quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Futsal - Antevisão da Época 2013/2014

O início da época 2013/2014 para o Futsal do SL Benfica está agendado para o próximo Domingo frente ao Módicus, em Sandim, em jogo da 1ª Jornada do Campeonato Nacional da modalidade. 

O defeso foi muito activo para esta secção do clube. Era necessária e obrigatória uma reestruturação na modalidade dentro do clube. E assim foi. Começou a meio da época passada ao nível técnico e passou pelos jogadores neste mercado. Só posso elogiar a actuação dos dirigentes (Alípio Matos) que trabalharam neste Verão para melhorar a qualidade do colectivo. Trouxeram jogadores de muita qualidade/talento e, aliado a isso, rejuvenesceram o nosso plantel de forma significativa. E tão importante que isso era! Devia era ter sido feito de forma mais progressiva ao longo dos últimos anos... São oito caras novas no colectivo encarnado para a época que está prestes a começar. 

Este é "ano 1" para a secção. A manutenção do técnico João Freitas Pinto faz sentido. Na época passada pouco mais poderia ter feito tendo chegado ao SL Benfica a meio da temporada. Era, então, um grupo cheio de problemas internos. Quanto ao nosso treinador, parece alguém com grande conhecimento da modalidade e capaz de liderar com sucesso este grupo.

De seguida irei analisar este novo conjunto de jogadores de indiscutível qualidade, o qual Freitas Pinto terá de tornar um colectivo forte e capaz de vencer tudo a nível nacional. É essa a exigência do SL Benfica!

Relativamente ao plantel, temos um Marcão de qualidade na baliza. Bébe será sempre uma opção a ter em conta e Carlos Paulo um jovem de inegável talento e uma peça importante no ambiente do grupo.
Para dar a segurança e tranquilidade defensivas que são necessárias para qualquer equipa que luta por vencer Campeonatos, dispomos de três fixos de créditos firmados. Gonçalo Alves, o nosso capitão, já é por todos nós conhecido. Ricardo Fernandes, internacional português, chega do Freixeiro, é capaz de ser uma peça fundamental ao longo de toda a época, pois revela-se dotado de um pé esquerdo que remata muito bem à baliza de longa distância. Pablo del Moral, uma espécie de "Costinha", é uma "formiga" que faz quase tudo bem em campo e ninguém dá por ele.
Na posição de ala, apresentamos jogadores de características diferentes. Um Bruno Coelho, com a raça "à Benfica", aliada a uma boa capacidade técnica. Um Joel Queirós - espero eu e todos os benfiquistas - rejuvenescido e capaz de entregar ao colectivo toda a sua capacidade de finalização que conhecemos. Vitor Hugo, infelizmente, nesta época contará muito pouco em virtude da lesão gravíssima que teve em Odivelas no playoff da época passada. Paulinho, outro reforço vindo de Matosinhos (Freixieiro), internacional português, que pode ser útil em alguns momentos do jogo, mas que julgo não assumir um papel de relevo nas fases de decisão. Bruno Pinto, um jovem chegado do Belenenses, dotado de um excelente remate e grande qualidade técnica. É um dos melhores jogadores sub-20 portugueses, mas ainda precisa de ganhar experiência a um nível mais elevado. Ainda assim, ao longo da temporada, pode dar um contributo bastante interessante. Rafael Henmi, mais um jovem de 21 anos, dono de uma técnica extraordinária, possui uma grande velocidade e é bastante inteligente na leitura de jogo. É "apenas" uma dos melhores do mundo da sua idade. Finalmente, Serginho, internacional brasileiro, é um futsalista de quem se espera tudo, isto é, que desequilibre as defesas contrárias e nos leve a muitas vitórias. O nosso mágico! Veremos se assim acontece...
Fechando a explicação sobre o plantel, na posição de pivot, temos aquele que para mim é o melhor reforço desta época: Alan Brandi. Felizmente, temos substituto à altura do "Imperador" César Paulo. Do que vi ao longo da pré-temporada, poso dizer que o Alan me encheu as medidas. Pivot muito móvel, no 1x1 é muito forte, qualidade técnica fabulosa e conhece todos os movimentos da posição. Vai dar que falar... Dispomos ainda, para esta posição, de um Néne, jogador útil e que deixa tudo em campo, e de um reforço vindo dos Júniores do rival Sporting chamado Ivo Oliveira que, muito embora precise de ganhar maturidade e experiência a este nível, é um menino daqueles "que não engana".

A reestruturação já feita integra-se num projecto de médio-longo prazo. Obviamente, no SL Benfica, a obrigação é GANHAR "ontem". No entanto, a opção por um plantel muito jovem faz sentido a pensar, desde já, no futuro da modalidade. 
Agora pedia (e quem sou eu para pedir?) aos sócios e adeptos benfiquistas que tivessem alguma paciência com esta equipa. O Campeonato apenas se decidirá nos Playoffs e aí acredito que iremos ter equipa para ombrear taco-a-taco com o Sporting pela conquista do título nacional da modalidade. 

Em suma, a vossa obrigação e nossa exigência é a recuperação do Campeonato Nacional e da Taça de Portugal. 
Nós, os adeptos, estaremos em cada pavilhão a apoiar e a exigir a máxima entrega em cada segundo de qualquer jogo. 
Lembrem-se, vestir o Manto Sagrado é um orgulho, mas ao mesmo tempo é uma responsabilidade!

A responsabilidade tem um nome: GANHAR, GANHAR, GANHAR!


Podem consultar tudo sobre a época do Futsal do SL Benfica em:




FORÇA SPORT LISBOA E BENFICA


Sem comentários:

Enviar um comentário