segunda-feira, 6 de junho de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

O passado fim de semana ficou marcado pelo desfecho infeliz na Final do Campeonato de Andebol. Num registo diferente salienta-se o Campeão Nacional que cumpriu, de forma favorável, a sua missão e carimbou o passaporte para a decisão do título de Futsal, tal como os Bi-Campeões que, sobre patins, venceram tranquilamente na deslocação a São João da Madeira.

Fique com uma análise sobre os jogos das diversas modalidades em acção no último Sábado.


Estamos na Final! No Complexo da Luz, o SL Benfica recebeu e bateu o Burinhosa, digno vencido, por 4-1, no 2º jogo da Meia Final do Playoffs de Futsal.

Depois do triunfo em Alcobaça, o colectivo benfiquista carimbou o acesso para a Final, onde irá lutar pela revalidação do título nacional frente ao Sporting, equipa que derrotou o Sp. Braga na outra Meia Final, numa eliminatória apenas resolvida no prolongamento da "negra".

Relativamente ao que se sucedeu na quadra, o Benfica controlou as operações, sem imprimir muita intensidade/velocidade nas suas acções. Numa partida sem grande quantidade de ocasiões de golo construídas, não foi então de estranhar que, à passagem dos 7 min, Alan Brandi tenha inaugurado o marcador. Rafael Henmi desviou com sucesso a bola do guarda-redes contrário e o pivot confirmou o tento encarnado, empurrando o esférico para uma baliza totalmente aberta. O Burinhosa dispôs de uma ou outra oportunidade para empatar mas não materializou em golo. Na resposta, Chaguinha, assistido por Gonçalo Alves, surgiu isolado e ultrapassou com classe o guardião forasteiro.

Na etapa complementar da partida houve pouca história, excepto nos derradeiros instantes em que a monotonia foi quebrada. Já com a estratégia de "5 para 4" aplicada, a equipa visitante reduziu para a diferença mínima através de uma bola parada algo consentida por Juanjo. Mas logo depois, num lance individual, Rafael Henmi, com alguma sorte à mistura, desmontou por completo a equipa adversária e serviu Alessandro Patias que não perdoou e fez o 3-1, sentenciando o desafio. Antes de terminar o Jogo 2 da série, Ré recuperou uma bola e rematou para baliza deserta, fixando o resultado final.

Resultados Finais do Jogo 2 das Meias Finais dos Playoffs

SL BENFICA 4-1 Burinhosa
Sporting 3-2 Sp. Braga


Em encontro a contar para a 25ª e penúltima jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, o SL Benfica venceu sem surpresa a AD Sanjoanense por 5-10.

As águias regressaram assim aos triunfos, depois do desaire no Clássico, e lideram com mais 7 pontos comparativamente ao 2º classificado, o FC Porto, quando resta disputar-se apenas mais uma jornada.

A parte inicial do encontro pautou-se por um certo equilíbrio, com a equipa da casa a responder da melhor forma ao golo inaugural de João Rodrigues. Um bis de Afonso Santos deixou as águias em desvantagem, mas imediatamente Carlos Nicolia restabeleceu a igualdade. Tudo levaria a crer que até ao intervalo o marcador não voltaria a sofrer alterações mas eis que no último minuto o cenário modificou-se abruptamente. Adroher, por duas vezes, e Valter Neves inscreveram o seu nome na lista de marcadores e o Benfica recolheu aos balneários a ganhar por 2-5.

Na segunda parte do jogo, a tendência manteve-se, isto é, predominou naturalmente a maior qualidade e capacidade dos pupilos de Pedro Nunes. O resultado foi-se avolumando, com os contributos, por esta ordem, de Marc Torra, João Rodrigues, Adroher, novamente em dose dupla, e Miguel Rocha. A exibição no sector defensivo ficou aquém do desejado, uma vez que sofremos mais três golos, mas tal deveu-se a um certo e previsível relaxamento dos homens que envergam o "Manto Sagrado". Agora é acabar o campeonato com mais uma vitória em nossa casa no jogo de consagração diante da Oliveirense.

O artilheiro Jordi Adroher foi obviamente a figura da partida, ao anotar um "poker", e passou a ser o melhor marcador do campeonato, ultrapassando Reinaldo Ventura.

Num Pavilhão dotado de uma boa moldura humana, a equipa de São João Madeira festejou, após o final da partida, a manutenção no principal escalão nacional e, posteriormente, juntou-se aos Bi-Campeões Nacionais num jantar organizado pela Casa do Benfica em São João da Madeira. Saúda-se o espírito desportivo presente...

Resultados Finais da 25ª Jornada

AD Sanjoanense 5-10 SL BENFICA
Oliveirense 3-4 Porto
Paço de Arcos 6-4 HC Braga
HA Cambra 2-7 Candelária
AE Física 4-6 OC Barcelos
HC Turquel 8-9 Sporting
Juv. Viana 6-5 Valongo


Orgulho inalterado. O último jogo da Final dos Playoffs de Andebol resultou numa vitória do ABC por 32-30, selada após prolongamento, que determina a conquista do título máximo nacional da modalidade por parte da formação minhota.

Ambiente fantástico e efervescente no Pavilhão Flávio Sá Leite, como era expectável depois da controvérsia da cedência de bilhetes afectos aos adeptos do Benfica. Ambas as equipas não se podem queixar de falta de apoio. Parabéns ao ABC pelo título alcançado.

Quanto ao que se passou em Braga, prevaleceu uma situação de jogo dividido durante os 20 min iniciais mas depois assistiu-se a um domínio do Benfica, que se apresentou sem Javier Borragán a cumprir castigo. Águias mais pacientes na manobra ofensiva, a explorarem a melhor situação para atirar à baliza, cavaram uma vantagem de três golos e seguraram-na até ao intervalo, 13-16.

Na 2ª parte, as águias foram conservando a diferença no marcador, com uma boa prestação defensiva, até que a cerca de 4 min do final, Carlos Resende pediu desconto de tempo que surtiu o efeito desejado. O ABC respondeu da melhor maneira ao 23-27 que se registava e partiu em busca do prejuízo, acabando por encurtar gradualmente distâncias. Os minhotos aumentaram a velocidade e a agressividade do seu jogo e levaram de forma incrível o jogo para prolongamento. Os encarnados sentiam-se desconfortáveis com as transições rápidas do oponente, cometeram algumas falhas técnicas e precipitaram-se nalgumas acções ofensivas (mais uma vez o Benfica foi incapaz de contrariar a marcação individual imposta pelo ABC). Não sentenciaram o encontro e os bracarenses não vacilaram. A escassos segundos do final do tempo regulamentar, Ales Silva, isolado, teve nas mãos a possibilidade de oferecer o título ao Benfica mas desperdiçou a derradeira oportunidade, rematando aos 6 metros ao lado da baliza contrária.

No tempo extra, a formação da casa colocou-se a vencer por dois golos de diferença (30-28), assumindo definitivamente as rédeas do duelo perante um Benfica a acusar desgaste físico e mental, a cometer erros técnicos e nervoso/inexperiente, algo bem vincado nos momentos decisivos desta final.

Chega assim ao fim uma temporada que superou claramente as expectativas criadas. A formação orientada por Mariano Ortega lutou bravamente até ao fim pelas provas que disputou, tendo inclusivamente conquistado a Taça de Portugal. Esta secção recuperou a confiança dos adeptos e isso, por si só, diz tudo. Há que sarar as feridas de uma derrota inacreditável, já que tinhamos o jogo na mão. Não pode voltar a acontecer.

Playoffs

Final (Jogo 5)

ABC 32-30 (a.p.) SL BENFICA


Para consulta de tudo sobre a época 2015/2016 das modalidades, pode ver aqui:

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário