segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Tal como era previsível, assistimos a um fim-de-semana vitorioso em toda a linha para as modalidades de pavilhão do SL Benfica. Destaque para as boas assistências registadas no Pavilhão da Luz, no encontro de Basquetebol, mas principalmente no jogo de Andebol. Ainda não me satisfaz, mas fica o registo de uma evolução positiva da participação dos benfiquistas no apoio ao Ecletismo, uma das grandes bandeiras do clube. 

Fique então com o rescaldo de cada partida onde o triunfo sorriu aos encarnados. 

Na tarde de Sábado, o bicampeão de Basquetebol recebeu e bateu a formação do V. Guimarães por 70-61, em jogo a contar para a 14.ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional. 
A primeira parte foi muito mal jogada por ambas as equipas, fundamentalmente a nível ofensivo. Precipitação nos lançamentos, pouco jogo colectivo e bastante falta de concentração e eficácia levaram o Benfica a sair para os balneários a perder por 25-29. 
O terceiro período ficou marcado pelo acerto benfiquista no lançamento exterior, com grande destaque, mais uma vez, para Jobey Thomas. A turma liderada por Carlos Lisboa também conseguiu equilibrar a luta dos ressaltos e, assim estava, conseguiu ficar a vencer por 5 pontos (54-49) à entrada dos últimos 10 minutos da partida. 
Na fase inicial do derradeiro parcial, o colectivo encarnado ainda obteve uma vantagem perto das dezenas, mas rapidamente o adversário conseguiu aproximar-se no marcador. Quando faltavam 3 minutos para o fim, a diferença cifrava-se nos 3 pontos favoráveis ao Benfica. Encontro totalmente em aberto.
Apesar de vários 'turnovers' cometidos e do desacerto no tiro de 3 pontos, a maior qualidade dos jogadores benfiquistas valeu para a vitória final. A eficácia na linha de lance livre por parte de Mário Fernandes e Jobey Thomas garantiu o triunfo e praticamente o primeiro lugar na classificação e respectiva vantagem "casa" nos Playoffs.
Jobey Thomas é um jogador à parte no Basquetebol Português. Com o seu contributo, faz 'pender os pratos da balança' a nosso favor. Bom defensor, fantástico atirador e muito inteligente no aproveitamento das vantagens ao longo do jogo. Não é espectacular nas suas actuações, mas tem entrega, muita qualidade e classe no campo.

Resultados Finais da 14ª Jornada

SL BENFICA 70-61 V. Guimarães
Barcelos 84-67 Oliveirense
Algés 82-76 Lusitânia
CAB Madeira 59-67 Maia Basket
Galitos Barreiro 66-60 Ovarense


Na 'cidade-berço', o Voleibol benfiquista garantiu mais um triunfo ao derrotar a formação vimaranense por 1-3, na 19.ª Jornada da 1.ª Fase do Campeonato Nacional.
Entrada de rompante por parte dos comandados de José Jardim no encontro. A vitória no primeiro set por 10-25 diz praticamente tudo sobre o domínio encarnado. O serviço agressivo e o bloco foram fundamentais para construir esse resultado. 
Contudo, no segundo parcial, a história foi outra. Equilíbrio até ao fim. Acabaram por vencer os homens da casa por 25-23. 
A resposta benfiquista não tardou. Para o terceiro set, toda a superioridade do nosso conjunto veio novamente ao de cima. Desde a fase inicial do parcial, dúvidas não houve quanto ao vencedor. O Benfica triunfou por 20-25. 
O quarto e último set da partida começou da melhor forma para o V. Guimarães. A nossa recepção estava a deixar algo a desejar e os minhotos acreditavam na ida a uma 'negra'. No entanto, uma reacção 'à campeão' levou o Benfica a uma excelente reviravolta, conseguindo os 3 pontos, após um 23-25 'tirado a ferros' nos momentos finais. 
Excelente triunfo num campo bem complicado. Realce para a grande exibição de Ché, que se cotou como o melhor pontuador do jogo (21 pontos). 
Manutenção da liderança na pauta classificativa. Agora o foco está na jornada dupla, teoricamente acessível, do próximo fim-de-semana. 

Resultados Finais da 19ª Jornada

V. Guimarães 1-3 SL BENFICA (10-25; 25-23; 20-25; 23-25)
SC Caldas 3-2 Vilacondense (25-14; 15-25; 25-19; 16-25; 15-13)
Marítimo 0-3 Ac. Espinho (24-26; 18-25; 21-25)
Fonte Bastardo 3-0 Esmoriz (25-14; 25-13; 25-21)
Clube K 1-3 Castêlo da Maia (25-21; 17-25; 18-25; 17-25)
Sp. Espinho 3-1 Atl. Madalena (26-28; 26-24; 25-20; 25-17) 


Em terras helvéticas, o Campeão da Europa de Hóquei em Patins venceu o RHC Diessbach por 2-11, na 5.ª Jornada do Grupo B da Liga Europeia e, consequentemente, garantiu a qualificação para os quartos-de-final da prova. 
Aproveitando a derrota do Vendrell em França, o conjunto orientado por Pedro Nunes também assegurou definitivamente o primeiro lugar do Grupo.
Frente ao último classificado que, até ao momento, apenas contabiliza um empate, o Benfica iniciou o desafio disposto a resolver de forma rápida e simples a contenda. E assim conseguiu.
Respeitando o opositor e jogando um hóquei intenso, no descanso já vencíamos por 1-7, graças aos golos marcados por Miguel Rocha(2), Carlos López, Tuco, Diogo Rafael, Valter Neves e Marc Coy.
Na etapa complementar houve alguma gestão de esforço pelo nosso treinador, devido aos próximos compromissos internos que se avizinham. Ainda assim chegámos a uma resultado bem robusto com um 'bis' de João Rodrigues, outro golo de Valter Neves e ainda outro do jovem Diogo Neves.
Objectivos cumpridos a nível europeu nesta fase da competição. Agora o pensamento está em vencer todos os jogos, contra tudo e todos, cá no burgo. 

Liga Europeia (Grupo B) - 5ª Jornada

RHC Diessbach 2-11 SL BENFICA
HC Quevert 4-3 CE Vendrell  


Neste Domingo, a equipa de Andebol do SL Benfica bateu, de forma tranquila, o ISMAI por 36-23 para a 20ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional da modalidade. 
A formação treinada pelo Prof. Jorge Rito encontra-se muito desfalcada. Carlos Carneiro e José Costa castigados. Cláudio Pedroso, Álvaro Rodrigues, Tiago Pereira e Davide Carvalho lesionados. A eles juntou-se o jovem central, Hugo Lima. Um equipa no estaleiro. 
Mesmo assim, e perante um pavilhão bem composto, a equipa benfiquista impôs toda a sua qualidade no terreno de jogo e as diferenças entre as duas equipas foram por demais evidentes. 
Com Elledy Semedo e Dario Andrade em evidência e Hugo Figueira a fazer uma boa estreia em casa, a vantagem sorria aos encarnados por 19-11, ao fim dos primeiros 30 minutos. 
Na segunda parte deu para gerir todo o plantel encarnando, acabando o encontro só com jovens da nossa formação que tiveram uma bela oportunidade para mostrar o seu valor.
Gostei bastante do ainda juvenil, Gonçalo Ribeiro, bem como do pivot Paulo Moreno, que sobressaiu com os seus 4 golos. A juventude tem qualidade. 

Resultados Finais da 20ª Jornada

SL BENFICA 36-23 ISMAI
FC Porto 33-24 Passos Manuel
Sporting 44-29 Madeira SAD
Águas Santas 25-23 ABC
Belenenses 28-14 AC Fafe
Avanca 22-25 Sp. Horta 


Para consulta de tudo sobre a época 2013/2014 de cada modalidade, pode ver aqui:

2 comentários:

  1. Continuem o vosso bom trabalho, e apoiem muito as modalidades, que bem precisam e merecem!

    A nível do basquetebol, se o Benfica conseguisse trazer de volta o Lace Dunn para a próxima época, e manter o Jobey Thomas e Seth Doliboa, com uma mistura dos jogadores portugueses mais experientes e jovens de talento, tínhamos uma equipa de sonho, pelo menos a nível nacional.

    Avante pelo Benfica!

    ResponderEliminar
  2. Benfiquista de Gaia,

    Obrigado pelas suas palavras.

    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar