sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Porque o SL Benfica não é só Futebol...(Voleibol - Antevisão da Época 2018/2019)

A disputa da Supertaça de Voleibol é o prato forte da actividade eclética dos próximos dias. Mais uma modalidade que estás prestes a entrar em acção.

Fique a saber de tudo aquilo que nos espera, entre hoje e Domingo.


Póvoa de Varzim acolhe a disputa da Supertaça Nacional de Voleibol. O Benfica, como vencedor da Taça de Portugal, irá jogar ante o Sporting, Campeão Nacional em título. Domingo dá-se o arranque do campeonato, com a recepção ao V. Guimarães.

Arranca esta Sexta-feira, no dia em que se comemora a Implantação da República, a temporada oficial para a formação chefiada por Marcel Matz. O decisivo jogo iniciará às 19 horas e será transmitido em directo na SPORT TV 2. É imprescindível a presença massiva dos benfiquistas do Norte!

Benfica e Sporting disputam o primeiro troféu da temporada, depois do apaixonante duelo pelo campeonato na temporada passada. Depois de na passada semana os encarnados terem vencido o adversário por 3-2 na Final do Torneio das Vindimas, nada mais se pode esperar que outro jogo longo e bem equilibrado, disputado ponto a ponto. Com menos tempo de preparação que o Benfica, é de esperar claro que uma semana depois o Sporting já se apresente a melhor nível do que na semana passada, embora com muitos atletas novos ainda possam faltar algumas rotinas. Contudo a maioria dos reforços são jogadores muito experientes e que já passaram por muito no Voleibol, por isso esta questão da falta de entrosamento tem que ser minimizada.

É preciso perceber que o jogo da semana passada nada conta, e agora sim é a doer. Será um jogo tenso, onde será preciso errar menos que o adversário, e ser excelente em todos os capítulos do jogo. Podem aqui e ali surgir algumas surpresas, mas na verdade é que mesmo sendo jogadores novos em Portugal, hoje em dia facilmente se conhecem as mais valias dos jogadores, e há que trabalhar a melhor forma de travar o adversário. O apoio do público será fundamental, e esperamos uma grande casa na Póvoa e recheada de benfiquistas.

Antes do Clássico de Futebol, jogamos na Luz contra o V. Guimarães, para a 1ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional. Um desafio que começará às 15 horas e será transmitido na BENFICA TV.

Na abertura do campeonato, as águias irão receber os vitorianos. Equipa totalmente renovada com a aposta em seis internacionais venezuelanos, mais um experiente jogador espanhol. Já deu para ver no Torneio das Vindimas que o Vitória tem potencial para voltar à ribalta do Voleibol nacional, embora claro precise de algum tempo para crescer como equipa. Há que não relaxar, e entrar com o pé direito no campeonato, tendo eventualmente de fazer alguma gestão face ao jogo da Supertaça, mas a profundidade do plantel do Benfica transmite confiança nesse aspecto.

Encerrou o longo capítulo de José Jardim como treinador. O Senhor Voleibol do Benfica assumiu as funções de coordenador da secção. Ao longo dos cinco anos de existência do Benfica Eclético já por diversas ocasiões tivemos oportunidade de salientar o inolvidável trabalho executado pelo professor. Não será exagerado afirmar que sem ele não havia Voleibol no nosso clube. Em períodos difíceis foi ele quem nos manteve vivos e posteriormente levou-nos ao sucesso, à hegemonia nacional. Foi contratado Marcel Matz. Um jovem técnico brasileiro, de 38 anos, com vários anos de experiência acumulada como adjunto. Chega à Luz com a missão de nos devolver às rotas vitoriosas. Pelas sensações resultantes da pré-temporada, trouxe consigo uma abordagem mais moderna. Pudera, é de outra escola, de outra geração. Utilização dos meios tecnológicos mais recentes e uma metodologia de trabalho diferente, são alguns exemplos.

Houve mudança no comando técnico, mas também houve várias mudanças no plantel benfiquista. Saíram Milija Mrdak, Miroslav Gradinarov, Dusan Stojsavljevic, Ary Neto e Vinhedo. À excepção de Vinhedo, que é uma figura incontornável da secção mas cuja idade já pesa, todos os restantes tiveram uma passagem curta pelo nosso clube. Não vingaram e estão de saída.

Obviamente estivemos activos no mercado. E chegaram à Luz Theo Lopes (Oposto), o ex- SC Caldas Bernardo Martins (Zona 4), Rapha (Zona 4), Peter Wohlfahrtstatter (Central) e Nuno Pinheiro (Distribuidor). São várias opções de qualidade e que seguramente se confirmarão como mais-valias. Rapha está de regresso, ele que deixou saudades na Luz. Theo é o nome mais sonante das caras novas. Tem 35 anos e já foi internacional pelo Brasil, uma das melhores selecções do mundo. Que venha para fazer a diferença!
 Peter Wohlfahrtstatter, um austríaco de 2.03 metros de altura, reforça o centro da rede. Nuno Pinheiro é um internacional português de créditos firmados e que irá certamente assumir um lugar de relevo ao longo da época. Manuel Rodrigues e João Simões juntam-se a Miguel Sinfrónio no lote de jogadores oriundos da nossa Formação. O importante é o colectivo e aguardamos pela forma como todos se integrarão no Glorioso, mas em teoria significam um "upgrade". Acreditamos firmemente que nos oferecem plenas condições para atingir as metas que nos propomos.

O objectivo primordial passa evidentemente por recuperar o título nacional. Sabemos bem que não existe grande margem de erro. Não pode haver lugar a facilitismos. O Sporting mantém-se como principal rival, com os crónicos Sp. Espinho, Fonte Bastardo e Castêlo da Maia num segundo patamar, e com o "outsider" V. Guimarães, bem reforçado. Garantir o factor "casa" será importante, depois na decisão teremos de demonstrar toda a nossa qualidade "contra tudo e contra todos". Na Taça de Portugal somos os actuais detentores do troféu e portanto há que conquistá-lo pelo segundo ano consecutivo. Já na Europa, há equipas com maiores responsabilidades, todavia as nossas campanhas recentes fazem-nos acalentar esperanças. Tudo depende dos adversários que nos forem aparecendo. Queremos ir o mais longe possível, mas não podemos quer dar um passo maior do que a perna. Temos de encarar cada jogo "de per si". Só assim, poderemos fazer boa figura na prova.

Supertaça Nacional 2018

Sexta - dia 5:

SL BENFICA-Sporting 19h SPORT TV 2

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 1ª Jornada

Domingo - dia 7:

SL BENFICA-V. Guimarães 15h BENFICA TV
Ac. Espinho-Famalicense 15h
Sp. Espinho-Sporting 15h
Esmoriz-Ac. São Mamede 16h
SC Caldas-Leixões 16h
Castêlo da Maia-VC Viana 17h

Sábado - dia 6:

Clube K-Fonte Bastardo 17h


A participação encarnada na 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol tem início marcado para as 15 horas deste Sábado, com o Terceira Basket a visitar a Luz.

Os comandados de Arturo Álvarez tentarão decerto demonstrar ao seu público que há razões para confiar neles, ainda por cima após a forma contundente como saímos derrotados do jogo em Itália a meio da semana.

É fazer rapidamente o 'transfer' emocional. O Dinamo Sassari não é um adversário deste campeonato, por isso o foco tem de ser no Terceira Basket e no campeonato, que temos por todos os meios de voltar a conquistar. Internamente, tem de ser um Benfica a demonstrar dentro do campo que quer ser Campeão, tendo por isso, jogo a jogo, de mostrar ser melhor que os adversários.

Não temos dúvidas que o facto de se ter mudado quase todo o plantel bem como o comando técnico vai ter um impacto, que a curto prazo pode não ser muito favorável. Falta entrosamento, rotinas, confiança, tudo isso irá ser ganho ao longo do tempo, do treino mas sobretudo dos jogos. É preciso encarar estas partidas com a máxima concentração, tendo a perfeita noção que são passos muito importantes no caminho que se deseja. Além do mais, há que "reconquistar" também o coração dos adeptos, por isso lutar pela vitória e oferecer a melhor exibição possível, é o que se espera na tarde de Domingo.


Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 1ª Jornada

Sábado - dia 6:

SL BENFICA-Terceira Basket 15h
Galitos Barreiro-V. Guimarães 16h
FC Porto-Imortal 18h
Lusitânia-Ovarense 20h

Domingo - dia 7:

Oliveirense-CAB Madeira 16h
Illiabum-Esgueira 18h


Para consulta de tudo sobre a época 2018/2019 das modalidades, pode ver aqui:

Feminino - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/feminino.html

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!




Sem comentários:

Enviar um comentário