quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Ganhamos em toda a linha! Sublinhado especial para a repetição do feito de 2018, isto é, a conquista da Taça da Liga de Futsal em Sines.

Fique com a nossa análise sobre um fim de semana glorioso.


Águias categóricas em Sines. Pela segunda vez, e de forma consecutiva, conquistamos a Taça da Liga de Futsal! Brilhante!

A quarta edição da prova mais tenra do panorama nacional ficou marcada pelo domínio encarnado. Benfica prossegue com série totalmente triunfal a nível interno. Foi bonito o capitão Bruno Coelho fazer-se acompanhar de Chaguinha quando levantou o troféu. Isso por si só reflecte bem o espírito de equipa que reina no seio do nosso plantel. E Pluribus Unum!

Pela terceira vez nesta época, em outras tantas partidas, goleámos o Futsal Azeméis. Vencemos por sete bolas a uma. O Eléctrico de Ponte de Sor afastou de forma retumbante o favorito Sporting e tornou-se semi-finalista.

Marc Tolrà e Fernandinho foram os preteridos por causa da imposição regulamentar. Realce para o regresso à competição de Miguel Ângelo, após algum tempo considerável afastado por limitações de ordem física.

O Benfica entrou de forma fulgurante e cedo se adiantou no marcador. A estratégia arriscada de "5 para 4" desde o apito inicial por parte de Ricardo Canavarro facilitou a tarefa as águias. A ideia era ter bola e encostar o SLB ao seu meio campo defensivo. Só que o feitiço virou-se contra o feiticeiro. Os encarnados pressionaram alto, recuperaram a posse do esférico e Raul Campos não teve misericórdia. Porém, a turma de Oliveira de Azeméis continuou com a aposta no guarda-redes avançado. A ideia era provavelmente contrariar o nosso estilo de jogo marcadamente ofensivo. Em certa medida isso foi conseguido. Com sete min jogados, Robinho desferiu um tiro do meio da rua e aumentou distâncias, com o guardião contrário a ficar mal na fotografia. A 5 min do intervalo, o conjunto antagonista encurtou para a diferença mínima, explorando alguma passividade da defesa benfiquista. O marcador só voltou a funcionar na etapa complementar.

No segundo tempo já se viu um SLB mais consentâneo com o que se tem exibido no campeonato. Menos precipitado, mais exuberante, mais acutilante, mais eficaz, mais avassalador. Daí que endurecemos o ritmo de jogo e com naturalidade dilatamos de forma expressiva a vantagem. Bruno Coelho, por duas vezes, André Coelho e Chaguinha, também por duas vezes, foram os autores dos remates certeiros.

Seguiu-se o Módicus, que eliminou os Leões de Porto Salvo no desempate por grandes penalidades. Voltamos a ser superiores o resultado final (6-2) ilustra isso mesmo. No outro jogo de Sábado, o Sporting de Braga garantiu presença na Final com uma vitória por 4-1 ante o Eléctrico.

Desta vez, Fernandinho e Marc Tolrà estiveram entre os eleitos. Chaguinha e Raul Campos preteridos.

O colectivo encarnado entrou praticamente a vencer. Golo madrugador de Fernandinho. O craque brasileiro apareceu no sítio certo, como é seu timbre, e enviou o esférico para o fundo das redes. Entretanto o jogo conheceu uma toada morna, mas com a turma encarnada a dominar encontro. Módicus praticamente remetido ao seu meio campo defensivo. O jogo só voltou a ter momentos mais energéticos perto do final da primeira parte, dado que Diego Roncaglio e Marc Tolrà com os seus remates vitoriosos deixaram as águias a vencer por 3-0 ao intervalo.

A formação de Vila Nova de Gaia tentou correr atrás do prejuízo, avançando com o "5 para 4". Mas foi o Benfica a chegar de novo ao golo. Fits elevou a contagem, numa movimentação sublime no interior da área, finalizando com toda a classe de calcanhar. A 10 min do apito final os nortenhos reduziram para 4-1. Na resposta, Fits bisou. O pivot só teve de empurrar a bola para o interior da baliza contrária. Volvidos alguns instantes Bruno Coelho assinou o 6-1 perante baliza deserta. A pouco mais de 2 min do fim, o ex-Benfica Joel Queirós fixou o resultado final em 6-2.

No Domingo foi dia de glória benfiquista! Vitória clara por três bola a zero ante o conjunto orientado por Paulo Tavares. Esperamos que esta tenha sido a primeira de várias alegrias proporcionadas por esta equipa aos benfiquistas ecléticos na presente temporada!

Casa cheia no Multiusos de Sines. Duas equipas fortemente apoiadas e a deixar tudo em campo. Benfica, com Marc Tolrà e Chaguinha na bancada, confirmou o favoritismo.

Entrada intensa, com autoridade, das águias na quadra, impondo muita verticalidade e objectividade. A fase inicial do duelo foi pautada por um SLB a criar muito perigo e sufocante, a encostar o Braga às cordas. O SCB mostrou-se bem organizado, com o seu guardião Vítor Hugo a opor-se bem às tentativas contrárias, a suster e a sacudir pressão inicial das águias e a explorar saídas rápidas para o ataque. Até que a cerca de 4 min do intervalo, Fernandinho desfez o nulo no marcador. Subida de Roncaglio abriu espaços, Tiago Brito solicitou prontamente o brasileiro que não teve contemplações na hora de atirar à baliza. Minhotos responderam com transições perigosas mas sem êxito. É justo referir que o bloco baixo do Braga teve o condão de perturbar a dinâmica do jogo encarnado. 1-0 ao intervalo.

Seria difícil pedir um melhor recomeço de jogo. Fábio Cecílio pôs o Benfica a ganhar por 2-0. Novamente, uma subida de Roncaglio a provocar estragos. Robinho descobriu o internacional luso que com um remate colocado dilatou a vantagem. O Benfica manteve-se por cima no jogo. A 7 min surgiu o 3-0 num lance de insistência. Fits esteve brilhante ao descobrir de calcanhar, mais uma vez, Raul Campos e o espanhol não teve piedade. Este golo colocou um ponto final do embate. O Braga tentou reagir mas sem efeitos práticos, acusando desgaste físico. A menor profundidade do plantel fez-se notar. Parte final do encontro foi declaradamente tranquila para as hostes encarnadas. Festa encarnada em Sines!

Taça da Liga (Final 8) - Quartos de Final

SL BENFICA 7-1 Futsal Azeméis
Sporting 3-3 (4-5 g.p.) Eléctrico
Sp. Braga 1-1 (3-1 g.p) AD Fundão
Módicus 3-3 (8-7 g.p.) Leões de Porto Salvo

Taça da Liga (Final 8) - Meias Finais

SL BENFICA 6-2 Módicus
Eléctrico 1-4 Sp. Braga

Taça da Liga (Final 8) - Final

SL BENFICA 3-0 Sp. Braga


A equipa de Hóquei em Patins do SL Benfica derrotou no Pavilhão Fidelidade a Associação Juventude de Viana, por 5-3, em jogo relativo à 12ª Jornada do Campeonato Nacional.

Regresso ao trilho vitorioso na estreia do novo técnico. Logo no primeiro desafio já ficou a conhecer a realidade do hóquei, aliás do desporto nacional em geral, em que tudo vale para derrubar o Benfica. O destaque desta ronda vai para a derrota leonina na recepção ao Paço de Arcos, por 5-7. Oliveirense e Sporting partilham agora dianteira da classificação, com FC Porto logo atrás. Nós ocupamos o 4º posto com dois pontos de desvantagem face ao duo da frente.

Alejandro Domínguez apostou no seguinte cinco titular: Pedro Henriques, Albert Casanovas, Diogo Rafael, Lucas Ordoñez, Carlos Nicolia. Todos os jogadores de campo estiveram em pista, incluindo Vieirinha e Miguel Rocha.

No cômputo geral notou-se melhorias em termos defensivos. Bem organizados, com vigor e inteligência no pressing imediatamente após a perda da bola. Raramente nos desposicionamos e consentimos situações de superioridade numérica ao adversário. Nada de embandeirar em arco. Claro está que falta consistência, todavia a equipa soube ser realista e pragmática. Há muito trabalho pela frente. Cabe ao novo timoneiro passar bem e rapidamente a mensagem de forma a que as vitórias sejam uma constante e que o nível exibicional se eleve para que estejamos no nosso melhor quando enfrentarmos os jogos de maior grau de dificuldade.

A armada encarnada entrou bem, obtendo um golo madrugador de Casanovas na conversão de um castigo máximo. A turma vianense repôs o empate, à passagem do min 8. O Benfica manteve-se por cima no jogo. Pressionante, o que redundou na recuperação da bola em zona alta por sucessivas vezes e impediu que o rival saísse em transição rápida. Eis que com 19 min de jogo, Jordi Adroher numa recarga oportuna deu sentido ao nosso maior caudal ofensivo. Perto do descanso regulamentar, Nicolia ampliou para 3-1 com uma brilhante 'picadinha'. Ainda houve tempo para Adroher desperdiçar um livre directo. Dupla de arbitragem a querer ser protagonista (9-3 em faltas), isto com o Benfica a jogar em casa. Dá para rir. Enfim. Estava na cara que nos segundos 25 min os artistas iriam aparecer com mais frequência. No que concerne à Juventude, apresentou-se quase inexistente do ponto de vista ofensivo no primeiro tempo. Houve claro está mérito nosso.  O nosso comportamento obrigou que os minhotos recuassem, para bem dentro da sua meia pista, limitando a nossa manobra atacante.

O início da segunda parte foi frenético. A equipa do Alto Minho dispôs de livre directo, a penalizar a décima falta do SLB, mas não transformou em golo. De seguida chegou ao golo de grande penalidade. A resposta caseira não demorou. Lucas, isolado, aplicou uma 'picadinha' e fez o 4-2. Trabalho técnico notável! A dupla de arbitragem decidiu inclinar ainda mais a pista e foi bem sucedida. Nada que nos deixe particularmente estupefactos. Primeiro Pedro Henriques impediu que os visitantes marcassem de LD após azul visto por Diogo Rafael. Depois a Juv. Viana diminuiu para a diferença mínima através de penalty. A praticamente 15 min do final, eis que Adroher bisou na partida com um desvio subtil. O festival do apito continuou a equilibrar as forças. A meio da segunda parte novo livre directo favorável aos forasteiros, com PH a levar a melhor. Com aproximadamente 6 min por jogar foi assinalado uma grande penalidade a favor dos nortenhos. PH novamente a manter a baliza encarnada inviolável. Na fase final da partida, as águias controlaram. O jogo terminou com 14-9 em faltas...

Resultados Finais da 12ª Jornada

SL BENFICA 5-3 Juv. Viana
Oliveirense 9-1 HC Turquel
Sp. Tomar 0-2 AD Oeiras
FC Porto 8-0 AD Valongo
HC Braga 3-3 Riba D'Ave
SC Marinhense 3-5 OC Barcelos
Sporting 5-7 Paço de Arcos


Turma de Carlos Resende foi a Guimarães vencer naturalmente o Centro Cultural e Recreativo de Fermentões. Ganhamos por 22-35, em partida correspondente à 16ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Andebol.

Estamos isolados no terceiro lugar da pauta classificativa, atrás de dragões e leões. A procissão quase nem saiu do adro nesta segunda volta, pelo que ainda há muito por jogar. Certo é que a margem de manobra da formação benfiquista é cada vez menos reduzida. Faltam disputarem-se muitos pontos até à Fase Final, e há que procurar o melhor posicionamento para estarmos bem dentro da disputa pelo título nacional.

O jogo não foi objecto de transmissão televisiva mas pela informação veiculada o conjunto encarnado não facilitou e o jogo terá sido praticamente de sentido único. A equipa encarnada entrou determinada em campo e com cerca de 10 min de jogo já vencia por 3-8. A vantagem alcançada permitiu algum conforto e daí para a frente foi uma questão de controlar as incidências, jamais consentindo que os vimaranenses pudessem acalentar esperanças. Ao intervalo, a vantagem cifrava-se em seis golos (12-18). Nos segundos 30 min, o Benfica conseguiu alargar o fosso no marcador e a desigualdade de forças acentuou-se como era expectável.

A nível individual, ênfase para os oito golos apontados por Alexandre Cavalcanti e para o regresso à competição de João Silva, coroado com quatro golos. O experiente Hugo Figueira foi titular na baliza encarnada. Nuno Grilo foi um dos ausentes.

Resultados Finais da 16ª Jornada (1ª Fase)

CCR Fermentões 22-35 SL BENFICA
Arsenal Clube Devesa 23-34 ABC
Sp. Horta 21-29 Belenenses
Madeira SAD-ISMAI (6/2, às 19h)
Sporting-Águas Santas (6/2, às 20h)
AA Avanca-AC Fafe (27/2, às 21h)
Boa Hora FC 20-32 FC Porto


Firmes no topo da classificação da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol. As invencíveis águias foram aos Açores bater o aguerrido Sport Club Lusitânia, por 76-88.

É justo reconhecer a boa réplica oferecida pelos açorianos. Foram briosos. O Benfica já teve melhores dias mas na hora da verdade não claudicou. Nota para a nossa eficácia na linha de lance livre (30 pontos). 14 jogos, 14 vitórias. Eis o resumo do que tem sido o campeonato até ao momento para o colectivo de Arturo Álvarez. No entanto a campeã Oliveirense não arreda o pé na perseguição e mantém-se na vice-liderança à espera de um percalço nosso para nos igualar no cimo da tabela classificativa.

Depois de um início renhido, rapidamente o Benfica tomou as rédeas do encontro, estabelecendo diferenças por via dos triplos. Realce para a nossa produção ofensiva (27 pontos no 1º Período) juntamente com uma postura defensiva coesa. Depois veio a reacção dos insulares no segundo quarto (28-33). Mais incisivos no ataque, à boleia dos triplos, e energéticos na defesa, em contraste com um Benfica com menores índices de concretização e com dificuldades no ataque organizado. Agressividade defensiva dos locais a surtir efeito. Ao intervalo, o Benfica vencia por 35-45.

Os açorianos regressaram à quadra determinados em importunar as águias. E conseguiram, perante um Benfica muito precipitado, a cometer inúmeras falhas. Por isso não foi de estranhar que os visitados se tenham aproximado bastante no marcador e  inclusivamente operado a reviravolta (59-58). Os encarnados acordaram e terminaram o terceiro quarto na liderança do "score" (61-66). A equipa da casa não desistiu e revelou-se muito combativa também nos derradeiros 10 min do duelo, obrigando o Benfica a suar bem a camisola. As águias não baixaram em termos de eficácia ofensiva e com o aproximar do final do encontro verificou-se o menor fulgor físico da turma da Ilha Terceira.

O trio formado por Xavi Rey, Micah Downs e Álex Suárez é realmente um luxo, tendo em conta o contexto nacional. O poste espanhol foi o MVP do encontro, com um duplo-duplo (20 pontos e 10 ressaltos). Micah, que totalizou 20 pontos, e Suárez, autor de 4 triplos, estiveram em segundo plano. Cláudio Fonseca não viajou até à Ilha da Terceira.

Resultados Finais da 14ª Jornada (1ª Fase)

Lusitânia 76-88 SL BENFICA
V. Guimarães 99-88 Esgueira
CAB Madeira 72-69 Illiabum
Terceira Basket 73-85 FC Porto
Imortal 76-91 Galitos Barreiro
Ovarense 64-80 Oliveirense


Passagem confirmada aos Quartos de Final da Taça de Portugal de Voleibol. Batemos o Leixões Sport Clube pela margem máxima.

No segundo confronto com este emblema histórico, também ele com matriz eclética, num curto espaço de tempo, os homens de águias ao peito voltaram a impor a lei do mais forte (25-15; 25-18; 25-13). Segue-se o Vitória de Guimarães no trajecto rumo à revalidação do título da Taça.

Ao invés do que ocorreu na passada Quarta-feira, o colectivo encarnado entrou de rompante e não facilitou. A turma matosinhense também ajudou, com inúmeros erros. Arriscou, talvez em demasia, e acabou por sucumbir. Marcel Matz ofereceu a titularidade a Nuno Pinheiro e promoveu várias alterações ao longo do jogo. Bernardo Martins, Filip Cveticanin, Fred Winters e Tiago Violas foram utilizados. Já nesta Quarta-feira há compromisso europeu na Roménia por isso importava rodar a equipa. O SLB teve um ou outro momento de algum relaxamento, com o LSC a aproveitar para se manter próximo no marcador mas tudo voltou rapidamente à normalidade. Theo, com 13 pontos, foi o máximo pontuador da partida.

Resultado Final dos 1/8 Final

SL BENFICA 3-0 Leixões (25-15; 25-18; 25-13)


Para consulta de tudo sobre a época 2018/2019 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário