terça-feira, 20 de maio de 2014

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

O último fim-de-semana teve sentimentos distintos para os Benfiquistas apaixonados pelas suas modalidades de pavilhão. Enquanto que o Hóquei em Patins complicou muito as contas do título, o Basquetebol está cada vez mais perto de conquistar o ceptro nacional. Já o Futsal carimbamos o acesso às meias-finais dos Playoffs. Por último, a secção de Andebol continua a envergonhar o clube...

Confira, de seguida, tudo sobre a última ronda desportiva do Glorioso.

Ao início da tarde de Sábado, o SL Benfica saiu derrotado do Clássico frente ao FC Porto por 3-2, no Dragão Caixa, em partida da 28.ª Jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins. 
Os anfitriões começaram muito fortes este jogo e logo aos 17 segundos inauguraram o marcador por Pedro Moreira. Não pode acontecer! Péssima entrada em ringue pelos comandados de Pedro Nunes. A equipa não se encontrou nos primeiros minutos e viu Reinaldo Ventura ampliar a vantagem dos homens da casa. Temeu-se o pior...
Até ao intervalo, os encarnados conseguiram equilibrar o encontro criando algumas oportunidades de perigo junto da baliza portista. Ainda antes do descanso, Hélder Nunes falhou um livre directo (fruto de boa defesa de Trabal), consequência de um azul mostrado a Miguel Rocha. Em faltas, o conjunto visitado tinha 8 e as águias somavam 6 infracções. 
Logo no reatamento, João Rodrigues reduziu as distância após boa assistência de Carlos López. Poucos minutos depois, Jorge Silva agride (mais uma vez!) um colega de profissão e leva apenas um cartão azul. Do livre directo, saiu uma bola ao poste atirada por João Rodrigues. A sorte nada quis connosco...
Contudo com 7 minutos jogados da segunda parte, Valter Neves numa fantástica iniciativa individual empata a contenda e silencia por completo o pavilhão adversário. Estava feito o mais difícil.
A partir daí surgiram dois aspectos decisivos: a falta de eficácia benfiquista e a actuação dos homens do apito com critério distinto na marcação de faltas. 
Na sequência da 10.ª falta encarnada, Reinaldo Ventura não conseguiu desfeitear o espanhol Guillem Trabal. No minuto seguinte, oportunidade para Carlos López colocar o Benfica na frente, a qual o argentino acabou por desperdiçar ao nem sequer conseguir rematar à baliza portista. Um momento que podia e devia ter virado o jogo, o campeonato e toda uma temporada. Estávamos a meio do segundo tempo da partida...
Os encarnados continuaram a desperdiçar contra-ataques perigosos e em superioridade numérica, perante uma plateia que sentia a superioridade vermelha em campo. Mas "quem não mata, morre". E assim foi.
Após a 15.ª falta das águias, Hélder Nunes concretiza o 3-2 no livre directo a 4 minutos do fim, diluindo quase todas as esperanças benfiquistas na discussão do título. 
Até ao final, os nossos atletas tentaram tudo o que estava ao seu alcance, jogando muito mais com o coração do que com a cabeça, não conseguindo inverter os acontecimentos. 
Perdemos muito por culpa da nossa ineficácia. Fomos superiores, mas não chegou. Também não foi neste desafio que perdemos o Campeonato. Agora só um grande milagre (FC Porto perder pontos nos Açores) nos possibilita continuar a acalentar esperanças no grande objectivo da época. Que frustração!

Resultados Finais da 28ª Jornada

FC Porto 3-2 SL BENFICA
Valongo 4-3 Oliveirense
HC Braga 5-6 HC Mealhada
OC Barcelos 4-3 Sporting 
CH Carvalhos 3-2 AE Física
HC Turquel 2-2 Paço de Arcos
Juv. Viana 4-2 HA Cambra
Sp. Tomar 3-2 Candelária  


O Basquetebol encarnado encontra-se a um triunfo do tricampeonato após ter vencido o V. Guimarães por duas ocasiões nos últimos dias. 
No Sábado, os pupilos às ordens de Carlos Lisboa venceu o conjunto vimaranense por 88-64 no primeiro jogo da Final do Campeonato Nacional. 
O primeiro período foi demolidor por parte dos bicampeões Nacionais. Domínio total em todas as áreas de jogo permitiram chegar a uma vantagem de 13 pontos no fim dos primeiros 10 minutos (27-14).
Para o segundo parcial estava marcado novo recital ofensivo encarnado. Com Jobey Thomas em destaque no tiro exterior, a vantagem subiu para os 18 pontos ao intervalo (50-32).
No segundo tempo, o adversário nunca conseguiu entrar na discussão do jogo, com a diferença entre as duas equipas a rondar os vinte pontos. Os encarnados exploravam bem o jogo interior através de um David Weaver a assumir-se nessa fase como a principal referência ofensiva. A luta das tabelas também era muito favorável ao SL Benfica. 
Do lado vimaranense, o lançamento de três pontos não funcionou. Desta forma, não tiveram qualquer chance para lutarem pelo encontro, visto tratar-se de uma formação que tem aí a sua grande arma ofensiva e da qual depende muito para discutir qualquer encontro. 
Realce para Jobey Thomas que, com 27 pontos, se cotou como o melhor marcador, e para o base Mário Fernandes (13 pontos, 8 ressaltos e 7 assistências). Na luta das tabelas, David Weaver e Seth Doliboa teve um peso muito importante. Vitória confortável, muito bem construída.
Já no Domingo, novamente no Pavilhão Fidelidade, os encarnados bateram o V. Guimarães por 90-74 para o segundo confronto desta Final disputada à melhor de 5 jogos. 
À semelhança do jogo 1, o Benfica entrou determinado em resolver em cedo o encontro. Uma vez mais a qualidade ofensiva, sobretudo por parte de Jobey Thomas (15 pontos no 1.º período), fez a diferença. Um parcial de 17-0 permitiu ao conjunto benfiquista chegar ao final dos primeiros 10 minutos a vencer por 17 pontos (29-12). Tarefa muito complicada para o conjunto visitante.
Ainda assim, os forasteiros reagiram e apoiados numa subida da eficácia do lançamento exterior, conseguiram reduzir a desvantagem para os 11 pontos de diferença (32-21). Até ao recolher aos balneários, a partida começou a estar mais dividida com os encarnados a explorarem o jogo interior e o Guimarães a aproveitar a linha de lance livre e o ressalto ofensivo para se manterem na discussão do resultado. Pese embora todo esse esforço, o descanso chegou com 47-34 favorável às águias. 
No regresso ao campo, os triplos benfiquistas surgiram de novo e praticamente acabaram com qualquer aspiração do nosso opositor, pois a diferença passou para a "casa" dos 20 pontos (69-46). 
O derradeiro período foi marcado por muitos pontos e o espectáculo saiu beneficiado (21-28) sem, contudo, o vencedor da partida estar em discussão. 
Mais uma vez, o norte-americano Jobey Thomas (23 pontos, 4 assistências, 2 ressaltos) voltou a desequilibrar e foi peça fundamental na fase em que o Benfica disparou no marcador. Carlos Andrade (7 pontos, 16 ressaltos) e David Weaver (11 pontos, 8 ressaltos) formaram uma dupla decisiva no domínio da luta dos ressaltos.
Nada está ganho. Em Guimarães será muito - mas muito! - mais complicado. Somos favoritos - é certo -, porém há que prová-lo no campo. Sexta-Feira nova batalha pelo Tri!

Final dos Playoffs - Jogo 1

SL BENFICA 88-64 V. Guimarães (1-0)

Final dos Playoffs - Jogo 2 

SL BENFICA 90-74 V. Guimarães (2-0)


No Casal Vistoso, o Andebol benfiquista recebeu e perdeu frente ao Sporting por 23-29 para a 9ª Jornada da Fase Final do Campeonato Nacional.
Para a próxima semana vão uma vez mais ser "cabeçudos". Só fico triste porque vão envergar o Manto Sagrado. Fora isso merecem sofrer tal castigo. Uma vergonha...

Resultados Finais da 9ª Jornada

SL BENFICA 23-29 Sporting
ABC 25-25 FC Porto
Sp. Horta 24-30 Águas Santas 


No final da tarde de Sábado, o Futsal Benfica confirmou o seu apuramento para as meias-finais dos Playoffs, ao receber e bater o Belenenses por 10-0 no segundo encontro dos quartos-de-final da prova.  
O resultado diz praticamente tudo sobre o que aconteceu na quadra. A goleada começou a ser desenhada muito cedo. Logo aos 3 minutos, Joel Queirós ultrapassou o guarda-redes contrário num remate rasteiro de longa distância e fez o primeiro golo. Pouco depois, Bruno Coelho beneficiou de um ressalto para fazer o 2-0. 
O Benfica dominava por completo e foi sem surpresa que marcou mais duas vezes até ao intervalo. Primeiro, Paulinho assistiu Alan Brandi para um golo fácil. De seguida, Ricardo Fernandes não perdoou numa recarga a um primeiro remate defendido por Roger. 
Na segunda metade, o conjunto de Belém baixou os braços e os encarnados mostraram toda a sua qualidade individual e colectiva em excelentes combinações. 
Destaque para Paulinho que assinou um "hattrick" coroando uma fantástica exibição do ponto de vista individual e para a bonita homenagem realizada pelo Pavilhão da Luz ao jogador do Belenenses e ex-benfiquista, Drula. Merecido!
Nas meias-finais, disputadas à melhor de 3 partidas, o conjunto orientado por João Pinto encontrará o Fundão numa reedição da última final da Taça de Portugal. Antevejo grandes problemas para os encarnados, contudo temos que mostrar porque fomos a melhor equipa da Fase Regular.

Quartos-de-Final dos Playoffs - Jogo 2

SL BENFICA 10-0 Belenenses (2-0)
Sporting 7-1 Boavista (2-0)
Sp. Braga 7-1 Rio Ave (1-1)
Leões de Porto Salvo 4-3 AD Fundão (1-1)

Quartos-de-Final dos Playoffs - Jogo 3

Sp. Braga 2-1 Rio Ave (2-1)
Leões de Porto Salvo 4-6 AD Fundão (1-2)


Para consulta de tudo sobre a época 2013/2014 de cada modalidade, pode ver aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário