segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

O Benfica cumpriu o seu dever. De sublinhar a sétima Supertaça Nacional consecutiva somada pelas gloriosas do Hóquei em Patins.

Fique com mais informações relativamente ao registo 100% vitorioso.


Triunfo bastante suado no jogo de abertura da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol. Os encarnados sofreram mas derrubaram o Vitória de Guimarães por 78-76.

O Benfica só encontrou a fórmula do sucesso nos últimos minutos da partida. A turma vitoriana pese embora ter menos recursos foi um "osso duro de roer", porém os anfitriões não estiveram ao nível esperado e só mesmo na fase decisiva é que estabilizaram.

O técnico Carlos Lisboa defendeu após o final da partida que este jogo serve de lição para o futuro. Esperamos que isto não seja um episódio da saga "palavras, leva-as o vento". Há muita coisa a optimizar e é imperioso ter em consideração que este ano, com a inclusão do Sporting na principal Liga, subiu para quatro o número de candidatos a vencer os troféus nacionais.

Depois das etapas europeias, esperávamos que o andamento imprimido pelo Benfica iria acabar por resultar numa vitória convincente e contundente. Na realidade não foi isso que ocorreu. O Benfica, com Gary McGhee de fora, não mudou o chip como todos ambicionávamos e sentiu dificuldades para entrar com a "mão direita". Na tarefa defensiva estivemos longe da solidez desejada e no ataque faltou-nos, entre outros predicados, sagacidade.

Os vitorianos, que se reestruturaram para esta temporada, causaram mossa e estiveram a maior parte do tempo na liderança do marcador. Ao intervalo venciam por 35-42 e no final do terceiro quarto por 56-61. Tudo levava a crer que o Benfica iria escorregar, com tanta precipitação e passividade, especialmente quando o VSC aumentou a diferença para a ordem da dezena de pontos (62-72). Mas eis que soaram os alarmes na Luz e o Benfica inverteu de uma assentada o rumo dos acontecimentos, com um parcial de 16-0 (78-72). As águias concentraram-se bastante na componente defensiva, fechando bem os caminhos para o cesto e beneficiando da falta de frescura física dos minhotos (pouca profundidade do plantel), e do ponto de vista ofensivo impusemos maior intensidade, as bolas começaram a cair, com Micah Downs a tomar as rédeas do encontro. O norte-americano foi peça nuclear na reviravolta e foi o MVP, totalizando 20 pontos, 6 ressaltos e 8 assistências.

Resultados Finais da 1ª Jornada (1ª Fase)

SL BENFICA 78-76 V. Guimarães
Terceira Basket 58-119 Sporting
CAB Madeira 66-69 Illiabum
Maia Basket 93-70 Barreirense
Lusitânia 59-91 Esgueira
Galitos Barreiro 73-93 FC Porto
Ovarense 49-91 Oliveirense


Em Andebol, a armada encarnada confirmou o favoritismo e despachou os croatas do RK Dubrava na 2ª Ronda da Taça EHF.

Nos dois encontros realizados na Luz, por acordo entre ambos os clubes, houve um denominador comum: a vitória do Benfica. Na 1ª Mão, predominou o equilíbrio como espelha o 29-28 final, ao passo que no dia seguinte as águias selaram o acesso à terceira ronda da prova europeia com uma tareia, por 16-34.

Como acima indicado, o jogo de Sábado foi pautado pelo equilíbrio. Os croatas, que contam nas suas fileiras com muitos jovens e que estão em apetrechados no que concerne à dimensão física, venderam cara a derrota mas em igual medida houve demérito encarnado, designadamente em termos defensivos (de salientar a ausência de Carlos Molina). O jogo ficou decidido apenas nos últimos suspiros de jogo com um golo de Kévynn Nyokas. O internacional francês foi nitidamente a unidade encarnada mais esclarecida ao anotar 10 golos. Depois do empate a 15 bolas registado ao intervalo, houve um ligeiro ascendente croata em determinando momento (19-22), ao qual se seguiu a reacção encarnada (24-22). Apesar da boa réplica forasteira era clara a maior valia encarnada, no entanto ela só se efectivou nos derradeiros instantes do duelo.

No jogo da 2ª Mão a história já foi diferente e mais condizente com a diferença de forças existente entre ambas as formações. O Benfica já foi mais intenso, consistente e não teve piedade. Na qualidade de visitante, as águias, desta vez com Borko Ristovski na baliza, apertaram na tarefa defensiva e no ataque foram produtivos, e em consequência disso não deram manifestamente quaisquer hipóteses (8-20 ao intervalo). Os números finais são perfeitamente elucidativos. Só deu Benfica e a formação croata, fruto da menor profundidade do plantel, acusou desgaste físico. O predador Petar Djordic foi quem esteve mais em foco, devido aos 9 golos apontados.

Resultado Final da 1ª Mão da Taça EHF (2ª Ronda)

SL BENFICA 29-28 RK Dubrava

Resultado Final da 2ª Mão da Taça EHF (2ª Ronda)

RK Dubrava 16-34 SL BENFICA


Antes da montra europeia, o Benfica goleou por 7-0 e aproveitou o aparatoso empate do Sporting para consolidar a liderança da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal.

Esta 5ª Jornada foi por isso significativamente proveitosa para as nossas cores. O Portimonense foi um adversário acessível, como era expectável, e o Benfica não quis deixar escapar a oportunidade de aumentar a vantagem pontual, depois de saber do deslize do "eterno rival" na Sexta-feira.

Na quadra não houve por isso lugar a surpresas. O Benfica foi dono e senhor do jogo. As águias estão com a moral em alta, particularmente desde que ascenderam ao topo da tabela classificativa. Há que manter esta bitola! Quem diria que depois de um início de época atribulado e marcadamente negativo chegaríamos a esta fase na liderança isolada do campeonato e com as nossas melhores individualidades ao nível que já nos habituaram. Nesse aspecto salientamos a importância de Chaguinha neste momento positivo da nossa equipa. O energético brasileiro, que nos últimos tempos foi martirizado por lesões, merece mais do que nunca estar em altas e nós adoramos vê-lo neste patamar exibicional.

O Campeão Nacional, com André Sousa a assumir a baliza, foi então competente na recepção ao Portimonense, equipa que se mantém como "lanterna vermelha" e sem qualquer ponto somado. Ao intervalo, a vantagem encarnada era de dois golos. No contra-golpe Fábio Cecílio inaugurou o marcador e Robinho, com um golaço pleno de clase, assinou o dois a zero. No segundo tempo, acelerou-se um bocado e a avalanche ofensiva das águias fez mais estragos. Chaguinha e Fernandinho bisaram, e pelo meio Fits também fez o gosto ao pé.

Resultados Finais da 5ª Jornada

SL BENFICA 7-0 Portimonense
Sporting 5-5 Quinta dos Lombos
Sp. Braga 3-1 Leões de Porto Salvo
CR Candoso 4-8 Viseu 2001
Belenenses 2-5 Futsal Azeméis
Módicus 3-3 Burinhosa
Eléctrico-AD Fundão (7/10, às 20h)


Para consulta de tudo sobre a época 2019/2020 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário