terça-feira, 28 de abril de 2015

Mais SLB

No relvado da Escola Superior Agrária de Coimbra, as Campeãs Nacionais sagraram-se vencedoras da 3.ª etapa do Circuito Nacional de Sevens. Desta vez superiorizaram-se ao CR Técnico.
Pese embora ter sido a única atleta lusa presente na mítica Maratona de Londres, Dulce Félix confirmou o bom momento de forma que atravessa e o estatuto que lhe atribuíram (cotou-se como a melhor atleta não africana ao chegar à meta em 8.º lugar) e estabeleceu novo máximo pessoal que vigorava desde 2011, tendo ainda cumprido o mínimo para o Campeonato do Mundo em Pequim e Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. Na Maratona de Hamburgo, Mónica Silva bateu claramente o record pessoal e concluiu no 8.º posto, enquanto no sector masculino Rui Pedro Silva ultrapassou a linha de meta no 15.º lugar, sendo que ambos conseguiram também o apuramento olímpico.
O Campeão Nacional de Inverno do Lançamento do Martelo, António Vital e Silva, foi sem surpresa, com a marca de 64,43 m algo distante do seu record pessoal, o melhor representante português no VII Torneio Internacional de Lançamentos, em Vila Nova da Cerveira.
A Cidade do Cabo, África do Sul, acolheu a 4.ª etapa do Campeonato do Mundo de Triatlo, onde João Pereira voltou a evidenciar-se como o melhor luso - 10.º classificado na prova e no Ranking Mundial. Miguel Arraiolos terminou no Top 20 e consolidou a sua posição relativamente à qualificação olímpica, enquanto João Silva (que ocupa agora o 18.º lugar no Ranking Mundial) voltou a ter uma prestação cinzenta. Conforme tem sido recorrente, o SL BENFICA deparou-se com adversidades no calendário da Federação Portuguesa de Triatlo, nomeadamente com a 2.ª etapa do Circuito Nacional de Clubes de Triatlo que coincidiu com a prova internacional referida anteriormente. Só o triatleta Gil Maia competiu na localidade do Sabugal, onde se notabilizou como o 3.º mais rápido do escalão de Séniores, todavia não contou para a classificação colectiva tornando complicada a revalidação do título que erguemos na temporada passada. Realce também para o 11.º posto de Rafael Domingos, entre os Sub-23, no Campeonato da Europa de Duatlo, que se desenrolou nos arredores da Capital de Espanha.
O motard Paulo Gonçalves empreendeu um esforço final, conforme informamos na rubrica da semana transacta, e foi feliz. Subiu ao último lugar do pódio na 2.ª etapa do Campeonato do Mundo de Rally 2015, disputada no Qatar. Rumo ao título!
O ciclista na variante BTT, Ricardo Marinheiro, foi 2.º classificado, isto é, voltou a garantir presença no pódio em mais uma etapa da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico 2015.
No ano do regresso do nosso clube ao Pólo Aquático, as encarnadas acabaram no prestigiante 3.º lugar do Campeonato Nacional Divisão I, depois do consentirem um desaire caseiro, pela margem mínima com o principal favorito ao título, que as impede de discutir o ceptro. Resta congratular a nadadora benfiquista Marta Martins pelo prémio de melhor marcadora.
Os judocas encarnados que competiram no Torneio Nacional Fernando Costa Mato averbaram boas prestações, culminando na subida ao pódio respeitante à categoria de cada um.


Este fim de semana celebraram-se os 90 anos da secção de Rugby, com um jantar comemorativo na Tribuna Presidencial do Estádio do Sport Lisboa e Benfica e no dia seguinte, no Sábado, com a realização do 1.º Convívio Carlos Nobre, que juntou cerca de 500 jovens a praticar a modalidade no relvado sintético situado na área envolvente do Estádio da Luz. Depois de marcarem presença na Sexta-feira no repasto da "secção das sedas", as nossas gloriosas viajaram até Coimbra onde não deram tréguas e venceram a 3.ª Etapa do Circuito Nacional de Sevens. Desta vez levamos a melhor no duelo decisivo ante o CR Técnico, nosso carrasco na Final da Taça de Portugal 2015, e isolamo-nos na dianteira da classificação geral da competição. 

3.ª Etapa do Circuito Nacional de Sevens Feminino:
Grupo B
Resultado final: SL BENFICA 67 - 0 RC Loulé
Resultado final: SL BENFICA 50 - 0 RC Bairrada
Resultado final: SL BENFICA 27 - 7 Sport CP
Final
Resultado final: SL BENFICA 15 - 7 CR Técnico





As atenções do panorama do Atletismo encarnado estiveram concentradas nas prestações quer de Dulce Félix quer de Rui Pedro Silva na Maratona de Londres e na Maratona de Hamburgo, respectivamente. A Hexa-Campeã Nacional de Corta Mato-Longo, que integrou a Lista de Elite da popular prova londrina, bateu, conforme era o seu objectivo, o seu record pessoal (2.25:15 h - um registo que pode e deve fazer melhor) e suplantou a marca para os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, terminando a corrida no 8.º lugar - melhor resultado entre as atletas não africanas. Em solo germânico, o Campeão Nacional de Estrada cortou a meta na posição quinze e fez mínimo olímpico, enquanto na vertente feminina a fundista Mónica Silva foi 8.ª classificada e pulverizou substancialmente o record pessoal (2.33:52 h), marca que lhe vale igualmente o apuramento olímpico.




O atleta Ricardo dos Santos mantém-se pelos EUA e não pára de obter resultados bem satisfatórios. No Meeting Tom Jones em Gainsville, arrancou a 5.ª melhor marca pessoal nos 400 m - 46,31 s -, que lhe valeu o 10.º lugar entre os presentes.

O atleta Samuel Barata arrecadou o 2.º melhor tempo nos 10 Km do Grande Prémio Joaquim Ramalho, disputado em São Pedro do Sul.

No VII Torneio Internacional de Lançamentos, em Vila Nova da Cerveira, António Vital e Silva arremessou o engenho até aos 64,43 m numa prova que marca a estreia no calendário do "Verão" para o benfiquista. Resultou no melhor desempenho entre os atletas lusos que competiram na disciplina do Lançamento do Martelo. Prossegue assim a preparação do Campeão Nacional de Inverno para a Taça dos Clubes Campeões Europeus.


Repetiram-se contornos anteriores, ou seja, na 4.ª etapa do Circuito Mundial de Triatlo (1,5 Km de natação + 40 Km de ciclismo + 10 Km de corrida), realizada na Cidade do Cabo, África do Sul, João Pereira foi o português em destaque com o 10.º melhor tempo e escalou mais umas posições no Ranking Mundial - 10.º classificado com 1175 pontos acumulados. Depois surgiu no 20.º posto, um excelente resultado tendo em vista o apuramento olímpico, o regular Miguel Arraiolos e João Silva finalizou num modesto 46.º lugar, alegadamente devido a lesão que condicionou o seu desempenho.
A próxima etapa será em Yokohama, Japão, a 16 de Maio.


Em simultâneo houve mais uma etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo, designadamente na localidade do Sabugal. Não se compreende a gestão do calendário por parte da Federação. O SL BENFICA fez-se representar por Gil Maia, 7.º classificado em absolutos e 3.º lugar entre os Séniores, contudo precisávamos de mais dois triatletas para fecharmos a classificação por equipas. Fica difícil a renovação do título...


Rafael Domingos participou no Campeonato da Europa de Duatlo, que se desenrolou em Alcobendas, Espanha. O jovem benfiquista finalizou o Europeu no 11.º lugar entre os Sub-23. Boa prestação!



No Qatar o piloto benfiquista, Paulo Gonçalves arrecadou um excelente 3.º lugar na 2.ª etapa do Campeonato do Mundo de Rally 2015, disputada no Qatar. Depois de vencer a tirada de Quarta-feira e ascender ao 4.º posto da geral, o motard da Honda, natural de Esposende, alcançou o pódio, fruto do 2.º melhor tempo registado na 4.ª e penúltima "especial". No dia seguinte confirmou a subida ao 3.º lugar do pódio ao cotar-se como o 2.º mais rápido a percorrer a derradeira jornada. Excelente resposta depois do 35.º lugar na etapa inaugural da luta pelo título mundial de Motos.



Volvidos alguns dias após o honroso 5.º lugar na Taça de Espanha em Jerez de la Frontera, o ciclista da especialidade BTT, Ricardo Marinheiro, esteve em Sobrado, Valongo, tendo sido o 2.º mais veloz a percorrer a 2.ª etapa da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO) 2015, pontuável para o ranking de apuramento olímpico. Recordamos que na primeira etapa o benfiquista tinha sido 3.º classificado.



As águias não lograram atingir o Playoff do título nacional, depois do desaire consentido ante o favorito principal à conquista do troféu. As nossas meninas ofereceram uma boa réplica mas foi infrutífera. A temporada termina com o SL BENFICA como 3.º classificado da 2.ª Fase do Campeonato Nacional Divisão I de Pólo Aquático. Indubitavelmente, um regresso feliz da secção ao nosso clube! Parabéns à nossa nadadora Marta Martins pois sagrou-se a melhor marcadora do campeonato. 6 jogos, 3 vitórias.

6ª Jornada do Campeonato Nacional Divisão I - 2ª Fase 

Resultado final: SL BENFICA 9 - 10 Fluvial Portuense


No Pavilhão Municipal do Pinhal Novo decorreu o Torneio Nacional Fernando Costa Matos, uma prova do calendário nacional da Federação Portuguesa de Judo. Quer Djamila Silva (-52 Kg) quer Carina Gouveia (-63 Kg), subiram ao 2.º lugar do pódio, já Noel Delgado (-90 Kg) recebeu a medalha de Bronze.



Sem comentários:

Enviar um comentário