terça-feira, 2 de outubro de 2018

Porque o SL Benfica não é só Futebol...(Basquetebol - Antevisão da Época 2018/2019)

A partir desta Quarta-feira também já é "a doer" em Basquetebol. O Derby de Andebol e o início da nossa campanha europeia em Futsal também estão na ordem do dia.

Confira a antevisão de uma jornada que se espera repleta de êxito para a armada encarnada.


O Halle-Gooik é o adversário na estreia das águias na UEFA Futsal Champions League. Entre esta Quarta-feira e Sábado, as águias jogam o futuro nesta renovada competição do Velho Continente.

Quarta-feira, às 19 horas, com transmissão em directo na BENFICA TV, tem então início a nossa participação europeia, frente justamente aos belgas acima referidos, eles que serão os anfitriões deste denominado grupo da morte da "Main Round" - Grupo 1 (Caminho A). Já na Quinta-feira, a partir das 16h30, há um duelo muito complicado ante o poderoso Barcelona. Por último, no Sábado, igualmente às 16h30, defrontamos os franceses do Kremlin-Bicêtre United.

Bem se pode dizer que o começo é duro. Pela frente uma equipa carregada de jogadores experientes e conhecidos: Diogo (ex-Sporting), o ex-benfiquista Alessandro Patias e Fernandão (ex-Barcelona) são os cabeças de cartaz. Uns mais veteranos, outros menos, mas sem dúvida uma equipa com jogadores experientes e disposta a surpreender. Bem se pode dizer que o primeiro é absolutamente decisivo, pelo menos para garantir um dos dois primeiros lugares.

Aquilo que todos nós desejamos é que o Benfica, de volta à prova europeia, confirme o acesso à Ronda de Elite. Para obter tal desiderato, basta ficar num dos três primeiros lugares do grupo. De ter em atenção que a classificação decreta a nossa posição no pote para o sorteio da fase seguinte. Portanto quanto melhor a nossa classificação, mais provável é evitarmos os adversários de maior valia.

De notar que sem as restrições de jogadores formados localmente nas provas europeias, Joel Rocha não terá esse tipo de limitações ao escolher os 14 eleitos para cada partida, por isso mesmo contará com uma equipa com mais opções diferentes, para melhor, do que é habitual.

Todos nós nos lembramos da épica Final Four da UEFA Futsal Cup de 2010 que culminou na conquista do título europeu. Sonhar não implica pagamento de imposto. Por isso, vamos lá elevar o nosso desempenho para patamares superlativos e procurar chegar o mais longe possível nesta prestigiada prova europeia.

UEFA Futsal Champions League (Fase Principal) - Jogos do Grupo 1

Quarta - dia 3

SL BENFICA-Halle-Gooik 19h BENFICA TV
Barcelona-Kremlin-Bicêtre United 16h30

Quinta - dia 4:

SL BENFICA-Barcelona 16h30
Halle-Gooiko-Kremlin-Bicêtre United 19h

Sábado - dia 6:

SL BENFICA-Kremlin-Bicêtre United 16h30
Halle-Gooiko-Barcelona 19h


As águias do Basquetebol entram em 2018/2019 e logo com um jogo de elevado grau de dificuldade. Defrontamos em solo transalpino o Dinamo Sassari para a 1ª Mão da 2ª Ronda da FIBA Europe Cup.

Depois de pré-temporada marcada por vários condicionalismos, desde lesões a jogadores ao serviço das selecções e trocas mais tardias no plantel, esta Quarta-feira a partir das 19h30 começam os jogos a sério. E logo com um teste muito exigente, onde bem se pode dizer que a sorte do sorteio foi madrasta. Um adversário poderoso, de uma liga muito forte, e que há bem pouco tempo andava pela Euro League.

A equipa, pelas muitas mudanças operadas, está logicamente longe daquilo que irá render a breve trecho. Estamos em crer que a segurança defensiva será um aspecto nuclear. No capítulo ofensivo é provável que nos apresentemos algo dependentes das características e inspiração individuais, com Downs, Suarez e Snider à cabeça. Mas cientes de que o Benfica vai passar mal, a equipa terá de ser muito solidária, defender bem e ter presente que face ao formato da competição, onde existem equipas repescadas para a fase regular, a margem de uma eventual derrota é muito importante. É certo que haverá a segunda Mão para tentar corrigir, mas não esperamos que os italianos vacilem.

Focando na versão 18/19 do SL Benfica, o fracasso da temporada passada redundou numa profunda revolução nesta secção. De cima a baixo foi levada a cabo uma reestruturação. Diogo Carreira foi substituído por João Nuno Crespo. O novo Team Manager chega à Luz oriundo do Illiabum. No comando técnico também houve alterações. José Ricardo não foi de todo feliz na sua curta passagem pelo nosso clube. Prometia muito mas falhou redondamente os objectivos. Optou-se pela aposta num treinador estrangeiro. Arturo Álvarez, de 41 anos, foi o escolhido. Bem-vindo ao Maior do Mundo! Estamos perante um espanhol, natural das Astúrias, que já sabe o que é exercer a função de homem do leme em Portugal. Em 2010/2011 orientou o histórico Barreirense.

Chegamos então ao nosso plantel. Ou melhor, à "vassourada" registada. Carlos Andrade, Nuno Oliveira, Damier Pitts, Carlos Morais, João Soares, Miroslav Todic, Raven Barber, Nicolas dos Santos e Neemias Barbosa não irão vestir o "Manto Sagrado" em 2018/2019. Uns pela veterania, outros pelas actuações irregulares, mas também por falta de qualidade para continuarem ao serviço do Glorioso. No âmbito global, concordamos com as dispensas efectuadas. Tomás Barroso (Capitão), Rafael Lisboa, Aljaz Slutej, José Silva, Gonçalo Delgado e Cláudio Fonseca mantêm-se de "águia ao peito"

Obviamente foram muitas as entradas registadas. O norte-americano Quentin Snider, que está pela primeira vez na Europa, e Miguel Maria chegam à Luz com a tarefa de organizar o jogo encarnado. Jaques Conceição (Base-Extremo), Fábio Lima (Extremo) e Arnette Hallmann (Extremo-Poste) também foram adquiridos. Têm nacionalidade portuguesa e conhecem bem a realidade do nosso campeonato. Por indicação do novo treinador, chegam à Luz os espanhóis Álex Suárez (Extremo-Poste) e Xavi Rey (Poste). Ambos (com mais de 2 metros de altura) reforçam o nosso jogo interior e serão muito importantes na luta das tabelas. Por último, até porque efectivamente foi quem fechou plantel, o norte-americano Micah Downs. Um Extremo com qualidade abundante, daqueles basquetebolistas que não engana, e que certamente causará estragos, para benefício nosso. Ele que veio colmatar a saída de Kris Joseph, canadiano igualmente contratado neste defeso mas que entretanto chegou a acordo para sair na sequência de uma grave lesão sofrida.

Acreditamos que este grupo nos oferece plenas garantias. Precisamos de recuperar o título nacional. Somos o BENFICA! E portanto as restantes competições nacionais também são para vencer. No ano passado ganhamos a Taça Hugo dos Santos mas não repetimos a vitória na Taça de Portugal. Esperamos então que este ano esta equipa consiga trazer os três troféus para o Museu Cosme Damião. Na Europa, as exigências são bem diferentes, como acima bem ficou explícito. Vamos à luta, rapazes!

FIBA Europe Cup (2ª Ronda) - 1ª Mão

Quarta - dia 3:

Dinamo Sassari-SL BENFICA 19h30


Os rivais da 2ª Circular defrontam-se, esta Quarta-feira, às 20 horas, no Pavilhão João Rocha, em desafio respeitante à 6ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Andebol. O choque de titãs poderá ser visto em directo através da TVI 24.

Em duelo as duas equipas que somam os seus jogos por vitórias no Nacional, sendo que aqui o Sporting vem, internamente, de uma vitória categórica no Dragão Caixa. Um sinal claro de que a equipa leonina está bem melhor, colectiva e individualmente, do que na Supertaça, onde foi manietada por uma exibição muito boa do Benfica.

Esse é um bom mote, um Benfica concentrado, agressivo, solidário defensivamente como nesse jogo, e clínico e eficaz no ataque é meio caminho andado para lutar pelo jogo. Com Seabra de volta já se viram as melhorias da equipa. Grilo não jogou a Supertaça e, tal como Cavalcanti, tem estado em boa forma, e Nyokas vai aparecendo. A primeira Linha de Carlos Resende vai-se compondo ao nível de quantidade de opções, sem descurar a qualidade.

Terá de ser um Benfica sem precipitações no ataque, sem remates perdidos, a ter de saber aproveitar as suas oportunidades. Competindo na fase de grupos da Champions League, o Sporting tem agora outro andamento nas pernas, outro ritmo e vai certamente tentar marcar a diferença aí, além claro de jogar no seu pavilhão e perante os seus adeptos. Não esquecendo que na época passada o Benfica falhou por muitos lados em ambos os jogos no pavilhão adversário, esperamos claramente ver uma melhoria.

Força equipa, e vamos sair de Alvalade com a liderança mantida!

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 6ª Jornada 

Quarta - dia 3:

Sporting-SL BENFICA 20h TVI 24

Sábado - dia 6:

ABC-Águas Santas 17h30
CCR Fermentões-Belenenses 18h
Boa Hora FC-Madeira SAD 18h
AA Avanca-ISMAI 18h
Arsenal Clube Devesa-FC Porto 21h
Sp. Horta-AC Fafe 21h


Para consulta de tudo sobre a época 2018/2019 das modalidades, pode ver aqui:

Feminino - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/feminino.html




Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!





Sem comentários:

Enviar um comentário