segunda-feira, 17 de junho de 2013

Gostaram do Penta???

Mais uma época, mais desilusões que o Andebol do Benfica deu aos sócios e adeptos que os apoiam em todos os pavilhões onde jogam.
A época iniciou com as expectativas muito elevadas. E porquê? Porque tínhamos no "papel" o melhor conjunto de jogadores dos últimos anos nesta modalidades. Contratações como um Guarda-Redes (Vicente Álamo) de top mundial, um Lateral Esquerdo (Davor Cutura) que era dos melhores marcadores do melhor campeonato do mundo (Espanha), um Ponta Esquerdo (Dario Andrade) do melhor que existe em Portugal, e dois jogadores vindos do ABC com muito valor: Álvaro Rodrigues, um grande defensor e Tiago Pereira, um central jovem com um potencial tremendo. Estes reforços somados a uma equipa que tinha um Carlos Carneiro, um José Costa, um Inácio Carmo e David Tavares, só poderia acalentar nos adeptos a esperança de finalmente quebrar a hegemonia do Porto e conquistar o ambicionado Campeonato Nacional. O treinador Jorge Rito mantinha-se e tinha ao seu dispor todos os jogadores que pretendeu. 
E esta temporada até começou da melhor maneira. A vitória na Supertaça Nacional, em Fafe, após vitórias frente a Porto (1/2 Final) e Sporting (Final) transmitiu confiança aos adeptos que este época seria diferente das anteriores. 
A 1ª Volta da 1ª Fase do Campeonato Nacional foi brilhante. 11 jogos e 11 vitórias, contra todos os adversários. Um Andebol de muita qualidade baseado numa defesa muito agressiva, um guarda-redes que fazia a diferença quando era necessário e um ataque com muito mais soluções de qualidade. 
No inicio da 2ª Volta surge o primeiro percalço da época: o empate em Braga. No entanto, foi um resultado que se verificou em virtude de um roubo da arbitragem. E o que fez a estrutura de Andebol perante isto? Nada. Era aqui que se devia ter mexido nos bastidores e mesmo em público para impedir duplas de árbitros como aqueles de apitar jogos do SL Benfica. Não é quando a época termina que se fala dos árbitros como forma de desculpar tudo o que de mal que se passa. 
Apesar desse empate e a derrota por um golo no Dragão no último segundo, entrávamos para a Fase Final em igualdade de pontos com o nosso grande rival, o Porto. Tudo se iria decidir nesta fase da competição. 
Os primeiros quatro jogos desta Fase Final foram perfeitos. Vitórias tranquilas na Luz, diante de Águas Santas e Sp. Horta, triunfo "à campeão" em Braga por 6 golos de diferença e, num dos clássicos decisivos frente ao Porto, mais um êxito (30-28), colocavam a nossa equipa na frente da classificação quando faltavam 6 jogos para o fim do Campeonato. 
Contudo, de seguida, veio o pesadelo. Derrotas inadmissíveis, em Odivelas frente ao Sporting e na Maia diante do Águas Santas. Os problemas do passado voltaram. Oscilações emocionais durante os jogos que deitaram tudo a perder. Falta de cultura de vitória na hora decisiva foi gritante. Estivemos a vencer 9-2 na Maia a meio da primeira parte e fomos perder o jogo!!! Inacreditável. E assim estávamos novamente no segundo lugar e o jogo decisivo estava marcado para o Dragão na penúltima jornada (não vencemos lá há mais de 20 anos). O Porto até ajudou e perdeu em Odivelas, frente ao Sporting. Ou seja, um empate chegava para o Benfica conseguir o seu objectivo. Porto precisava de vencer por 3 golos para ser Penta Campeão. Adivinhem lá o que aconteceu?
Final do jogo e o Porto venceu por 26-23 e o SL Benfica foi "cabeçudo". Vergonhoso. Mas não foi ali que perdemos o título. Foi em Odivelas e na Maia contra equipas claramente inferiores. Como no passado, aconteceu contra "Hortas" e ABC desta vida. 
Ainda não perceberam que contra um Porto deste nível (grande equipa, de facto) não se pode facilitar em nenhum jogo? Inacreditável, meus senhores. 
Para culminar a época, mais uma vergonhosa derrota frente ao Sporting na meia-final da Taça de Portugal. Uma equipa que nesse jogo mostrou falta de vontade de vencer, algo que os devia envergonhar. Não respeitaram a camisola que envergavam e os adeptos que fazem tudo para os ver jogar e os apoiam em todos os momentos (mesmo quando não merecem...) Desculpas? As desculpas não se pedem, evitam-se. 
Agora espero que exista uma "vassourada" nesta secção. E começando pelo topo da hierarquia. Quem manda na secção, tem que ser demitido. Já tem o verbo "perder" dentro daquele balneário. São incompetentes porque continuam a cometer os mesmo erros, anos após anos. 
Quanto aos jogadores, o tempo das "vacas sagradas" tem de acabar. Portugal tem jovens de muito valor que estão aí prontos para ser aposta. A nossa formação está a evoluir de forma muito positiva, está na hora de existir aposta também aqui.
Em breve, darei aqui a minha sugestão sobre o que seria o "meu" plantel para a época 2013/2014. 


Acabem com a IN-COM-PE-TÊN-CI-A que reside no Andebol do SL BENFICA. 

Já CHEGA!!!





Para consulta de tudo sobre a época 2012/2013, pode ver aqui:

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html



Porque o SL Benfica não é só Futebol...


SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário