segunda-feira, 11 de junho de 2018

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

O passado Sábado ficou marcado pelas vitórias sobre patins (terminamos a época na vice-liderança do campeonato), e no futsal (garantimos lugar na decisão do título nacional).

Fique com uma análise mais específica aos dois jogos disputados.


Águias afastam guerreiros do Minho. No Pavilhão Nº 2, o SL Benfica recebeu e suplantou o Sporting de Braga por 2-1, no 2º jogo das Meias Finais dos Playoffs do Campeonato Nacional de Futsal.

Missão cumprida. Estamos de regresso à Final do campeonato e, por conseguinte, à UEFA Futsal Cup, prova da elite europeia de clubes. Iremos defrontar o Sporting, que eliminou a Burinhosa. O primeiro embate está marcado já para o próximo Sábado, no reduto leoninoA Final será disputada à melhor de cinco jogos.

Relativamente ao jogo realizado na tarde de Sábado, venceram os rapazes da Luz mas de forma sofrida. Há que elevar o nível já a partir do próximo fim de semana no Pavilhão João Rocha. A formação de Paulo Tavares complicou e de que maneira o trabalho ao conjunto benfiquista, essencialmente através de um bloco defensivo organizado. Os homens de "águia ao peito" sentiram dificuldades para levar de vencida esta partida e necessitaram das intervenções individuais dos artistas Fernandinho e Robinho.

O Braga apareceu no Complexo da Luz determinado, operário e tacticamente bem organizado, conseguindo manter as águias distantes da sua baliza. O jogo prosseguiu então com escassas oportunidades de golo. Quando houve espaço, foi aberto o activo, precisamente pelo Sp. Braga que apanhou o Benfica em contrapé, à passagem do min 7. Mérito do guardião Vítor Hugo que percebeu o mau posicionamento contrário e lançou a bola verticalmente para a corrida de Ludgero. Não recuperamos bem defensivamente e o jogador minhoto aproveitou o espaço para se isolar e desfeitear Cristiano. Até ao intervalo o marcador não sofreu mexidas e o jogo permaneceu algo entediante. O Braga condicionou a manobra ofensiva das águias. O SLB naturalmente teve mais posse de bola, mas com uma circulação pouco dinâmica e algo previsível.

Diego Roncaglio, de regresso após lesão tal como o influente Robinho, foi aposta para a segunda parte. Depois de um recomeço do encontro em que ficou vincada uma maior objectividade e velocidade no jogo encarnado, o guardião brasileiro perdeu as estribeiras e agrediu o opositor, estavam cumpridos 25 min de jogo. Deverá ser punido com mais do que um jogo de suspensão, pelo que nos vai desfalcar no arranque da Final. O guardião comprometeu a equipa e, pela reacção de Joel Rocha, deve ter ouvido das boas. O conjunto encarnado teve então dois min em superioridade numérica e foi nessa condição que restabeleceu o empate. Fernandinho voltou a assumir papel preponderante. As águias, com dificuldade óbvia no ataque planeado, tiveram de explorar a profundidade. O craque brasileiro desmarcou-se para junto da linha lateral nas imediações da baliza forasteira e conseguiu ludibriar o seu marcador directo com uma arrojada recepção orientada, após lançamento longo de Cristiano, para logo de seguida finalizar apanhando o guarda-redes bracarense desprevenido. Entretanto, também houve expulsão na baliza adversária. Vítor Hugo foi imprudente num choque com André Coelho e foi admoestado com o segundo cartão amarelo. O golo da reviravolta e que sentenciou a partida foi da autoria de Robinho. O internacional russo desequilibrou pelo corredor lateral e aplicou um "bico" de ângulo apertado, fixando o resultado final em 2-1. O Braga tentou o tudo por tudo, avançou com o "5 para 4", mas não obteve frutos. Cristiano acabou o jogo com dores. Esperamos que não seja nada de grave e que esteja em condições para Sábado.

Resultados Finais do 2º Jogo dos 1/2 Final dos Playoffs

SL BENFICA 2-1 Sp. Braga
Sporting 4-0 Módicus


A formação de Pedro Nunes derrotou o HCP Grândola por 10-4, em jogo a contar para a 26ª e última Jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins.

Com este triunfo, terminamos no 2º lugar - o primeiro dos últimos. Não fosse aquela derrota caseira frente ao Sporting e poderíamos eventualmente estar com outro semblante.

Foi um jogo fácil para os encarnados que obviamente foram sérios e tiveram a iniciativa do jogo. Os golos apareceram com naturalidade. "Hat-trick" de Jordi Adroher e João Rodrigues, um 'bis' de Miguel Rocha e tentos de Carlos Nicolia e Vieirinha. Ao intervalo, as águias venciam amplamente por 8-0. No segundo tempo, assistiu-se a uma descompressão, com os alentejanos a aproveitarem para se despedirem da 1ª Divisão com dignidade, e a uma rotação do plantel promovida por Pedro Nunes, com aposta nos jovens Miquel Grau e Francisco Silva, que se estreou ao serviço da equipa principal encarnada. Guillem Trabal, que está de saída do Glorioso, foi titular e foi aplaudido por todos na Luz (adeptos, companheiros de equipa e staff técnico) quando foi substituído por Pedro Henriques. Um momento marcante, só ao alcance de quem honrou condignamente o "Manto Sagrado". A nossa vénia a Trabal! Também João Rodrigues se despediu do Glorioso e foi ovacionado pelo público da Luz. Ambos fizeram a última aparição com as nossas cores. Muito obrigado a estas duas vedetas da modalidade e duas lendas do Benfica!

Fracasso! Não há outra forma de nos debruçarmos sobre a temporada que acabou no passado Sábado. Apenas conquistamos a Taça Intercontinental, um troféu que disputamos por causa do título europeu em 2016. Pedro Nunes é evidentemente o responsável máximo pelo insucesso. Já nos deu muitas alegrias, mas o passado já lá vai. Em termos práticos, não conseguiu um bom funcionamento do colectivo nem optimizar os recursos à sua disposição. E, claro está, não alcançou os resultados pretendidos. Ao longo da temporada ficou patente, no sentido lato, a dependência em excesso das acções individuais no processo ofensivo e a vulnerabilidade da estrutura defensiva, quer na transição defensiva quer na protecção da nossa baliza. Exigia-se muito mais a uma equipa que luta para ganhar em todas as competições que entra. Aquela derrota, a única para o campeonato nesta época, em casa diante do Sporting ainda está bem atravessada. Uma exibição pobre e um desenlace justo. Estava tudo ao nosso alcance, com casa cheia e tudo, e vacilamos manifestamente. A desculpa da arbitragem não serve desta vez. É verdade que voltou a haver roubo em Valongo, mas deixamos escapar a oportunidade de agarrar o primeiro lugar na antepenúltima ronda. No Dragão Caixa tivemos uma semana fatídica, uma vez que no espaço de uma semana perdemos de forma retumbante duas vezes e fomos afastados nos 1/4 Final da Liga Europeia (depois de nos colocarmos em vantagem na Luz no jogo da 1ª Mão) e nos 1/4 Final da Taça de Portugal. Em suma, mais uma temporada a "seco" nas provas nacionais. O rumo desta secção tem de ser alterado, depois de vários anos no topo. Há jogadores que demonstraram que estão em fim de ciclo no Benfica. Quem não tem atitude, pode e deve abandonar a Luz...

Resultados Finais da 26ª Jornada

SL BENFICA 10-4 HCP Grândola
Valença HC 7-5 AD Valongo
HC Braga 3-2 HC Turquel
Paço de Arcos 3-2 Sp. Tomar
OC Barcelos 5-3 Juv. Viana
FC Porto 13-2 Infante Sagres
Oliveirense 4-4 Sporting


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário