terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Entrada com a "mão direita" em 2019. As nossas equipas de Basquetebol e Futsal venceram com autoridade e permanecem invictas.

Confira a nossa primeira análise neste novo ano.


Continuamos invencíveis ao cabo de 13 jogos da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol. O Clube do Povo de Esgueira foi a mais recente vítima. No Sábado perdeu na Luz de forma copiosa, por 112-66.

Segundo jogo consecutivo acima da simbólica barreira dos 100 pontos. Mesmo privado de quatro importantes peças (Tomás Barroso, Arnette Hallman, Cláudio Fonseca, Juan Cantero), e contando com o contributo de dois jogadores que atravessaram um longo calvário, os encarnados deram um show frente a uma das equipas que melhor funciona colectivamente neste campeonato. E até deu para se ver jovens da Formação em acção, como são os casos de Gonçalo Delgado, Diogo Carvalho, Alexandre Fatuda e Rafael Lisboa.

A equipa de Aveiro ainda incomodou na fase inicial da partida. A resposta ao atrevimento inicial dos forasteiros não se fez tardar e foi com uma receita idêntica àquela aplicada pelo Esgueira Basket, através do acerto no capítulo do lançamento, fundamentalmente no tiro exterior. Nesse particular as águias estiveram espantosas, com 17 triplos logrados (5 de Álex Suárez e 4 de José Silva). A partir daí, os homens liderados por Arturo Álvarez arrancaram para uma portentosa actuação, apoiada numa defesa organizada e sólida e num ataque fluído e clarividente.

Ao intervalo a vantagem já era considerável (47-34). A equipa está cada vez mais entrosada e com todos os jogadores devidamente sincronizados. E isso ficou bem patente nos segundos 20 min. A equipa acelerou ainda mais o ritmo e dilatou largamente a diferença no marcador. Foi um autêntico "rolo compressor", com jogadas para todos os gostos. As estatísticas finais não enganam. Circulamos bem a bola, com 37 assistências e apenas 8 'turnovers' cometidos. Na luta dos ressaltos (43-26) também fomos claramente superiores.

Quando se actua em prol do colectivo, mais facilmente as individualidades se distinguem. Xavi Rey, com um duplo-duplo (13 pontos, 14 ressaltos e 8 ressaltos), foi mais uma vez decisivo e cotou-se como a principal figura. Em segundo plano surgiram Miguel Maria, também ele com um duplo-duplo (12 pontos, 8 ressaltos e 13 assistências), Micah Downs (26 pontos), Álex Suárez (23 pontos) e José Silva (20 pontos).

Resultados Finais da 13ª Jornada (1ª Fase)

SL BENFICA 112-66 Esgueira
Lusitânia 77-85 Terceira Basket
FC Porto 104-84 Ovarense
Oliveirense 84-68 Imortal
Illiabum 88-69 V. Guimarães
Galitos Barreiro-CAB Madeira (23/02, às 16h)


No Domingo, a formação orientada por Joel Rocha somou a décima sexta vitória em outros tantos jogos da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal. Triunfo por quatro bolas a zero na recepção ao digno Eléctrico Futebol Clube.

Vitória sem espinhas. Não foi um jogo para mais tarde recordar, longe disso. Foi algo quezilento, com muitas paragens. O conjunto orientado por Kitó Ferreira impôs muita agressividade. O Benfica venceu com mérito e construiu ocasiões suficientes para um resultado mais avolumado, mas o único representante da região do Alentejo no principal escalão nacional da modalidade merecia, no mínimo, o golo de honra.

O adversário provou que tem qualidade e que o bom campeonato que tem vindo a realizar não cai do céu. Mas também é verdade que estivemos algo perdulários na componente ofensiva e que o jovem guardião da turma de Ponte de Sor impediu por diversas vezes o golo encarnado. Na segunda parte do desafio houve ali uma fase em que adormecemos um pouco. Nada de alarmante. Faltou alguma intensidade e dinâmica no nosso jogo. Do outro lado também houve brio, refira-se.

Raul Campos e Diego Roncaglio fizeram companhia a Miguel Ângelo na bancada. Fits foi grande protagonista do encontro. O brasileiro sentenciou a vitória encarnada com um bis já na segunda parte, quebrando a boa réplica visitante. Nos primeiros 20 min, os festejos encarnados foram causados pelos remates certeiros de Fernandinho, com um fantástico calcanhar, e André Coelho, numa boa iniciativa individual, por esta ordem. E Bruno Coelho ainda desperdiçou um livre de 10 metros.

Resultados Finais da 16ª Jornada

SL BENFICA 4-0 Eléctrico
Módicus 2-3 Sporting
Unidos Pinheirense 3-2 Belenenses
Sp. Braga 0-0 Futsal Azeméis
Burinhosa 3-3 Viseu 2001
Quinta dos Lombos 4-2 AD Fundão
Leões de Porto Salvo 3-2 Rio Ave


Para consulta de tudo sobre a época 2018/2019 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário