terça-feira, 31 de março de 2015

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

A inédita qualificação para a Final de uma competição europeia por parte da equipa de Voleibol do SL Benfica foi o momento alto de um fim-de-semana globalmente positivo para as modalidades de pavilhão do nosso clube. O Futsal encarnado carimbou o passaporte para a Final Four da Taça de Portugal; sobre patins superámos mais um obstáculo na luta pelo título. O ponto mais negativo a registar é a derrota na meia-final da Taça de Portugal em Andebol. 

Fique, de seguida, com todo o rescaldo desta jornada na qual o Manto Sagrado deu passos importantes para a Glória!

No Pavilhão Fidelidade, o Hóquei em Patins encarnado recebeu e derrotou a Juventude da Viana por sete bolas a duas na vigésima terceira ronda do Campeonato Nacional.
Décimo nono triunfo consecutivo alcançado pelo conjunto liderado por Pedro Nunes nesta prova. Mais uma "Final" superada com sucesso! Contudo o resultado não demonstra as dificuldades sentidas pelo líder da classificação durante grande parte da partida. 
A primeira metade foi jogada num ritmo muito intenso com as duas formações a atacarem as balizas contrárias. Um encontro de parada e resposta. Até que, com 11 minutos jogados, uma stickada do génio Carlos Nicolia inaugurou o marcador na Luz. Diga-se de passagem que o guarda-redes do nosso adversário Jorge Correia estava numa tarde de grande inspiração... Porém, num embate sem grandes paragens, a formação visitante conseguiu igualar a contenda através do veterano Joel Coelho. A igualdade castigava a inefácia benfiquista e a extrema "Nicoliadependência". Tudo em aberto para a etapa complementar. 
Logo no reatamento do jogo, Carlos López, num remate pleno de intenção colocou as águias novamente na frente do marcador. Volvidos nove minutos, e na sequência da 10ª falta dos vianenses, Carlos Nicolia aumentou a vantagem encarnada. Todavia, logo na resposta, Luís Viana dispôs de um penalty e não desperdiçou, reduzindo a desvantagem para a margem mínima. Faltavam 15 minutos para o apito final. 
Apesar das adversidades, voltou a valer a máxima "quem tem Nicolia tem (quase) tudo!" Num belo lance individual, o argentino ofereceu o 4-2 a Diogo Rafael. A oito minutos do fim, numa triangulação perfeita entre Lopez, Valter Neves e João Rodrigues, este último voltou finalmente aos golos e deu total tranquilidades aos homens da casa. Até ao final do encontro, o melhor marcador encarnado (João Rodrigues) ainda viria a completar um hattrick e dar maior brilho à vitória do Benfica. Excelente 2ª Parte! Assim sim!
Ficamos a "apenas" 3 pontos do título. Precisámos de derrotar o nosso grande rival FC Porto, na Luz, no dia 18 de Abril para conquistarmos o grande objectivo da época. Segue-se uma paragem em virtude dos compromissos da nossa selecção. As competições oficiais voltam com a deslocação até Paços de Ferreira para os quartos-de-final da Taça de Portugal. 

Resultados Finais da 23ª Jornada

SL BENFICA 7-2 Juv. Viana
FC Porto 7-5 OC Barcelos
HC Turquel 3-3 Paço de Arcos
CD Póvoa 0-2 Candelária
Sporting 4-4 Oliveirense
HC "Os Tigres" 6-4 CH Carvalhos
AD Valongo 10-4 AD Sanjoanense


O Benfica garantiu a presença na Final Four da Taça de Portugal de Futsal a ter lugar em Sines, após ter batido o CD Fátima, fora de portas, por 3-7, em jogo dos quartos-de-final desta competição. 
Tal como previsto, o jogo foi dominado pelas águias, pese embora a excelente réplica oferecida pelo conjunto que milita no segundo escalão da modalidade. 
Numa partida jogada num ritmo morno, o capitão Gonçalo Alves abriu o activo na conclusão de uma reposição lateral bem trabalhada pelos pupilos às ordens de Joel Rocha. A resposta dos homens da casa foi imediata, pois Danny empatou poucos segundos depois, numa desatenção da nossa defesa. No entanto, a alegria do Fátima durou pouco tempo. O internacional italiano Alessandro Patias repôs a vantagem encarnada num desvio oportuno.
A três minutos do descanso, João Gonçalves igualou novamente a contenda, desta feita a duas bolas, na transformação de um livre de 10 metros. Mas ainda antes do intervalo, o Benfica impôs a sua qualidade e Gonçalo Alves, por duas ocasiões, voltou a colocar as contas a nosso favor. 
A resistência do Fátima acabou na segunda parte, período em que as águias vincaram a verdadeira diferença de valores entre os dois emblemas. Uma brilhante acção individual de Alan Brandi originou o quinto golo encarnado. Jefferson e Chaguinha colocaram o resultado num justo 2-7. 
Quando faltavam dois minutos para o fim, o conjunto da casa fechou as contas com a obtenção do seu terceiro golo, o qual acabou por premiar a ousadia da equipa visto que então jogava com "guarda-redes avançado". 
Fizemos uma exibição q.b. Missão cumprida, favoritismo confirmado dentro da quadra. Iremos estar na discussão deste troféu com Sporting, Módicus e AD Fundão, atual detentor do troféu. 
Importa agora virar todas as atenções para o Campeonato onde temos de confirmar o primeiro lugar da Fase Regular. 

Resultados dos 1/4 Final

AD Fátima 3-7 SL BENFICA
Sporting 7-2 Rio Ave
Modicus 2-1 Belenenses
Burinhosa 3-4 AD Fundão 


Em Loulé, a equipa de Andebol do SL Benfica saiu derrotada "às mãos" do FC Porto por 28-27 em jogo a contar para as meias-finais da Taça de Portugal. Inglório!
Entramos bem no jogo e conseguimos a primeira vantagem de dois golos (4-2) à passagem do minuto oito. Mas a entrada em campo do central portista Miguel Martins alterou o rumo dos acontecimentos e o conjunto azul passou para a frente do marcador (6-5), a meio da primeira metade. A partida foi-se mantendo numa toada de equilíbrios, com sucessivos empates. Com as equipas igualadas a oito bolas, Mariano Ortega pediu um desconto de tempo que não surtiu o efeito desejado, pois o nosso rival passou a liderar o marcador por 2 golos de diferença (8-10). Substituímos o guarda-redes, passando Álamo a defender as nossas redes. O Benfica voltou a estar por cima. Um livre de 7 metros concretizado por António Areia voltou a colocar os dois emblemas próximos a cinco minutos do intervalo (12-13). Porém, a entrada do ponta portista Hugo Santos fixou o resultado ao intervalo em 13-16. 
Para a segunda parte, foi a vez do FC Porto mudar de guarda-redes com a entrada de Quintana e ampliar a sua vantagem para os cinco golos (15-20). Mas a formação benfiquista nunca desistiu. Apoiada num sistema defensivo agressivo capaz de criar problemas ao ataque contrário, conseguiu voltar à discussão do jogo e alcançar o empate a 22 golos a meio do segundo tempo. Emoção para os derradeiros minutos do Clássico. 
Os azuis e brancos iam sofrendo exclusões, fruto da violência de alguns dos seus atletas, nomeadamente Alexis Borges e Daymaro Salina. As consequentes situações de vantagem numérica não foram, todavia, aproveitadas da melhor forma pelos encarnados. Ainda assim, Elledy Semedo fez o empate (26-26) a dois minutos do fim. Na resposta, João Ferraz colocou os portistas na frente do marcador, num lance de infelicidade de Álamo. Com 37 segundos por jogar, Javier Borragan entra aos seis metros e iguala, de novo, esta partida. Na sequência deste lance, o técnico portista pede "time-out" e prepara a última jogada. Faltavam 19 segundos para o apito final, os quais foram suficientes para o melhor jogador a actuar em Portugal, o portista Gilberto Duarte, fazer o golo da vitória dos dragões. 
Não podemos sofrer um golo daquela forma! Tínhamos que fazer falta! Melhor exemplo disso mesmo foi o que o ABC fez na final diante do mesmo FC Porto, a qual venceu com enorme categoria. Faltou-nos maior inteligência e qualidade no aproveitamento das situações de vantagem numérica. Uma lição a reter: apesar da maior capacidade do adversário, temos argumentos para bater qualquer equipa em Portugal. Estamos no caminho certo. Aprender com erros para a meia-final dos Playoffs do campeonato. 

Resultados das Meias Finais

SL BENFICA 27-28 FC Porto 
ABC 33-30 Sporting

Final

ABC 25-24 FC Porto 


Fez-se HISTÓRIA perante um conjunto que disputa um dos melhores Campeonatos da Europa de Voleibol! Os comandados de José Jardim superaram, de forma brilhante, o CMC Ravenna por 2-3 e conseguiram o passaporte para a Final da Taça Challenge. Épico! 
Após a espectacular vitória conquistada em Lisboa (3-0), numa exibição a roçar a perfeição, os encarnados partiam para Itália em busca de um sonho. Precisavam de ganhar o jogo ou, pelo menos, vencer dois sets ou, no limite, triunfar no "set de ouro" para marcarem presença na decisão da prova. 
O primeiro set ficou marcado pelo equilíbrio, com a formação italiana sempre na frente do marcador. Na fase decisiva, os transalpinos conseguiram superiorizar-se aos encarnados, fruto de um serviço forte e um bloco eficaz. 
A história foi outra no segundo parcial. Os encarnados dominaram praticamente todo o set, chegando à vantagem de 5 pontos perto do fim (18-23). Porém, algumas desconcentrações na recepção e remate levaram a que o adversário protagonizasse a reviravolta e triunfasse por 27-25. Incrível! 
Quando se pensava que o Ravenna iria fazer o 3-0 e levar o jogo para o "golden set", as águias deram uma resposta de Campeão! Com uma extraordinária personalidade e uma capacidade psicológica capaz de superar as maiores adversidades, o colectivo benfiquista arrancou uma das melhores vitórias da história desta secção. Com parciais que espelham bem a nossa superioridade (20-25, 18-25), fizemos a festa em terreno alheio! Fantástico! Já não tenho mais palavras para adjectivar os desempenhos promovidos pelos nossos rapazes. Obrigado!
A provarem que nunca estão satisfeitos pelo rendimento que atingem, e com o nosso técnico a operar - e bem - muitas mudanças na nossa equipa para o quinto set, ainda conseguiram vencer o jogo numa "negra" totalmente dominada pelas águias (10-15). Brutal! 
Com este triunfo, o SL Benfica mantém o seu percurso imaculado na Europa, onde soma oito sucessos em oito jogos. Uma Super Benfica! 
O sonho continua! Na Final encontraremos o Novi Sad, da Sérvia, com a primeira mão a ser jogada no dia 8 de Abril, nos Balcãs. A decisão da competição está marcada para o Inferno da Luz, no dia 12 do mesmo mês! 
Por tudo aquilo que têm feito, nós, adeptos, só temos que encher o pavilhão da Luz e "empurrarmos", de forma decisiva, os nossos atletas, a fim de escrevemos a página mais bonita desta secção! Orgulho! 

Resultado da 2ª Mão da Meia Final

CMC Ravenna 2-3 SL BENFICA (25-23; 27-25; 20-25; 18-25; 10-15) 

Sem comentários:

Enviar um comentário