quinta-feira, 13 de setembro de 2018

UEFA Futsal Champions League 2018/2019

Os Campeões Europeus de Futsal em 2010 estão de regresso à principal e renovada montra do Velho Continente em termos de clubes.

Anteriormente era conhecida por UEFA Futsal Cup, agora é denominada de UEFA Futsal Champions League. Atendendo ao ranking de coeficiente de Selecções Nacionais, Portugal é representado por duas equipas na máxima competição do Velho Continente, o Campeão em título e o segundo classificado, ambos com apuramento directo para a Fase Principal (Caminho A).

No passado dia 5 de Julho, o sorteio realizado ditou que o SL Benfica irá integrar o Grupo 1. Os pupilos de Joel Rocha vão defrontar o Barcelona (Espanha), Kremlin-Bicêtre United (França) e Halle-Gooik (Bélgica). 

Considerado de forma unânime como o "grupo da morte", não se adivinha efectivamente nada fácil a tarefa aos homens que envergam o "Manto Sagrado". Se o Barcelona, crónico candidato ao título espanhol, dispensa apresentações, os outros merecem-nos também o mesmo respeito. São dois adversários de valor, e que contam nas suas fileiras com elementos que já passaram pelo futsal português. No entanto é nossa obrigação assegurar a qualificação, até porque são apurados para a Ronda de Elite os três primeiros classificados de cada grupo. O vencedor do grupo ficará no Pote 1, como cabeça-de-série, enquanto o 2º classificado irá para o Pote 2 e quem passar no 3º lugar integrará o Pote 3.

No Benfica todos os jogos são para ganhar, e esta competição não foge à regra. A fasquia está sempre elevada e todos temos a ambição de poder marcar presença na fase final a fim de discutir o título europeu. Só que há que ter noção do contexto em que estamos inseridos. Há várias equipas com pretensões semelhantes e com qualidade para bater todo e qualquer tipo de adversário. Longe vão os tempos em que havia uma discrepância substancial entre as equipas mas fortes e as outras oriundas de países com menor expressão na modalidade. Portanto, o foco dos encarnados deve passar não querer dar um passo maior do que a perna. Não adianta pensar na fase seguinte, se não fizermos o nosso trabalho até lá chegar. Temos de encarar cada desafio de per si.

Os jogos realizar-se-ão entre 2 e 7 de Outubro, na Bélgica, com o Halle-Gooik como clube anfitrião.

Sem comentários:

Enviar um comentário