sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Mais um fim de semana repleto de acção para o Ecletismo encarnado. O Andebol joga absolutamente uma cartada decisiva na luta pela continuidade na Taça EHF. As restantes modalidades enfrentam desafios, fora de portas, para o campeonato.

Confira aquilo que esperamos em cada jogo onde o "Manto Sagrado" está presente.


Nova dupla jornada para a 1ª Fase do Campeonato Nacional de Voleibol. As águias viajam até ao arquipélago dos Açores.

Mais dois jogos para vencer, quando nos aproximamos do final da primeira volta do campeonato. São dois adversários com argumentos díspares, mas que nos merecem o máximo de respeito. Um dificilmente escapará à despromoção, o outro tem como objectivo o apuramento para os Playoffs.

Sábado, na Ilha de São Miguel, jogamos em casa do Clube Kairós. O confronto com o "lanterna vermelha" do campeonato começa às 16 horas, e é a contar para a 11ª Jornada.

Prevê-se um triunfo fácil em Ponta Delgada, dadas as fragilidades do opositor. O Clube K ainda não somou qualquer ponto, o que reflecte bem a esmagadora desigualdade de forças em questão. O técnico benfiquista por certo irá rodar o plantel, permitindo minutos de jogo aos jogadores menos utilizados nas últimas rondas, como Bernardo Martins e Filip Cveticanin, continuando a gestão dos outros elementos. Note-se que com a baixa de Hugo Gaspar, Theo continua a ser o único oposto de serviço, e por isso sem descanso.

O Benfica volta a jogar no Domingo. Na Ilha da Terceira, medimos forças com a Associação de Jovens da Fonte do Bastardo. O duelo tem início marcado para as 16h30 e diz respeito à 12ª Jornada.

Um jogo, claro está, de diferente cariz relativamente ao de Sábado. A Fonte, que como tem sido timbre nas últimas épocas, voltou a sofrer mudanças significativas no seu plantel, e ainda procura ganhar uma equipa. Mas já se sabe, nunca é fácil jogar na Praia da Vitória, e não será uma tarde para facilitismos. O Benfica tem de estar no seu melhor para somar os 3 pontos neste jogo, saindo imaculado deste fim de semana nos Açores. Pede-se assim uma abordagem bem séria ao jogo, recepção muito eficaz, serviço pressionante, bloco a aparecer e um ataque impiedoso.

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 11ª Jornada

Sábado - dia 24:

Clube K-SL BENFICA 16h
Esmoriz-SC Caldas 17h
Ac. Espinho-Sp. Espinho 18h
V. Guimarães-Famalicense 18h
Fonte Bastardo-Leixões 19h

Sexta - dia 23:

Ac. São Mamede-Castêlo da Maia 21h30

Domingo - dia 25:

Sporting-VC Viana 15h

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 12ª Jornada

Domingo - dia 25:

Fonte Bastardo-SL BENFICA 16h30

Sábado - dia 1 de Dezembro:

Castêlo da Maia-Ac. Espinho 17h
Sporting-Esmoriz 17h
Ac. São Mamede-V. Guimarães 17h
Famalicense-SC Caldas 18h
VC Viana-Clube K 18h
Leixões-Sp. Espinho 18h


Sábado, às 16 horas, o Benfica joga no reduto do Imortal Basket Club, para a 8ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol. Pode assistir a este jogo através da RTP 2.

A equipa de Arturo Álvarez mostrou no passado fim de semana, essencialmente na primeira parte, que está efectivamente a atravessar o melhor período na temporada. Mas ainda há arestas por limar, para que o rendimento individual e colectivo seja elevado, e constante.

Ora digamos que é pegar em tudo o que de bom foi feito nas últimas semanas e capitalizar, continua a cimentar processos, a testar as soluções menos rotinadas até a máquina estar bem oleada. Obviamente que sem a pressão do resultado, o Imortal irá querer tirar o maior partido deste jogo, até pela transmissão televisiva, que saudamos. É absolutamente inacreditável, mas olhando às cinco modalidades de pavilhão não nos recordamos a última transmissão em directo de um jogo em casa de uma equipa do Algarve.

É também uma ocasião que leva o Benfica até Albufeira e ao Algarve, tão sempre privados deste contacto com o Glorioso. Esperamos por isso uma bela moldura de público, a apoiar claro está o Benfica. Este jogo marca também o "regresso a casa" do capitão encarnado. Tomás Barroso nasceu em Albufeira. Jogo assim especial para o camisa 21.

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 8ª Jornada

Sábado - dia 24:

Imortal-SL BENFICA 16h RTP 2
Terceira Basket-V. Guimarães 15h
Lusitânia-Esgueira 15h30
Ovarense-CAB Madeira 17h30
FC Porto-Illiabum 18h
Oliveirense-Galitos Barreiro 21h


Sábado é o tudo ou nada do Andebonas competições europeias. Recebemos a partir das 17 horas o TSV Hannover Burgdorf, em jogo da 2ª Mão da 3ª Ronda da Taça EHF. Quem não puder se deslocar à Luz, pode ver o jogo em directo na BENFICA TV.

É necessário um Pavilhão em polvorosa durante todo o jogo, a acreditar na reviravolta nesta eliminatória, e uma exibição perfeita para inverter o rumo dos acontecimentos. Com a derrota por 41-36 em território germânico, a armada encarnada está obrigada a vencer por 5 ou mais golos de diferença, sendo que os 5 só chegarão se o adversário não atingir os 36 golos.

A receita para a reviravolta começa nesse pavilhão cheio e entusiástico, como no jogo contra o KS Azoty-Pulawy em 2016 (derrota por 34-29 na 1ª Mão, vitória por 24-18 na Luz). Depois dentro do campo, o Benfica tem de corrigir os vários erros da semana passada. Primeiro tem que defender muito melhor, condicionando Morten Olsen, é por ele que passa todo o jogo ofensivo do adversário, e percebendo que para contrariar o maior poderio físico contrário, só com muita entreajuda e solidariedade na defesa. Temos de saber condicionar os remates contrários, e na baliza temos de ter uma eficácia muito maior.

No ataque é partir de tudo o que foi bem feito no jogo de Sábado passado, mas tendo soluções novas na manga, pois também é de esperar que o adversário venha de lição melhor estudada. Terá de haver uma eficácia quase total nas acções de contra-ataque, e não desperdiçar jogadas com tentativas de finalização muito difíceis, pois os guarda-redes contrários têm muito valor. É preciso ter a paciência para trabalhar para a melhor opção possível de finalização surgir. E fazer, claro, um jogo completo e muito concentrado. Todos os pormenores contam para fazer a diferença. Há que apelar à raça, à determinação, à vontade dos jogadores encarnados, mas também à capacidade de superação, só assim o Benfica pode virar esta eliminatória.

Taça EHF (3ª Ronda) - 2ª Mão

Sábado - dia 24:

SL BENFICA-TSV Hannover Burgdorf 17h BENFICA TV


Sábado, há Clássico dHóquei em Patins. O conjunto encarnado desloca-se novamente até ao Minho, desta vez para defrontar, a partir das 21h30, o Óquei Clube de Barcelos, num embate relativo à 7ª Jornada do Campeonato Nacional. O jogo terá transmissão em directo no Facebook da W Sports (https://www.facebook.com/wsports.streaming/)

Mais uma "Final", mais um jogo de carácter difícil e de capital importância, para o colectivo chefiado por Pedro Nunes. E vamos ser taxativos: se a exibição for miserável como na passada Quarta-feira, o Benfica não ganhará em Barcelos, alias só sairá com pontos por total demérito dos da casa, algo em que não acreditamos. A equipa do OCB tem feito um arranque de campeonato em crescendo, depois de um empate comprometedor a abrir. Mas de resto já somou triunfos importantes, em jogos que "devia ganhar" mas que por exemplo na última época nem sempre ganhou.

Uma equipa bem orientada por Paulo Pereira, com um misto de juventude e irreverência, com Alvarinho, Gonçalo Nunes e Gonçalo Meira à cabeça, aos quais se juntam o capitão e experiente Ricardo Silva na baliza, e um núcleo que já tem algumas épocas na equipa principal, com o Hugo Costa, Zé Pedro, Joca, Ruben Sousa ou João Almeida. Não se esperam facilidades, não pode ser um Benfica a facilitar.

Tem de existir muito mais compromisso da equipa com o jogo, mais rigor defensivo e concentração, mais atitude, e um ataque muito mais objectivo e colectivo. Estão todos fartos de saber que neste formato competitivo não há margem para vacilar. Braga já foi uma dura lição, veremos agora se devidamente aprendida. Exige-se a vitória, com uma exibição que espelhe a determinação da equipa em a conseguir. Nesta ronda enfrentam-se Sporting e FC Porto, o que ainda faz subir de importância o jogo em Barcelos: uma vitória do Benfica permite ganhar pontos a um, ou a dois, dos seus maiores concorrentes directos ao título.

Campeonato Nacional - Jogos da 7ª Jornada

Sábado - dia 24:

OC Barcelos-SL BENFICA 21h30 W Sports (https://www.facebook.com/wsports.streaming/)
HC Braga-Oliveirense 18h
AD Valongo-Juv. Viana 18h30
Riba D'Ave-Paço de Arcos 18h30
SC Marinhense-Sp. Tomar 18h30
HC Turquel-AD Oeiras 21h

Domingo - dia 25:

Sporting-FC Porto 12h30


Domingo, às 17h30, a formação de Joel Rocha entra em acção. Visita o terreno da Quinta dos Lombos, num jogo referente à 11ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal. Para ver em directo e exclusivo na RTP 1.

Depois de termos ficado arredados da Liga dos Campeões, o Benfica retorna às competições nacionais. Ocupamos o cimo da classificação, mas não podemos embandeirar em arco. Temos de estar cientes de que é crucial vencer a fase regular, para garantirmos o factor "casa" nos Playoffs. Qualquer deslize pode colocar o rival Sporting numa proveitosa situação para tomar de assalto o primeiro lugar.

A turma de Carcavelos teve o "desplante" de empatar a duas bolas no João Rocha. Portanto todo o cuidado é pouco, o aviso está bem dado. Não podemos conceder quaisquer veleidades a este opositor. Impõe-se um Benfica a carburar forte logo desde a fase inicial da partida, com o "transfer" emocional europeu concluído.

Pede-se uma exibição rigorosa dos encarnados, mesmo que falte algum brilhantismo, o essencial é mesmo a conquista dos três pontos. Defender muito bem, atacar com critério e criatividade, explorando de forma correcta as muitas e boas opções que o Benfica tem para atacar a baliza contrária. Apela-se também ao controlo emocional, já se sabe que a equipa dos Lombos vai jogar "descomplexada", por vezes a meter o pé mais duro, será preciso resistir nesses momentos e sair por cima, aproveitando eventuais desconcentrações contrárias.

Campeonato Nacional (Fase Regular) - Jogos da 11ª Jornada

Domingo - dia 25:

Quinta dos Lombos-SL BENFICA 17h30 RTP 1
Unidos Pinheirense-Futsal Azeméis 16h
Sporting-AD Fundão 16h

Sábado - dia 24:

Rio Ave-Viseu 2001 16h
Módicus-Leões de Porto Salvo 18h
Burinhosa-Sp. Braga 18h
Belenenses-Eléctrico 18h30


Para consulta de tudo sobre a época 2018/2019 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!







Sem comentários:

Enviar um comentário