sexta-feira, 8 de março de 2019

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Ovar, Baião e Luz. Eis os locais onde as nossas modalidades irão enfrentar desafios neste próximo fim de semana.

Confira a antevisão de uma jornada desportiva que se espera 100% vitoriosa.


Nova jornada dupla, que coincide com o fecho da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol.

Sexta-feira, pelas 21 horas, visitamos a histórica Associação Desportiva Ovarense, para a 21ª ronda. Acompanhem em: https://youtu.be/7rNhlPFc_3A

Actual quarta classificada do campeonato, e adversária do Benfica na próxima semana nos Quartos de Final da Taça de Portugal. Os pupilos de Arturo Alvarez têm aqui um verdadeiro teste ao seu trabalho e ao seu carácter.

Não vamos meter paninhos quentes. As exibições da semana passada frente aos últimos classificados foram paupérrimas, sobretudo no capítulo defensivo. Portanto é necessário fazer mais e muito melhor, em primeiro lugar porque o adversário é muito melhor que os da semana passada, e se apanharem um Benfica "macio" certamente não vão deixar passar a oportunidade para derrotar os encarnados.

Pede-se por isso um rigor muito maior ao Benfica, concentração e empenho durante todo o jogo, com afinco na defesa e opções bem tomadas no ataque. A mais valia do nosso plantel é evidente, portanto é tempo de isso passar para dentro da quadra. Não admitimos mais exibições desligadas. A equipa já produziu esta época exibições de qualidade, e é altura de voltar às mesmas.

Domingo, às 16 horas, na Luz o adversário é o Illiabum Clube. Pode assistir a este encontro da 22ª Jornada na BENFICA TV.

Jogo que encerra a 1ª Fase, com a recepção a um adversário que acabou por fazer uma primeira fase muito aquém do esperado, mas que ainda a semana passada... derrotou o FC Porto. Mas por outro lado, foi derrotado largamente pela Oliveirense, pelo que é claramente um jogo para ganhar de forma clara.

Em casa e perante o seu público, a equipa deve protagonizar uma exibição convincente e que dê bons sinais para o que ainda falta e está já à porta: primeiro a "Final 8" da Taça de Portugal, e depois a 2ª Fase do campeonato, onde o Benfica terá de subir o nível para almejar o primeiro lugar que valha o "factor casa" em todo o play-off.

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 21ª Jornada

Sexta - dia 8:

Ovarense-SL BENFICA 21h Seguir em: FPB TV
V. Guimarães-FC Porto 19h
CAB Madeira-Lusitânia 20h30
Illiabum-Galitos Barreiro 21h
Terceira Basket-Imortal 21h30
Esgueira-Oliveirense 21h30

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 22ª Jornada

Domingo - dia 10:

SL BENFICA-Illiabum 16h BENFICA TV
Terceira Basket-Ovarense 15h
Lusitânia-Imortal 15h
FC Porto-CAB Madeira 16h
Oliveirense-V. Guimarães 16h
Galitos Barreiro-Esgueira 16h


A abrir as hostilidades de um Sábado à Benfica na Luz, temos a recepção às 17 horas da Associação de Jovens da Fonte Bastardo, num confronto relativo à 26ª e última Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Voleibol. Para ver em directo na BENFICA TV.

As águias já garantiram no passado Sábado a "vantagem casa" nos Playoffs, pelo que este jogo serve para cumprir apenas calendário. Para a Fonte não será assim. A equipa insultar precisa de um triunfo neste jogo para manter o terceiro lugar, caso contrário deverá cair para quarto lugar e ser precisamente o adversário do Benfica nas Meias Finais do play-off.

Para o lado encarnado, garantindo o objectivo desta fase, este jogo serve para "manter a rodagem" antes da "Final Four" da Taça de Portugal, que é em Sines no próximo fim de semana. Não será contudo de espantar que Marcel Matz rode todo o seu plantel, dando mais tempo de jogo a Hugo Gaspar (vindo de lesão), ou a Bernardo Martins, Filip Cveticanin e mesmo Nuno Pinheiro e Zelão, mais utilizados que os anteriores mas ainda assim menos que os seus concorrentes de posição.

Jogue com equipa jogar, o Benfica tem argumentos para lutar pela vitória, embora de facto neste jogo seja atípico ser apenas o adversário que tem a pressão do resultado, isto falando em consequências para a classificação. Não esquecer também que a única derrota do Benfica neste campeonato foi precisamente no jogo da primeira volta, e apesar de ter tido diversas bolas de jogo, o Benfica sucumbiu perante um adversário com valor. Espera-se um bom jogo de voleibol!

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 26ª Jornada

Sábado - dia 9:

SL BENFICA-Fonte Bastardo 17h BENFICA TV
Ac. Espinho-Castêlo da Maia 17h
SC Caldas-Famalicense 17h
Esmoriz-Sporting 17h
V. Guimarães-Ac. São Mamede 17h
Sp. Espinho-Leixões 17h

Clube K 0-3 VC Viana (15-25; 15-25; 17-25)


Sábado, às 19h30, os suíços do Montreux HC visitam a o Pavilhão Fidelidade, em partida a contar para a 6ª e última Jornada do Grupo D da Liga Europeia de Hóquei em Patins. A BENFICA TV assegurará a cobertura televisiva do evento.

Tal como no Voleibol, também o Hóquei tem pela frente um jogo para cumprir calendário, visto que já selamos a conquista do primeiro lugar. Portanto esta ronda de encerramento da fase de grupos da principal prova europeia de clubes pouco ou nenhum interesse nos suscita.

Não obstante tudo o que acima referimos, há a responsabilidade de ser Benfica e o querer cimentar os processos trabalhados em treino, embora o frágil adversário não ajude muito a isso. Enfim, espera-se um jogo de responsabilidade do Benfica, sem arriscar em demasia mas sem ser demasiado complacente, e que naturalmente haja descanso para os mais utilizados e minutos para os menos utilizados, como Marco Barros, Miguel Rocha e Miguel Vieira. 

No limite, uma vez que a equipa B não tem jogo este fim de semana, Alejandro Domínguez até pode optar por convocar e dar tempo de jogo a João Maló e Miguel Feio, deixando de fora da convocatória elementos do plantel principal.

Seja quem jogar, só se espera a vitória do Benfica, que como referido anteriormente, apenas cimentará a já garantida liderança deste grupo D.

Liga Europeia (Fase de Grupos) - Jogos da 6ª Jornada

Sábado - dia 9:

SL BENFICA-Montreux HC 19h30 BENFICA TV
CE Noia-Monza 19h


Benfica e Sporting enfrentam-se a partir das 21 horas de Sábado, num jogo que têm em atraso e que diz respeito à 19ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Andebol. O Derby merecerá honras de transmissão televisiva na BENFICA TV.

Esta é seguramente a partida de maior interesse para os benfiquistas ecléticos. Perder pode provavelmente gorar a expectativa de chegamos ao título, ou pelo menos fazer com que o Benfica entre na segunda fase a uma distância pontual demasiado grande para os leões (3 pontos), para aquilo que se prevê para as derradeiras 10 jornadas. Por outro lado, em caso de vitória, o Benfica irá entrar na segunda fase a somente 1 ponto dos dois rivais, e por isso em muito melhores condições para lutar pelo título.

Em suma, este é aquele a que podemos chamar o primeiro jogo da fase final, um jogo de vitória obrigatória. Em nossa casa, com o apoio do nosso público e diante de um dos rivais directos na luta pelo título. É certo que o Benfica não ganha em casa ao Sporting desde 2013 para jogos do campeonato, é certo que falamos dos bi-campeões nacionais e de uma equipa que está a fazer um grande trajecto na Liga dos Campeões, mas também é certo que na primeira volta o Benfica foi impedido de ganhar o jogo por factores externos.

E também é certo que a equipa mudou desde então. Também esta recente a derrota com o FC Porto, que entretanto perdeu em Alvalade, mas cada jogo é um jogo. O Benfica sabe o que tem a fazer, tem de defender melhor e de forma mais coesa e não pode ser tão perdulário nas oportunidades claras que o adversário consentir. Também esperamos uma maior rotação por parte de Carlos Resende, de modo a não sobrecarregar tanto elementos como Alexandre Cavalcanti ou Paulo Moreno, por exemplo. Dúvida maior será saber se Pedro Seabra poderá fazer o seu regresso nesta partida, e em que condições físicas. Mas a mais valia do central na organização de jogo seria um excelente "reforço" para esta partida.

Pede-se ao público que volte a corresponder, indo em massa à Luz e apoiando forte de começo a fim do jogo. Nos últimos jogos "grandes" isso não tem faltado, e é bom que assim continue a ser, e que desta feita no final a vitória seja do Benfica.

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 19ª Jornada

Sábado - dia 9:

SL BENFICA-Sporting 21h BENFICA TV

Belenenses 27-16 CCR Fermentões
Madeira SAD 29-27 Boa Hora FC
ISMAI 26-29 AA Avanca
FC Porto 53-26 Arsenal Clube Devesa
AC Fafe 21-22 Sp. Horta
Águas Santas 27-21 ABC


Em Baião, o Benfica defronta o Futebol Clube Unidos Pinheirense, para a 21ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal. Este jogo inicia-se às 16 horas de Domingo e terá transmissão em directo e exclusivo na RTP 1.

Faltam seis rondas para terminar esta fase. Portanto todos os jogos que faltam são de carácter importante, assim têm de ser encarados, tendo em vista a conservação do primeiro lugar da fase regular.

Sem margem de erro, perante um adversário que tem sofrido bastantes convulsões esta época, desde troca de comando técnico, a saída e entrada de jogadores. Portanto o maior desafio para o jogo será o Benfica ser exigente consigo mesmo, dar o melhor de começo a fim da partida, mantendo sempre a concentração, determinação e foco nos objectivos em níveis elevados.

A diferença entre as equipas é evidente, mas isso tem de ser patenteado dentro da quadra, e o jogo da primeira volta, que apanhou o Pinheirense no seu pior momento, não serve de referência para esta partida. Portanto cabeça limpa e foco total na tarefa em causa, regressar para Lisboa com os três pontos assegurados sem sobressaltos. 

Campeonato Nacional (Fase Regular) - Jogos da 21ª Jornada

Domingo - dia 10:

Unidos Pinheirense-SL BENFICA 16h RTP 1
Viseu 2001-Futsal Azeméis 17h

Sábado - dia 9:

AD Fundão-Eléctrico 16h
Rio Ave-Burinhosa 16h
Sporting-Leões de Porto Salvo 17h30
Módicus-Quinta dos Lombos 18h
Belenenses-Sp. Braga 18h


Para consulta de tudo sobre a época 2018/2019 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!







Sem comentários:

Enviar um comentário