quarta-feira, 29 de maio de 2019

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

O passado fim de semana ficou marcado pela passagem à Final do campeonato de Futsal e pela dupla vitória caseira em Basquetebol sobre o FC Porto. Sublinhado especial para o Tri-Campeonato logrado pelas comandadas de Bruno Fernandes em Futsal.

Confira a nossa visão sobre as últimas partidas disputadas.


O Benfica eliminou a Associação Desportiva do Fundão (um "osso duro de roer") mas necessitou de disputar um terceiro jogo para assegurar um lugar na Final dos Playoffs do Campeonato Nacional de Futsal. Benfica e Sporting irão discutir mais uma vez o trono nacional.

No passado Sábado a equipa superiormente orientada por Bruno Fernandes conquistou pela terceira temporada consecutiva o Campeonato Nacional. No Minho, na casa do histórico Futebol Clube Vermoim, as águias foram avassaladoras e garantiram a revalidação do título com uma goleada por seis bolas sem resposta. Faltam duas rondas para acabar mas já está assegurado o Triplete (Campeonato, Taça e Supertaça). Isto se chama domínio! Que percurso formidável. Parabéns meninas!

Na Sexta-feira, a turma encarnada foi surpreendida no Jogo 2, com a congénere da Beira Baixa a impor-se por 3-5 e a forçar a "negra" nas Meias Finais. Surpresa, mas só para quem não assistiu ao encontro.

Uma briosa e irreverente actuação do Fundão, apoiada num ataque eficaz e numa defesa sólida, em contraste com um Benfica irreconhecível, desconcentrado e desinspirado. Foi a pior versão benfiquista na presente temporada.

Apatia encarnada e uma prestação defensiva muito aquém das expectativas para esta altura do campeonato, com os fundanenses com relativa facilidade a criarem inúmeras oportunidades de golos. E por isso não foi de estranhar o 2-4 ao intervalo. 

Nos segundos 20 min, houve mais Benfica mas os visitantes souberam aguentar a pressão encarnada e no momento certo mataram o jogo. Para piorar o cenário, Robinho não foi feliz na cobrança de uma grande penalidade. A turma da Beira Baixa ao invés dos encarnados esteve irrepreensível na tarefa defensiva e segurou com mérito a vitória. Realce ainda para a lesão sofrida por Rafael Henmi que o impediu de dar o seu contributo no desafio decisivo da Meia Final.

Tudo ficou adiado para a noite de Domingo e soaram efectivamente os alarmes na Luz. Felizmente as águias não voltaram a vacilar e confirmaram o acesso à Final, após triunfo por 7-3 no Jogo 3.

O Fundão, que conta nas suas fileiras com jogadores de qualidade inegável, alguns deles internacionais, foi um digno vencido, mas desta vez o Benfica voltou ao seu registo habitual e demonstrou respeito pelo opositor, expondo-se menos nas acções defensivas ao passo que na manobra atacante impusemos a nossa maior qualidade e com naturalidade materializamos a nossa superioridade.

Importa salientar o "hat-trick" apontado por André Coelho. O internacional luso esteve de pontaria afinada e foi obviamente influente na vitória benfiquista. Aliás, foi ele quem inaugurou o marcador. Um erro clamoroso de Fábio Cecílio originou a reposição da igualdade. Não tardou a resposta benfiquista, com Fernandinho a ser o autor do 2-1. Depois a eficácia de André Coelho andou à solta e dois golos do próprio deixaram as águias a vencer por 4-1 no regresso à cabine.

Na fase inicial da segunda parte, voltamos a ver um Fundão muito atrevido e organizado, idêntico àquele que nos derrotou no Jogo 2. Encurtaram distâncias e tiveram perto de reduzir para a diferença mínima. Quem não marca sofre e essa máxima cumpriu-se. O Benfica descolou no 'placar' e resolveu a eliminatória, marcando mais três golos, por intermédio de Fits (golaço), Robinho e Chaguinha, respectivamente. Os forasteiros chegaram ao terceiro golo mas sem causar calafrios. Nota final para as ausências de Raul Campos e Marc Tolrà, bem como do lesionado Rafael Henmi.

Resultados Finais do 2º Jogo dos 1/2 Final dos Playoffs

SL BENFICA 3-5 AD Fundão
Sporting 4-1 Módicus

Resultados Finais do 3º Jogo dos 1/2 Final dos Playoffs

SL BENFICA 7-3 AD Fundão
Sporting 7-0 Módicus


No Pavilhão Fidelidade, o SL Benfica bateu por duas ocasiões o FC Porto, e está em vantagem na Meias Finais dos Playoffs do Campeonato Nacional de Basquetebol. Falta somente um triunfo para atingirmos a discussão pelo ceptro.

Nada está ganho, claro está, contudo é inequívoco que a mentalidade vencedora incutida por Carlos Lisboa está a dar frutos. Há naturalmente mérito da armada encarnada, todavia é factual que a equipa portista se exibiu na Luz com duas perfomances declaradamente negativas, cometendo erros em catadupa e revelando uma falta de confiança tremenda. A ausência da sua melhor unidade não justifica tudo.

As águias venceram por 89-82 no Jogo 1, revelando maior assertividade nos momentos decisivos do embate. Comparativamente ao rival estivemos pior no capítulo dos ressaltos.

O jogo foi pautado de grosso modo pelo equilíbrio. Os azuis e brancos até estiveram ligeiramente por cima na etapa inicial da partida e recolheram aos balneários na liderança do "score" (40-43 ao intervalo). Nos segundos 20 min a história foi diferente, com a turma da casa a passar para a frente no marcador. O Benfica surgiu mais afoito e consistente, e soube aproveitar as precipitações nortenhas, fundamentalmente na recta final do Clássico.

Em termos individuais, Micah Downs (23 pontos) e Arnette Hallman (8 pontos e 10 ressaltos) foram duas peças-chaves. De frisar ainda o regresso de Mickell Gladness e as 12 assistências protagonizadas por Juan Cantero. O base argentino tem sido, reiteradamente, uma das apostas mais bem sucedidas no esquema de Carlos Lisboa.

No Jogo 2 só deu Benfica! Aniquilamos os dragões, conforme espelha o triunfo expressivo por 84-61. As águias revelaram bons índices de eficácia desde o início, cavando uma vantagem considerável que depois sem grandes problemas geriram até ao fim.

O Benfica esteve em geral num excelente nível, particularmente no jogo exterior (14 triplos obtidos em 26 tentativas). Aliás residiu aí muito da diferença pontual verificada. Tivemos 54% de acerto, enquanto os homens liderados por Moncho López não foram além de 13%. Muito embora se tenha assistido no cômputo global a uma exibição de nível bastante insatisfatório dos dragões. Até ao intervalo marcaram apenas 28 pontos, contra 42 do Benfica. Depois do descanso regulamentar dilatamos ainda mais as distâncias. Neutralizamos bem as investidas contrárias e no ataque tivemos vários atletas a mostrar serviço.

Referência novamente para o desempenho endiabrado de Micah Downs (4 triplos). O norte-americano foi indubitavelmente a principal arma ofensiva da formação benfiquista ao totalizar 31 pontos.

Resultados Finais do 1º Jogo dos 1/2 Final dos Playoffs

SL BENFICA 89-82 FC Porto
Oliveirense 99-72 Ovarense

Resultados Finais do 2º Jogo dos 1/2 Final dos Playoffs

SL BENFICA 84-61 FC Porto
Oliveirense 94-68 Ovarense


Vitória clara por 7-1 do quarto classificado ante o Paço de Arcos, no fecho do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins.

Está assim encerrada a nossa participação no campeonato. E bem se pode dizer que foi um redondo fracasso, com demasiadas vicissitudes pelo meio. Não há como qualificar de outra forma. Temos ainda uma palavra a dizer na Taça de Portugal, que terá lugar em Oliveira de Azeméis já no próximo fim de semana, mas não salva de todo a época. Aguardamos que a "espiral" negativa nesta secção se esfume e que as águias possam se transcender no que falta disputar em 2018/19.

Quanto ao jogo propriamente dito, cumpriu-se calendário e perante um resultado tão desnivelado não há muito a escalpelizar. Voltamos aos triunfos depois do desastre com a despromovida AD Oeiras. Dizer apenas que o Benfica cumpriu com a sua obrigação, tal a diferença qualitativa existente entre os dois plantéis, e na primeira parte já estava sentenciada a partida, com as águias a vencer por 5-1 ao cabo dos primeiros 25 min. Lucas Ordoñez e Vieirinha bisaram no encontro. Valter Neves, Jordi Adroher e Miguel Rocha foram os obreiros dos restantes golos encarnados.

Resultados Finais da 26ª Jornada

SL BENFICA 7-1 Paço de Arcos
Sp. Tomar 5-5 Juv. Viana
Oliveirense 6-4 AD Oeiras
FC Porto 7-1 HC Turquel
HC Braga 3-3 AD Valongo
SC Marinhense 1-6 Riba D'Ave
Sporting 4-3 OC Barcelos


Na recepção à Associação Atlética de Águas Santas prevaleceu a lei do mais forte. Triunfo por 24-19, para a 9ª Jornada da Fase Final do Campeonato Nacional de Andebol.

No jogo "grande" da ronda registou-se uma igualdade entre Sporting e FC Porto. Com efeito, igualamos os leões em termos de pontuação porém no confronto directo permanecemos no terceiro posto.

Com o campeonato já entregue e praticamente com tudo definido em termos classificativos no que concerne às nossas cores, pouco ou nada interessou o jogo da equipa dirigida por Carlos Resende. A vitória não sofre qualquer tipo de contestação, tal o ascendente encarnado nomeadamente no 2º tempo. Ao intervalo registava-se um empate a onze bolas, mas depois as águias confirmaram o favoritismo.

O ponto relevante deste desafio foi curiosamente a homenagem levada a cabo pelo clube aos atletas que estão de saída, com Hugo Figueira e Alexandre Cavalcanti à cabeça. Stefan Terzic, Ales Silva, João Silva e Arthur Patrianova são os outros elementos que se despediram da Luz.

Resultados Finais da 9ª Jornada (Fase Final)

SL BENFICA 24-19 Águas Santas
Belenenses 28-29 Madeira SAD
Sporting 32-32 FC Porto


Para consulta de tudo sobre a época 2018/2019 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário