segunda-feira, 28 de abril de 2014

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Jornada plena de sucesso para as modalidades de pavilhão do SL Benfica. Estamos a uma vitória do título no Voleibol, carimbamos o acesso às meias-finais dos Playoffs de Basquetebol e chegámos a liderança repartida no Nacional de Hóquei em Patins. Agora, o caminho só pode ser um: Ganhar, Ganhar e Ganhar! 

Fique com o rescaldo de todas as partidas onde o Glorioso levou de vencida os seus adversários no último fim-de-semana desportivo. 

Ao início da tarde de Sábado, o Voleibol encarnado recebeu e venceu a Fonte do Bastardo por 3-0, no primeiro jogo do Playoff Final do Campeonato Nacional da modalidade.
Entrada à Campeão dos comandados de José Jardim na discussão do título! Triunfo pela margem máxima perante um adversário que não foi capaz de atingir a marca dos 20 pontos em nenhum dos parciais (25-18; 25-19; 25-19).
Domínio supremo por parte das águias em todos os capítulos da partida. Serviço mais agressivo, recepção e bloco mais eficazes e distribuição com mais qualidade e imprevisibilidade. Grande exibição por parte dos nossos rapazes. O resultado de todos os sets evidencia bem a diferença entre os dois conjuntos neste encontro. 
Tenho que destacar dois jogadores: Ché e Zelão. O cubano cotou-se como o melhor jogador e pontuador da partida. À imagem do que tem realizado durante a temporada esteve imperial na hora do remate. Já o central brasileiro foi um "muro", juntamente com Honoré, no centro da rede. 
Pela negativa, a fraca assistência registada no Pavilhão da Luz. Numa Final, seja que modalidade for é exigido a um clube que detém 260 mil sócios e muitos milhões de simpatizantes que preencha por completo 1500/1700 lugares. Ademais, a nossa equipa merece esse apoio pelo que tem feito ao longo dos últimos anos. Não chega bater palmas quando estamos em festa. É preciso apoiar ao vivo para termos esse tal momento festivo. 
Estamos a um triunfo do bicampeonato. Nada está ganho. Longe disso. Na próxima quinta-feira, espera-nos um compromisso muito (mas mesmo muito!) complicado nos Açores, no qual acredito que o SL Benfica dê uma grande resposta. Vamos a isto, Campeões!

Playoff Final - Jogo 1

SL BENFICA 3-0 Fonte do Bastardo (25-18; 25-19; 25-19)


Em Barcelos, assisti in loco à qualificação dos bicampeões Nacionais de Basquetebol para as meias-finais dos Playoffs após terem batido a formação da casa por 71-75, na terceira partida desta eliminatória. 
Os primeiros 10 minutos do desafio pareciam indiciar que os pupilos liderados por Carlos Lisboa iriam fechar a série sem grandes problemas (19-28). Eficácia no lançamento de 3 pontos e aposta no jogo interior resultaram em pleno. Mas foi puro engano.
Como já é tradição frente a este opositor, na qualidade de visitantes, as partidas são sempre muito equilibradas. E assim foi. Um segundo período desastroso ao nível da eficácia do tiro exterior, somado a uma defesa muito macia permitiu à equipa minhota virar o marcador e chegar ao descanso a vencer por 7 pontos de diferença (46-39).
No regresso ao campo, o Benfica veio mais agressivo defensivamente, mas, no ataque, continuava a reinar o desacerto e alguma desorganização na definição das jogadas. Ainda para mais, a aposta no jogo interior praticamente não existiu. Contudo, à entrada do último período, a vantagem dos homens da casa era de 60-57. 
Para o derradeiro parcial estava marcado novamente um confronto forte em termos de intensidade defensiva. Era necessário trabalhar muito para converter pontos. O equilíbrio manteve-se até aos últimos minutos, mas aí a maior qualidade, frescura e experiências dos jogadores encarnados fez a diferença. Destaque para Seth Doliboa e Frederick Gentry, jogadores que sentenciaram o desfecho desta ronda. 
Pela negativa, saliento a luta das tabelas. Perdemos 39-30. Não pode acontecer frente a uma equipa curta e baixa. David Weaver continua sem mostrar a razão da sua contratação. Faz demasiadas faltas sem qualquer nexo que não o deixam continuar em campo. 
Do lado positivo, boa exibição de Betinho que, com 16 pontos e 8 ressaltos, contribuiu de importante para mais um sucesso colectivo. Também Carlos Andrade, de regresso após lesão, foi fundamental nas alturas decisivas, quer no tiro exterior, quer na sua extraordinária capacidade defensiva. 
Na meia-final o adversário chama-se Sampaense. Os dois primeiros jogos são na Luz. Aí exige-se dois triunfos categóricos. Na outra meia-final, Vitória de Guimarães e Lusitânia lutarão por um lugar na Final dos Playoffs. 

Resultados Finais dos 1/4 Final - 3º Jogo

Barcelos 71-75 SL BENFICA (0-3)
Ovarense 83-82 V. Guimarães (1-2)
Lusitânia 72-69 CAB Madeira (3-0)
Algés 67-57 Sampaense (2-1)

Resultados Finais dos 1/4 Final - 4º Jogo

Ovarense 79-85 V. Guimarães (1-3)
Algés 79-81 Sampaense (1-3)


Na Mealhada, o Campeão da Europa de Hóquei em Patins derrotou a equipa local por 4-8 em jogo a contar para a 25.ª Jornada do Campeonato Nacional. 
Quem apenas verificar o marcador, não percebe as dificuldades que o conjunto treinado por Pedro Nunes teve em conseguir chegar aos 3 pontos. 
A primeira parte foi má demais para ser verdade. Um Benfica permissivo, pouco intenso e muito apático deixou o seu adversário chegar a estar na frente por 3-0, em momento próximo do recolher aos balneários. A pouco tempo do apito para o intervalo, Marc Coy ainda reduziu a diferença e deu alento aos encarnados para a recuperação.
Logo no reatamento do encontro, novamente o espanhol Coy fez o 3-2. Contudo, na resposta, a formação da casa aumentou a sua contagem graças a um Pedro Coelho endiabrado. 
Num jogo de "loucos", João Rodrigues "molhou a sopa" e reduziu novamente para a margem mínima. Três minutos volvidos, Carlos López iguala a contenda numa grande execução individual. Faltavam cerca de 15 minutos para o fim. 
Nos 10 minutos seguintes, Guillem Trabal foi a figura da partida. Defendeu 2 livres directos e um penalty que mantiveram as águias com aspirações ao sucesso. 
A 5 minutos do fim, Carlos López garantiu a reviravolta na transformação de um livre directo a punir a 10.ª Falta do adversário. Pouco segundos depois, e aproveitando o facto de estarmos a jogar em powerplay, depois de um jogador da casa ter visto o cartão azul, o génio argentino aumentou a vantagem encarnada e colocou termo a qualquer tipo de chance de uma grande surpresa. 
Até ao final, ainda houve tempo para o jovem Miguel Rocha "bisar" e tornar o resultado um pouco injusto face ao rendimento registado pela equipa do centro do país. 
Porque o FC Porto perdeu na deslocação ao terreno do Sporting, neste momento estão três equipas (SL Benfica, Valongo e FC Porto) na frente da classificação, todas com 62 pontos. Serão 5 jornadas alucinantes até ao fim do Campeonato. 
Agora centramos as nossas atenções em Barcelona, visto que, no próximo fim-de-semana, joga-se a Final Four da Liga Europeia. 

Resultados Finais da 25ª Jornada

HC Mealhada 4-8 SL BENFICA
Candelária 2-7 Oliveirense
Sporting 4-3 FC Porto
AE Física 2-6 Valongo
Paço de Arcos 5-3 HC Braga
HA Cambra 2-3 OC Barcelos
Sp. Tomar 8-3 CH Carvalhos
Juv. Viana 5-5 HC Turquel 


A fechar um Sábado electrizante, o Andebol benfiquista triunfou diante do ABC por 21-20 para a 6.ª Jornada da Fase Final do Campeonato Nacional. 
Primeira parte de boa qualidade, apoiada numa defesa bem coesa e consistente e um ataque paciente à procura da melhor solução para finalizar. 15-10 era a vantagem encarnada no intervalo.
A etapa complementar, sem qualquer surpresa, foi fraca. Muito fraca. Ainda deu para vencer - é certo-, mas fazer 6 golos em 30 minutos é um registo que traduz muito do que foi a inoperância benfiquista no processo ofensivo. Bem sei que Elledy não jogou e José Costa saiu desqualificado, mas isso não justifica tudo. Foi mais do mesmo que temos visto ao longo da época. Desperdiçar boas vantagens em poucos instantes é infelizmente muito habitual para esta secção. 
Fruto principalmente de alguma ineficácia do adversário, a vitória ficou na Luz, mas o título não passa de uma miragem. O "hexa" portista está a poucas jornadas de distância. Triste realidade. Enfim...

Resultados Finais da 6ª Jornada

SL BENFICA 21-20 ABC
Águas Santas 29-36 Sporting
Sp. Horta 23-35 FC Porto 


Para consulta de tudo sobre a época 2013/2014 de cada modalidade, pode ver aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário