sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Do Complexo da Luz ao Minho, passando por Vila Nova de Gaia até ao arquipélago da Madeira, eis o vector que importa aos Benfiquistas Ecléticos neste fim de semana desportivo. Compareçam no apoio às nossas equipas. Nos pavilhões vive-se muito o Benfica!

Fique a par daquilo se perspectiva para os próximos desafios do Glorioso.


Sábado, a partir das 15 horas, há um Clássico de Andebol. Benfica e ABC medem forças, na abertura da 9ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional. Este duelo dará em directo na BENFICA TV e TVI 24.

Jogo entre históricos da modalidade. A formação minhota não tem os mesmos argumentos dos ditos três "grandes", porém apresenta condições para derrubar qualquer um deles. Ainda na jornada transacta perdeu apenas pela margem mínima na recepção ao FC Porto, e foi impedida de tirar pontos aos azuis e brancos. E ainda na época passada, empatou na Luz na fase regular.

A equipa minhota conhece muito bem os métodos e ideias de Carlos Resende, e isso tem sido uma mais valia para o conjunto bracarense, que historicamente é também uma equipa habituada a fazer muito com pouco, com jogadores muito versáteis no seu jogo e/ou na sua posição em campo.

A nosso ver, para o Benfica levar de vencido este jogo, tem claramente que ser melhor que o adversário em todos os aspectos do jogo. Na concentração e agressividade defensiva, e na eficácia no ataque, seja construído ou na transição rápida. Se o Benfica for perdulário, certamente será castigado pelos amarelos.

É um teste interessante, esperamos um grande jogo de andebol com uma exibição assertiva e rigorosa por parte dos encarnados, que valha assim a conquista dos três pontos.

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 9ª Jornada

Sábado - dia 10:

SL BENFICA-ABC 15h BENFICA TV/TVI 24
Belenenses-AC Fafe 15h30
Madeira SAD-Arsenal Clube Devesa 17h
Boa Hora FC-AA Avanca 18h
FC Porto-Águas Santas 18h
ISMAI-Sp. Horta 19h

Domingo - dia 11:

CCR Fermentões-Sporting 18h


No Funchal, pelas 15h30 deste Sábado, o Benfica defronta o CAB Madeira, para a 6ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol.

O colectivo madeirense situa-se actualmente no último lugar. Esse é logo o ponto que marca este jogo. O CAB está longe do fulgor de outras temporadas, e embora ainda haja muito para se jogar e ainda possam fazer várias mudanças no seu plantel, a realidade é que neste momento o Benfica surge como favorito declarado e em jogo de vitória obrigatória.

Até porque esta jornada oferece a recepção do FC Porto aos Campeões Nacionais, portanto o Benfica em caso de vitória irá ganhar vantagem sobre um de dois adversários directos ao título. Depois da vitória da semana passada, o que se pede à equipa é continuidade, dar seguimento a este ritmo de vitórias, e pegar sobretudo no que foi feito na 2ª parte do último jogo, em que o Benfica foi muito mais equipa, no sentido colectivo do termo, do que na 1ª parte.

É certo que ainda há muito para crescer, colectivamente,  mas com o passar das semanas é necessário ver sinais claros dessa evolução, traduzidos não só em resultados mas também em exibições. Esperamos uma vitória sem margem para dúvidas neste fim de semana.

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 6ª Jornada

Sábado - dia 10:

CAB Madeira-SL BENFICA 15h30 Seguir em: https://youtu.be/l55-Ip2qiRc
Terceira Basket-Illiabum 15h
Imortal-V. Guimarães 16h
Ovarense-Esgueira 16h
Lusitânia-Galitos Barreiro 16h

Domingo - dia 11:

FC Porto-Oliveirense 17h


O próximo compromisso dos comandados de Pedro Nunes é extra-muros, precisamente na pista do Hóquei Clube de Braga. A partida tem início marcado para as 16 horas de Sábado, e corresponde à 5ª Jornada do Campeonato Nacional da modalidade.

Está encerrado o ciclo de jogos com os três adversários directos na luta pelo título. Mas para valorizar o bom trabalho efectuado neste início de época interessa é continuar num registo vencedor. O jogo na Cidade dos Arcebispos é mais uma "Final", onde estarão também três pontos em disputa.

Portanto é preciso ter a noção de que não é tempo para "relaxar". É certo que são jogos com outro tipo de características, em que o Benfica terá de ter muito mais iniciativa, pois tem a "responsabilidade" de ir procurar a vitória, num grau desigual com o seu adversário. O HC Braga, que conta com o regresso de Rui Neto ao comando técnico esta temporada, tem feito um começo de temporada com resultados interessantes para o contexto a que se propõe: garantir a manutenção.

Nas últimas épocas os jogos no pavilhão das Goladas não têm sido muito fáceis, por isso pede-se um Benfica que entre forte e determinado em resolver o jogo o mais cedo possível. Além do mais, estamos sempre alerta, a nomeação da dupla António Santos e Manuel Oliveira, com Paulo Raínha como árbitro de mesa, deixa-nos sempre desconfiados. Para não cair na ratoeira, há que andar longe do queijo.

O Sporting recebe a Oliveirense no jogo de cartaz desta ronda, por isso um, ou dois, dos candidatos assumidos ao título irão deixar pontos pelo caminho. Há que capitalizar, ganhando em Braga!

Campeonato Nacional - Jogos da 5ª Jornada

Sábado - dia 10:

HC Braga-SL BENFICA 16h
FC Porto-Sp. Tomar 15h
Sporting-Oliveirense 17h30
AD Valongo-HC Turquel 18h30
Riba D'Ave-AD Oeiras 18h30
SC Marinhense-Paço de Arcos 18h30
OC Barcelos-Juv. Viana 21h30


A turma liderada por Marcel Matz volta a jogar na Luz. Este Sábado, pelas 18 horas, recebe o Voleibol Clube Viana, num encontro referente à 8ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional. Para ver em directo e em exclusivo na BENFICA TV.

Jogo entre o compromisso europeu, depois da vitória de Terça-feira arriscamos dizer que o Benfica enfrenta aqui um adversário de grau de dificuldade superior aos cipriotas. O VC Viana por esta altura está a meio da tabela, tem mais uma vitória do que derrotas, com nota para os triunfos sobre Fonte Bastardo e Esmoriz, por outro lado perdeu com Leixões e Caldas, este último já derrotado pelo Benfica.

Podemos dizer que é uma equipa que poderá colocar um nível de dificuldades semelhante ao Esmoriz a semana passada, ou seja, é uma equipa com potencial para complicar as coisas, mas será sempre dentro daquilo que o Benfica permitirá fazer. Ou seja, se o Benfica mantiver a eficácia de 'side-out' que tem tido nos últimos jogos, e melhorar no capítulo do serviço potenciando o seu contra-ataque ou bloco, dificilmente não levará de vencido este jogo com margem que lhe permita assegurar os três pontos. Se relaxar, pode ser fortemente penalizado.

O desafio para os pupilos de Marcel Matz é claro, não baixar a bitola e manter a concentração competitiva no máximo. Todos os jogos contam. De preferência, continuar a dar minutos de jogos a Rapha e a Theo, que têm vindo a subir gradualmente de forma nas últimas semanas.

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 8ª Jornada

Sábado - dia 10:

SL BENFICA-VC Viana 18h BENFICA TV
Ac. São Mamede-Fonte Bastado 16h
Sp. Espinho-Famalicense 16h
Esmoriz-Leixões 17h
V. Guimarães-Sporting 17h45
Ac. Espinho-SC Caldas 18h

Clube K 0-3 Castêlo da Maia (11-25; 20-25; 18-25)


Este Domingo, às 14h20, Módicus e Benfica têm encontro marcado. O jogo que será disputado no Pavilhão da Lavandeira, em Vila Nova de Gaia, diz respeito à 9ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal. Este embate poderá ser visto na RTP 1.

Pela frente uma equipa que tem superado as expectativas até ao momento e que tem justificado a conotação de "equipa-sensação". Possui um registo de seis vitórias, um empate e uma derrota. Está, a par do Sporting, no segundo posto da tabela classificativa. Podemos dizer que este desempenho é resultado de um projecto consolidado nas últimas temporadas, pois o Módicus já assumiu uma posição de referência no nosso futsal.

Por todas estas razões, este é sem dúvida um jogo de risco máximo para os pupilos de Joel Rocha, que têm de ter também bem ciente que os jogos fora do Benfica nesta fase regular têm sido muito difíceis, mesmo que por vezes mais por culpa própria do que outra coisa. Mas não acreditamos, nem esperamos, que o Benfica terá pela frente uma equipa que facilite, pelo contrário estará altamente motivada para este jogo, onde pode ser a primeira equipa a travar o Benfica.

Digamos que em vésperas da Ronda de Elite da Liga dos Campeões, que será na próxima semana em Lisboa, o Benfica tem aqui um "jogo de elite" para testar o real momento da equipa, e em que só estando ao seu melhor nível o Benfica poderá levar a melhor. Será, certamente, um jogo muito diferente relativamente à semana passada, ainda assim esperamos que tenha dado para "calibrar" a finalização. Mas além de ser eficaz, o Benfica terá de defender bem, pois do outro lado há jogadores com qualidade e com muito golo, com Joel Queirós, Fábio Lima e Valter Carioca à cabeça. Pede-se o melhor Benfica, para somar três pontos que podem ser muito importantes nas contas da fase regular.

Campeonato Nacional (Fase Regular) - Jogos da 9ª Jornada

Domingo - dia 11:

Módicus-SL BENFICA 14h20 RTP 1
Unidos Pinheirense-Sp. Braga 16h
Viseu 2001-Eléctrico 17h
Sporting-Futsal Azeméis 17h30

Sábado - dia 10:

Rio Ave-AD Fundão 16h
Burinhosa-Quinta dos Lombos 18h
Belenenses-Leões de Porto Salvo 18h30


Para consulta de tudo sobre a época 2018/2019 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!





Sem comentários:

Enviar um comentário