sábado, 6 de outubro de 2018

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Derrota europeia frente a um adversário de alto gabarito e um roubo à descarada no Derby de Andebol. Isto tudo na passada Quarta-feira.

Confira uma análise breve aos dois jogos.


Eles são mais fortes. São de outro nível. O Basquetebol encarnado perdeu por 100-66 no reduto do Dinamo Sassari, em encontro relativo à 1ª Mão da 2ª Ronda da FIBA Europe Cup.

No primeiro compromisso oficial, os nossos basquetebolistas perderam como era expectável. Os números finais deixam-nos em maus lençóis no que à qualificação para a próxima fase diz respeito. Foi o primeiro jogo e tendo em conta o valor dos italianos torna-se inapropriado tirar ilações deste embate. Arturo Álvarez não pode contar com Xavi Rey, a contas com uma lesão.

Se no 1º Período o cenário até parecia animador (28-20), essencialmente nos aspecto ofensivo, nos 10 min seguintes os italianos fizeram valer o seu poderio, aumentando os índices de agressividade do ponto de vista defensivo, e com um parcial de 26-8 aniquilaram quaisquer esperanças das águias em conseguir um bom resultado. São de outra galáxia. Não há como escamotear. O Benfica até deixou uma boa imagem na segunda parte, contudo jamais causou calafrios. Não é novidade que além-fronteiras a realidade é outra e que os nossos jogadores, particularmente os portugueses, passam por enormes dificuldades. Uma vez que a oposição é outra. Não existe tanto espaço para lançar nem muito tempo para decidir o que fazer com a bola. Micah Downs cotou-se como a melhor unidade encarnada. Foi claramente a nossa melhor arma ofensiva, com 21 pontos. Foi o mais inconformado e o único com capacidade para remar contra a maré.

Resultado Final da 1ª Mão da FIBA Europe Cup (2ª Ronda)

Dinamo Sassari 100-66 SL BENFICA


Senda vitoriosa interrompida. Tentaram deliberadamente de tudo e conseguiram com que o Benfica saísse derrotado do Pavilhão João Rocha. O Sporting venceu por 24-23, na 6ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Andebol.

Os leões têm mais qualidade individual e eram favoritos. Mas não deveriam precisar de um "empurrão" daqueles. Não é novidade que quem pressiona, quem ameaça, quem agride a arbitragem, colhe os seus frutos. É um espelho do que é um país desportivo com várias caras, organismos corruptos e com agendas próprias contra o SL Benfica. O mais recente exemplo foi o Derby desta Quarta-feira. Um dos árbitros foi atingido com objectos atirados das bancadas, e a verdade é que a partir daí o campo ficou ainda mais inclinado. É impressionante a forma como em Portugal se atravessa uma fase em que tudo parece valer para derrubar o Benfica em toda a sua extensão. Ouve-se em fechar o Estádio da Luz, os pavilhões e até o Caixa Futebol Campus. Enquanto há outros que gozam de uma impunidade sem precedentes. Triste este Desporto português que não te merece Benfica...

Há quem opte pela via de que o Benfica perdeu por culpa própria. Isso é uma opinião válida para quem não percebe patavina da modalidade ou então quer ver o jogo de olhos fechados. Há regras de jogo, sejam elas básicas ou não, para se cumprir. Mas o que é intolerável não pode passar em claro. O Benfica fez um grande jogo e mostrou que tem capacidade para lutar pelo título.

Tínhamos alertado que a chave desta partida estaria na defesa, sem descurar a questão ofensiva. Mas era muito importante o Benfica conseguir limitar ao máximo a manobra atacante do conjunto sportinguista. E foi precisamente isso que se verificou durante os primeiros 30 min. Ao intervalo, as águias venciam por 10-14, o que traduz bem o comportamento irrepreensível do ponto de vista defensivo. Já não restam dúvidas de que Borko Ristovski é top mundial e que veio para fazer a diferença, isto sem menosprezar a boa organização colectiva que conseguiu explorar os pontos fracos do ataque leonino. Mas também é claro que se não fosse a boa actuação do guarda-redes contrário, o Benfica poderia ter recolhido aos balneários com uma vantagem mais avolumada!

Tudo parecia controlado e bem encaminhado para um triunfo benfiquista na casa do arqui-rival, mas eis que o "cashball", que parece ter caído no esquecimento, decidiu dar um ar da sua graça. O Sporting estava agora melhor no jogo, e era Ristovski que ia segurando a vantagem com várias defesas de qualidade. Mas depois da dita interrupção provocada pelo arremesso de um objecto contra o árbitro, o campo ficou inclinado. Com cerca de 9 min por jogar, o Benfica mantinha-se na dianteira do marcador (18-21). Até que o clima de intimidação subiu em flecha. Ales Silva sofre falta que daria lugar a livre de 7 metros e possível exclusão. Nada foi sancionado. Do outro lado e depois de Vidrago ser excluído, Ricardo Pesqueira sofre falta ofensiva (assinalada) e Tiago Rocha procura tirar de esforço do pivot do Benfica, gerando-se um sururu. Quando se esperava a exclusão do pivot do Sporting, é Nyokas (que estava no banco) a ser excluído, deixado o Benfica em dupla inferioridade numérica durante 1 minuto e 40 segundos. O Sporting aproveita e aplica um parcial de 3-0, chegando ao empate. Os homens de Carlos Resende evidentemente sentiram que estavam a ser prejudicados e psicologicamente ficaram afectados para os momentos críticos do duelo, e nem com as paragens de jogo pedidas por Carlos Resende conseguiram serenar. Erros críticos no ataque custaram a reviravolta no marcador. Quem estava a assistir ao jogo facilmente concluiu que o Sporting iria acabar por sair vencedor... E para não haver dúvidas, na última posse de bola do jogo para o Benfica, com possibilidade de empatar, é assinalado um livre de 9 metros a 8 segundos do fim. Paulo Moreno rapidamente consegue recomeçar o jogo, eis que o árbitro apita sem interromper a contagem do tempo de jogo, cortando sem motivo algum a jogada do Benfica. Muitas outras decisões ficaram aqui por elencar. Uma vergonha aquilo que se desenrolou. Contra o Benfica não há limites.

Resultados Finais da 6ª Jornada 

Sporting 24-23 SL BENFICA
ABC-Águas Santas (6/10, às 17h30)
CCR Fermentões-Belenenses (6/10, às 18h)
Boa Hora FC-Madeira SAD (6/10, às 18h)
AA Avanca-ISMAI (6/10, às 18h)
Arsenal Clube Devesa 20-50 FC Porto
Sp. Horta-AC Fafe (6/10, às 21h)


Para consulta de tudo sobre a época 2018/2019 das modalidades, pode ver aqui:

Feminino - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/feminino.html




Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário