segunda-feira, 2 de abril de 2018

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

A "Sexta-feira Santa" foi horrível, com as derrotas em Andebol e Basquetebol. A passagem à 'Final Four' da Taça de Portugal de Voleibol e o triunfo categórico no Futsal tornaram este prolongado fim de semana menos cinzento.

Fique com o rescaldo de cada jogo das nossas modalidades em acção.


Não dissemos adeus, mas está claramente mais afastada a possibilidade de alcançarmos o título nacional de Andebol. O Sporting veio novamente vencer à Luz, por 24-29, desta vez para a 2ª Jornada da Fase Final do Campeonato Nacional.

Com este desenlace no Derby fomos relegados para a terceira posição. O rival da 2ª Circular é líder destacado, somando mais três e quatro pontos comparativamente a FC Porto e SL Benfica, por esta ordem.

Quem aposta de forma desmiolada nas modalidades amadoras, particularmente naquelas em que não há restrições na inscrição de jogadores estrangeiros, cá no burgo está sempre mais próximo de ganhar. Por diversas razões, fundamentalmente a falta de competitividade existente. Posto isto, o Sporting é constituído por muitas e boas opções para casa posição, mas o Benfica podia e deveria ter feito melhor.

A primeira parte até foi pautada pelo equilíbrio, e reconhecidamente com ligeiro ascendente benfiquista. Os pupilos de Carlos Resende fizeram uns primeiros 30 min consistentes do ponto de vista defensivo. Infelizmente não corresponderam na componente ofensiva, salvo raras excepções, muito à custa da eficácia de Alexandre Cavalcanti. Diversas precipitações e perdas de bola fatais, sobretudo em ocasiões onde poderíamos aumentar a vantagem para dois golos de diferença, levaram a que o Sporting fosse restabelecendo a igualdade sucessivamente e que atingisse uma vantagem de dois golos ao intervalo (10-12).

Na bancada todos concordavam que o cenário poderia conhecer outra figura na segunda parte caso o Benfica se aplicasse mais na tarefa ofensiva, aliando o ataque planeado à eficácia. No entanto, as expectativas criadas esmoreceram bruscamente com o terrível recomeço das águias. Muitas falhas a todos os níveis, um desastre autêntico, e os leões conseguiram ampliar largamente a vantagem (12-19). Ainda recuperamos, beneficiando de alguma descompressão dos visitantes, e encurtamos para 22-24. O público da Luz começava a acreditar e havia razões e tempo para isso, uma vez que o Sporting estava nitidamente em quebra anímica. Mas uma sucessão de erros despertou novamente o rival que aproveitou para fugir novamente no marcador e sentenciar o encontro. E desta vez até estivemos bem no capítulo dos livres de 7 metros, particularmente Belone Moreira que foi o melhor marcador das águias com sete golos.

Resultados Finais da 2ª Jornada (Fase Final)

SL BENFICA 24-29 Sporting
ABC 23-22 AA Avanca
Madeira SAD 18-29 FC Porto


Em Basquetebol, o SL Benfica tem agora a companhia da Oliveirense na liderança da 2ª Fase do Campeonato Nacional, dado que saiu derrotado da deslocação a Guimarães, por 87-77.

No Barreiro, na tarde de Sábado, a nossa equipa feminina eliminou as actuais Campeãs Nacionais, o GDESSA, apurando-se para as Meias Finais dos Playoffs. Um feito inédito nesta secção. Parabéns! O sonho continua...

Já chega, não? Tanta misericórdia para quê? Ou isto poderá ser falta de estofo? Entramos na recta final da temporada, vacilamos na "prova-rainha" e agora queremos equilibrar as forças no campeonato? Os 'turnovers' cometidos ilustram bem o actual estado do nosso basquetebol. Perdemos objectividade e clarividência no nosso jogo ofensivo. Não vamos estar a lamentar a perda de Sanders e Robinson eternamente. Temos a obrigação de subir o rendimento! O Raven Barber só foi utilizado na 1ª parte. Aparentemente lesionou-se. Logo aí o nosso jogo interior sofreu uma baixa importante. Mas com Nicolas dos Santos e Cláudio Fonseca no banco, porque estes não foram utilizados? E depois há jogadores que teimam em não convencer e vão somando minutos de jogo. Há limites para tanta instabilidade! As cortinas de ferro não se adequam ao nosso clube...

Durante os primeiros 30 min, as coisas até estavam minimamente aceitáveis, e aguardava-se que o Benfica partisse para a vitória no último parcial. Mas eis que no 4º Período sofremos 28 pontos!? Defendíamos bem e do nada a equipa desaprendeu? Quando há falta de inspiração individual a equipa fica "sem rei nem roque". Quarta-feira recebemos a Oliveirense e em caso de derrota corremos sérios riscos de não vencer a fase regular. Está na altura de acordar meus caros!

Resultados Finais da 3ª Jornada (2ª Fase)

V. Guimarães 87-77 SL BENFICA
CAB Madeira 77-84 Oliveirense
FC Porto 111-104 Illiabum 


Aniquilamos o Sporting de Braga por sete bolas sem resposta, num desafio respeitante à 22ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal.

O SL Benfica assegurou matematicamente o segundo lugar desta fase e assim deve continuar até ao fim da mesma. Foi um resultado volumoso e até criamos o suficiente para a goleada ter contornos mais expressivos.

Na quadra o colectivo de Joel Rocha não permitiu quaisquer veleidades e vulgarizou a formação minhota. Os encarnados assumiram a iniciativa de jogo desde cedo, com bastante dinâmica na vertente atacante, e não perdoaram quando as oportunidades de golo surgiram. Curiosamente foi um ex-Sp. Braga a inaugurar o marcador. Com uma execução potente, André Coelho fez levantar pela primeira vez o público que compareceu em massa no Pavilhão Fidelidade. Como consequência do futsal colectivo de boa qualidade praticado, foi com naturalidade que os homens de "águia ao peito" aumentaram a vantagem até ao intervalo. O jovem Afonso Jesus coroou uma boa exibição com um belo golo. Bruno Coelho, Tiago Brito e Rafael Henmi deixaram as águias a vencer por 5-0 ao cabo de 20 min de jogo.

O técnico encarnado fez regressar à competição o guarda-redes Diego Roncaglio, no lugar do titular Cristiano Marques. Perante uma turma bracarense descrente e ansiosa pelo apito final, o Benfica optou por abrandar o ritmo mas sem nunca perder o domínio do jogo. Joel Rocha aproveitou para utilizar todos os elementos à disposição, com o jovem guardião André Correia também a ser chamado ao serviço, já depois de as águias terem feito mais dois golos, por intermédio de Raul Campos e Fábio Cecílio. Este tipo de resultados e exibições, com golos para todos os gostos, traz obviamente confiança à equipa para encarar com firmeza os momentos decisivos que se aproximam.

Resultados Finais da 22ª Jornada

SL BENFICA 7-0 Sp. Braga
Quinta dos Lombos 4-2 Leões de Porto Salvo
Unidos Pinheirense 2-1 Belenenses
GD Fabril 3-5 Rio Ave
Módicus 6-5 Futsal Azeméis
Burinhosa 3-7 Sporting
Desp. Aves 1-3 AD Fundão


Com um triunfo sem espinhas (25-22; 25-19; 25-15), as águias afastaram a Fonte Bastardo, em jogo relativo aos Quartos de Final da Taça de Portugal de Voleibol.

Com o passaporte carimbado, o foco passa agora para Sines onde, no próximo fim de semana, temos a 'Final Four' da "prova-rainha". No Sábado, defrontamos nas Meias Finais a Académica de Espinho, enquanto o Castêlo da Maia e o Leixões irão discutir quem será o outro finalista. É ganhar ou ganhar!

Os açorianos tiveram um problema com o voo e só conseguiram viajar para a Capital no Sábado, originando o adiamento da partida para as 17 horas de Domingo.

Na quadra, venceu a equipa mais forte sem margem para qualquer dúvida. Em equipa que ganha não se mexe e José Jardim obedeceu à máxima, isto é, não promoveu quaisquer alterações no elenco inicial - Ivo Casas, Tiago Violas, Zelão, Honoré, André Lopes, Fred Winters e Milija Mrdak.

A entrada em jogo até nem foi muito convincente por parte do finalista vencido da edição transacta da competição. O equilíbrio foi a nota dominante no 1º set, porém na fase capital veio ao de cima a maior qualidade das águias. Os insulares quebraram claramente e o Benfica não teve piedade, vencendo os dois sets seguintes com um certo à-vontade. O serviço agressivo, uma recepção eficaz, uma boa distribuição e um bloco e remate com eficácia q.b., foi a chave do sucesso benfiquista.

Resultado Final dos 1/4 Final

SL BENFICA 3-0 Fonte Bastardo (25-22; 25-19; 25-15)


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário