sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Aproxima-se mais um fim de semana com muito assunto. À excepção do Basquetebol e Voleibol, as nossas estimadas modalidades de pavilhão têm desafios extra-muros.

Confira aquilo que se perspectiva nos encontros onde o Benfica será interveniente.


Sábado, às 15 horas, recebemos o lanterna vermelha, Terceira Basket, num jogo a contar para a 7ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol. A BENFICA TV transmitirá em directo.

Dificilmente o Benfica podia ter um "melhor jogo" nesta altura, isto é, numa altura em que o calendário tem sido sobrecarregado devido à prova europeia, e a precisar de ganhar o próximo jogo em casa na Quarta-feira para selar esse apuramento europeu, e com vários jogadores a debaterem-se com lesões, nomedamente Micah Downs e Hollis, além do lesionado de longa duração, Tomás Barroso, um jogo acessível é tudo que se pede.

O actual lanterna vermelha do campeonato, que soma os seus jogos por derrotas, debate-se com mais problemas fora do campo do que dentro, e tem sido um esforço enorme dos responsáveis do clube para manterem as "portas abertas". Claro, tudo isso se reflecte na construção do plantel, no trabalho do dia-a-dia e claro está nos resultados.

Jogando de forma séria, o Benfica tem tudo aqui para ganhar o jogo de forma tranquila, poder dar largos minutos a Gary McGhee, Gonçalo Delgado e Rafael Lisboa, gerir da melhor forma os minutos dos outros jogadores mais utilizados por esta altura, e respirar antes dessa "final" europeia. O essencial aspecto para este jogo será mesmo o mental, a concentração e o não vacilar.

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 7ª Jornada

Sábado - dia 16:

SL BENFICA-Terceira Basket 15h BENFICA TV
V. Guimarães-FC Porto 15h
Lusitânia-Illiabum 15h
CAB Madeira-Ovarense 16h
Maia Basket-Galitos Barreiro 16h30
Esgueira-Sporting 20h30

Domingo - dia 17:

Barreirense-Oliveirense 18h


Na Croácia, o Andebol encarnado joga diante do RK Nexe, neste Sábado, pelas 17 horas, para a 1ª Mão da 3ª Ronda da Taça EHF.

Primeiros 60 de 120 minutos decisivos para o primeiro objectivo europeu da época estabelecido: chegar à fase de grupos da Taça EHF, objectivo falhado nas últimas duas temporadas. Pela frente um adversário que conseguiu precisamente esse objectivo nas últimas duas temporadas, tendo mesmo em 2017/18 chegado aos Quartos-de-Final.

Pela frente uma equipa de boa escola, e uma espécie de eterno segundo classificiado no seu país, à sombra do RK Zagreb, crónico campeão croata. O plantel do Nexe é constituído na maioria por croatas, com somente 2 sérvios e 1 esloveno, além de Tomic, croata mas internacional pelo Qatar. E tem um razoável de jogadores com algumas épocas de casa, é um adversário por isso consolidado.

Antevemos uma eliminatória claramente muito equilibrada, em que o favoritismo tem de se dividir, e é fácil dizer, será a equipa mais eficaz e a cometer menos erros a vencer, embora na verdade em 120 minutos de andebol, a diferença pode ser feita em poucos. Vamos estar focados na nossa equipa e no que tem de fazer. Tem de defender muito e bem, como fez contra o Boa Hora, e jogar com essa atitude competitiva todo o jogo, em cada jogada.

Tem que defender bem para ter contra-ataques, tem que defender de forma solidária para aguentar o peso contrário, tem de atacar bem pensado, criando boas situações de finalização. Tem que ser um Benfica que se entrar numa eventual situação de desvantagem, não entre em espiral negativa como por exemplo no recente jogo contra o Porto, tem de saber respirar, encontrar-se e manter-se na luta. Para conquistar o público encarnado de volta, há que jogar muito bem e a dar tudo, de começo a fim. Para poder resolver a eliminatória em casa, pede-se o melhor resultado possível fora de casa. Ganhar por 2 é melhor que ganhar por 1, que é melhor que empatar, e por aí fora.

Taça EHF (3ª Ronda) - 1ª Mão

Sábado - dia 16:

RK Nexe-SL BENFICA 17h Seguir em: EHF TV


Viagem até Itália, precisamente até à pista de Hockey Sarzana, num encontro relativo à 2ª Jornada do Grupo C da Liga Europeia de Hóquei em Patins. O duelo com o actual 11º classificado do campeonato transalpino será realizado na noite de Sábado, a partir das 20 horas.

Apesar da classificação, o Sarzana vem de uma moralizadora vitória lograda no ringue do Breganze, o que até faz sentido face às alterações que o seu plantel sofreu para esta temporada. Mas não podemos esquecer a derrota expressiva que a equipa teve diante do Barcelona na sua própria casa, 0-10 são números nada habituais mesmo entre equipas italianas e o todo poderoso Barcelona.

Claro que está que Alessandro Bertolucci, mítica figura do hóquei italiano, tem uma dura tarefa pela frente, um plantel muito, muito jovem, e sem experiência destas andanças, arriscamos dizer que todos juntos os jogadoes do Sarzana não têm tantos jogos nas competições europeias como qualquer dos jogadores do Benfica...

Portanto a nossa expectativa é que o Benfica se assuma "mandão" neste jogo, não vire as costas ao seu favoritismo e dê tudo pela vitória, quanto mais tranquila, melhor. Há que dar seguimento ao bom arranque de temporada e estar ciente que os grandes desafios estão aí à frente, jogos onde vai ser preciso defender muito bem e atacar ainda melhor!

Liga Europeia (Fase de Grupos) - Jogos da 2ª Jornada

Sábado - dia 16:

Sarzana-SL BENFICA 20h Seguir em: CERS TV
Herringen-Barcelona 18h


No Pavilhão Cidade de Viseu, que certamente encherá, a turma de Joel Rocha defronta a de Paulo Fernandes, este Sábado, pelas 20h45, para a 10ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal.

Derradeira partida do SL Benfica antes da Ronda de Elite da Liga dos Campeões, e mais uma "final" nesta fase regular. Para ser encarada com a seriedade que têm sido todas, continuar o bom trabalho e vencer sem deixar margens para dúvidas. Joel Rocha continua a preparar a equipa, privado de Diego Roncaglio, e tem dado larga rodagem a André Sousa, e feito a gestão dos jogadores formados localmente, pois agora tem de deixar dois de fora em cada jogo, para contar com os dois guarda-redes.

Pede-se uma entrada do Benfica com tudo, ainda no último jogo se viu a importância de marcar cedo, e de preferência mais que um golo, embora não acreditemos que o Viseu Futsal faça uma gestão do género do Leões de Porto Salvo no jogo desta Quarta-feira, em que rodou muitos jogadores e poupou os elementos principais.

Nem se pede isso, pede-se aliás o jogo mais competitivo possível, mas sem dureza excessiva que não queremos lesões antes desta ronda europeia decisiva! Três pontos no bolso e uma exibição sólida, é o que pedimos.

Campeonato Nacional (Fase Regular) - Jogos da 10ª Jornada

Sábado - dia 16:

Viseu 2001-SL BENFICA 20h45
AD Fundão-Belenenses 16h
Burinhosa-Portimonense 18h
Leões de Porto Salvo-Futsal Azeméis 19h
Eléctrico-Sporting 21h15

Domingo - dia 17:

Quinta dos Lombos-Módicus 17h

Segunda - dia 18:

Sp. Braga-CR Candoso 20h45


Este Domingo é de duelo entre o Campeão Nacional e o Campeão da 2ª Divisão. Benfica e Clube Nacional de Ginástica defrontam-se para a 7ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Voleibol. O jogo tem início marcado para as 19 horas e será alvo de transmissão televisiva na BENFICA TV.

Jogo que aparece para o Benfica num intervalo entre rondas europeias, e depois de uma desgastante viagem ao Montenegro. Marcel Matz terá de gerir o seu plantel de alguma forma. No jogo europeu, Rapha não foi opção e estará certamente tocado, o que poderá limitar as opções para esta partida, pois idealmente o desgaste de André Lopes e Japa devia ser gerido. Já Tiago Violas, Hugo Gaspar e Wolfhi devem começar como suplentes neste jogo, dando lugar a Nuno Pinheiro, Théo e à dupla de centrais Zelão/Honoré.

O CNG, promovido esta época, lutará pela sobrevivência e irá procurar oferecer resistência na medida daquilo que o Benfica permitir, dadas as diferenças entre as equipas. Um Benfica rigoroso, concentrado e determinado nas suas acções irá sem dúvida vencer o jogo de forma natural.

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 7ª Jornada

Domingo - dia 17:

SL BENFICA-CN Ginástica 19h BENFICA TV

Sábado - dia 16:

Sporting-Castêlo da Maia 15h
SC Caldas-VC Viana 16h
Sp. Espinho-Leixões 16h
Esmoriz-Ac. São Mamede 17h
Famalicense-Fonte Bastardo 18h

Domingo - dia 15 de Dezembro:

Clube K-V. Guimarães 18h


Para consulta de tudo sobre a época 2019/2020 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!







Sem comentários:

Enviar um comentário