quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Basquetebol - Antevisão da Época 2015/2016

É já, amanhã, Sexta-feira, pelas 21 horas, que tem início a temporada oficial para a equipa de Basquetebol do SL Benfica, com a disputa da 1.ª Jornada do Troféu António Pratas. 

Mandam as regras que em equipa que ganha, não se mexe. No entanto, o facto de permanecermos na senda vitoriosa não invalida que haja espaço para fortalecer o plantel. No que diz respeito aos Tetra-Campeões Nacionais, manteve-se a equipa técnica, com Carlos Lisboa, que desempenha simultaneamente o cargo de Director-Geral das Modalidades do SL Benfica, ao leme. Após um ano em que alcançamos o pleno de troféus a nível nacional, além de conquistarmos os nove últimos troféus disputados em Portugal, seria descabido contestar esta decisão da Direcção do clube. Relativamente ao plantel a situação foi diferente, visto que se registaram algumas saídas (http://benficaecletico.blogspot.pt/2015/07/o-que-tem-de-ser-tem-muita-forca.html) que foram, assim o desejamos, superiormente colmatadas.

Passando então aos reforços, espera-se naturalmente que se adaptem ao nosso clube, e, se for o caso, ao nosso país, o mais breve possível e que acrescentem qualidade a um plantel reconhecidamente empenhado, ambicioso e vencedor. Primeiramente, destaque para o ingresso, depois de uma época a jogar em França, do Base-Extremo norte-americano Daequan Cook, que consiste na aquisição mais sonante do Basquetebol português (jogou seis temporadas na prestigiada NBA, tendo alcançado a Final dos Playoffs em 2012 ao serviço do Oklahoma City, e sagrou-se vencedor do concurso de lançamentos de três pontos do All Star Game 2009) e tem como árdua tarefa fazer esquecer Jobey Thomas. Da Turquia veio o Extremo-Poste norte-americano Jeremiah Wilson. Do finalista vencido da Taça de Portugal, o Barcelos, chegam dois dos melhores basquetebolistas a jogar em Portugal, o Base-Extremo internacional luso Nuno Oliveira e o naturalizado português Extremo-Poste Marco Lonkovic. Mais detalhes em:
http://benficaecletico.blogspot.pt/2015/08/manter-qualidade-preservando-o-futuro.html

No que concerne às permanências, teve-se o cuidado de conservar as pedras basilares de um projecto indubitavelmente vencedor, misturando a experiência (Frederick Gentry, Diogo Carreira, Mário Fernandes, Carlos Andrade) com a juventude (Tomás Barroso, Diogo Gameiro, Carlos Ferreirinho) e uma nova oportunidade para a desejada afirmação dos internacionais João Soares e Cláudio Fonseca. Consulte mais pormenores através do artigo publicado em Julho:
http://benficaecletico.blogspot.pt/2015/07/estrutura-vencedora-mantem-se.html

O ataque ao Penta começa a 10 de Outubro, precisamente uma semana depois do confronto com o Barcelos para a Supertaça em Caminha, e logo com uma dupla jornada, porém a estreia no Campeonato Nacional será um duelo de finalistas, ou seja, com o SL Benfica a receber o V. Guimarães no Pavilhão Fidelidade. Importa ainda realçar o regresso do rival FC Porto, depois de três anos afastados da modalidade, e que decerto aumentará a competitividade no escalão máximo nacional.

Pelo 2.º ano consecutivo, as águias irão pisar palcos europeus, desta vez na nova prova europeia, denominada de FIBA Europe Cup, que resulta da extinção da Eurocup e da EuroChallenge. O Benfica europeu leva-nos a recordar os momentos gloriosos na década de 90, com o mítico camisola 7, Carlos Lisboa, a liderar uma equipa de Campeões. Actualmente o fosso entre o basquetebol nacional e o europeu é substancialmente maior quando comparado com os tempos em que marcamos presença no Campeonato Europeu de Clubes, principal competição do Velho Continente. Isto para reforçar a ideia de que não poderemos esperar grandes feitos por parte dos pupilos de Lisboa, mas devemos exigir que dignifiquem o "manto sagrado" em cada lance, em cada período, em cada jogo.

Os objectivos mantém-se intactos, isto é, consolidar a hegemonia benfiquista a nível interno, repetindo a proeza alcançada na pretérita época, com a conquista do Campeonato Nacional, Taça de Portugal, Supertaça, Taça Hugo dos Santos e Troféu António Pratas.

Podem consultar tudo sobre a época do Basquetebol do SL Benfica em:

http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html

FORÇA SPORT LISBOA E BENFICA!!!



Sem comentários:

Enviar um comentário