terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

À excepção do Hóquei que marcou passo no confronto europeu, todas as nossas equipas somaram triunfos. Nota negativa para a fraca adesão dos benfiquistas aos Pavilhões da Luz. Assim os adeptos perdem toda a legitimidade para exigir que as nossas equipas atinjam os seus objectivos.

Confira a nossa análise aos sete desafios enfrentados no passado fim de semana.


Dinâmica de vitórias continua em Basquetebol. Triunfo apertado para o campeonato e qualificação para a "Final 8" da Taça de Portugal, que terá lugar em Portimão, de 14 a 17 de Março.

No Sábado, as águias levaram a melhor no embate com o Vitória de Guimarães, por 83-81, no jogo de abertura da 15ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional.

Quem observa apenas o resultado final, depreende que se tratou de um duelo aceso. Em abono da verdade o Benfica complicou e muito, essencialmente nos últimos 5 min do encontro, permitindo que os vitorianos reentrassem na discussão pelo resultado. Ganhamos mas trememos. Não podemos facilitar, até porque a Oliveirense não descola. O ciclo de jogos de elevado grau de dificuldade está aí à porta. Na próxima semana vamos ao reduto do FC Porto.

Voltando directamente ao jogo de Sábado, efectivamente a turma encarnada sentiu dificuldades. Mérito dos comandados de Fernando Sá, sobretudo pela reacção no 4º Período. No entanto os calafrios sentidos pelas águias nos momentos finais eram perfeitamente evitáveis.

Início de jogo pautado pelo equilíbrio, com alternâncias no marcador. Ambas as equipas soltas no ataque. Benfica com alguma letargia na defesa e vitorianos a aproveitar (17-23). Não foi de estranhar então que o VSC estivesse a ganhar 23-26 no final do primeiro quarto.

Com o duo Micah Downs e Xavi Rey em acção (ambos deram novamente nas vistas), os homens que envergam o "Manto Sagrado" melhoraram a olhos vistos. Imprimiram maior agressividade e entreajuda, a condicionar a organização ofensiva minhota. Bem como privilegiaram mais o jogo colectivo, em busca da melhor solução para lançar, no ataque ao cesto. As combinações, as penetrações, a eficiência dos nossos atiradores, aliado ao acerto defensivo, paulatinamente começaram a ditar as leis. E em consequência disso nos recolocamos na frente do placar (39-30), e fomos para o descanso nessa condição (43-35).

Reentrada na quadra cheia de vigor, mais musculada, por parte dos pupilos de Arturo Álvarez, com um parcial de 11-0 (54-35). A produtividade encarnada não esmoreceu. O Vitória também aumentou os índices de concretização. Registava-se um 69-56 no final do terceiro período. Estava bem encaminhado...

Puro engano. Eis que os minhotos vieram para os derradeiros 10 min com muito ímpeto, com o binómio agressividade/eficácia a funcionar, conseguindo reduzir distâncias (69-62). Por seu turno, as águias apresentavam-se desconcentradas na defesa e precipitadas no ataque organizado ao forçar o lançamento, mas conseguiram manter a vantagem na casa da dezena de pontos. Na fase decisiva o cerco vitoriano apertou, definindo bem e encurtando a desvantagem (83-81), perante um Benfica amorfo e em clara descompressão. Incerteza durou até ao fim. Visitantes tiveram última posse de bola para, no mínimo, levar o jogo para o tempo extra mas felizmente não encestaram.

Este jogo serviu por certo para se tirar diversas ilações. Não se pode tirar o pé do acelerador e ficar impávido e sereno mediante a resposta contrária. Destaques individuais para Xavi Rey (18 pontos e 11 ressaltos) e Tomás Barroso, que esteve espantoso atrás da linha dos 6,75 metros (seis triplos). Novak e Doaks foram autênticos quebra-cabeças para os homens de "águia" ao peito.

Os comandados de Arturo Álvarez impuseram-se ao Sampaense Basket, por 99-66, num jogo a contar para os Oitavos de Final da Taça de Portugal.

O Benfica construiu a vitória na segunda parte. Até lá o Sampaense deu boa conta do recado e mostrou que possui capacidade para subir à principal Liga de Basquetebol. Destaque para a eliminação do actual detentor do troféu. O Illiabum foi afastado pelo Barreirense.

Depois de uma primeira parte, em larga medida, algo displicente por parte das águias, que não puderam contar com o contributo de Álex Suárez que se lesionou no aquecimento, o cenário normalizou nos segundos 20 min. Realce para a boa réplica do opositor do escalão secundário que a dada altura no 2º Período liderava o marcador (33-37). O Benfica reagiu a tempo e voltou a tomar conta das operações, registando-se um 46-39 ao intervalo.

SLB reentrou decidido, mais prático, acelerou o ritmo e descolou com toda a naturalidade. O desgaste do opositor fez-se notar, e de que maneira. No final do terceiro período a vantagem já estava situada na casa das duas dezenas de pontos (75-49), pelo que já não havia dúvidas sobre o vencedor do duelo. Nos derradeiros 10 min só deu Benfica e o técnico espanhol aproveitou para apostar no jovem Rafael Lisboa. Micah Downs, com 30 pontos, foi o MVP. Tomás Barroso ultrapassou a barreira dos 2000 pontos de "águia ao peito". É obra!

Resultados Finais da 15ª Jornada (1ª Fase)

SL BENFICA 83-81 V. Guimarães
Esgueira 66-77 CAB Madeira
Illiabum 86-76 Imortal
Galitos Barreiro 74-87 Ovarense
FC Porto 90-85 Lusitânia
Oliveirense 77-51 Terceira Basket

Resultado Final dos 1/8 Final

SL BENFICA 99-65 Sampaense


Expectativas não foram defraudadas na dupla jornada a contar para a 1ª Fase do Campeonato Nacional de Voleibol.

Dois jogos sem história. Domínio encarnado por completo. Na sequência da viagem até ao leste do continente europeu, como tínhamos projectado, o técnico benfiquista promoveu rotação do plantel. No próximo Sábado jogamos na tradicionalmente complicada Nave de Espinho.

O jogo teoricamente menos acessível ocorreu no Sábado. Batemos tranquilamente a Associação Académica de São Mamede de Infesta, sem espinhas (25-19; 25-13; 25-18), em embate referente à 17ª Jornada.

Nota para a titularidade de Fred Winters e Wolfhi, em detrimento de Rapha e Zelão, respectivamente. Quanto ao jogo propriamente dito, não sobram dúvidas quanto à justiça da nossa vitória.

Apesar da boa entrada da equipa matosinhense, que apareceu aguerrida e desinibida. Os encarnados, cautelosos, não deixaram o adversário repetir a façanha da primeira Volta, quando nos venceram um set. Mas após o set inicial a réplica nortenha se esfumou. Os rapazes não tiveram misericórdia e cavaram uma vantagem considerável (10-0), face ao desnorte nortenho. Entretanto Rapha, Nuno Pinheiro, Filip Cveticanin e Bernardo Martins entraram. Enquanto Zelão entrou de início no terceiro set. Sinal de que todos contam para Marcel Matz. A Ac. São Mamede voltou a dar um ar da sua graça, a exemplo do que se verificou no primeiro set, contudo foi "sol de pouca dura" e os encarnados fixaram o resultado final em três sets a zero. Ivo Casas foi o único elemento do SLB que não pontuou.

Já no Domingo, nova vitória pela margem máxima (25-10; 25-16; 25-9), na recepção ao "lanterna vermelha" Clube Kairós, em jogo a contar para a 18ª Jornada.

Pouco ou nada há para esmiuçar deste encontro, tal a tamanha diferença de "armamento" entre as duas equipas. Os parciais retratam indiscutivelmente a supremacia encarnada ao longo de todo jogo. E o Benfica não necessitou de forçar muito. Nota para a titularidade do jovem líbero João Simões, mas também para a inclusão de Filip Cveticanin e Bernardo Martins, melhor pontuador do jogo com 16 pontos, no elenco inicial. Com Hugo Gaspar, ao que tudo indica, a menos de um mês do regresso à competição, Wolfhi foi testado como oposto no segundo set, substituindo o Theo.

Resultados Finais da 17ª Jornada (1ª Fase)

SL BENFICA 3-0 Ac. São Mamede (25-19; 25-13; 25-18)
Sp. Espinho 3-0 V. Guimarães (25-19; 25-16; 25-20)
Castêlo da Maia 2-3 Leixões (19-25; 13-25; 25-22; 25-20; 9-15)
Famalicense 3-0 VC Viana (26-24; 25-21; 26-24)
Ac. Espinho 0-3 Esmoriz (19-25; 14-25; 15-25)
Sporting 3-0 Clube K (25-12; 25-13; 25-6)
SC Caldas-Fonte Bastardo (3/02, às 16h)

Resultados Finais da 18ª Jornada (1ª Fase)

SL BENFICA 3-0 Clube K (25-10; 25-16; 25-9)
Castêlo da Maia 1-3 Ac. São Mamede (25-21; 29-31; 15-25; 22-25)
Leixões 1-3 Fonte Bastardo (25-22; 9-25; 24-26; 29-31)
SC Caldas 1-3 Esmoriz (16-25; 11-25; 25-20; 13-25)
VC Viana 0-3 Sporting (22-25; 12-25; 17-25)
Famalicense 3-2 V. Guimarães (25-19; 25-27; 22-25; 25-21; 16-14)
Sp. Espinho 3-0 Ac. Espinho (25-16; 25-14; 25-18)


Empate a quatro bolas entre Benfica e Club Esportiu Noia, para a 4ª Jornada do Grupo D da Liga Europeia de Hóquei em Patins. Queríamos vencer mas ainda assim conseguirmos desde já o apuramento para os Quartos de Final.

Estreia europeia de Domínguez ao leme do Benfica marcado pelo tremendo balde de água gelada. Encarnados estiveram a vencer por 4-1, mas não conseguiram segurar a vantagem e sofreram o golo do empate nos últimos suspiros do encontro. Quem aproveitou este nosso percalço foram os transalpinos do Monza, que nos receberão na próxima ronda e estão no nosso encalço com apenas um ponto a menos. Portanto convém não perder em Itália para segurar o primeiro lugar do grupo.

Houve maior ascendente encarnado no cômputo geral. Estratégia espanhola baseou-se no rigor defensivo e na exploração do contra-golpe. O Noia acabou por ser bafejado pela sorte. Muito embora, por culpa da formação encarnada que não teve o condão de trancar as portas.

As coisas até começaram bem, fruto de uma entrada a todo o gás. Ainda nem sequer dois min de jogo tinham sido cumpridos e o Benfica já tinha aberto o activo, cortesia de Jordi Adroher. O finalizador não perdoou no cara-a-cara com o ''portero' contrário. Assistia-se então a um jogo bastante aberto, de parada e resposta, com ambas as partes a saírem para o ataque a toda a velocidade. Naturalmente o ritmo diminuiu, com os espanhóis mais contidos. Passou a haver menos vertigem e mais ataque planeado. A pouco mais de 7 min, Nicolia sofreu falta no interior da área fostareira e na conversão do penalty Casanovas aumentou a contagem. Sensivelmente 3 min volvidos e Diogo Rafael assinou o 3-0 numa pancada cruzada. Logo a seguir, livre directo a penalizar a décima falta do SLB e os catalães reduziram, perfazendo o 3-1 ao intervalo.

O jogo continuou num registo semelhante ao da segunda metade da primeira parte. Com a iniciativa de jogo a pertencer às águias, ante um Noia recuado, com notórias preocupações defensivas, e a causar perigo através de transições ferozes. Com 6 min decorridos na etapa complementar o SLB dispôs de um LD, mercê da décima falta forasteira. Lucas Ordonez não transformou a soberana oportunidade em golo. Na sequência do lance, Nicolia foi imprudente e viu o cartão azul. Bola parada para o Noia com a bola a ser devolvida pelo poste. Eis que o ritmo de jogo voltou a endurecer momentaneamente, com os visitantes a procurar apanhar o Benfica em contrapé. Em sentido inverso, o Benfica optou por acalmar o jogo, prolongando os ataques até o tempo escoar. Curiosamente, uma incursão veloz de Nicolia "agitou as águas" e originou o 4-1. O astro argentino furou pela meia pista espanhola e solicitou Valter Neves ao segundo poste. O capitão encostou e deixou as águias em boa posição para se manter na senda vitoriosa. Mas desengane-se quem pensou que estava encontrado o vencedor da partida. Com 6 min por jogar, o Noia de meia distância fez o 4-2. Quando tudo levava a crer que as águias iriam segurar a vantagem, eis que no último min o Noia fez dois golos. O Benfica não soube conservar a bola e o adversário aproveitou. O golo da igualdade surgiu em cima do apito final, numa altura em que os catalães prescindiram do guarda-redes em detrimento de um jogador de campo e avançaram, em superioridade numérica, com êxito em direcção à baliza à guarda de Pedro Henriques.

Resultados Finais da 4ª Jornada do Grupo D da Liga Europeia

SL BENFICA 4-4 E Noia
Monza 6-2 Montreux


Na noite de Sábado, o Andebol encarnado derrotou amplamente a Associação Artística de Avanca por 22-38, em encontro da 18ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional.

Missão cumprida. É assim que tem de ser. Mentalidade vencedora. Vencer sem discussão. Ascendemos ao segundo lugar da classificação, à condição. Temos um ponto de avanço e mais um jogo disputado do que o Sporting. Estamos a 5 pontos do líder FC Porto, que contabiliza mais um jogo comparativamente ao Benfica.

Aproveitamos para expressar e enviar as nossas sentidas condolências ao Davide Carvalho. Perdeu o seu Pai e obviamente não foi opção para este jogo. Muita força nesta hora difícil!

Para fechar um Sábado com quatros jogos das nossas modalidades na Luz, as águias chefiadas por Carlos Resende cumpriram com a sua obrigação. Depois de um início algo atribulado (1-3), o nosso colectivo corrigiu no aspecto defensivo e começou a impor a lei do mais forte a partir do meio da primeira parte. Um parcial de 5-0 deixou-nos com uma vantagem assinalável (13-7), tendo recolhido aos balneários a vencer por 16-9. Nos segundos 30 min, de modo geral fomos plenamente superiores e claro está alargamos significativamente a vantagem. A equipa proveniente de Estarreja não teve argumentos para reequilibrar os pratos da balança. 

A nível individual, ênfase para a titularidade de Miguel Espinha na baliza e para os desempenhos de Alexandre Cavalcanti e João Pais, concretamente em termos ofensivos. Cada um com sete golos marcados.

Resultados Finais da 18ª Jornada (1ª Fase)

SL BENFICA 38-22 AA Avanca
ABC 26-26 Belenenses
CCR Fermentões 21-29 Madeira SAD
Boa Hora FC 27-28 ISMAI
Sp. Horta 14-33 Águas Santas
Arsenal Clube Devesa-AC Fafe (26/01, às 21h)
Sporting-FC Porto (6/03, às 20h)


Domínio total encarnado na deslocação ao terreno da Associação Desportiva do Fundão. Batemos o conjunto da Beira Baixa de forma expressiva, por 0-7, na 17ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal.

Mais uma demonstração de qualidade, pautada por uma exibição de cariz ofensivo e sem vacilar defensivamente. De salientar a fantástica perfomance das nossas meninas no campeonato até ao momento. No Domingo foram a casa do rival cilindrar o Sporting por 0-4, encerrando a 1ª Fase no primeiro lugar com pleno de vitórias. Domínio absoluto!

Com Chaguinha e Raul Campos de fora, o Benfica entrou na quadra determinado, pressionante e incisivo na circulação de bola, e precisou de 5 min para inaugurar o marcador, e de forma caprichosa. Na sequência de uma bola parada, André Coelho foi solicitado e disparou com sucesso, apesar de alguma sorte à mistura. 7 min volvidos e Fernandinho ampliou para 0-2. Só teve de encostar, na conclusão de uma excelente iniciativa de Fábio Cecílio no corredor lateral. Locais batalharam na tentativa de nos surpreender, mas esbarraram quase sempre na nossa boa postura defensiva.

Com quase 3 min jogados no segundo tempo, as águias fizeram o terceiro da tarde. Fits impôs o seu físico perante o seu marcador directo, ganhou espaço, enquadrou-se com a baliza adversária e fuzilou. O domínio encarnado conheceu maior expressão aproximadamente a meio da segunda parte, com Marc Tolrà impiedoso após um corte incompleto dos fundanenses. À passagem do min 31, um desvio subtil de Fernandinho redundou no 0-5. Destaque para a primorosa assistência de Robinho. Por esta altura, já os locais acusavam fadiga. E o Benfica estava confortável no controlo das incidências. O momento mais espectacular da tarde ficou reservado para a fase final do desafio, obra-prima de Robinho. Fantástico chapéu aplicado pelo craque. Ainda houve tempo para Fábio Cecílio, após combinação com Miguel Ângelo, inscrever o seu nome na lista de marcadores e fechar as contas da partida.

Resultados Finais da 17ª Jornada

AD Fundão 0-7 SL BENFICA
Belenenses 3-0 Módicus
Burinhosa 2-4 Sporting
Eléctrico 5-5 Sp. Braga
Rio Ave 3-4 Unidos Pinheirense
Futsal Azeméis 4-5 Leões de Porto Salvo
Viseu 2001-Quinta dos Lombos (25/01, às 21h)


Para consulta de tudo sobre a época 2018/2019 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário