segunda-feira, 3 de março de 2014

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Fim-de-semana Glorioso! Pleno de vitórias para as modalidades de pavilhão do SL Benfica, com principal destaque para aquelas conquistas na Maia e em Espinho pelas nossas equipas de Andebol e Voleibol, respectivamente. 
Nota negativa para a fraca afluência dos benfiquistas ao Pavilhão Fidelidade no encontro de Hóquei em Patins. Diante de uma formação vinda da região de Leiria, só se ouviam os adeptos do conjunto visitante. Como é possível?! A exigência tem que estar balizada no máximo para todos: dirigentes, jogadores e também adeptos. Cada um na sua função para ajudar o clube a atingir os seus objectivos. Assim não! 

Confira, já de seguida, o rescaldo de cada partida onde os encarnados foram felizes. 

A equipa de Futsal do SL Benfica sentiu muitas dificuldades para levar de vencida "o lanterna vermelha" Vila Verde, por 2-3, em jogo a contar para a 20.ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional. 
A entrada em campo dos comandados de João Freitas Pinto até foi forte e culminou com o abrir do activo por parte de Nenê quando decorriam 3 minutos. O colectivo encarnado continuou a pressionar em busca de mais golos e viu esse intento concretizado quando, aos 10 minutos, Bruno Pinto ampliou a vantagem. Parecia que estávamos a caminhar para um triunfo tranquilo. Puro engano. Os 'donos da casa' reagiram e, aproveitando alguma passividade benfiquista, reduziram a 10 segundos do intervalo. 
No segundo tempo, a qualidade do encontro foi fraca muito por culpa de um Benfica amorfo, pouco intenso e a acreditar que a maior qualidade dos seus jogadores iria fazer a diferença. No entanto, uma Vila Verde a lutar com todas as suas limitadas "armas" acabou por empatar o desafio a 3 minutos do final. Um resultado muito mau, tendo em conta as diferenças existentes entre as duas equipas a todos os níveis. 
E foi já a jogar em desespero com a estratégia do '5 para 4' que os encarnados iriam assegurar a conquista dos 3 pontos, graças a um golo do capitão, Gonçalo Alves, a 4 segundos do final. 
Salvou-se a vitória, mas o nível exibicional da nossa equipa está muito abaixo do que é pretendido. Ascendemos ao segundo lugar da classificação a 3 pontos do líder, o Sporting, mas não será a jogar como nos últimos jogos que iremos vencer esta fase. 
Na próxima semana temos encontro marcado frente ao Sp. Braga, que está na luta pela segunda posição. É fundamental jogar muito mais para levarmos de vencida um conjunto que nos derrotou na primeira volta. 

Resultados Finais da 20ª Jornada

Vila Verde 2-3 SL BENFICA
Boavista 1-2 Fundão 
Rio Ave 4-0 Módicus
Dramático de Cascais 3-3 SL. Olivais
Belenenses 5-2 Póvoa Futsal
Leões de Porto Salvo 6-0 Acadámica
Sp. Braga 3-6 Sporting 


Jogo louco na 18.ª ronda do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, no qual o conjunto benfiquista recebeu e bateu o HC Turquel por 8-7. Tenho que referir que a transmissão da Benfica TV deixou algo a desejar. O número de faltas de cada equipa, por exemplo, tem que estar indicado junto ao resultado. É uma informação fundamental para qualquer amante da modalidade que esteja a ver um encontro. 
Quanto ao jogo propriamente dito, o colectivo liderado por Pedro Nunes iniciou da melhor maneira a primeira das 13 finais. Aos 4 minutos, já vencia por 2-0, fruto de duas grandes penalidades convertidas por Diogo Rafael e Valter Neves. 
Contudo, a equipa sediada na "aldeia do hóquei" não 'baixou os braços' e conseguiu igualar a partida também na sequência de dois penalties marcados pelo nosso ex-jogador, Tiago Rafael. De referir que a arbitragem revelou-se horrível para as duas formações. Jogo estava "quentinho"...
Na fase final da primeira parte, a partida encontrava-se completamente 'partida'. Um Benfica estranhamente nervoso e a atacar de qualquer forma a baliza contrária, deixando muitas vezes o adversário chegar à sua baliza em contra-ataques rápidos. Pura e simplesmente a nossa defesa não existia. Foi assim que o Turquel chegou ao descanso a vencer por 4-5. 
Para o regresso à pista estava marcada novamente uma entrada em força do colectivo benfiquista. Miguel Rocha chegou à igualdade numa brilhante execução individual. Porém, na resposta - e outra vez num contra-ataque - perante a passividade encarnada, o Turquel colocou-se novamente na frente do marcador (5-6). Incrível! 
João Rodrigues, numa "bomba" de longa distância, fez o 6-6 a meio da etapa complementar da partida. Todavia, num jogo de parada e resposta, Vasco Luís, jogador da equipa visitante, marcou o seu quinto golo, sétimo da equipa, de novo numa na situação de transição rápida. A 5 minutos do fim, o Campeão da Europa encontrava-se a perder no Pavilhão Fidelidade para surpresa geral, complicando muito as contas do título.
Mas a força, a crença e classe das águias levaram à reviravolta! Carlos López repôs a igualdade numa jogada de grande sentido de oportunidade e, no último minuto, na segunda recarga de uma grande penalidade, Diogo Rafael deu a vitória com um tiro fulminante, levando à loucura as bancadas da Luz. 
Foi um jogo muito emocionante, é certo, mas a postura defensiva do nosso conjunto foi bastante insatisfatória. A repetir exibições destas, não vamos conseguir o grande objectivo. Aspecto a rever, portanto, para o encontro frente à Juventude de Viana onde mais uma Final nos espera. Vamos Rapazes!

Resultados Finais da 18ª Jornada

SL BENFICA 8-7 HC Turquel
AE Física 1-2 Paço de Arcos
Sporting 7-4 HA Cambra
HC Mealhada 5-1 Sp. Tomar
Oliveirense 8-5 Juv. Viana
FC Porto 9-0 CH Carvalhos
Valongo 5-1 OC Barcelos
Candelária 6-4 HC Braga 


Em terras maiatas, o Andebol encarnado triunfou diante do Águas Santas por 20-25 qualificando-se para a 'Final Four' da Taça de Portugal a realizar a 12 e 13 de Abril (também na Maia). Terceiro jogo diante desta formação, terceira vitória benfiquista. Tendo em conta o que se tem verificado nos anos anteriores é sem dúvida um bom registo. 
Retirando os minutos iniciais da partida, o conjunto orientado pelo Prof. Jorge Rito esteve sempre na frente do 'placard'. Com Chernov a liderar o nosso processo defensivo, um Hugo Figueira inspirado, começamos a vencer este encontro na eficácia da nossa defesa. 
Para o ataque tínhamos um Tiago Pereira a organizar bem todo o jogo e Elledy Semedo a assumir muitas despesas ofensivas, sendo algo irregular no remate. O 9-12 favorável ao Glorioso no recolher aos balneários espelhava bem o que se tinha passado no terreno de jogo. Nota para a expulsão de Pedro Cruz por alegadamente dirigir palavras menos correctas ao árbitro, algo que prejudicou muito o jogo do Águas Santas. Trata-se 'tão-só' do seu jogador mais eficaz e desequilibrante. 
Nos restantes 30 minutos, o Benfica impediu sempre uma reacção mais forte do conjunto da casa estando sempre em vantagem por 3 ou mais golos. Destaque para o regresso de Carlos Carneiro à competição e para a lesão de Cláudio Pedroso (teme-se que seja um entorse grave). 
Um triunfo justo da melhor equipa. Gerimos bem todos os momentos mais complicados da partida. Na parte final soubemos esbater qualquer esperança do opositor. 
Sporting, Xico Andebol e ABC são as restantes equipa presentes na 'final four' para a discussão das contas finais desta prova. 
Agora todas as atenções estão viradas para a luta pelo título nacional. E vem aí confrontos bem complicados que temos de superar. 

Resultados Finais dos 1/4 Final

Águas Santas 20-25 SL BENFICA
Sporting 25-23 FC Porto
Fermentões 23-31 Xico Andebol
ISMAI 28-32 ABC 


Na noite de Sábado, em Oliveira de Azeméis, o bicampeão de Basquetebol derrotou a Oliveirense por 74-85, em encontro relativo à 17.ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional. 
Mais um encontro onde a qualidade individual acabou por fazer a diferença. Mas vamos à análise da partida... 
O primeiro período evidenciou uma boa réplica da formação da casa, com o Benfica a mostrar a sua força no último minuto e meio, construindo uma vantagem de 7 pontos (17-24). Para o segundo parcial, a vontade dos encarnados era "escapar" no marcador. E até tivemos vantagem na casa das dezenas (24-34). Mas a Oliveirense reagiu e logrou a conquista de um resultado para o intervalo que deixava tudo em aberto (37-45). 
No recomeço do jogo, o conjunto visitado aproximou-se no marcador, chegando a estar a perder por 3 pontos, fruto das boas exibições dos seus melhores jogadores, João Soares e Aaron Fuller. 
Para os derradeiros minutos, os encarnados impuseram a sua maior qualidade de jogo, com a preponderância de Betinho (16 pontos, 9 ressaltos e 4 assistências) e Doliboa (12 pontos e 10 ressaltos) a fazer pender o 'prato da balança' da vitória para o Campeão Nacional.
Após este triunfo, garantimos matematicamente a liderança até ao final da Fase Regular. Vantagem "casa" assegurada nos Playoffs.

Resultados Finais da 17ª Jornada

Oliveirense 74-85 SL BENFICA
Ovarense 71-68 CAB Madeira
Sampaense 93-71 Galitos Barreiro 
Maia Basket 62-71 Algés
V. Guimarães 95-93 Lusitânia 


Arranque de Campeão em Espinho! O Voleibol benfiquista venceu, este Domingo, o Sporting local por 0-3 para a 1.ª Jornada da 2.ª Fase do Campeonato Nacional da modalidade.
O primeiro set foi bastante equilibrado, com os pupilos treinados por José Jardim a decidir nos pontos decisivos a conquista de um triunfo por 22-25. Flávio Cruz foi protagonista de uma excelente exibição quer na recepção, quer no remate. 
Já no segundo parcial, o Benfica conquistou uma boa vantagem desde o início do mesmo, a qual geriu até final, acabando por vencer por 19-25. Aqui é digna de realce a eficácia do bloco encarnado, com Kibinho e Honoré a formarem um muro intransponível. 
Para o derradeiro set, o equilíbrio foi novamente a nota dominante. E mais uma vez, com um Perini imprevisível na distribuição, os nossos atacantes fecharam as contas do encontro por 22-25.
Estivemos muito fortes no plano emocional. Sem nos deixarmos influenciar por nenhum factor externo ao jogo. É assim que tem de ser sempre! A qualidade da equipa a nível individual e colectivo encarregar-se-á de fazer o resto. 
Demos um passo importante em direcção ao playoff final. Nada está garantido. 
O jogo da Taça que estava marcado para o passado Sábado foi adiado em virtude das más condições existentes no pavilhão do CV Oeiras (piso escorregadio) para o dia de amanhã, às 20h30. Jogo de 'mata-mata' onde somos amplamente favoritos a garantir o acesso às meias-finais da competição. 

Resultados Finais da 1ª Jornada

Sp. Espinho 0-3 SL BENFICA (22-25; 19-25; 22-25)
Fonte Bastardo 3-2 Castêlo da Maia (28-26; 25-27; 25-16; 21-25; 15-9)
V. Guimarães 3-2 Atl. Madalena (25-21; 24-26; 21-25; 25-17; 15-10)


Para consulta de tudo sobre a época 2013/2014 de cada modalidade, pode ver aqui:

2 comentários:

  1. na foto o jogador de volei ke meteste foi logo o mais fraco,se repares sao mais os pontos ke ele perde do ke faz!!

    ResponderEliminar
  2. É um dos melhores jogadores portugueses da modalidade.

    Prova-o ano após ano.

    Um Campeão.

    Assistimos a uma grande exibição do Roberto Reis em Espinho e frente ao Bastardo na Luz.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar