quarta-feira, 9 de maio de 2018

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

A última jornada desportiva ficou marcada pelo triunfo importante sobre patins na recepção à Oliveirense que permitiu a escalada até ao topo do campeonato.

Fique com o rescaldo de cada jogo realizado no passado fim de semana.


Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal encerrada com uma vitória expressiva por 0-10 no terreno do Centro Recreativo e Cultural Quinta dos Lombos.

Sem espinhas! Era o que se pedia antes dos momentos capitais da temporada, a "Final 8" da Taça de Portugal e os Playoffs do Campeonato Nacional.

O destaque do jogo foi o regresso à competição do craque Chaguinha, após um longo período de ausência. Que excelente notícia! Joel Rocha não quis arriscar, e bem, a utilização de André Coelho e Miguel Ângelo, dado que estavam à bica para falhar o primeiro jogo dos Playoffs. Também Deives não integrou os eleitos, porventura devido a limitação de ordem física.

O Benfica não deu quaisquer chances e cedo construiu uma goleada, com três golos de rajada. Incursão de Bruno Pinto pela zona lateral e Fernandinho abriu o activo, correspondendo letalmente à solicitação do colega de equipa. Pouco depois, os mesmo protagonistas e com o brasileiro a desviar para o fundo das redes, completando um 'bis'. O 0-3 veio logo a seguir, numa transição rápida Raul Campos não perdoou isolado perante o guardião anfitrião. Entretanto, as águias abrandaram o ritmo e só já perto do intervalo o marcador voltou a funcionar, por intermédio de Robinho, a dar a melhor sequência a um contra-ataque veloz protagonizado por Rafael Henmi e Fábio Cecílio.

Na segunda parte, o jogo teve duas etapas distintas. A primeira foi algo amorfa. O Benfica optou por uma estratégia de menor balanceamento ofensivo, pese embora também a maior solidez defensiva da formação de Carcavelos. A partir do min 29, a resistência do Lombos esmoreceu substancialmente. Nós lá voltamos a acelerar e obtivemos novamente três golos de rajada. Bruno Coelho a aproveitar uma defesa incompleta, após remate de Fábio Cecílio, para aumentar a contagem. Logo de seguida, Tiago Brito bisou e elevou para 0-7, primeiro disparou de meia distância e depois com classe desfeiteou o guarda-redes caseiro. O Benfica continuou por cima, enquanto a equipa visitada somou várias desconcentrações, e os golos foram-se sucedendo. Fernandinho viria a aumentar para quatro a sua conta pessoal. De salientar o quarto golo, com o brasileiro a aplicar um vistoso chapéu a partir do meio-campo. O cara tem faro de golo. Fábio Cecílio aproveitou uma oferta para fixar o resultado final em 0-10.

Curiosamente, a Quinta dos Lombos, sétima classificada, será o adversário encarnado no arranque dos Playoffs, cujo primeiro encontro será disputado em Carcavelos. Chegou a hora da decisão. Há razões para acreditar na armada encarnada. Força BENFICA!

Resultados Finais da 26ª Jornada

Quinta dos Lombos 0-10 SL BENFICA
Unidos Pinheirense 5-4 Futsal Azeméis
Belenenses 1-5 Leões de Porto Salvo
Desp. Aves 1-7 Módicus
Rio Ave 0-6 Sporting
GD Fabril 6-5 AD Fundão
Burinhosa 1-3 Sp. Braga


Na tarde de Sábado, a equipa principal de Basquetebol do SL Benfica bateu por 95-91 o CAB Madeira, em plena Luz, na última jornada da 2ª Fase do Campeonato Nacional.

A Oliveirense não tropeçou (garantiu o factor "casa") e, por conseguinte, o colectivo de José Ricardo acabou a Fase Regular na vice-liderança indo assim defrontar o Galitos Barreiro, 1º classificado no Grupo B da segunda fase, nos Quartos de Final do Playoffs.

Quanto ao jogo propriamente dito, mais uma vez não foi um jogo convincente. Os problemas recentes tardam em desaparecer, em toda a extensão. O resultado final ilustra bem as dificuldades sentidas pelas águias para alcançar a vitória. As estatísticas também comprovam que foi um jogo pautado pelo equilíbrio. Se na primeira parte fomos constantes e mantivemo-nos no comando do "score", nos segundos 20 min a história foi bem diferente. Sofremos 29 pontos no 3º Período. Valeu pela resposta dada no derradeiro quarto, onde marcamos justamente 29 pontos e consumamos a reviravolta.

As melhores figuras do lado encarnado foram Damier Pitts (14 pontos, 7 ressaltos, 8 assistências), Carlos Andrade (9 pontos, 10 ressaltos, 5 assistências) e João Soares (15 pontos).

Esta temporada não está a correr nada bem e urge um salto qualitativo por parte da formação benfiquista. Somos os Campeões Nacionais e exige-se a conquista do título máximo nacional. Façam valer esse estatuto e "honrem o Manto Sagrado".

Resultados Finais da 10ª Jornada (2ª Fase)

SL BENFICA 95-91 CAB Madeira
FC Porto 102-100 V. Guimarães
Illiabum 62-83 Oliveirense


Vitória preciosa e moralizadora na recepção à União Desportiva Oliveirense por 5-2, no jogo "grande" da 22ª Jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins.

Estamos na dianteira da classificação, partilhada com o FC Porto. Ambos beneficiaram da perda de pontos do anterior líder Sporting.

Os encarnados entraram em rinque cientes de que só os três pontos interessavam, e motivados pela escorregadela do Sporting em Barcelos no Sábado. Foi portanto um Benfica pragmático, eficaz na manobra atacante e sólido defensivamente, aquele que se apresentou na pista da Luz. João Rodrigues deu o mote para um final de tarde tranquilo, estavam cumpridos 4 min de jogo, numa finalização oportuna a corresponder ao passe açucarado de Carlos Nicolia. Os mesmos intervenientes repetiram a dose cerca de 5 min depois. Numa transição rápida João Rodrigues completou o 'bis'. Ambas as equipas respeitaram-se mutuamente e isso ficou bem vincado, especialmente como ocorreram as poucas oportunidades de golo criadas, dado que praticamente só através de iniciativas individuais é que surgia o perigo junto a cada baliza. Foi precisamente nessa circunstância que a 6 min do intervalo, João Rodrigues chegou ao "hat-trick" numa feliz execução do meio-campo. Aproximadamente 2 min volvidos, num dos raros momentos de parada e resposta, Diogo Rafael recuperou uma bola perdida e isolado facturou. 4-0 ao cabo da 1ª parte.

Como era expectável, a UDO voltou dos balneários mais espevitada, na tentativa de reentrar na discussão do resultado. Houve portanto mais espaço para se patinar. Num primeiro momento os lances de contra-ataque para o SLB foram se sucedendo, posteriormente a estratégia encarnada assentou num circulação de bola mais prolongada, sem descurar as transições rápidas quando assim se impunha. Com quase 30 min jogados, Jordi Adroher falhou uma grande penalidade cavada por Valter Neves. Cinco min depois, João Rodrigues por manifesta falta de sorte não assinou o "poker", na sequência do livre directo resultante da 10ª falta forasteira. Na resposta foi marcado castigo máximo a favor da União e Ricardo Barreiros diminuiu para 4-1. Os visitantes ganharam novo ânimo e não tardaram em reduzir a diferença para dois golos. A meio do 2º tempo, Nicolia sofreu falta dentro da área contrária, no entanto João Rodrigues enviou a bola ao poste na conversão do penalty. O golo da tranquilidade plena foi da autoria de Diogo Rafael, ele que esteve em dia inspirado, a cerca de 7 min do apito final, justamente em contra-golpe. Muita velocidade e categoria a contornar o guardião da UDO. Não se registaram mais alterações no marcador, e Pedro Nunes rodou o plantel, com Tiago Rafael e Vieirinha a serem chamados.

Agora o campeonato sofre uma pausa competitiva, por causa da "Final Four" da Liga Europeia. Há portanto tempo de sobra para preparar da melhor forma a deslocação ao Dragão Caixa, um confronto de líderes.

Resultados Finais da 22ª Jornada

SL BENFICA 5-2 Oliveirense
HC Braga 10-5 Infante Sagres
AD Valongo 8-0 HCP Grândola
Paço de Arcos 3-8 FC Porto
HC Turquel 7-3 Juv. Viana
Valença HC 3-4 Sp. Tomar
OC Barcelos 2-2 Sporting


Derby Andebol consagrou Sporting como Campeão Nacional, fruto do triunfo leonino por 33-27 para a 7ª Jornada da Fase Final.

As águias estavam obrigadas a ganhar de modo a dar alguma esperança para os jogos finais, no entanto a lei do mais forte prevaleceu no Pavilhão João Rocha. O resultado foi justo atendendo ao que se passou nesta partida. O Sporting foi melhor, como tem sido ao longo da época, e festejou o bi-campeonato.

Já sabíamos que os leões valem essencialmente pelo suas individualidades, pelo que ao Benfica importava que colectivamente fosse capaz de manietar as armas contrárias. Portanto era imperativo que do ponto de vista defensivo conseguíssemos fazer face às investidas contrárias, mas uma entrada periclitante (5-1) deixou logo perceber que dificilmente regressaríamos a casa com os três pontos no bolso caso mantivéssemos a atitude (ou falta) defensiva. Os leões afastaram-se cedo no marcador e chegaram ao intervalo a vencer por 5 golos de diferença. 20 golos sofridos em 30 min espelham bem a vulnerabilidade em termos defensivos. No momento ofensivo o comportamento foi diferente, para melhor, e com isso mantivemo-nos dentro do jogo.

Nos balneários, seguramente que Carlos Resende alertou para a necessidade de condicionar melhor o processo ofensivo contrário. E dizemos isto porque realmente as águias vieram para a 2ª parte com outra expressão na defesa, maior agressividade e entreajuda, e colheram frutos num ápice, dado que aproximaram distâncias e estiveram na frente do marcador (22-23). O jogo prosseguiu renhido durante cerca de 10 min. Mas depois, já na fase crítica, o rival, naturalmente mais fresco e eficaz, com um parcial de 4-0 descolou novamente e foi fazendo a festa até ao fim. Perdemos o principal objectivo da época, para um clube que investe (loucuras) incomparavelmente mais do que o SL Benfica, mas ainda há um 2º lugar para selar e uma Taça de Portugal para conquistar.

De sublinhar a actuação de Davide Carvalho. O ponta foi o mais concretizador do lado benfiquista, com 9 golos, logo seguido por Alexandre Cavalcanti, autor de 7 golos.

Resultados Finais da 7ª Jornada (Fase Final)

Sporting 33-27 SL BENFICA
AA Avanca 23-28 ABC
FC Porto 35-25 Madeira SAD


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário