sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

O saldo foi positivo no que concerne aos jogos disputados entre Terça e Quinta-feira. Na Luz, Hóquei e Andebol suaram e cumpriram a missão. Na Grécia, o Voleibol garantiu a continuidade na Challenge Cup.

Confira a nossa análise às três vitórias arrecadadas.


Frente à equipa revelação, o Riba D'Ave, o SL Benfica venceu por 7-2, em desafio a contar para a 8ª Jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins.

Ascendemos, juntamente com a Oliveirense, à vice-liderança, por causa do empate do Óquei de Barcelos em Tomar. Os números finais não reflectem as dificuldades causadas pelo RAHC. Os três pontos obtidos pelas águias são incontestáveis mas colectivamente o cenário permanece distante daquilo que todos nós desejamos. Quem encantou mais uma vez foi Lucas Ordoñez.

A equipa recém-promovida surgiu na pista de forma desinibida e muito bem organizada em todos os sectores. Coesa e sólida defensivamente, móvel e esclarecida na componente ofensiva. O Benfica, essencialmente nos primeiros 25 min, foi muito pobre em termos de produtividade no ataque e sentiu claras dificuldades sempre que o adversário impôs velocidade no seu hóquei.

O Benfica até entrou com o patim direito. Na primeira vez que nos acercamos verdadeiramente da baliza chegamos ao golo. Carlos Nicolia aplicou uma vistosa 'picadinha'. A formação minhota igualou a partida num lance de contra-ataque, à passagem do min 8, onde ficou patente os problemas do SLB na recuperação defensiva. A 2 min do intervalo, uma "stickada" de meia distância surpreendeu Pedro Henriques. 1-2 ao intervalo.

Na segunda parte, a história do jogo foi diferente. Os ribadavenses esbarraram, não raras vezes, no guardião benfiquista. O Benfica reentrou com maior objectividade e a maior valia individual dos encarnados veio taxativamente ao de cima, nomeadamente a do ex-Barcelona Lucas Ordoñez. O argentino esteve implacável e o seu contributo foi decisivo para que o colectivo de Pedro Nunes retomasse o trilho das vitórias no campeonato.

Praticamente 3 min volvidos após o reatamento da partida, Miguel Rocha empatou a contenda.
Depois, o génio de Ordoñez andou à solta. O craque argentino recolou-nos em posição de vantagem no marcador, na transformação de um livre directo. Logo de seguida, Miguel Rocha, novamente isolado, bisou e ampliou para 4-2. Ordoñez completou um 'poker', sendo rotulado evidentemente como o protagonista do jogo.

Resultados Finais da 8ª Jornada

SL BENFICA 7-2 Riba D'Ave
FC Porto 8-2 HC Braga
AD Oeiras 2-4 Sporting
Sp. Tomar 0-0 OC Barcelos
Oliveirense 8-4 SC Marinhense
Juv. Viana 4-2 HC Turquel
Paço de Arcos 2-2 AD Valongo


Seguimos em frente em Voleibol, após batermos taxativamente os helénicos do Iraklis Petosferisi, no desafio correspondente à 2ª Mão da 3ª Ronda da Challenge Cup.

Em Salónica, os pupilos de Marcel Matz não facilitaram (13-25; 12-25; 15-25). Atenções viradas para os Oitavos de Final, onde iremos defrontar um dos actuais líderes do campeonato romeno, ACS Volei Municipal Zalau. A primeira batalha ocorrerá na Luz, na semana que antecede o Natal.

Como os parciais traduzem, foi um encontro pautado pelo absoluto domínio encarnado. Bastava vencer dois sets para avançar na competição. O conjunto encarnado não teve piedade e foi contundente em cada um dos três sets disputados. Provocamos muitas dificuldades à organização defensiva contrária, essencialmente através do serviço.  Os gregos contaram com o apoio fantástico e ensurdecedor dos seus entusiastas adeptos (até no aquecimento: https://youtu.be/NRLP0a4ZiR0), porém as águias não se assustaram com o ambiente escaldante e venceram de forma categórica. A superioridade encarnada a todos os níveis não deixa margem para dúvidas, mais do que no encontro realizado em Lisboa. De frisar a excelente perfomance de Theo. O oposto brasileiro, com 18 pontos, voltou às boas exibições e foi destacadamente a figura da partida.

Resultado Final da 2ª Mão da Challenge Cup (3ª Ronda)

Iraklis Petosferisi 0-3 SL BENFICA (13-25; 12-25; 15-25)


Regresso à rota vitoriosa no fecho da primeira volta da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Andebol.

Em suma, um jogo de duas partes distintas. O 19-9 com que se atingiu o intervalo ilustra bem a supremacia encarnada no 1º tempo. O resultado final de 33-30 traduz bem a boa réplica do Belenenses na etapa complementar.

Com Miguel Espinha (seguro) a alinhar de início, as águias apresentaram-se em bom plano do ponto de vista defensivo (4 golos sofridos ao cabo de 18 min de jogo), muito pressionantes, que possibilitou diversos contra-ataques que terminaram em golo. Realce nesse particular para a mão "quente" de Davide Carvalho (5 golos). Isto sem descurar o bom comportamento colectivo. Criamos muito perigo, aliando o binómio velocidade/mobilidade à eficácia.

Nos segundos 30 min os papéis inverteram-se. A equipa orientada por João Florêncio, que conta nas suas fileiras com vários jogadores experientes, regressou à quadra com outra faceta, mais condizente com a boa campanha que está a fazer nesta temporada. Com uma boa organização defensiva e um ataque criterioso e eficaz, recuperou distâncias. O conjunto encarnado descomprimiu bastante. Valeu-nos a enorme vantagem assegurada na primeira parte. A dinâmica ofensiva deu lugar a um jogo algo trapalhão e pouco produtivo, e imperou a desconcentração/passividade no sector defensivo. É inadmissível sofrer 21 golos em apenas 30 min. É verdade que Carlos Resende efectuou rotação do plantel, apostando nos jovens Francisco Pereira e Pedro Loureiro (pivot). Hugo Figueira rendeu Espinha na baliza. Mas não serve de desculpa.

Resultados Finais da 13ª Jornada (1ª Fase)

SL BENFICA 33-30 Belenenses
Sporting 45-15 Arsenal Clube Devesa
Madeira SAD 30-25 AC Fafe
Boa Hora FC 26-32 ABC
ISMAI 27-34 FC Porto
CCR Fermentões 20-32 Águas Santas
AA Avanca-Sp. Horta (12/12, às 21h)


Para consulta de tudo sobre a época 2018/2019 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário