sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Andebol e Voleibol no Minho. Hóquei e Futsal na Luz. Basquetebol em Sines com o intuito de conquistar pela terceira vez consecutiva a Taça Hugo dos Santos. Eis a ementa do fim de semana que está prestes a iniciar.

Confira a nossa antevisão sobre todas as partidas onde o "Manto Sagrado" será protagonista.


Em Braga, ABC e Benfica têm encontro marcado para as 15 horas de Sábado, a contar para a 22ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Andebol. Poderá acompanhar o Clássico em directo por via da TVI 24.

Choque entre dois emblemas históricos. Os academistas atravessam uma fase da sua história de menor fulgor, com uma gestão voltada mais para a sustentabilidade em sentido contrário a outros emblemas que vieram investir como se não houvesse amanhã e de certa forma desregular o mercado.

Está por isso algo distante daquele ABC que em 2016 se sagrou Campeão Nacional. Independentemente disso é sempre um adversário a temer, mais ainda quando joga no mítico Pavilhão Flávio Sá Leite. E quando entrar para a quadra, problemas financeiros não vão a jogo.

Portanto este é o jogo que tem de estar "marcado" no calendário do SL Benfica como o regresso aos encontros de maior exigência e dureza. Depois de um ciclo de jogos que os encarnados passaram com distinção, com as vitórias largas que se exigiam e exibições positivas em muitos aspectos, agora a exigência sobe de nível e há que manter a elevada bitola.

Defender bem e de forma agressiva, ser letal no contra-ataque, criativo e objectivo no ataque. Saber contrariar as virtudes do adversário, que passam por também gostar de um jogo rápido e de muitas transições, e claro, que conhece muito bem as ideias de Carlos Resende. Não será fácil, mas está na responsabilidade do Benfica vencer de forma clara.

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 22ª Jornada

Sábado - dia 9:

ABC-SL BENFICA 15h TVI 24
AA Avanca-Boa Hora FC 18h
AC Fafe-Belenenses 18h
Sporting-CCR Fermentões 21h
Arsenal Clube Devesa-Madeira SAD 21h
Sp. Horta-ISMAI 21h

Quarta - dia 20:

Águas Santas-FC Porto 21h


À mesma hora do Andebol, 15 horas de Sábado, recebemos o Viseu 2001, para a 18ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal. Jogo que não dará em directo na BENFICA TV, em detrimento do Futebol Feminino.

Depois do interregno competitivo motivado pelos compromissos internacionais, o líder do campeonato joga na Luz frente a um adversário que ocupa os últimos lugares da tabela classificativa.

As águias são sem sombra de dúvidas favoritas mas não podem dormir à sombra da bananeira, até porque iremos enfrentar uma formação que nos causou dificuldades no duelo disputado na primeira Volta. Os homens de Viseu virão à Capital tentar retardar ao máximo o golo benfiquista, fechados na retaguarda, e jogar no nosso erro, explorando as transições. Cabe-nos então impor as nossas virtudes.

Pede-se o Benfica bem rigoroso que temos tido, rigoroso não significa pouco criativo, significa sim uma equipa bem ciente do que tem de fazer em todos os momentos do jogo, que conhece bem o adversário e sabe o que tem de fazer para o anular e tem formas variadas e criativas de impor-se, ultrapassando o último reduto contrário.

Claro que quanto mais cedo o golo surgir mais fácil ficará a partida, mas espera-se que o Benfica construa, como tem sido hábito, um resultado tranquilo em cima da vantagem conquistada, mantendo rigor defensivo, acabando de preferência sem sofrer golos. Em nossa casa mandamos nós, e é para continuar a ser assim.

Campeonato Nacional (Fase Regular) - Jogos da 18ª Jornada

Sábado - dia 9:

SL BENFICA-Viseu 2001 15h
Quinta dos Lombos-Sporting 16h
Sp. Braga-AD Fundão 16h
Futsal Azeméis-Rio Ave 17h30
Burinhosa-Belenenses 18h
Módicus-Unidos Pinheirense 18h
Leões de Porto Salvo-Eléctrico 19h


O Multiusos de Sines acolhe a décima edição da Taça Hugo dos Santos de Basquetebol. O Benfica é o actual detentor do troféu e por isso recaem sobre si as maiores responsabilidades.

Esta competição alberga os quatro primeiros classificados da primeira fase do campeonato e portanto reveste-se de desafios de grande exigência. A Final está marcada para as 17h30 de Domingo e será transmitida em directo na RTP 2. Obviamente esperamos que o Benfica seja um dos finalistas e que erga a taça, como se sucedeu nas duas edições anteriores.

A Ovarense é o adversário pela frente no Sábado. Às 16 horas será dado o apito inicial. Mais tarde Oliveirense e FC Porto jogam a outra Meia Final.

Os vareiros têm efectuado um excelente trabalho nesta temporada, mais condizente com os pergaminhos do clube por comparação com os últimos anos onde o clube passou por temporadas mais complicadas. Prova disso foi o 4º lugar alcançado na primeira volta que valeu a presença nesta competição, e posição que mantêm actualmente na tabela.

Apesar do bom percurso da Ovarense, convém sublinhar que a responsabilidade e o peso do favoritismo para este jogo está todo do lado do SL Benfica. Portanto esperamos um Benfica assertivo, dominador e "com fome" de vitória. Temos que ser assertivos no ataque, mas sobretudo consistentes e empenhados na defesa, como noutra fase da época, deixando em dificuldades o adversário.

O plantel do Benfica tem qualidade e profundidade para poder gerir bem este jogo, e estar na melhor forma na final de Domingo, onde seja qual for o adversário, será certamente um jogo de maior exigência, não há como o esconder. Seja frente ao FC Porto que recentemente derrotou copiosamente o Benfica, seja diante da Oliveirense que partilha a liderança do campeonato com o Benfica, e é o actual campeão nacional. Numa final só se pode pedir aos atletas para estarem no seu melhor, mas o que importa aqui primeiro é o jogo de Sábado: sem o ganhar, o Benfica não estará na Final. 

Apelamos ainda aos benfiquistas do Alentejo que se desloquem a Sines. A equipa precisa do apoio de todos numa região em que o Benfica, como em tantas outras, tem sempre de jogar em casa!

Taça Hugo dos Santos - Meias Finais

Sábado - dia 9:

SL BENFICA-Ovarense 16h Seguir em: FPB TV
Oliveirense-FC Porto 18h30

Taça Hugo dos Santos - Final

Domingo - dia 10:

Vencedores das Meias Finais 17h30 RTP 2


Na Cidade-Berço, pelas 18h30 de Sábado, defrontamos o Vitória Sport Clube para a 21ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Voleibol. A SPORT TV 4 assegurará a cobertura televisiva do desafio.

O líder do campeonato visita o terreno dos conquistadores, onde só os três pontos interessam. Estamos na liderança mas não pode haver espaço a um eventual relaxamento. O factor "casa" nos Playoffs é preponderante daí que importa manter a bitola elevada nestes seis jogos que sobram até ao fim da fase regular.

Desengane-se quem pensa que são favas contadas. Dentro da quadra não esperamos facilidades. Os vitorianos dividem neste momento a quarta posição com o Sporting de Espinho. Possuem um bom conjunto de jogadores com capacidade para fazer mossa a qualquer um dos candidatos ao título. Ademais, irão por certo contar o apoio entusiasta do público de Guimarães e portanto irão fazer de tudo para aproveitar a oportunidade para se afirmarem e darem uma alegria à sua massa adepta. Além do mais, precisam dos pontos para poderem almejar ir às Meias Finais dos Playoffs!

Exige-se portanto um Benfica concentrado e consistente nos diversos momentos do jogo. Na senda do que se viu no Derby frente ao Sporting onde o Benfica foi uma verdadeira equipa! E bem sabemos que este jogo chega antes da recepção aos russos para a Challenge Cup, mas é proibido pensar nesse jogo agora. Foco total no jogo de Guimarães, onde o Benfica não pode deitar fora o trabalho feito até agora e que o colocou no primeiro lugar. Faltam 14 pontos para conquistar em 15 possíveis, os primeiros três têm de sair deste jogo.

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 21ª Jornada

Sábado - dia 9:

V. Guimarães-SL BENFICA 18h30 SPORT TV 4
Sporting-Sp. Espinho 15h
Ac. São Mamede-Esmoriz 15h
Fonte Bastardo-Clube K 15h
Famalicense-Ac. Espinho 18h
Leixões-SC Caldas 18h
VC Viana-Castêlo da Maia 18h


No Pavilhão Fidelidade irá decorrer o jogo de maior cartaz da 16ª Jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins. O duelo ante Oliveirense começa às 19h30 de Sábado. Para ver em directo na BENFICA TV e TVI 24.

O fracasso da ronda passada afastou-nos ainda mais da luta pelo trono. Aqui não pode haver lugar a derrotas ou empates. E a glória desta secção, fundamentalmente a dos anos mais recentes, ainda está bem presente na nossa memória.

É preciso REAGIR à adversidade, e fazer das fraquezas forças. É preciso que quem tanto reclama e agora tem oportunidade, que a aproveite. É preciso que quem se sente cansado, não deite os braços para baixo. O Benfica tem de ser melhor, tem de ser mais eficaz, mais alegre e mais expedito, menos complicado e mais pragmático.

Pela frente está o actual líder do campeonato, que certamente vem à Luz para ganhar e para aproveitar este momento mau do Benfica. Sabe que encontra um adversário fragilizado por baixas e pelos resultados recentes, e que irá querer tirar proveito dessa instabilidade que pode afectar os jogadores do Glorioso. Mas como dissemos, cabe aos jogadores encarnados darem a volta ao texto. Nada como um jogo de grande exigência para o fazer.

É certo que pode ser demasiado tarde para lutar pelo título, mas nos 11 jogos que faltam o que temos de exigir são 11 vitórias. Semana a semana, trabalho duro e perfomance nos níveis máximos dentro da pista. Lutar até à exaustão!

Campeonato Nacional - Jogos da 16ª Jornada

Sábado - dia 9:

SL BENFICA-Oliveirense 19h30 BENFICA TV/TVI 24
AD Oeiras-SC Marinhense 18h
Sp. Tomar-Sporting 18h
AD Valongo-Riba D'Ave 18h30
Paço de Arcos-FC Porto 20h
HC Turquel-OC Barcelos 21h
Juv. Viana-HC Braga 21h30


Para consulta de tudo sobre a época 2018/2019 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!










Sem comentários:

Enviar um comentário