quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Num fim de semana de três Clássicos, apenas vencemos um, precisamente em Espinho. Os rapazes do Futsal continuam a sua caminhada triunfal a nível nacional, com uma goleada para a Taça de Portugal

Verifique a nossa análise sobre cada um dos quatro desafios.


Benfica dominador na visita à casa do Sporting de Espinho, em desafio respeitante à 19ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Voleibol.

A formação dirigida por Marcel Matz actuou de forma autoritária na Nave de Espinho (12-25; 18-25; 27-29). Colectivamente a equipa apresentou-se muito bem organizada e não deu quaisquer chances ao histórico opositor. De frisar, a título individual, Theo que esteve a um nível superlativo, totalizando 20 pontos. O internacional brasileiro esteve endiabrado. Assumiu as despesas ofensivas, correspondendo exemplarmente às inúmeras solicitações. Mas globalmente a equipa esteve a um bom nível e todos foram preponderantes para o sucesso.

O ascendente encarnado foi uma constante, com boas vantagens construídas. Um bloco a deter as investidas contrárias, uma recepção regular, uma distribuição imprevisível e acerto no capítulo do remate. Os vareiros sentiram muitas dificuldades em contrariar o nosso jogo, à excepção do terceiro set. Entrada forte nos dois primeiros sets deixou as águias na rota certa para regressar a casa com os três pontos. O técnico encarnado deixou Honoré e André Lopes no banco. Fred Winters alinhou de início, tal como Zelão e Wolfhi.

Portanto, as águias fizeram com abundante tranquilidade o 0-2 sem sets, como aliás espelham os parciais desnivelados. O terceiro set já teve mais emoção. Desta vez foram os vareiros que se adiantaram e estiveram na frente do marcador por largo período. Esta reacção caseira teve o condão de despertar o público, que até estão estava adormecido, e o ambiente adverso ajudou a uma fase menos feliz da nossa equipa (18-14). Verificava-se por esta altura um Benfica algo instável, com muitos serviços para fora e algumas decisões más. Porventura, a equipa já estaria a pensar na viagem à Rússia agendada para meio desta semana. Matz mexeu na equipa, por exemplo ao promover a entrada de André Lopes mas rapidamente desfez a substituição, pois o sete que apostou de início estava a mostrar-se bem ligado e tinha de ele a reverter a situação. O técnico brasileiro interveio junto da sua equipa e a resposta dada foi muito positiva. A fibra vencedora da equipa veio ao de cima e os tigres acabaram por sucumbir nas vantagens.

Resultados Finais da 19ª Jornada (1ª Fase)

Sp. Espinho 0-3 SL BENFICA (12-25; 18-25; 27-29)
V. Guimarães 3-0 Castêlo da Maia (29-27; 25-17; 25-21)
Ac. Espinho 0-3 Leixões (18-25; 22-25; 19-25)
Ac. São Mamede 3-0 SC Caldas (25-21; 25-21; 25-20)
Clube K 0-3 Esmoriz (17-25; 8-25; 14-25)
Fonte Bastardo 0-3 VC Viana (20-25; 21-25; 23-25)
Famalicense 0-3 Sporting (20-25; 23-25; 19-25)


Turma de Arturo Álvarez conheceu pela primeira vez o sabor da derrota, e de forma aparatosa, ao cabo de dezasseis jogos na 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol.

Série imaculada chegou ao fim. Perdemos por 96-78 no recinto do FC Porto. Oliveirense igualou-nos no topo da tabela classificativa.

Os anfitriões mereceram a vitória. Bateram-nos a todos os níveis. Tacticamente exploraram bem os nossos pontos fracos a anularam bem as nossas virtudes. Eles sabiam que em caso de derrota poderiam comprometer bastante a luta pelo título. As águias fracassaram, desperdiçaram uma boa possibilidade de deixar os azuis e brancos definitivamente de fora da corrida pelo primeiro lugar na fase regular. Muito gostámos nós de ressuscitar os "mortos"...

Não estava tudo bem com um registo 100% vitorioso. Mas não se pode deitar tudo abaixo depois do primeiro desaire e ir do "80 ao 8". Isto, sem "paninhos quentes"! Vacilamos, e muito, no passado Sábado. Não é a jogar assim que conseguiremos a Reconquista. Há que analisar minuciosamente o que se passou no Dragão Caixa. A nossa postura defensiva foi muito insatisfatória. Pedia-se simultaneamente agressividade e concentração mas isso nunca aconteceu. O rival tem qualidade e está em crescendo, porém nós tínhamos a obrigação de nos exibir muito melhor. Álex Suárez foi ausência notada. De assinalar o regresso à competição de Cláudio Fonseca. José Silva lesionou-se.

O conjunto portista entrou muito bem na partida, com muitas movimentações e muita eficácia no ataque perante um Benfica inexistente do ponto de vista defensivo. Ao longo de todo o Clássico se percebeu que a equipa da casa estava muito mais determinada (mais intensa) na conquista da vitória do que os homens de "águia ao peito". Foi um jogo para esquecer. Ou melhor, em que há muitas ilações a tirar e, de grosso modo, negativas. 

O intervalo, como se costuma dizer, é bom conselheiro. Mas assim não se sucedeu para o contingente encarnado. A desvantagem já era expressiva (56-39) e o cenário ficou ainda mais desolador no 3º Período (87-58). A equipa de Moncho López manteve a bitola alta, particularmente no ataque, com o ex-Benfica João Soares como protagonista e a provocar muitos estragos. No último quarto lá conseguimos minimizar um pouco a "tareia", mas nada de muito significativo, com Micah Downs a destacar-se como nosso melhor marcador (18 pontos). Esperava-se mais do norte-americano. Esperava-se bem mais da equipa.

Resultados Finais da 16ª Jornada (1ª Fase)

FC Porto 96-78 SL BENFICA
Terceira Basket 79-87 Galitos Barreiro
CAB Madeira 80-58 V. Guimarães
Imortal 58-76 Esgueira
Lusitânia 57-77 Oliveirense
Ovarense 85-92 Illiabum


Carimbado o passaporte para os Oitavos de Final da Taça de Portugal de Futsal, com uma vitória robusta, por 0-8, em Coimbra. Segue-se uma pausa para as Selecções.

O CS São João, a jogar em casa emprestada, não teve capacidade para contrariar o favoritismo das águias. O Benfica respeitou o opositor e foi sério na abordagem do jogo. Na vertente feminina, garantirmos lugar na "Final Four" da Taça de Portugal, após goleada igualmente por 8-0 ante o Belenenses.

Dadas as diferenças existentes entre as duas equipas, este foi um jogo em que Joel Rocha promoveu várias alterações, apostando em jovens das nossas camadas jovens. Diego Roncaglio, Fábio Cecílio e Bruno Coelho não constaram na ficha de jogo. Chaguinha envergou a braçadeira de capitão.

A turma benfiquista entrou em campo sem dó nem piedade, culminando num golo madrugador de Raul Campos. O espanhol apareceu no sítio certo e não se fez rogado. As águias continuaram naturalmente no controlo das operações e à passagem do min 12, através de um "bico" de Marc Tolrà, ampliaram a vantagem. A menos de 6 min do intervalo, Fits fez mais uma das suas brilhantes incursões e desferiu um míssil. Logo de seguida, a pressão alta encarnada redundou em mais um golo. Miguel Ângelo foi o autor. A equipa da 2ª Divisão arriscou, avançando com a ousada estratégia do "5 para 4". Só que quem colheu os frutos foi o Benfica. Tolrà recuperou a posse do esférico, entregou-a a Tiago Brito, e o internacional luso, ainda dentro do meio-campo defensivo, mostrou pontaria afinada perante baliza deserta, já próximo do descanso regulamentar.

No segundo tempo, o marcador não funcionou tantas vezes, mas nem por isso a partida deixou de ser desinteressante. Os locais procuraram o tento de honra e o Benfica explorou a profundidade do seu plantel, depois de uma reentrada na quadra fulgurante culminada com três golos. Tolrà, porventura a unidade que mais se destacou, fez o sexto golo da noite, após excelente combinação com Robinho. O fantasista russo também fez o gosto ao pé, numa bola parada bem trabalhada colectivamente. O resultado final foi fixado, depois de um contra-ataque a toda a velocidade, num corte infeliz de um elemento dos anfitriões a atraiçoar o seu guardião.

Resultado Final dos 1/16 Final

CS São João 0-8 SL BENFICA


Já chega, não? Desilusão na Luz. Encarnados saíram derrotados por 1-4 no frente-a-frente com o Sporting, para a 14ª ronda do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins. Já estamos a cinco pontos da líder Oliveirense, a quatro do FC Porto e a três dos leões.

Casa cheia. Público empolgante e preparado para readquirir confiança na equipa. Jordi Adroher recuperado. Derby sempre apetecido. Sporting vinha de dois resultados negativos. Estavam reunidos todos os ingredientes para uma tarde de Domingo à BENFICA. Acabamos por ver defraudadas de modo gritante as expectativas. As mudanças nesta secção foram muito recentes. E portanto o novo timoneiro merece-nos o benefício da dúvida. Só que neste clube exigem-se resultados imediatos. E o que se vislumbram são sinais deveras preocupantes para o que resta do campeonato. E há toda uma segunda Volta.

SLB muito aquém do pretendido, a depender em demasia da qualidade individual. Desorganizado, com pouco critério, e algo desleixado perante um Sporting praticamente remetido à sua meia pista, fundamentalmente na primeira parte. Benfica algo faltoso e ineficaz nas bolas paradas, em oposição ao rival. Não se admite como não criamos perigo com tanto tempo em superioridade numérica. Na segunda parte estivemos quase metade do tempo em situação de "powerplay" e foi confrangedor assistir às dificuldades sentidas pelas águias em termos de produtividade ofensiva.

Já sabemos que os "artistas do apito" estão sempre presentes. Houve arbitragem habilidosa mas que não atenua nem um pedaço o desaire encarnado. É verdade que houve simulações que passaram em claro. É verdade que Ângelo Girão agrediu um dos árbitros e que deveria ter recebido ordem de expulsão, em vez de duplo azul. Mas o que é mais verdade foi a falta de ideias e de objectividade do nosso jogo, isto perante um Sporting operário, compacto, à espera do nosso erro e que na segunda parte, sobretudo nos momentos decisivos, foi letal nas bolas paradas quando tinha de ser, matando qualquer esperança nossa.

Benfica mais acutilante no início, pese embora o jogo pouco elaborado, e a optar vezes sem conta pela meia distância. Do lado sportinguista, quase que prescindiram de atacar. Exemplo disso é o pouco trabalho a que foi sujeito Pedro Henriques. O trilho negativo começou à passagem do min 8, com Casanovas a falhar um grande penalidade. 1 min volvido, Nicolia levou azul, de modo exagerado. O árbitro Luís Peixoto a abrir o livro. PH defendeu o livre directo. Jogo continuou numa toada pouco atractiva, com poucos lances de perigo. SLB com iniciativa de jogo e com o dobro dos remates mas sem arte nem engenho, frente a um Sporting sem causar qualquer tipo de mossa. Nulo no marcador ao intervalo.

Penalty para o Sporting no recomeço. Raul Marin abriu o activo. Com quase 6 min de jogo na segunda parte, o ambiente aqueceu e de que maneira. Azul bem mostrado a Raul Marin. Na sequência desta decisão, Girão a levar dois azuis por empurrar Casanovas e uma peitada no árbitro. Deveria ter visto o vermelho. Ordonez falhou LD. Girão continuou de fora com protestos veementes. Foi um fartar vilanagem. E sempre a passar entre os "pingos da chuva". SLB com dificuldades em criar perigo, com Zé Diogo na baliza leonina. Foi frustrante ver a nossa equipa tanto tempo em superioridade numérica mas sem conseguir arrancar dividendos dessa situação. E até deu para a décima falta nossa a 14 min do fim. Raul Marin falhou LD. Golo anulado a Nicolia a meio da segunda parte, por pretensa simulação de Font. Foi dado um azul ao espanhol. No entanto, Adroher falhou LD. Quatro min depois, azul para Gonzalo Romero. Ordoñez na transformação do livre directo empatou a contenda. Nervos à flor da pele. A 4 min do fim Nicolia leva azul e posteriormente Font fez o 1-2. E logo depois surgiu a décima quinta falta nossa. Font, de novo na cobrança de um livre directo, fez o 1-3. A acabar Pedro Gil fixou o resultado final em 1-4.

Resultados Finais da 14ª Jornada

SL BENFICA 1-4 Sporting
AD Oeiras 4-5 FC Porto
Riba D'Ave 5-5 OC Barcelos
AD Valongo 5-2 SC Marinhense
Paço de Arcos 4-2 Sp. Tomar
HC Turquel 8-5 HC Braga
Juv. Viana 2-3 Oliveirense


Para consulta de tudo sobre a época 2018/2019 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


1 comentário:

  1. Confesso que ainda estou para ver um dérbi ou clássico de hóquei em patins com o Benfica a fazer menos faltas que os rivais. Acho não estar muito longe da verdade ao dizer que em 4 jogos com os 4 ditos candidatos e só por uma vez a equipa contrária chegou às 10 faltas. Benfica faltoso? Talvez, mas os rivais fazem igual e parece que escapa o apito. Quanto ao Girão, sinceramente é inacreditável quando não foi expulso quando peitou o árbitro. Como não levou o 3º azul quando fez o gesto para o publico de roubo e como não levou o 3º azul mais tarde num outro gesto de roubo. Ou como não levou 3º azul quando se sentou no banco de suspensão e voltou a contestar e muito a decisão do árbitro sabe-se lá porquê visto ter sido uma falta clara e óbvia. Das poucas aliás, marcadas ao Sporting.

    Seja como for concordo com a análise, jogar 10 minutos em power play e não conseguir criar oportunidade clara de golo é preocupante. Mesmo tendo em conta que o Sporting defendeu muito em cima da área e criando muitas dificuldades de penetração.

    ResponderEliminar