sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Dois Clássicos com o FC Porto no Sábado são os pratos fortes de uma ementa recheada. À excepção do Andebol que joga nos Açores, todas as nossas equipas jogam no magnífico Complexo da Luz. É hora, pois claro, de reunir tropas e encher a nossa casa. E Pluribus Unum!

Confira tudo aquilo que se irá passar ao longo do próximo fim de semana.


Às 15 horas de Sábado, há duelo de históricos. Os pupilos de Arturo Álvarez medem forças com o FC Porto, em encontro da quinta ronda da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol. Este Clássico terá transmissão em directo na RTP 2.

Pela frente um adversário que por certo visita a Luz com o intuito de voltar às vitórias e de pôr termo a um arranque irregular nesta temporada. Em caso de novo desaire poderá entrar numa "aspiral" negativa e ficar praticamente arredado da luta pelos lugares cimeiros desta primeira fase do campeonato.

O Benfica vem de uma complicada deslocação a Guimarães, tal como antevíamos a partida não foi nada fácil, mas felizmente terminou com vitória encarnada. Agora em casa, é tempo de o Benfica se impor novamente, perante um adversário que por ora anda em competição europeia, e por isso com uma rotação superior, ou então com um desgaste com o qual tem tido dificuldades em lidar, exemplo as derrotas recentes com as duas equipas da Terceira.

Mas é Clássico, e sabemos que a motivação para este jogo é outra, e mesmo vindo de uma viagem à Bulgária, o FC Porto irá entrar na Luz com tudo, e o Benfica tem de ser melhor que o adversário em todos os aspectos do jogo. De Guimarães veio algum desacerto no tiro exterior, esperemos que seja compensado neste jogo, e para isso será importante o regresso com mão quente de José Silva, ele que não saiu do banco, tocado, na passada semana. Xavi Rey continua a ser baixa, pelo que Cláudio Fonseca continua a ser a referência do jogo interior, e espera-se que mantenha a boa forma das últimas semanas. Esperamos mais de Álex Suárez e Arnette Hallman, que têm de aparecer, não só no ataque como na defesa.

Este será um jogo com tudo para ser decidido nos detalhes, esperamos um Benfica assertivo e dominante de começo a fim, com rigor e concentração na defesa, criatividade e eficácia no ataque. E um pavilhão ao rubro e não amorfo, é tempo também de os adeptos mostrarem que estão com esta "nova" equipa do Benfica, e ajudar aquela que poderá ser uma vitória muito importante no contexto desta fase regular.

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 5ª Jornada

Sábado - dia 3:

SL BENFICA-FC Porto 15h RTP 2
V. Guimarães-CAB Madeira 15h
Galitos Barreiro-Terceira Basket 17h
Illiabum-Ovarense 18h
Oliveirense-Lusitânia 21h
Esgueira-Imortal 21h30


Depois do Basquetebol, as atenções concentram-se no Pavilhão Nº 2 da Luz, palco do embate entre Benfica e Esmoriz. O apito inicial será dado às 17 horas, deste Sábado. Este jogo, a contar para a 7ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Voleibol, será transmitido em directo e exclusivo na BENFICA TV.

Um jogo que tem de ser encarado com desconfiança. A jovem equipa do Esmoriz está a fazer um interessante arranque de campeonato, e pese embora tenha surpreendido a derrota em Viana no feriado de dia 1, falamos de uma equipa que bateu a AA São Mamede, e foi ganhar 0-3 a casa do rival e vizinho Sporting de Espinho.

Espera-se por isso um Esmoriz descomplexado e determinado a vir à procura da surpresa, perante um Benfica que está em véspera da estreia europeia, mas tem de se focar exclusivamente neste jogo, de modo a evitar dissabores. Os dois jogos do passado fim de semana foram um sinal disso, de que o perigo está sempre à espreita e a possibilidade de largar um ou mais pontos é sempre real em cada partida.

Pedimos por isso um Benfica totalmente focado nesta partida e neste adversário, em alta rotação pois estamos a entrar, como é timbre do calendário do Voleibol em Portugal, numa fase em que se vão suceder os jogos. Marcel Matz já contará com o austríaco Wolfhi para este jogo, contudo Hugo Gaspar será baixa nas próximas semanas por uma lesão no pé, o que levará Theo para dentro da quadra com uma responsabilidade maior, e espera-se que o internacional brasileiro continue a subir de forma. 

Nada mais que os três pontos é o que esperamos desta partida.


Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 7ª Jornada

Sábado - dia 3:

SL BENFICA-Esmoriz 17h BENFICA TV
Ac. Espinho-VC Viana 15h30
SC Caldas-Sporting 17h
Ac. São Mamede-Sp. Espinho 17h
Leixões-Famalicense 18h
Fonte Bastardo-Castêlo da Maia 18h
Clube K-V. Guimarães 19h


Mais uma 'Final' no Campeonato Nacional de Hóquei em Patins. Às 19h45 começa o escaldante confronto entre águias e dragões. Este jogo "grande" da 4ª Jornada irá fechar um Sábado repleto de emoções na Luz. Se não puder comparecer na Luz, não perca pitada deste jogaço e veja tudo em directo através da BENFICA TV e TVI 24.

Depois da complicada mas saborosa vitória em Azeméis, o Benfica joga na qiarta ronda com o terceiro concorrente directo pelo título, e pela primeira vez em casa. Só a vitória interessa. Há desde logo muitos factores que podemos enumerar: Para começar, a superioridade que o Benfica tem tido no Pavilhão Fidelidade sobre os azuis e brancos nas últimas temporadas. A última vitória forasteira data da época de 2012/13, o que equivale a dizer que com Pedro Nunes ao leme, o Benfica venceu o Porto em casa nas últimas seis épocas. Que seja para continuar!

Não sendo um jogo com carácter decisivo, e face ao que tem sido a matriz de Guillem Cabestany ao comando dos azuis e brancos, esperamos um Porto a dar a iniciativa do jogo ao Benfica, procurando jogar no erro encarnado e tirar proveito das bolas paradas. Do lado encarnado, os primeiros jogos da nova época têm mostrado novas variações na matriz do jogo encarnado: uma defesa por vezes mais baixa, uma posse de bola mais paciente, mas diremos que ainda falta encontrar o equilíbrio certo nas diferentes fases do jogo, de modo a conseguir surpreender o rival.

O Benfica terá que defender bem e não perder bolas "à toa", de modo a não se expor ao contra-golpe, e claro controlar a meia-distância de Hélder Nunes, Poka ou Rafa, tudo jogadores que arriscam nesse capítulo do jogo. Chave para a vitória, tal como noutras épocas, será o controlo emocional do jogo. O rival tem perdido muitas vezes neste aspecto, embora entretanto tenha perdido alguns dos jogadores que mais se deixavam levar.

Apelamos aos Benfiquistas para criarem um verdadeiro "Inferno da Luz". A nossa força poderá ajudar a equipa a fazer a diferença, tal como nas últimas épocas. Pavilhão cheio, apoio intenso, incessante e determinado. Todos juntos até à conquista dos três pontos.

Campeonato Nacional - Jogos da 4ª Jornada

Sábado - dia 3:

SL BENFICA-FC Porto 19h45 BENFICA TV/TVI 24
AD Oeiras-OC Barcelos 18h
Paço de Arcos-HC Braga 18h
Sp. Tomar-Oliveirense 18h
AD Valongo-Sporting 18h30
HC Turquel-Riba D'Ave 21h
Juv. Viana-SC Marinhense 21h30


Nos Açores, a turma da Luz defronta no Sábado, pelas 21 horas locais, o Sporting Club da Horta, em jogo da 8ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Andebol.

Depois da pausa para os trabalhos da Selecção, regressa o Nacional, num mês de Novembro que se dividirá em dois blocos: nesta primeira quinzena, três partidas do campeonato, depois a eliminatória europeia com o Hannover. Para este primeiro jogo espera-se naturalmente uma vitória do Benfica.

Tempo para os jogadores que não foram às selecções ganharem novamente ritmo nas pernas, para eventualmente gerir o desgaste de um ou outro que tenha voltado mais cansado das Selecções, mas sobretudo é tempo de olear novamente a máquina, pois a exigência vai subir muito rapidamente, e o Benfica tem de estar à altura do desafio.

Esperamos uma equipa totalmente focada neste jogo e nesta missão, a fazer um jogo assertivo e correcto, que permita rodar o plantel à disposição de Carlos Resende, salientando que a competição interna também é importante para a evolução e momento de forma de cada jogador. É tempo de ganhar confiança para os desafios que estão pela frente. Primeira missão: trazer 3 pontos da Horta.

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 8ª Jornada

Sábado - dia 3:

Sp. Horta-SL BENFICA 22h
ABC-FC Porto 15h
Boa Hora FC-Belenenses 18h
AA Avanca-CCR Fermentões 18h
Arsenal Clube Devesa-ISMAI 21h

Domingo - dia 4:

Águas Santas-AC Fafe 17h

Sporting 34-29 Madeira SAD


No Domingo, a partir das 16 horas, Benfica e Unidos Pinheirense defrontar-se-ão no Pavilhão Fidelidade, no enceramento da 8ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal. Para ver em directo na BENFICA TV.

O conjunto orientado por Joel Rocha é favorito, no entanto as últimas três partidas na qualidade de visitante deverão servir de alerta. Não podemos encarar este próximo compromisso com qualquer tipo de facilitismo. Não podemos permitir que os nortenhos possam aspirar a surpreender-nos. Temos cinco pontos de avanço sobre o Sporting, daí que importa não desperdiçar esta vantagem!

E também nos podemos lembrar que o Pinheirense tem feito "a vida negra" ao Benfica por muitas vezes nas últimas temporadas, por isso reiteramos que não há margem para facilitismos. Ainda por cima estes jogos a seguir a semanas em que houve trabalhos das Selecções são sempre mais difíceis de preparar.

Do lado encarnado, já se sabe que além de Miguel Ângelo, lesionado, Joel Rocha não contará com Diego Roncaglio, castigado. Cristiano deve assim assumir a primeira titularidade da temporada, ele que falhou grande parte da pré-época, a recuperar da lesão que contraiu na final do campeonato da época passada. O azar de uns é a oportunidade de outros, e esperamos que assim seja com o camisa 12 do Benfica.

Do que foi possível ver do resumo do jogo no Restelo, e do que foi possível ver em Viseu (não tanto no jogo com o Eléctrico), o Benfica claudicou na finalização nestas partidas, pelo que é tempo de melhorar a pontaria, não finalizar de qualquer forma mas trabalhar até às melhores situações de finalização possíveis. Novembro é um mês importante na época encarnada, depois desta ronda segue-se a deslocação complicada ao Módicus e a Liga dos Campeões. Por isso é tempo de focar, esta é uma das alturas para "estar no máximo". Que tudo comece com uma vitória, e uma boa exibição, já neste Domingo.

Não podemos deixar de apelar aos benfiquistas que se vão deslocar este Domingo às 16 horas ao futsal masculino, que fiquem na Luz, troquem de pavilhão mal acabe o jogo. Há um Benfica vs Sporting em Futsal Feminino, com entrada gratuita. A não perder!

Campeonato Nacional (Fase Regular) - Jogos da 8ª Jornada

Domingo - dia 4:

SL BENFICA-Unidos Pinheirense 16h BENFICA TV
Leões de Porto Salvo-Sporting 14h20

Sábado - dia 3:

Eléctrico-AD Fundão 16h
Sp. Braga-Belenenses 16h
Futsal Azeméis-Viseu 2001 17h30
Burinhosa-Rio Ave 18h
Quinta dos Lombos-Módicus 18h30


Para consulta de tudo sobre a época 2018/2019 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!







1 comentário:

  1. Serviço público!
    Que as modalidades façam esquecer a tristeza de ontem...

    ResponderEliminar