quinta-feira, 9 de junho de 2016

Mais SLB

Magníficas e moralizadoras indicações para os Jogos Olímpicos. Em "casa", em Montemor-o-Velho, o canoísta João Ribeiro formou dupla nacional com Emanuel Silva e ambos conquistaram a medalha de Ouro, quer em K2 500 m, quer em K2 1000 m, na III Taça do Mundo de Velocidade 2016.
Depois da prestação europeia, sucedem-se as fases decisivas a nível nacional para a secção de Atletismo. Como tal, os nossos atletas têm alinhado, como forma de preparação, em diversos palcos, e especialmente nos últimos dias muitos foram aqueles que se exibiram em diversas provas realizadas em Espanha, alguns dos quais despontaram, designadamente: Samuel Barata no Meeting Internacional Ibero-Americano (5000 m) e Lecabela Quaresma na Reunião Internacional de Provas Combinadas de Arona (Heptatlo) que fixaram nova melhor marca pessoal; Paulo Conceição (Salto em Altura) e Francisco Belo (Lançamento do Peso) que venceram no Meeting de Salamanca. Nota também para os resultados modestos logrados, em Tunis, pelos benfiquistas que competiram nos Jogos do Mediterrâneo em Sub-23.
Em Lisboa, imperou a lei do mais forte. O SL Benfica superou folgadamente a concorrência no Campeonato Regional de Júniores e conquistou o título masculino e o feminino.
Nota ainda para a estreia do Meeting SL Benfica, que terá lugar no próximo 12 de Junho, no Estádio 1º de Maio/Parque de Jogos INATEL, em Lisboa, e contará com transmissão televisiva da nossa BENFICA TV 1. A entrada é gratuita! Marque presença num evento com a chancela do nosso clube.
Duas etapas ultrapassadas com êxito, ainda que nos tenhamos apresentado algo desfalcados, no passado fim de semana, no Sabugal, isto é, permanecemos na dianteira da classificação relativa ao Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo. No Sábado, Gil Maia foi o mais rápido mas em termos colectivos ficamos na 3ª posição e tombamos para o 2º lugar. No entanto, no Domingo, numa prova por estafetas, resgatamos a liderança da classificação geral. Sublinhe-se também Rafael Domingos que foi 5º classificado, em Sub-23, no Campeonato do Mundo de Duatlo, que decorreu em Avilés, Espanha.
O judoca João Martinho arrecadou um 7º lugar no Open Europeu de Judo em Madrid. Um desempenho bastante razoável, fruto de uma entrada impetuosa nos tapetes em que venceu os dois combates iniciais.
No Bilhar, a equipa encarnada irá discutir o título nacional na 'Final Six' da variante Carambola (3 Tabelas), ao passo que a que compete em Pool Masculino terminou a competição congénere no 4º lugar.
Por último, importa enaltecer a centenária secção de Ginástica por mais uma edição, a 34ª, da Gimnáguia! Sempre gratos pela vossa dedicação e empenho.


A cidade de Montemor-o-Velho acolheu a III Taça do Mundo de Velocidade 2016. Mais uma vez, a Canoagem nacional apresentou-se em plano de evidência. Esta consistência de resultados só nos abre boas perspectivas para as Olimpíadas. Depois da medalha de Bronze na Alemanha em K2 1000 m, desta vez João Ribeiro, juntamente com Emanuel Silva, conquistou a medalha de Ouro em K2 500 m (1:39,736 min) e em K2 1000 m (3:20,796 min), encantando o público português presente. O canoísta fez ainda parte do quarteto português que logrou um 4º lugar em K4 1000 m.
Há ainda a salientar a prestação rubricada por Joana Vasconcelos que na vertente feminina foi 7ª classificada em K1 200 m e integrou a embarcação lusa que arrecadou o 5º melhor tempo em K4 500 m.
No Atletismo não faltou manifestamente actividade nos últimos dias, conforma costuma ser sistemático nesta altura do ano, sendo que globalmente muitos foram os atletas que proporcionaram vários resultados convincentes.
A cidade castelhana de Huelva serviu de palco ao Meeting Internacional Ibero-Americano, tendo contado com a participação de atletas do SL Benfica. Nos 5000 m, Samuel Barata finalizou na 15ª posição e fixou nova melhor marca pessoal (13:56,43 min). Nos 1500 m, Hélio Gomes concluiu com o 6º melhor tempo (3:37,74 min que garante marca de qualificação B para o Campeonato da Europa de Amesterdão) e Emanuel Rolim arrecadou o 2º lugar na Final B, enquanto que no sector feminino Susana Godinho terminou como 14ª classificada. No Triplo Salto, Susana Costa chegou a liderar o concurso mas fez 2º lugar.
Também em Espanha, precisamente na Reunião Internacional de Provas Combinadas de Arona (Heptatlo), competiram Lecabela Quaresma, Rafaela VitorinoMarisa Vaz Carvalho. A primeira subiu ao 2º lugar do pódio e estabeleceu novo melhor registo pessoal, 5798 pontos, enquanto a segunda terminou no 12º posto. Já a jovem talentosa superou o record nacional do escalão Juvenil, agora de 5734 pontos, que lhe valeu o 2º lugar em solo espanhol e atingiu a marca de qualificação para o Europeu da categoria.
Igualmente em território castelhano, no XIX Troféu Internacional de Atletismo Cidade de SalamancaPaulo Conceição transpôs a fasquia aos 2,23 m, muito próximo do record luso, e venceu de forma categórica na especialidade de Salto em Altura. No Lançamento do Peso, Francisco Belo (19,47 m) impôs-se a todos os adversários, logo seguido do colega de equipa Tsanko Arnaudov. Nos 100 mDiogo Antunes arrecadou o 5º lugar e Ricardo Pereira chegou na 7ª posição, enquanto que na Final B Arnaldo Abrantes foi o vencedor e André Costa foi 3º classificado. Rafael Jorge (fez parte da equipa jovem nacional 4ª classificada em 4x100 m) foi desqualificado. Nos 110 m Barreiras, Rasul Dabó assegurou presença no último lugar do pódio. Na Final B dos 400 m, André Marques obteve o 4º melhor tempo. Nos 400 m Barreiras, André Sá concluiu no 4º posto. Diogo Antunes e André Costa integraram o quarteto luso que venceu a estafeta 4x100 m (39,79 s).
Na Capital da Tunísia vários dos nossos atletas estiveram ao serviço de Portugal nos Jogos do Mediterrâneo de Sub-23. No Salto com Vara, Ícaro Miranda garantiu o 4º melhor registo. Nos 200 m, Rivinilda Mentai alcançou o 5º lugar. Nos 3000 m Obstáculos, André Pereira fechou na 7ª posição. Nos 10000 m, Rúben Pessoa não foi além do 8º e último lugar. Nos 10000 m Marcha, Mara Ribeiro foi 9ª classificada.
Já por Portugal, o Meeting Cidade da Maia acolheu igualmente atenções. Optamos apenas por salientar aqueles que venceram as suas provas, nomeadamente:  Tiago Costa (14:04,34 min - 5000 m); Marcos Chuva (7,62 m - Salto em Comprimento); Margarida Monteiro (12,09 s - 100 m); Teresa Silva (14,21 s - 100 m Barreiras); Miclénia Francisco (61,79 s - 400 m Barreiras); Tiago Pereira (2,12 m - Salto em Altura); Teresa Silva (44,95 m - Lançamento do Disco).
A correr na sua terra natal, Ismael Queirós distinguiu-se como protagonista, pelo 2º ano consecutivo, na Meia-Maratona de Caminha, nesta que foi a 2ª edição, ao completar os cerca de 21 Km em 1.14:16 h.
Em ambos os géneros, o  SL Benfica sagrou-se de forma implacável vencedor do Campeonato Regional de Júniores. Em Masculinos, somamos 556 pontos. Em Femininos, somamos 379 pontos. Assim se acentua o domínio benfiquista na modalidade em Portugal.
Resultados oficiais em:
http://www.rfea.es/competi/huelvameeting/resultados/resultados_2016.pdf






A cidade do Sabugal, na Guarda, recebeu a 2ª e 3ª etapas do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo. Depois da vitória na jornada inaugural em Vila Real de Santo António, as águias conservaram a liderança, mesmo com várias ausências/adversidades, e procuram recuperar um título que escapa desde 2014, quando resta apenas uma etapa por se disputar.
Na ronda de Sábado, pese embora o triunfo de Gil Maia (1.57:36 h) no capítulo individual, o Benfica foi relegado para a 2ª posição na classificação geral face ao 3º lugar colectivo (Francisco Machado foi 10º classificado e o 5º melhor em Sub-23, já Tiago Maia foi 16º classificado) na prova de 1,5 Km de Natação + 40 Km de Ciclismo + 10 Km de Corrida. No dia seguinte, no formato de estafetas (300 m de Natação + 8 Km de Ciclismo + 2 Km de Corrida), a equipa encarnada, composta por Gil MaiaMiguel Arraiolos e João Pereira, suplantou a oposição (1.08:58 h) e o Benfica retomou o comando do campeonato. Uma 2ª equipa composta por Tiago MaiaFrancisco Machado e João Ferreira, finalizou na 5ª posição.
Resultados oficiais em:
http://www.federacao-triatlo.pt/ftp2015/resultados/




Em Avilés, Espanha, o triatleta Rafael Domingos exibiu-se a um nível razoável no Campeonato do Mundo de Duatlo, após cortar a meta com o 5º melhor tempo no escalão de Sub-23, 33º lugar em Séniores. Na categoria de Júniores, Leonardo Aniceto foi 14º classificado.
Resultados oficiais em:
http://www.triathlon.org/results/event/2016_aviles_itu_duathlon_world_championships



A Capital espanhola recebeu o Open Europeu de Judo, uma competição que serviu de estreia para João Martinho, -81 Kg, em palcos internacionais, no escalão de Séniores. O judoca teve uma prestação satisfatória que redundou no 7º lugar. Para o resultado final importou sobretudo as duas vitórias alcançadas ante o espanhol Jose Mendiola e o azeri Huseyn Rahimli, respectivamente. De seguida, sucumbiu no derradeiro combate da Pool A diante búlgaro Ivaylo Ivanov e no confronto das Repescagens frente ao gaulês Jonathan Allardon.
Resultados oficiais em:
http://www.ippon.org/cont_open_esp2016.php



Como é norma nesta época, atravessamos a fase das decisões para as variadas equipas da secção de Bilhar. Certo é que a equipa de Pool Masculino, entretanto eliminada nos Oitavos de Final da Taça de Portugal, terminou a Fase Final do Campeonato Nacional no 4º posto. Já a turma que compete na variante Carambola (3 Tabelas) assegurou, depois do 2º lugar na fase regular, o passaporte para a "Final Six" do escalão máximo nacional.


A 3ª e última etapa do Circuito Nacional de Sevens, desenrolou-se em Coimbra, e a equipa masculina de Rugby do SL Benfica repetiu o 6º lugar da etapa anterior, terminando no 8º e último posto da classificação geral, com 33 pontos acumulados.

Resultados finais:
Grupo B
SL BENFICA 19-12 CDUL
SL BENFICA 7-24 Belenenses
SL BENFICA 5-17 CDUP
5º/6º lugar
SL BENFICA 12-24 CR Técnico

Sem comentários:

Enviar um comentário