quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Andebol - Antevisão da Época 2015/2016

No próximo fim de semana arranca a temporada oficial 2015-2016 para a formação principal de Andebol do SL Benfica, nomeadamente com a disputa da primeira jornada da 1.ª Fase do Campeonato Nacional. 

A "limpeza" nesta secção não foi indubitavelmente concluída na pretérita época, em que se vislumbrou uma transformação ao nível da estrutura directiva e do corpo técnico. Este defeso registaram-se várias saídas de jogadores com alguns anos de casa, denominados de "vacas sagradas" (http://benficaecletico.blogspot.pt/2015/08/a-culpa-nao-pode-morrer-sempre-solteira.html). Não queremos jogadores conformados com o insucesso encarnado na modalidade e que olhem para o nosso clube como a forma mais fácil de enriquecer sem grande esforço e exigência!
Pese embora nos encontrarmos exactamente a meio de um projecto com a duração de dois anos, o novo paradigma do nosso andebol, que passa por uma efectiva aposta nos melhores valores da Formação benfiquista, juntamente com a manutenção e a aquisição de jogadores experientes e ambiciosos, só agora provavelmente poderá ser aplicado na realidade. Daí que nos parece acertada a continuidade de Mariano Ortega, bem como da sua equipa técnica, que demonstrou no ano transacto, confirmando as expectativas dos dirigentes encarnados, não ter receio de dar oportunidades às águias que têm despontado nas camadas jovens e, ademais, seguramente que o espanhol enriqueceu o conhecimento pessoal sobre a modalidade a nível nacional.

Passamos à constituição e análise do plantel que, como acima referido, sofreu várias alterações, mas que globalmente se encontra bem preenchido, particularmente com duas opções, no mínimo, para cada uma das sete posições. Excluindo os jovens valores da nossa Formação, poucos são aqueles que transitam da época anterior. Para aumentar a competitividade e fortalecer o plantel, importou obviamente a contratação de jogadores estrangeiros, que, assim o desejamos, possam efectivamente entrosar-se rapidamente e ser mais-valias, quer no processo defensivo quer no momento ofensivo. Também já chega de erros de scouting, entre outros aspectos que têm influenciado o rendimento dos estrangeiros adquiridos nas temporadas anteriores.
Para a baliza, veio Nikola Mitrevski, internacional macedónio, do qual se exige que ofereça bastante segurança ao nosso jogo. Na luta, saudável, pelo lugar surge Hugo Figueira, um Guarda-Redes experiente do melhor que existe em Portugal. Neste sector aparentemente estamos bem servidos.
Quanto ao Central, Tiago Pereira, inevitavelmente assumirá a titularidade, dada a sua inquestionável valia e o seu espírito de liderança que o caracterizam, e contará com a intromissão de Hugo Lima, uma das jóias da nossa Formação que regressa ao nosso clube após uma passagem pelo Madeira SAD, tendo alcançado o ritmo competitivo necessário para estas andanças e confirmou o seu potencial.
Na 1.ª linha, é preponderante construir um muro consistente, solidário e agressivo perante os ataques contrários, bem como qualidade técnica e eficácia na hora de rematar à baliza. Elledy Semedo (Lateral Esquerdo) e Javier Borragan (Lateral Direito) permanecem e asseguram qualidade, sobretudo no ataque. Ambos terão naturalmente concorrência, designadamente os jovens Alexandre Cavalcanti e Flávio Fortes, de quem também se espera uma evolução tremenda, e o possante brasileiro Uelington da Silva, recém-chegado ao nosso clube oriundo de França e que apresenta qualidade nas duas vertentes, ofensivamente e defensivamente.
Davide Carvalho e Belone Moreira, adquirido ao Passos Manuel, garantem capacidade suficiente e vontade de mostrar serviço na posição de ponta direito, enquanto do lado oposto o jovem Tiago Ferro deverá finalmente assumir a titularidade, secundado pelo Capitão João Pais, um suplente útil.
Por último, debruçamo-nos sobre a posição de pivot, onde acreditamos que Paulo Moreno continue a evoluir bastante, conforme se sucedeu na última época em que somou muito tempo de jogo. Porventura, o croata Dragan Vrgoc, que veio igualmente da Macedónia e detém uma impressionante compleição física, deverá ser mais frequentemente utilizado.

Os benfiquistas estão fartos de ver os outros a celebrar conquistas. Já chega! Chegou o momento de envergar condignamente o "Manto Sagrado". Não há desculpas nem paciência. O colectivo deve sobrepor-se constantemente às individualidades, e naturalmente esse factor será decisivo para uma defesa coesa e um ataque organizado e eficaz. Agora, cabe evidentemente ao técnico Mariano Ortega conseguir manter a regularidade das exibições e retirar o melhor do binómio irreverência e talento da juventude/experiência e qualidade dos mais velhos. Todos sabemos que a margem de erro é diminuta, pelo que devemos evitar ao máximo vacilar em momento algum, fundamentalmente nas partidas onde manifestamente assumimos a condição de favorito.

Desde o longínquo ano de 2008 que não vencemos o Campeonato Nacional, e desde então raramente celebramos outras conquistas. Face ao investimento feito, chega a ser confrangedor relembrar os resultados finais da nossa equipa, anos após ano, nas diversas competições. Relativamente a este ano, acreditamos que este plantel se apresentará com raça, querer e ambição, com o objectivo de erguer troféus, mas com a noção real do recente histórico da modalidade em Portugal, isto é, não somos claros favoritos. Observando os rivais, ou seja, os clubes que lutam por todos os títulos nacionais, começamos pelo FC Porto hegemónico, que tem dominado largamente o panorama nacional, e possui os melhores recursos, pelo que será uma tarefa bem complicada derrubar o rival nortenho, contudo há que ter em consideração o Sporting, que mais uma vez investiu bastante no reforço do plantel, e o conjunto minhoto ABC, que tem sempre uma palavra a dizer nas fases decisivas das competições internas e, além disso, venceu, no último fim de semana, o FC Porto e conquistou peremptoriamente a Supertaça Nacional. Internacionalmente, iremos disputar novamente a Challenge Cup, competição em que atingimos as Meias-Finais na época passada, todavia devemos concentrar as nossas forças a nível nacional, sem descartar a possibilidade de uma gracinha na Europa, encarando realisticamente a prova, jogo a jogo, eliminatória a eliminatória (http://benficaecletico.blogspot.pt/2015/07/challenge-cup-20152016.html).

Em suma, caros jogadores e equipa técnica, têm como principal tarefa recuperar a confiança da massa associativa do SL Benfica. E para serem bem sucedidos, têm de trabalhar afincadamente, para que no final possam dar alegrias aos benfiquistas.

Mostrem-nos que merecem o nosso apoio. Nós só queremos o regresso aos títulos. Superem-se. É GANHAR OU GANHAR! 


Podem consultar tudo sobre a época do Andebol do SL Benfica em:

http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html



FORÇA SPORT LISBOA E BENFICA!!!


3 comentários:

  1. o jogador Javier Borragan acho mt fraco pr o benfica defende mal e a rematar ainda é pior,consegue fazer um bom jogo a rematar como a seguir passa varios so a falhar, precisamos de laterais ke façam tremer as outras ekipas e ke th de vir defender aos 9metros coisa ke o benfica nao consegue!!

    ResponderEliminar
  2. Gosto de andebol, mas não me interesso o suficiente para conhecer de perto os profissionais da modalidade. Porém, acho que os que sairam, apesar de terem qualidade, nunca tiveram a vontade suficiente para serem campeões. Desanimavam ou perdiam o estimulo da vitoria, sem que se percebesse. Quanto a mim, a renovação feita é positiva. Haja trabalho e exigencia com o renovado plantel. Tenhamos a garra e a ambição que é apanagio do Glorioso, tambem no andebol.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela vossa participação. Estamos gratos por isso.

    Oxalá este seja o ano do regresso às conquistas no Andebol.

    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar