quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Basquetebol - Antevisão da Época 2013/2014

Após o interregno competitivo do Verão lança-se, na próxima sexta-feira, pelas 20h30, "a bola ao ar" da próxima temporada para a equipa de Basquetebol do SL Benfica, com a disputa da 1ª Jornada do Troféu António Pratas. 

Carlos Lisboa e a restante equipa técnica continuam no comando dos encarnados. Percebo a opção da direcção de que "em treinador que ganha não se mexe", no entanto não estou de acordo com a sua manutenção. Obviamente tem o seu mérito no bicampeonato e em todas as outras competições ganhas ao longo dos últimos dois anos mas, apesar disso, é um técnico que não tira o máximo rendimento de cada jogador e coloca o nosso colectivo a jogar um basquetebol "quanto baste" para a qualidade dos plantéis que tem tido à sua disposição. 
Quem conhece a modalidade sabe que o maior adversário na último época do SL Benfica era o próprio SL Benfica. O mesmo se aplica para a nova temporada. Parece-me que teremos um Campeonato mais competitivo que no ano transacto, contudo a única equipa favorita a conquistar todos os títulos a nível nacional é o SL Benfica. 
Além do mais, penso que havia opções de maior qualidade para exercer o comando técnico benfiquista no Basquetebol. Agora, só me resta desejar que conquiste tudo em 2013/14, pois o seu sucesso é a minha felicidade. 

Quanto ao nosso plantel, apesar de algum desconhecimento dos americanos que chegaram para a formação encarnada, posso sem margem para dúvidas classificá-lo como o melhor conjunto de jogadores em Portugal. 
As saídas da dupla de bases - Miguel Minhava (pouco utilizado) e de um americano que não fazia a diferença como era Ricky Franklin -, foram colmatas da melhor forma com o reforço Mário Fernandes, base titular da Selecção Nacional e melhor jogador da Académica na Final do Playoff 2012/13, diante do SL Benfica. O nosso trio de bases é composto por Diogo Carreira (Capitão), Tomás Barroso e Mário Fernandes. Todos com características diferentes e que podem ser úteis em diversos momentos do jogo. Excelente! 
Na função de extremos, saiu o fantástico Lace Dunn (motivos financeiros) e contratámos o também americano Jobey Thomas. Isto para além do regresso de Carlos Ferreirinho a sua casa. Jobey Thomas vem preencher uma "pecha" no nosso jogo - a eficácia no lançamento exterior (3 pontos) -, acrescentando também qualidade defensiva ao colectivo. Juntando a este exímio lançador a qualidade física, técnica e explosiva de Betinho na entrada para o cesto, bem como a capacidade defensiva, a força, inteligência e a entrega de Carlos Andrade, posso dizer que estou descansado quanto à qualidade dos nossos extremos. 
Já no jogo interior, pese embora as saídas dos veteranos (mas grandes Campeões!), Elvis Évora e Heshimu Evans, fomos contratar um americano, David Weaver. Espero que faça realmente a diferença nas áreas próximas do cesto. E com isto, não quero dizer que obrigatoriamente tenha que fazer muitos pontos, mas antes impedir os cestos dos adversários e assegurar o domínio das tabelas. Quem espero que tenha a sua época de afirmação é o poste da Selecção Nacional, Cláudio Fonseca. Quero ver "aquele" Cláudio que conseguiu chegar ao Campeonato Espanhol. Para o jogo interior, ainda temos uma dupla de extremos-poste com grande qualidade formada por Frederick Gentry e Seth Doliboa. Dois jogadores muito completos e eficazes. Veremos como está Doliboa após a sua grave lesão da época passada. Para completar o elenco, ainda podemos apostar na nossa formação, em especial nos jovens Artur Castela e Pedro Belo, que pedem oportunidades para mostrarem o seu valor. 

Caros jogadores e equipa técnica, a vossa obrigação é só uma: GANHAR todas as competições a nível nacional. Campeonato Nacional, Taça de Portugal (já lá vão muitos anos sem ganhar), Supertaça, Taça Hugo dos Santos e Troféu António Pratas têm de ser nossos. Sem qualquer desculpa. 


Podem consultar tudo sobre a época do Basquetebol do SL Benfica em:

Sem comentários:

Enviar um comentário