sexta-feira, 15 de março de 2019

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Um dos pontos altos da temporada em Basquetebol e Voleibol. Em ambas iremos tentar erguer a Taça de Portugal. Em Andebol viajamos até Braga para defrontar o ABC também a contar para a "prova-rainha". Sobre patins e em futsal enfrentamos desafios com relativo grau de complexidade para o campeonato.

Confira a antevisão de uma jornada que se espera recheada de glória.


Portimão, Cidade Europeia do Desporto 2019, acolhe a "Final 8" da Taça de Portugal de Basquetebol. São três passos para a ambicionada glória. As Meias Finais e a Final darão em directo na RTP 2.

A 70ª edição da "prova-rainha" começou ontem, mas hoje, Sexta-feira às 20h30, é que o conjunto encarnado entra em acção, e diante da Ovarense em jogo dos Quartos de Final.

Somos naturalmente favoritos a seguir em frente na prova. Contudo o jogo da semana passada em Ovar deve servir de alerta, apesar de ter sido mais desastre do Benfica do que uma exibição muito meritória da Ovarense, que diga-se jogou sem dois dos seus jogadores mais influentes, e que nesta noite devem fazer o regresso às opções de Nuno Manarte, falamos de Will Perry e Danilovic.

O Benfica tem de produzir MUITO MAIS. Estamos cansados de o escrever antes e depois dos jogos, é incompreensível como é que uma equipa que já atingiu níveis altos esta época, sobretudo defensivamente, surge agora numa altura importante da temporada tão em baixo. Se o jogo em Ovar foi horrível, o jogo com o Illiabum foi intermitente, e embora tendo tido bons períodos, também teve um primeiro período horrível.

Portanto esta inconstância do SL Benfica preocupa o adepto e naturalmente que surgem dúvidas sobre qual será a prestação da equipa antes deste objectivo da época. Esperamos que seja a melhor versão do Benfica, com maior compromisso entre todos, maior rigor defensivo e um ataque ao nível "habitual" com Micah Downs inspirado mas fazendo uso dos "triplistas" e do jogo interior de Mickell Gladness.

Um problema para Arturo Alvarez poderá ser a recente lesão do veterano Cantero, se não recuperar, Miguel Maria fica como único base "de raíz" para a competição, portanto naturalmente que Tomás Barroso terá de ir "desenrascando", o que poderá obviamente sobrecarregar José Silva e Fábio Lima de minutos. Enfim... um jogo de cada vez!

Se passarmos enfrentaremos nas Meias Finais a Oliveirense, pelas 17h30 de Sábado, isto partido do pressuposto que os comandados de Norberto Alves afastarão o Imortal. Só o melhor Benfica poderá sair vencedor e chegará à Final, cujo apito inicial será dado às 17h30 de Domingo.

No jogo da grande decisão, estará seguramente o FC Porto que tem tarefa bem mais facilitada no caminho até à Final e poderá estar mais capaz do ponto de vista físico.

Final 8

1/4 Final

Sexta-Feira - dia 15:

SL BENFICA-Ovarense 20h30 Seguir em: https://youtu.be/8FviXtfV6p8
Oliveirense-Imortal 18h

Lusitânia 98-83 Terceira Basket
FC Porto 97-60 Barreirense

1/2 Final

Sábado - dia 16:

SL BENFICA/Ovarense-Oliveirense/Imortal 17h30 Seguir em: RTP 2
FC Portoe-Lusitânia 15h

Final

Domingo - dia 17: 

Vencedores das Meias Finais 17h30 RTP 2


Sábado, às 15 horas, jogamos no mítico Pavilhão Flávio Sá Leite. Benfica e ABC medem forças para os Oitavos de Final da Taça de Portugal Andebol. Para ver em directo na TVI 24.

Jogo de alto risco para os encarnados, que já o era no momento do sorteio e agora ainda é mais. É que o empate do Benfica em Belém deixou preocupações: primeiro a paupérrima exibição do Benfica. Em segundo lugar, o ABC caiu para o Grupo B do campeonato, pelo que a Taça de Portugal é a "tábua de salvação" da época do histórico conjunto bracarense, que também sabe perfeitamente que num jogo muito bom se pode bater com qualquer equipa em Portugal. Prova disso foram as dificuldades que Benfica e Porto tiveram em Braga na 1ª Fase do campeonato.

Ainda por cima a nomeação de uma dupla de arbitragem muito jovem não ajuda, pois podem ser mais influenciáveis pelo ambiente habitualmente escaldante do pavilhão do ABC. Portanto, alerta máximo para o Benfica, a equipa tem de estar no seu melhor e bem longe do jogo medonho ao nível de falhas técnicas e falta de ideias que se viu no Restelo.

E de uma vez por todas, parar com o desperdício em barda de livres de 7 metros, algo que também já roça o ridículo de tão absurdo que é! Pede-se ainda um ataque mais cerebral e variado, e uma defesa rigorosa e que não entre em facilitismos. Esta ronda da Taça conta com um Porto-Sporting, portanto um dos rivais maiores ficará já pelo caminho. A Taça é para conquistar novamente esta época, e o caminho passa por ganhar este complicado jogo em Braga. Dar tudo! Respeitar o adversário e ser Benfica!

Taça de Portugal - 1/8 Final

Sábado - dia 16:

ABC-SL BENFICA 15h TVI 24


No Pavilhão Nº2 da Luz, recebemos o Módicus, em partida respeitante à 22ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal.

Jogo de alerta máximo, recepção ao terceiro classificado, para um Benfica sem margem de erro para manter o primeiro lugar da fase regular. Depois da vitória natural com exibição a preceito na passada jornada, os encarnados voltam ao conforto do lar mas perante um adversário de valia bem diferente.

A equipa do Módicus, carregada de jogadores experientes, chega para este jogo sem complexos e claro está disposta a complicar a vida ao máximo ao Benfica, tal como fez na primeira volta, ou tal como fez recentemente ao Sporting. Portanto exige-se um Benfica no seu melhor. Este é um jogo que exige concentração de começo a fim, empenho, compromisso e assertividade.

Obviamente será importante marcar primeiro, desde que isso não implique um escusado relaxamento. Veremos a nível de opções como estará Joel Rocha, lembrando que Fits tem falhado os últimos encontros por lesão. Uma vez mais espera-se também que o público compareça em massa na Luz. É o único jogo do fim de semana no Complexo Desportivo encarnado, portanto todos ao Futsal!

Campeonato Nacional (Fase Regular) - Jogos da 22ª Jornada

Sábado - dia 16:

SL BENFICA-Módicus 16h
Eléctrico-Viseu 2001 16h
AD Fundão-Rio Ave 16h
Quinta dos Lombos-Burinhosa 18h30
Leões de Porto Salvo-Belenenses 19h

Domingo - dia 17:

Futsal Azeméis-Sporting 15h30
Unidos Pinheirense-Sp. Braga 16h


Novamente em Sines ocorre a "Final 4" da Taça de Portugal de Voleibol. Os pupilos às ordens de Marcel Matz procurarão repetir a proeza da temporada passada, ou seja vencer este troféu.

A fase decisiva da competição começa então neste Sábado em terras alentejanas. As águias irão discutir a partir das 18 horas com a Associação Académica de São Mamede um lugar na Final.

Naturalmente o conjunto encarnado reúne mais condições para chegar ao embate decisivo. O outro posto de finalista será disputado entre Sporting e Fonte Bastado.  A Final será disputada Domingo, com início marcado para as 15 horas e será transmitido em directo na SPORT TV 4.

Espera-se que no Sábado o Benfica seja igual a si mesmo, rigoroso, concentrado e assertivo, determinado a "resolver" o mais rapidamente a partida, que é perante o "outsider" desta "Final Four" e a equipa de menor valia. Cabe ao encarnados imporem o seu jogo, e saírem vitoriosos.

A Final, seja contra quem for, mas presumivelmente frente ao rival leonino, será mais um jogo de 50-50. E pese embora o Benfica leve só vitórias contra o Sporting esta temporada, isso não interessa absolutamente para nada se as equipas se enfrentarem. Campo neutro, ambiente diferente do habitual, um Sporting que poderá ter algumas baixas (Wallace e Nikolov têm estado de fora), mas contudo mais rotinado do que no arranque de temporada.

O Benfica também tem vindo claramente a melhorar, e no encontro da Luz do passado mês de Janeiro viu-se bem a "superioridade" encarnada. Mas agora o momento é outro, é uma final, e tal como foi a Supertaça, pode ser um jogo com vários momentos de ascendente de ambas as formações. Apontamos o serviço novamente como possível elemento chave, até porque a recepção do rival nem sempre tem dias bons. Mas será preciso um Benfica eficaz em todos os parâmetros jogo. Ganhar!

Taça de Portugal (Final 4) - Jogos dos 1/2 Final

Sábado - dia 16:

SL BENFICA-Ac. São Mamede 18h Seguir em: Volei TV
Sporting-Fonte Bastardo 15

Final

Domingo - dia 17:

Vencedores das Meias Finais 15h SPORT TV 4


Iremos defrontar o Óquei Clube de Barcelos. O Clássico tem início pelas 18 horas de Sábado, e corresponde à 20ª ronda do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins.

Primeiro de 3 jogos de interdição do Pavilhão Fidelidade que leva o Benfica, a gozo da FPP, de volta para Alverca, o palco onde nos foi roubado de forma indecente o campeonato nacional de 2016/17.

Dentro da pista o Benfica defende o 4º lugar (que vale Liga Europeia), em caso de derrota cairá para quinto. Mas sendo realistas e justos, o Barcelos ainda vai a Azeméis e Alvalade, bem como recebe o Porto, pelo que apraz dizer é que a vitória do Benfica neste jogo "arruma" com o objectivo mínimo dos mínimos para qualquer campeonato nacional.

O foco aqui é terminar o campeonato da melhor forma possível, mas obviamente preparar os jogos decisivos de Liga Europeia e Taça de Portugal. E para a semana há deslocação a Oliveira de Azeméis para a primeira mão dos 1/4 de final da LE, pelo que nada melhor do que depois de dois jogos frente a adversários muito fracos como Montreux e SC Torres, jogar contra uma boa equipa como o OC Barcelos.

Tempo para o Benfica retomar os jogos de cariz de maior dificuldade, e arrancar uma exibição positiva que motive ainda mais a equipa para o jogo da próxima semana. Esperamos rigor defensivo, criatividade no ataque e eficácia. O campeonato pode estar a correr mal, mas ainda há muito para ganhar esta temporada. 

Campeonato Nacional - Jogos da 20ª Jornada

Sábado - dia 16:

SL BENFICA-OC Barcelos 18h
FC Porto-Sporting 17h
Oliveirense-HC Braga 17h30
AD Oeiras-HC Turquel 18h
Sp. Tomar-SC Marinhense 18h
Paço de Arcos-Riba D'Ave 20h
Juv. Viana-AD Valongo 21h30


Para consulta de tudo sobre a época 2018/2019 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!





Sem comentários:

Enviar um comentário