como traduz o parcial de 29-26 ao cabo do primeiro quarto. A partir daí e de forma gradual começou a manifestar-se a desigualdade de forças, muito embora ao intervalo a vantagem encarnada ainda não fosse gritante (56-42).

Depois a história foi bem diferente. A rotação curta do adversário fez-se notar nos segundos 20 min. E o Benfica não teve dó nem piedade, continuando bastante solto na manobra ofensiva, alternando a aposta nos lançamentos longos com uma aposta no jogo interior. Só à conta de Tomás Barroso foram cinco triplos. O duo composto por Fábio Lima (25 pontos e 5 assistências) e Micah Downs (21 pontos e 9 ressaltos) foi demolidor perante a oposição açoriana.

Resultados Finais da 9ª Jornada (2ª Fase)

SL BENFICA 113-76 Lusitânia
Oliveirense 88-68 FC Porto
Ovarense-Terceira Basket (3/05, às 21h)


Para consulta de tudo sobre a época 2018/2019 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário