sexta-feira, 1 de março de 2019

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Sete jogos para acompanhar desde hoje até Segunda-feira. Muita actividade a nível eclético. Do Barreiro ao Minho, da Marinha Grande à Luz.

Confira aquilo que perspectivamos para uma jornada desportiva com muito assunto.


Dois jogos pela frente a contar para a 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol. Ambos, evidentemente, para vencer. Os dois adversários ocupam precisamente os dois últimos lugares da pauta classificativa.

Aproveitamos para saudar o novo elemento do plantel encarnado. Mickell Gladness, poste norte-americano, ingressou esta semana nas águias com o intuito de reforçar o nosso jogo interior, junto à tabela. Temos sido fustigados por lesões nesta posição, pelo que se impunha uma ida ao mercado para atacar a fase decisiva da época. Xavi Rey infelizmente saiu um tiro ao lado visto estar sempre com muitas lesões, esperemos que Gladness seja mais feliz.

Esta Sexta-feira, a partir das 21 horas, recebemos o Imortal Basket Club, para a 19ª Jornada. Este jogo será transmitido em directo pela BENFICA TV.

É o chamado tempo de rendição. A equipa tem que limpar a má imagem dos últimos tempos. É um ciclo de três derrotas nos últimos 5 jogos, e exige-se novo ciclo vitorioso. Por isso, empenho total, concentração total, dedicação total. Do primeiro ao último minuto. 

O adversário vem jogar aflito à Luz, mas por outro lado não é neste jogo que se espera que ganhe, isso pode tirar pressão aos seus jogadores e ajudar a desinibir-se. Mas a responsabilidade está toda do lado do Benfica, de jogar bem, ganhar e dar um bom espectáculo.

No Domingo, atravessamos o Rio Tejo para jogar às 16 horas, ante o Galitos Barreiro. Esta partida alusiva à 20ª Jornada poderá ser vista na RTP 2.

Mais do mesmo, exige-se a vitória e uma exibição convincente por parte dos pupilos de Arturo Álvarez. Queremos minutos para todos, mas sobretudo que todos justifiquem os minutos que reclamam.

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 19ª Jornada

Sexta - dia 1:

SL BENFICA-Imortal 21h
V. Guimarães-Terceira Basket 21h
Galitos Barreiro-Oliveirense 21h30

Sábado - dia 2:

CAB Madeira-Ovarense 16h
Illiabum-FC Porto 16h
Esgueira-Lusitânia 21h30

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 20ª Jornada

Domingo - dia 3:

Galitos Barreiro-SL BENFICA 16h RTP 2

Terça - dia 5:

Terceira Basket-CAB Madeira 15h
Lusitânia-V. Guimarães 15h
Oliveirense-Illiabum 18h
FC Porto-Esgueira 20h30

Ovarense 72-67 Imortal


Sábado, às 15 horas, na condição de visitante, iremos entrar na quadra para medir forças com o Sporting de Braga, em desafio respeitante aos Oitavos de Final da Taça de Portugal de Futsal.

Jogo a eliminar, de capital importância, portanto não há nada a dizer que não seja que o Benfica tem de impor a sua mais valia individual e colectiva para levar de vencida a turma minhota e carimbar o acesso à 'Final 8' da prova-rainha.


Preocupa um pouco a ausência de transmissão televisiva neste jogo, onde anda a RTP agora? Ou as outras operadoras que não podem dar o campeonato? Como é que um duelo na Taça entre 3º e 1º classificados do campeonato não merece honras de televisionamento?

Seguramente, os homens de Paulo Tavares contarão com um apoio forte vindo das bancadas. O Benfica sabe que terá um ambiente adverso pela frente, terá que abster-se e concentrar-se só no jogo. Dentro da quadra não se espera um jogo fácil. O Benfica tem que defender muito bem e de forma concentrada, e atacar melhor, com eficácia e variedade. Tem de ser um Benfica próximo do seu melhor, e já de "feridas lambidas" da derrota em Alvalade - contra o Belenenses falharam-se demasiados golos.

A equipa da casa, mesmo tendo uma época conturbada, vem em crescendo, e sabe bem que num jogo tudo pode acontecer - basta lembrar que a Final da Taça da Liga, ganha precisamente a este Braga, não foi nada fácil. Portanto, apelamos a que saia o melhor Benfica para a quadra, sob pena de em dia mau comprometer um dos objectivos da temporada.

Taça de Portugal - 1/8 Final

Sábado - dia 2:

Sp. Braga-SL BENFICA 15h


Mais um duplo compromisso em Voleibol. Um jogo para o campeonato e outro para a Taça de Portugal.

Não há espaço para relaxar nem para deslumbramentos. Ambos os rivais merecem todo o nosso respeito e máximo de concentração. Os pupilos de Marcel Matz têm de manter a dinâmica de vitórias. Garantir o "factor" casa é primordial, bem como a passagem à 'Final Four' da prova-rainha.

Sábado, às 18 horas, no Pavilhão Nº 2 da Luz, jogamos contra o Castêlo da Maia Ginásio Clube, num encontro correspondente à 25ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional. Para ver em directo na BENFICA TV.

A 4 pontos de ganhar a fase regular (com dois jogos para o fazer), espera-se que neste Sábado se conquistem já 3. E é essa a responsabilidade dos encarnados, até porque o Castêlo está muitos furos abaixo do que nos habituou nas últimas épocas. 

Pede-se portanto um Benfica à semelhança dos últimos jogos: completamente implacável, eficaz em todas as suas acções do jogo, muito assertivo sem grande necessidade de ser reactivo, pois não se espera que seja colocado em adversidade. Mas para isso tem de comandar o jogo de começo a fim.

Já no Domingo, pelas 16 horas, entramos em acção para o confronto com o Vitória de Guimarães, a contar para os Quartos de Final da Taça de Portugal. A BENFICA TV assegurará a cobertura televisiva do duelo.

Jogo de acesso à 'Final Four' da Taça, e que não se espera muito fácil. A equipa de Guimarães acabou por falhar (ainda não é certo, mas quase) o acesso ao play-off de discussão do campeonato nacional, pelo que esta taça é a derradeira aposta que a equipa tem para triunfar esta época.

E lembrar que o Guimarães fez uma aposta diversificada em venezuelanos, espanhóis e até um mexicano, e pese embora alguma irregularidade, exibiu bons momentos durante a temporada. Provavelmente será muito mais equipa agora do que na maioria da fase regular, e certamente que irá ao máximo provocar a "surpresa" neste jogo. Portanto terá de ser o melhor Benfica a aparecer, independentemente das trocas que Marcel Matz fizer na equipa, todo o plantel dá garantias e tem obrigação de dar tudo e ser superior ao adversário.

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 25ª Jornada

Sábado - dia 2:

SL BENFICA-Castêlo da Maia 18h BENFICA TV
V. Guimarães-Leixões 15h
Esmoriz-Famalicense 15h
Sp. Espinho-SC Caldas 16h
Sporting-Fonte Bastardo 16h
Ac. São Mamede-VC Viana 17h

Clube K 3-0 Ac. Espinho, (25-18; 25-19; 25-9)

Taça de Portugal - 1/4 Final

Domingo - dia 3:

SL BENFICA-V. Guimarães 16h BENFICA TV


Às 18h30 de Sábado, tem início o embate na pista do Sporting Clube Marinhense, em jogo a contar para a décima nona ronda do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins.

A equipa sediada na Marinha Grande é o "lanterna vermelha" e dificilmente conseguirá escapar à despromoção. Portanto é de esperar uma equipa da casa bastante empenhada, a dar o tudo por tudo pelos pontos em disputa, tal a necessidade de somar pontos para fugir à "linha d'água".

Do lado encarnado, espera-se uma actuação séria e concentrada, pressionante sobre o opositor, um hóquei equilibrado, com fluidez e eficácia do ponto de vista ofensivo. Bom então se calhar temos de mudar a agulha da antevisão, e dizer que o Benfica tem que se superiorizar aos seus opositores. É que o gozo da FPP ao nosso clube continua, e assim se verifica na nomeação de Joaquim Pinto e Pedro Silva para este jogo, a dupla que roubou o Benfica na deslocação ao Dragão Caixa somente há 10 dias atrás.

Portanto sem vergonha na cara, vai-se percebendo rapidamente a cruzada da "nova" direcção da FPP, sempre com o Benfica na mira. Enfim. Mais estará para ser escrito sobre isto.

Com o plantel todo disponível, finalmente, Alejandro Domínguez tem de assegurar que a equipa dê resposta positiva, jogue mais e jogue melhor. Portanto frente ao Marinhense, tem naturalmente de se impor, demonstrar a sua superioridade em todos os quadrantes de jogo, e ganhar com naturalidade. E evitar as armadilhas.

Campeonato Nacional - Jogos da 19ª Jornada

Sábado - dia 2:

SC Marinhense-SL BENFICA 18h30
Sporting-HC Turquel 12h30
HC Braga-Sp. Tomar 18h
AD Valongo-AD Oeiras 18h30
Riba D'Ave-Juv. Viana 18h30
OC Barcelos-Paço de Arcos 21h30

Domingo - dia 3:

FC Porto-Oliveirense 18h


Segunda-feira, às 17h30, ocorre o frente-a-frente com o Madeira SAD, num jogo em atraso da 15ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Andebol. A BENFICA TV irá transmitir este encontro em directo.

Só a vitória interessa. Pede-se um Benfica sólido e concentrado a nível defensivo e a procurar a melhor situação para atacar a baliza insular, com o binómio pragmatismo/eficácia bem presente, de forma a não deixar o adversário acreditar numa surpresa. Temos de ter cuidado redobrado no sector defensivo e impedir erros que possibilitem transições ofensivas aos funchalenses.

A equipa da Madeira ainda precisa de mais alguns pontos para assegurar de vez a presença no Grupo A da 2ª Fase, e vem à procura de pontos "extra" neste jogo. Já o Benfica, não pode mesmo vacilar, sob pena de se atrasar ainda mais para os seus dois rivais. Este é um jogo de "recuperação", da derrota frente ao FC Porto, e de somar 3 pontos que "faltam" à classificação, correspondentes a esta vitória que se pede à equipa.

O jogo com os azuis e brancos também deixou outra coisa clara: na hora a doer, Carlos Resende contou com poucos jogadores. Portanto é bom que os restantes se cheguem à frente, reclamando através das suas exibições que merecem oportunidade nos momentos "a doer". Ganhar!

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 15ª Jornada

Segunda - dia 4:

SL BENFICA-Madeira SAD 17h30 BENFICA TV

Belenenses 28-22 ISMAI
FC Porto 44-17 CCR Fermentões
Águas Santas 26-22 AA Avanca
ABC 21-32 Sporting
Sp. Horta 36-33 Arsenal Clube Devesa
AC Fafe 17-24 Boa Hora FC


Para consulta de tudo sobre a época 2018/2019 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!







Sem comentários:

Enviar um comentário