terça-feira, 12 de março de 2019

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Num fim de semana marcado pelo pleno de vitórias, é justo um sublinhado especial para o nosso Andebol pela brilhante vitória conseguida na recepção ao Sporting e que nos relança na luta titânica pelo título.

Confira aquilo que há a esmiuçar da prestação encarnada na jornada desportiva que passou.


Duas vitórias na conclusão da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol. Terminamos no segundo lugar, a um ponto da União Desportiva Oliveirense.

É altura de apontar as baterias a "Final 8" da Taça de Portugal. E depois logo nos focaremos na 2ª Fase, concretamente no Grupo A, onde também marcação presença OliveirenseFC PortoOvarenseLusitânia e Terceira Basket. As equipas irão iniciar esta fase com os pontos resultantes da 1ª Fase. As águias partem no segundo posto, imediatamente atrás dos Campeões Nacionais. Aqui, como em qualquer prova nacional, a nossa responsabilidade é ganhar!

Na Sexta-feira, visitamos o terreno da Associação Desportiva Ovarense, em jogo alusivo à 21ª Jornada, e vencemos por 55-70, após prolongamento.

José Silva e Cláudio Fonseca voltaram a ser opções, em oposição com Juan Cantero que ficou na bancada. Do lado anfitrião, registaram-se baixas de vulto.

Início de jogo titubeante por parte de ambas as equipas, pautado por várias decisões precipitadas e baixa produtividade no capítulo ofensivo. 8-13 ao cabo dos primeiros 10 min, resume bem a fraca qualidade do jogo até então. O registo equilibrado, embora nivelado por baixo, manteve-se. 14-18 ao intervalo. Mais demérito ofensivo do que propriamente mérito defensivo.

Seria difícil fazer pior e naturalmente na segunda parte as duas equipas aumentaram os índices de eficácia. Os encarnados surgiram mais expeditos e com tiro exterior a funcionar afastaram-se no marcador, para a casa da dezena de pontos. Vareiros responderam na mesma moeda e recuperaram distâncias. 29-36 no final do 3° quarto. O jogo confuso e sem nexo continuou a ser uma norma no derradeiro parcial. Os comandados de Nuno Manarte encostaram (42-43) e já bem dentro do min final empataram (49-49). Jogo foi para prolongamento (51-51). E aí, com os locais esgotados fisicamente, só deu Benfica. Marcamos mais pontos em 5 min de tempo extra do que em toda a primeira parte. Recusámo-nos a avançar com mais análise acerca deste jogo entre dois clubes históricos, mas a fraca pontuação é bem elucidativa quanto à qualidade do basquetebol português mas também quanto ao momento que os homens chefiados por Arturo Álvarez atravessam.

Já no Domingo, batemos amplamente o Illiabum Clube, por 98-75, em partida da 22ª Jornada.

Eis um jogo em que o Benfica voltou a um registo que foi uma tendência no primeiro terço da temporada, com clara supremacia.

As coisas até começaram em sentido negativo (18-27 ao cabo de 10 min), porém a partir do 2º Período os encarnados começaram a tomar conta do encontro e operaram a reviravolta ainda antes do intervalo. Na segunda parte o Benfica foi dono e senhor do jogo, mais condizente com a melhor versão deste Benfica 18/19. Aumentou em larga medida a vantagem trazida do descanso regulamentar (46-39). Micah Downs foi o grande protagonista da partida, totalizando 24 pontos, 12 ressaltos e 7 assistências.

Resultados Finais da 21ª Jornada (1ª Fase)

Ovarense 55-70 (a.p.) SL BENFICA
V. Guimarães 77-84 FC Porto
CAB Madeira 86-92 Lusitânia
Illiabum 89-73 Galitos Barreiro
Terceira Basket 100-89 Imortal
Esgueira 74-86 Oliveirense

Resultados Finais da 22ª Jornada (1ª Fase)

SL BENFICA 98-75 Illiabum
Terceira Basket 84-75 Ovarense
Lusitânia 85-84 Imortal
FC Porto 93-61 CAB Madeira
Oliveirense 89-66 V. Guimarães
Galitos Barreiro 83-69 Esgueira


Águias irrepreensíveis (25-22; 25-18; 25-18) na recepção à Associação de Jovens da Fonte Bastardo, para a 26ª e última Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Voleibol.

Bonita homenagem, levada a cabo antes do encontro, a uma figura incontornável do Voleibol do SL Benfica, o Senhor Evaristo Silva, Seccionista, que conta com 66 anos de ligação ao nosso clube. 

Os açorianos, que com este desaire se viram relegados para a 4ª posição, serão o nosso opositor nas Meias Finais dos Playoffs. No outro jogo há confronto entre os leões de Lisboa e os tigres de Espinho.

Encarnados foram claramente mais fortes (a excepção foi o primeiro set que foi pautado pelo equilíbrio até à fase crítica), provocando estragos a todos os níveis, do que os comandados de João Coelho que não tiveram antídoto para fazer face aos problemas sentidos ao longo de todo o jogo. E com o técnico encarnado a rodar o plantel à sua disposição. Todos contam!

André Lopes, Hugo Gaspar, Bernardo Martins, Zelão, Filip Cveticanin, Nuno Pinheiro e Ivo Casas foram as escolhas para elenco inicial. As segundas opções deram muito bem conta do recado. Nota para o desempenho de Hugo Gaspar, que paulatinamente está a ganhar forma e neste embate ante os insulares já deixou bons indicadores no que concerne ao capítulo do remate (15 pontos), e para os talentosos jovens Bernardo Martins e Filip Cveticanin que se evidenciaram destemidos e e foram, cada um, autor de 9 pontos. Nuno Pinheiro lesionou-se, aparentemente sem gravidade, e foi rendido por Tiago Violas. Esperamos que esteja tudo plenamente apto para a "Final-4" da Taça de Portugal que está prestes a ser discutida.

Resultados Finais da 26ª Jornada (1ª Fase)

SL BENFICA 3-0 Fonte Bastardo (25-22; 25-18; 25-18)
Ac. Espinho 1-3 Castêlo da Maia (23-25; 13-25; 25-21; 23-25)
SC Caldas 2-3 Famalicense (25-23; 23-25; 27-25; 26-28; 10-15)
Esmoriz 1-3 Sporting (22-25; 25-19; 17-25; 20-25)
V. Guimarães 3-1 Ac. São Mamede (25-23; 23-25; 25-18; 25-18)
Sp. Espinho 3-0 Leixões (25-14; 25-14; 25-14)
Clube K 0-3 VC Viana (15-25; 15-25; 17-25)


Vitória fácil e larga, por 10-2, na recepção aos suíços do Montreux HC, na 6ª e última Jornada do Grupo D da Liga Europeia de Hóquei em Patins.

O CE Noia recebeu e bateu o Monza, juntando-se às águias no lote de apurados. Conforme o emparelhamento definido, iremos defrontar nos Quartos de Final o 2º classificado do Grupo A, precisamente a Oliveirense. A primeira Mão joga-se em Oliveira de Azeméis. Os restantes duelos são: Amatori Lodi com Sporting, CE Noia com Barcelona e Forte dei Marmi com FC Porto.

Na pista com naturalidade a desigualdade de forças foi evidente, como reflecte bem o resultado final. O início de jogo ainda foi algo intermitente com a formação helvética a conseguir adiantar-se no marcador e, depois de Nicolia e Vieirinha terem invertido o rumo dos acontecimentos, a meio do primeiro tempo restabeleceu a igualdade a duas bolas. A partir daí houve show de Lucas Ordoñez e Miguel Rocha. O argentino assinou um "hat-trick" e deixou as águias a vencer por 5-2 ao intervalo. Nos segundos 25 min, Valter Neves começou por dar o mote inscrevendo o seu nome na lista dos marcadores e posteriormente apareceu um endiabrado Miguel Rocha. Numa semana em que se falou de forma acérrima que está de saída do nosso clube no final da época, Miguel Rocha não teve cerimónias e apontou um "poker", fechando as contas do desafio. Poderia ter sido uma "manita" mas o próprio não transformou em golo uma grande penalidade.

Resultados Finais da 6ª Jornada do Grupo D da Liga Europeia

SL BENFICA 10-2 Montreux HC
CE Noia 7-2 Monza


Derby pendeu para as hostes encarnadas. Benfica venceu tangencialmente o Sporting, por 26-25, em duelo referente à 19ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Andebol. Recuperamos distâncias e já estamos a 2 pontos dos leões. A luta pelo campeonato está acesa, com FC Porto na liderança somando mais 5 pontos do que nós muito embora a participação dos dragões nesta fase já tenha terminado. A 2ª Fase promete muita emoção, mas antes há que ganhar ao Belenenses na última ronda desta 1ª Fase.

Adivinhava-se uma árdua missão para os pupilos de Carlos Resende. As águias passaram com distinção no exigente exame, num jogo marcado pela excelente propaganda da modalidade. O Benfica foi melhor, essencialmente na fase decisiva da partida, enquanto nos leões se notou desgaste físico e claro está pagaram cara a factura.

A equipa benfiquista globalmente exibiu-se a um nível bastante satisfatório, quer no ataque quer na defesa, com enorme espírito de sacrifício, preserverança e resiliência. E até com elementos vindos do banco a destacarem-se e a manterem fresco o nosso colectivo. Borko Ristovski esteve em modo monstruoso, fundamentalmente na fase capital do Derby. Estes desafios de elevado grau de dificuldade são indubitavelmente aliciantes para o guardião contratado ao Barcelona. Nota também para o regresso de Pedro Seabra. O maestro do nosso jogo ofensivo voltou ao activo, volvida uma paragem prolongada devido a lesão, mas ainda está distante da forma ideal.

O Sporting entrou melhor na partida, com mais acerto, perante um Benfica que desde cedo teve de correr atrás do prejuízo mas manteve-se sempre relativamente próximo e conseguiu recolher aos balneários empatado a 14 bolas. Nos 30 min iniciais é justo salientar a actuação do gaulês Nyokas. O lateral direito realizou manifestamente o melhor jogo desde a sua chegada, tendo assumido papel relevante na nossa manobra ofensiva com várias iniciativas individuais bem sucedidas.

Na segunda parte, a toada do equilíbrio conservou-se. No entanto o Sporting voltou a passar para a frente. Só que o Benfica não virou a cara à luta e acabou por ser recompensado nos min finais ao consumar a "cambalhota". O técnico encarnado promoveu alterações e regra geral foi feliz nas apostas que fez. De salientar as modificações operadas no sistema defensivo (aspecto que importava rever ao intervalo), particularmente com a inclusão de Ales Silva. O brasileiro neste capítulo esteve intratável, não só pela capacidade física que ostenta e que se revelou vital no centro da nossa estrutura defensiva mas também pela forma como motivou os seus colegas a condicionaram na medida do possível a organização atacante do rival leonino. Os últimos 3 minutos foram cruciais com o Sporting a claudicar nos momentos decisivos. Por seu turno, o Benfica não teve piedade e arrancou "a ferros" uma importante vitória, para gáudio dos benfiquistas que compareceram no apoio aos rapazes da Luz. Maravilhosa comunhão entre adeptos e equipa depois do apito final.

Resultados Finais da 19ª Jornada (1ª Fase)

SL BENFICA 26-25 Sporting
Belenenses 27-16 CCR Fermentões
Madeira SAD 29-27 Boa Hora FC
ISMAI 26-29 AA Avanca
FC Porto 53-26 Arsenal Clube Devesa
AC Fafe 21-22 Sp. Horta
Águas Santas 27-21 ABC


Goleada benfiquista em Baião. Nove a zero ante o Futebol Clube Unidos Pinheirense, para a 21ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal.

O líder não facilitou na viagem ao Norte do território nacional. A diferença de poderio é enorme e ficou bem espelhada na quadra. Faltam mais cinco partidas. Não podemos vacilar, isto se pretendermos conservar a "vantagem casa" para os Playoffs.

Os números finais não enganam. Foi um jogo dominado pelas águias. André Coelho, com um desvio subtil de calcanhar, desbloqueou as contas do marcador. Fernandinho apareceu no sítio certo e bisou, e pelo meio André Coelho também apontou o seu segundo tento da tarde. Um tiro desferido por Chaguinha sofreu um desvio infeliz de um atleta anfitrião. 0-5 ao intervalo. Na segunda parte o marcador voltou a funcionar em quatro ocasiões e favorável ao Benfica. Raul Campos de pé esquerdo fez dois golos, e pelo meio André Coelho fez o "hat-trick". O resultado final foi fixado pelo camisola dez. Robinho deu a melhor sequência à solicitação de Chaguinha.

Resultados Finais da 21ª Jornada

Unidos Pinheirense 0-9 SL BENFICA
Viseu 2001 1-5 Futsal Azeméis
AD Fundão 5-0 Eléctrico
Rio Ave 2-1 Burinhosa
Sporting 5-4 Leões de Porto Salvo
Módicus 5-1 Quinta dos Lombos
Belenenses 4-3 Sp. Braga


Para consulta de tudo sobre a época 2018/2019 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário