quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Mais SLB

Máquina! Sim, o Campeão voltou! Nelson Évora conquistou a medalha de Bronze no Campeonato do Mundo de Atletismo!!! Destaque ainda para o novo record pessoal alcançado por Pedro Isidro nos 50 Km Marcha, que vale marca de qualificação para o Rio de Janeiro 2016. 
A ambição passava por somar mais uma medalha, porém Telma Monteiro terminou o Campeonato do Mundo da modalidade no 7.º lugar. A benfiquista tem legítimas razões para se sentir prejudicada, uma vez que foi desqualificada de forma surpreendente e impedida de lutar, no máximo, pela medalha de Bronze. No sector masculino, a participação de Célio Dias revelou-se curta, pois não conseguiu levar de vencida o rival na 1.º ronda, mas cada vez mais o talentoso judoca cimenta a sua posição na elite Mundial. O que não os mata, torna-os mais fortes. Força Campeões!
O Campeão do Mundo de Todo-o-Terreno em 2013, Paulo Gonçalves, prossegue a sua preparação para o próximo Rally Dakar. A luta pelo título mundial de Motos está mais distante. O actual 5.º classificado do ranking, foi o mais rápido a cumprir o prólogo, mas na jornada seguinte perdeu demasiado tempo, de tal forma que passou a ocupar o 15.º e último lugar no Atacama Rally 2015, quando restam disputar 4 etapas.



3.ª medalha para Nelson Évora em Mundiais de Atletismo! Mais uma vez, o atleta benfiquista, regressa feliz de Pequim, depois de garantir o 3.º lugar no Triplo Salto. Fantástico!
Contra tudo e contra todos, o atleta do SL Benfica dissipou as dúvidas de quem duvidou do seu regresso ao topo mundial, volvido longo período afastado das pistas por causa das lesões sofridas, deixando água na boca quanto àquilo que pode lograr nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.
Resumindo o brilhante percurso do 3.º melhor do mundo no Triplo Salto, este começou por se apurar, ao atingir, no seu derradeiro salto, a marca de 17,01 m, a 5.ª melhor da Qualificação, reafirmando o estatuto de principal esperança portuguesa a uma medalha. No dia seguinte, Quinta-feira, confirmou-se que era necessário "voar" mais de 17,50 m para chegar ao pódio e verificou-se uma emocionante final, claramente nivelada por cima, tendo em consideração que o vencedor saltou uns impressionantes 18,21 m, bastante próximo do record mundial. Relativamente ao desempenho de Nelson Évora, este arrancou com 17,28 m, que lhe garantia na altura a Prata, e entretanto viu-se ultrapassado, tendo sido inclusivamente relegado para fora das medalhas. No 3.º ensaio, o atleta benfiquista alcançou os 17,29 m e ascendeu ao 3.º lugar. Depois seguiram-se duas tentativas anuladas, mas o melhor estava para vir. Nelson Évora ocupava a 4.ª posição quando se preparava para efectuar o último salto do concurso. Depois fez-se história! O português recuperou e assegurou a medalha de Bronze, com uns fantásticos 17,52 m, melhor marca pessoal e nacional do ano.
Pequim, cidade que acolheu a competição, revelou-se novamente talismã para Nelson Évora, uma vez que em 2008, precisamente no Estádio "Ninho de Pássaro", alcançou o prestigiado título olímpico.
Trata-se assim do 2.º grande resultado internacional da temporada, depois de se sagrar Campeão Europeu de Pista Coberta, e da 17.ª medalha de Portugal em Mundiais de Atletismo - três delas alcançadas por Nelson Évora (Ouro em Osaka2007, Prata em Berlim2009 e Bronze em Pequim2015).
Para além do Nelson, há que realçar os outros dois benfiquistas, que entraram em acção nesta parte final do Campeonato do Mundo (confira na rubrica da semana anterior os desempenhos dos restantes 5 atletas presentes em Pequim). Pedro Isidro bateu o record pessoal nos duros 50 Km Marcha, com o excelente tempo de 3.55:44 h, que lhe permitiu finalizar na 21.ª posição, ao passo que Hélio Gomes terminou os 1500 m no 38.º posto, ficando arredado das Meias-finais após ter sido 13.º classificado na Série 3 das eliminatórias. 
Com o encerramento do Mundial, é altura de efectuar o balanço da prestação dos 8 atletas do Benfica que competiram no 15.º Mundial de Atletismo. Pelo simples facto de que Nelson Évora, o único português que trouxe medalha, demonstrou mais uma vez o seu talento e o espírito incansável que o levaram peremptoriamente à conquista da medalha de Bronze, o balanço é positivo, pese embora, observando os restantes desempenhos, era expectável melhores resultados, isto é, que os atletas se exibissem ao seu melhor nível - Pedro Isidro foi a excepção pois fixou nova melhor marca pessoal.
Resultados oficiais: 







Uma decisão polémica impediu Telma Monteiro, -57 Kg, de ir em busca da medalha de Bronze no Campeonato do Mundo de Judo, enquanto Célio Dias, -90 Kg, foi eliminado precocemente, imediatamente no 1.º combate. Melhores dias virão!
Naturalmente, era sob a judoca benfiquista que recaíam as maiores esperanças lusas na conquista de um lugar no pódio, no entanto não foi além do 7.º lugar, portanto ainda não é desta que Telma Monteiro é consagrada como Campeão Mundial. Integrada na Poule C, a "coleccionadora" de medalhas, começou por ficar isenta na 1.ª ronda, e posteriormente derrotou, com a aplicação de Waza-ari e Yuko, Rushana Nurjavova, do Turquemenistão. A romena Loredana Ohai foi a adversária que se seguiu, mas conheceu o mesmo destino que a oponente anterior da portuguesa através de um Yuko. Infelizmente, coube à francesa Automne Pavia impor o 1.º desaire à Telma, desferindo um contra-ataque que culminou num Yuko, nos Quartos-de-Final, e, com isso, garantir o triunfo na Poule C. Relativamente a Telma Monteiro viria a ser arredada para as Repescagens, porém, quando estava por cima no embate, uma expulsão injusta, aparentemente por aplicar uma técnica (denominada de postura de bloqueio) que, segundo a interpretação da comissão de arbitragem, colocou a rival em perigo, perante a 3.ª da hierarquia mundial, Sumiya Dorjsuren, da Mongólia, afastou-a de poder discutir o acesso ao combate pela medalha de Bronze.
Quanto a Célio Dias, presente na capital do Cazaquistão, onde decorreu a prova, não conseguiu vencer na 1.ª ronda da Poule C, ante o alemão Aaron Hildebrand. Depois de estar a dominar a contenda, teve uma ligeira quebra física e consentiu um Waza-ri que viria a ditar o desfecho negativo.
Estes resultados não espelham a qualidade e o potencial dos dois judocas, que seguramente nos deram e nos continuarão a dar ainda muitos motivos de orgulho, quer a nível interno quer internacionalmente. O azar e a injustiça bateram à porta, pelo que nos parece injusto catalogar ambos os desempenho de decepcionantes. A nossa confiança mantém-se inabalável. Sabemos bem que ambos se encontram frustrados, fundamentalmente por se encontraram na plenitude das suas capacidades. O foco vira-se agora para os "Grand Slam", de Paris e Tóquio, e para os Jogos Olímpicos. Força Campeões!
Resultados oficiais em:
http://www.ippon.org/wc_sen2015.php



O 2.º classificado na edição 2015 do mítico Rally Dakar, Paulo Gonçalves, encontra-se no Chile a disputar o Atacama Rally 2015, que consiste na 5.ª e penúltima jornada do calendário Mundial e decorre até 5 de Setembro.
O motard da Honda, 5.º classificado do ranking com 39 pontos, até começou nitidamente com o pé direito, depois de vencer o curto prólogo, todavia na 1.ª etapa perdeu praticamente 1 hora comparativamente ao vencedor, face a problemas eléctricos, sendo 15.º classificado e obviamente viu-se afastado da liderança da classificação. Deste modo, a luta pelo título mundial de Motos está bem mais complicada para o piloto natural de Esposende, que já se encontra em plena preparação para a próxima edição do Rally Dakar.
Resultados oficiais em:

Sem comentários:

Enviar um comentário