segunda-feira, 17 de junho de 2013

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Os sócios e adeptos do SL Benfica tiveram sentimentos opostos durante o último fim-de-semana. Tivemos um Sábado desastroso com duas derrotas, uma das quais com eliminação de uma competição. Por outro lado, o Domingo acabou com um sorriso, em virtude da vitória muito sofrida em Odivelas. De seguida, farei a análise aos jogos de Futsal e Hóquei em Patins dos últimos dias.


No final da tarde de Sábado, o Hóquei em Patins do Benfica deslocou-se até Valongo e saiu derrotado por 6-5, sendo assim eliminado nos Quartos-de-Final da Taça de Portugal.
Acabou da pior forma a melhor época desportiva da modalidade. Não digo que os jogadores não deram tudo em campo, mas está instalada no clube uma falta de cultura de vitória gritante, pois a seguir a uma grande conquista existe uma certa acomodação e surgem alguns pensamentos de que "já ganhamos muito". Não pode ser. 
Quanto ao jogo no campo, o mesmo começou ainda no aquecimento, no qual as provocações da equipa do Valongo foram constantes, gerando até cenas de empurrões entre os atletas de ambos os clubes. Lamentável. 
O pavilhão esteve completamente lotado com a maioria em apoio ao Valongo, mas os benfiquistas do Norte não falharam e fizeram questão de marcar presença em muito bom número. 
O jogo começou equilibrado até que, aos 5 minutos de jogo, o Valongo colocou-se em vantagem por Hugo Azevedo, numa desatenção da defesa benfiquista. Alguns minutos volvidos e com o Benfica já por cima, Luís Viana fez o empate numa jogada de pura inteligência do avançado português. E foi com o empate justo a uma bola que o encontro foi para o intervalo. 
Porém a entrada em jogo da equipa encarnada na segunda parte foi completamente a "dormir". O Valongo logo aos 30 segundos coloca-se de novo em vantagem. Luís Viana ainda falhou uma grande penalidade na resposta, mas pouco tempo depois, em duas grande penalidades bem assinaladas, a equipa do Valongo chegou ao 4-1. Tudo corria mal e por culpa de muita permissividade defensiva do Benfica.
Contudo, em virtude da 10ª falta da equipa adversária, Cacau através do livre directo consequente reduziu para 4-2 o marcador. Logo de seguida, Hugo Azevedo vê bem um cartão azul por falta dura e origina mais um livre directo superiormente concretizado de novo por Cacau. Estava o jogo relançado.
Pedro Henriques ainda defendeu um livre directo após a nossa 10ª falta, mas a equipa contrária a meio da segunda parte aumentou a vantagem após um remate de meia distância desviado em Cacau. Na resposta, Marc Coy, que entrou bem em jogo, conseguiu reduzir para 5-4. Entrando nos últimos minutos do desafio, vimos um Benfica completamente balanceado para a frente e construindo diversas ocasiões de golo que constantemente eram defendidas pelo guarda-redes contrário. A 2 minutos do fim, com a equipa encarnada apanhada toda na frente, num contra-ataque rápido, o Valongo faz o 6-4 e aí define o vencedor do jogo. Até ao fim, Cacau ainda reduziu noutro livre directo, mas o vencedor do jogo estava encontrado. 
As cenas lamentáveis protagonizadas por elementos da equipa técnica do Valongo são de pessoas que nem sabem ganhar um jogo. Infelizmente, movem-se pelo ódio. Não sabem o que é o Desporto.
Assim acabou a época desportiva para o nosso Hóquei em Patins, ficando indiscutivelmente marcada pelo título de Campeões da Europa. Em breve, farei a análise de toda a época 2012/2013. 


O Futsal Benfica somou uma derrota e uma vitória nos dois primeiros jogos da Final do Campeonato Nacional, realizados em Odivelas.
O primeiro jogo deu numa vitória do Sporting por 5-1. Um resultado enganador para quem viu o jogo, não obstante a justeza da vitória do rival.
O Benfica entrou melhor neste jogo, criando dificuldades no seu jogo de 3x1. A equipa encarnada conseguiu algumas ocasiões de golo através de César Paulo e Davi, que foram superiormente respondidas por João Benedito. O Sporting teve também através de Marcelinho uma boa oportunidade para marcar num chapéu que saiu por cima. O nulo ao intervalo não surpreendeu ninguém, pois o jogo foi muito equilibrado, as equipas encaixaram-se uma na noutra impedindo que chegassem com perigo a ambas as balizas. Nesta primeira metade do jogo, a equipa de arbitragem deixou jogar em demasia e penalizou o Benfica não marcando, em cima do descanso, a 6ª falta à equipa contrária. 
Na segunda parte, o Sporting entrou mais dinâmico, mas o conjunto benfiquista até respondeu bem e por Bruno Coelho falhou duas oportunidades claras de golo. Até que aos 27 minutos de jogo, uma perda de bola de Joel em zona proibida permitiu a Deo e Alex abrirem o marcador. O Benfica sentiu o golo e começou a ser sufocado pelo Sporting que, numa jogada de ressaltos, conseguiu fazer o 2-0 por Divanei. Logo após este golo, numa situação estúpida Diece atingiu com uma cotovelada um adversário e viu o 2º amarelo e consequente expulsão. Com o Benfica a jogar com menos um jogador, o conjunto de Odivelas fez o 3-0 de forma fácil e acabou com o jogo logo aí.
Até ao final, João Pinto tentou arriscar no 5x4, com Marinho a assumir a posição de "Guarda-Redes avançado". Perante um Sporting muito bem organizado na defesa, o Benfica cometeu mais um erro na troca de bola e Caio Japa ampliou vantagem com um remate de 30 metros para a baliza vazia. Diego Sol ainda reduziu mas o mesmo Caio Japa ainda fez o 5-1 final, após novo erro dos encarnados. 
A eficácia acabou por ser a chave deste jogo. Os números da vitória sportinguista acabaram por ser exagerados tendo em conta o que se passou ao longo do jogo. 

No Domingo, o SL Benfica conseguiu empatar esta Final através de uma vitória nas grandes penalidades. Vitória justa de um conjunto de jogadores que foi uma verdadeira equipa. 
Os encarnados voltaram a entrar melhor em campo. Nene já tinha falhado um golo "cantado" mas foi aos 5 minutos de jogo que, após uma fantástica jogada de pivot de César Paulo, Gonçalo Alves colocou o Benfica em vantagem. Nos minutos seguintes, o equipa benfiquista continuou a dispor de algumas chances de golos e Bruno Coelho atirou ao poste naquele que podia ser um momento importante do encontro. Até que aos 14 minutos de jogo, de forma muito injusta, Pedro Cary, num remate forte, chegou à igualdade a uma bola. Poucos minutos depois, e na execução de um livre, Divanei faz o 2-1 aproveitando uma barreira do Benfica muito mal formada. Assim fomos para o intervalo, com uma vitória parcial do Sporting claramente injusta não espelhando o que se tinha passado em campo.
Na segunda parte do jogo, João Matos agrediu Vítor Hugo e foi muito bem expulso. Aproveitando a vantagem numérica, Marinho fez o 2-2 num bom remate lateral. E não foi preciso esperar muito para ver os encarnados chegarem à vantagem, na sequência um lance individual de Vítor Hugo (entrou muito bem em jogo) que teve a felicidade de ver Pedro Cary efectuar um corte para a sua própria baliza. Mas a felicidade de Vítor Hugo pouco tempo durou. Num lance arrepiante (com a sua perna a ficar presa no corpo de Benedito), contraiu uma fractura na tíbia e perónio que o irá afastar dos pavilhões por largos meses (Muita Força Torugo). 
O Sporting foi atrás do prejuízo, mas frente a um Benfica muito organizado a nível defensivo não criou praticamente nenhum perigo na baliza de Marcão. Foi então que, a 5 minutos do fim, o conjunto de Odivelas arriscou no 5x4 e que apenas no último minuto criou perigo por Leitão. Então a 5 segundos do fim, Divanei consegue fazer o empate a 3 golos e deixou incrédulos os jogadores e adeptos benfiquistas. Jogo ia para Prolongamento.
Nessa etapa do encontro, com maior posse de bola do Sporting perante um Benfica mais recuado e com alguns jogadores em dificuldades físicas, não deixaram de existir grandes oportunidades de golo. O 3-3 permaneceu intacto e fomos para a decisão nas grandes penalidades.
E aí, o Benfica foi muito superior. "São Bébe" deteve os penalties de Caio Japa e Divanei enquanto que Marcelinho atirou por cima da baliza. Do outro lado apenas Marinho falhou. 
Pelo que as duas equipas fizeram ao longo destes dois jogos, o empate na eliminatória é completamente justo. Boas arbitragens, no global, em ambos os jogos.
Não esquecer que o Benfica neste segundo jogo, não teve Diece, Vitor Hugo saiu gravemente lesionado, Marcão saiu lesionado, Joel, César Paulo e Gonçalo Alves não estão a 100% e ainda assim a equipa esteve sempre unida e jogou de forma muito inteligente.
Agora a decisão passa para o Pavilhão da Luz. Aí, somos nós, sócios e adeptos do SL Benfica que temos de ajudar a fazer a grande diferença nesta Final. Vamos a eles, BENFICA!!!




Porque o SL Benfica não é só Futebol...


SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário