quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Andebol - Antevisão da Época 2013/2014

A temporada 2013/2014 para o Andebol do SL Benfica tem o seu início marcado para o próximo fim-de-semana com a realização da primeira jornada do Campeonato Nacional. 

Começo a minha análise pela constituição da equipa técnica da nossa equipa. Como já referi neste blog, não estou de acordo com a renovação do contrato que liga o Prof. Jorge Rito ao nosso clube. Na verdade, e sem prejuízo da sua qualidade, Jorge Rito falhou quando teve o plantel que quis à sua disposição. Além disto, o grande problema desta secção não é este...
Ora, na minha óptica, o problema maior do Andebol do clube reside no topo da hierarquia. Filipe Gomes e Luís Gomes são dois eternos perdedores. São anos a mais a perder campeonatos atrás de campeonatos e, no entanto, parecem ter sempre "carta branca" para assumir a liderança da modalidade. Não consigo entender....  É aqui que reside o maior factor de insucesso desta modalidades nos últimos anos!

Quanto à constituição do plantel estou satisfeito com a aposta em jovens valores da nossa formação (veremos se serão mesmo aposta...), conjugada com a contratação de um lateral-esquerdo de topo do nosso Andebol - Elledy Semedo -, reforçando assim a nossa débil 1.ª Linha, e a aquisição do russo Danil Chernov para fortalecer a nossa estrutura defensiva. 
Vicente Álamo - que transita da época anterior - oferece toda a segurança e confiança nesse sector específico. Por sua vez, o jovem Miguel Espinha possui bastante qualidade podendo ser o nosso guarda redes naqueles jogos mais tranquilos da 1.ª Fase. 
Dario Andrade será o nosso ponta-esquerdo titular e a sua capacidade não deixa margem para dúvidas. João Pais é um suplente bastante útil.
No lado oposto, António Areia terá a oportunidade da sua vida para colocar em prática todo o seu talento, integrando ainda o conjunto um jovem chamado Davide Carvalho que irá dar muito que falar...
Como centrais, Carlos Carneiro e Tiago Pereira. Jogadores de qualidade indiscutível. Ao nível da posição de pivot, José Costa será o dono natural da posição, esperando eu que mostre toda a sua capacidade e pense apenas em ajudar o colectivo ao jogar o seu melhor Andebol. Como já referi, Elledy Semedo traz um poder de 1.ª linha que até agora não tínhamos, porém, do lado contrário, a minha dúvida será descortinar até que ponto teremos o melhor Cláudio Pedroso nos jogos de decisão. Espero bem que sim... Os contratos têm um prazo de validade! 
Relativamente ao processo defensivo, com a aquisição de Chernov, que acresce a Álvaro Rodrigues e Inácio Carmo, espero ver um muro coeso e seguro perante os ataques contrários. 

Agora, como em qualquer modalidade, o mais importante chama-se colectivo. Ver como estas pedras juntas irão funcionar. E aí o treinador é a chave de todo este processo. Não podem existir "vacas sagradas"! Não podemos falhar desde a 1.ª Jornada da 1.ª Fase até ao último jogo da Fase Final. Não se podem perder pontos com Águas Santas, ABC e Sp. Horta desta vida. CHEGA!!!

Olhando para a composição do plantel do principal rival, o FC Porto, acho que eles são os principais favoritos na luta pelo Campeonato Nacional. A recém-entrada deles na Liga dos Campeões irá permitir-lhes obter outro ritmo e experiência de jogo, mas ao mesmo tempo irão submetê-los a um desgaste a que estão pouco habituados. Apesar do vasto plantel, acredito que possam perder mais pontos do que o esperado, e já na 1.ª Fase. Temos que aproveitar qualquer deslize.
Já o Sporting, claramente dotado de muito menos atributos, ainda assim venceu, nos últimos meses, uma Taça e uma Supertaça frente ao pentacampeão. Temos aqui um exemplo de que nem sempre os "plantéis-maravilha" ganham jogos e títulos. 

Portanto, caros jogadores e equipa técnica, quero ver uma equipa que seja um verdadeiro colectivo. Qualidade, união, segurança são a receita para o sucesso. Os benfiquistas estão fartos de perder. Fartos!!!

Mostrem-nos que merecem o nosso apoio. Sem desculpas. É GANHAR OU GANHAR! 


Podem consultar tudo sobre a época do Andebol do SL Benfica em:




FORÇA SPORT LISBOA E BENFICA


Sem comentários:

Enviar um comentário