segunda-feira, 21 de maio de 2018

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Este último fim de semana ficou marcado pelo empate arrancado "a ferros" no Dragão Caixa e que coloca as águias em boa posição rumo à conquista do título nacional no hóquei patinado.

Confira a análise a mais uma jornada do ecletismo do SL Benfica.


Os nossos rapazes do Basquetebol foram ao Barreiro vencer, por expressivos 71-98, o Jogo 3 dos Quartos de Final dos Playoffs do Campeonato Nacional.

Portanto está assim carimbado o acesso às Meias Finais. Eliminamos o Galitos Barreiro e agora iremos disputar com o FC Porto o acesso à Final.

O Benfica jogou sem João Soares, lesionado, e o técnico encarnado apostou em Nicolas dos Santos no elenco inicial. Depois de uma primeira parte pautada pelo equilíbrio, mas com as águias a recolherem aos balneários na dianteira do "score" (35-41), no 3º Período os ataques superiorizaram-se claramente às defesas, como demonstra o parcial de 27-31. As águias efectivamente só alargaram a diferença nos derradeiros 10 min, beneficiando do desgaste caseiro, através de um parcial de 9-26.

De um modo sucinto, os encarnados foram melhores em todos os capítulos, pese embora alguns problemas crónicos que tardam em desaparecer. Dominamos na luta das tabelas (34 contra 18). Tomás Barroso (5 triplos, 6 ressaltos e 5 assistências) e Nuno Oliveira (melhor marcador do jogo com 21 pontos) assumiram papel determinante na manobra ofensiva. De frisar a lesão sofrida por José Silva perto do final do 1º Período. Força, recupera rápido!

Resultados Finais do 3º Jogo dos 1/4 Final dos Playoffs

Galitos Barreiro 71-98 SL BENFICA
Illiabum 57-101 FC Porto
V. Guimarães 100-104 CAB Madeira
Lusitânia 48-84 Oliveirense

Resultados Finais do 4º Jogo dos 1/4 Final dos Playoffs

V. Guimarães 89-76 CAB Madeira


Entramos a vencer nos Playoffs do Campeonato Nacional de Futsal. Fomos ao recinto da Quinta dos Lombos ganhar por 2-4.

Falta portanto apenas mais uma vitória para assegurar a passagem às Meias Finais. Em Carcavelos, a turma orientada Joel Rocha cumpriu com a sua obrigação.

O jogo não foi televisionado e por isso a nossa análise baseia-se nas informações que conseguimos apurar. Benfica venceu com justiça mas os carcavelenses ofereceram uma boa réplica. Cristiano foi titular, em virtude da lesão de Roncaglio.

O Campeão Europeu Tiago Brito adiantou-nos no marcador, à passagem do min 18, por via de um forte pontapé de meia distância. E foi com 0-1 que se chegou ao descanso na partida. Ainda assim, importa referir que as duas equipas criaram lances suficientes para marcar, porém os guarda-redes impediram os intentos contrários.

Na segunda parte, a lei do mais forte veio ao de cima. O conjunto encarnado cedo voltou a facturar. Fernandinho, descoberto por Robinho, só teve de empurrar a bola para o fundo das redes. Pouco depois, na sequência de um canto, e bafejada pela sorte, a equipa da Linha diminuiu para 1-2. A 12 min do fim, de ângulo apertado, Bruno Pinto aumentou para 1-3. Seis min volvidos, o guarda-redes da casa foi expulso ao ver o segundo cartão amarelo, devido a protestos veementes. Em superioridade numérica, Fernandinho bisou na partida e aí ficou desde logo encontrado o vencedor do encontro. Ao "cair do pano", os locais encurtaram para 2-4 e fixaram o resultado final.

Resultados Finais do 1º Jogo dos 1/4 Final dos Playoffs

Quinta dos Lombos 2-4 SL BENFICA
Futsal Azeméis 4-6 Sp. Braga
AD Fundão 4-2 Módicus
Burinhosa 2-4 Sporting


O nosso Hóquei em Patins obteve um empate a sete golos, em pleno Dragão Caixa, na disputa da 23ª Jornada do Campeonato Nacional.

Uma palavra para a mais de meia centena de benfiquistas que se deslocaram à Invicta e apoiaram os rapazes da Luz. Fenomenais e muito importantes num pavilhão a destilar ódio contra as nossas corres! Um ponto conquistado e muito saboroso, atendendo as circunstâncias do duelo, e que implica vantagem benfiquista no confronto directo com o FC Porto. O Sporting, que visita a Luz no próximo Sábado, ascendeu ao topo da classificação, com um ponto de avanço sobre águias e dragões. Portanto dependemos apenas de nós próprios para conquistar o ceptro nacional.

Jogo de carácter decisivo. Em caso de derrota, qualquer uma das equipas ficaria em péssima posição para chegar ao título, sobretudo o FC Porto que ainda tem de receber a Oliveirense e visitar o Pavilhão João Rocha. No "antro da corrupção", assistiu-se a um duelo intenso desde os primeiros instantes, electrizante e impróprio para cardíacos. O Benfica começou com Pedro Henriques, Valter Neves, Diogo Rafael, Carlos Nicolia e Jordi Adroher.

Os dois rivais apresentaram-se bastante determinados em vencer. E portanto quem viu o jogo certamente não deu por mal empregue o tempo despendido. O Benfica surgiu disposto a deixar de fora os "fantasmas" resultantes da eliminação naquele recinto para a Liga Europeia e Taça de Portugal. Com uma actuação personalizada, organizada defensivamente e a procurar as transições rápidas. Claro está que houve falhas, mas também é preciso ter em conta que defrontamos um rival bem estruturado e que possui jogadores valiosos. O resultado final aceita-se, tendo em consideração o que se passou, mas o Benfica poderia ter vencido, caso a arbitragem não fosse tão tendenciosa e se fossemos mais consistentes no sector defensivo.

A primeira oportunidade de ouro para chegar ao golo pertenceu ao conjunto encarnado, todavia Jordi Adroher não concretizou a bola parada (livre directo). O SLB não marcou, sofreu. Com cerca de 7 min cumpridos de jogo, os locais abriram o activo e logo de seguida ampliaram para 2-0. Uma "stickada" do meio da rua de Carlos Nicolia deixou as águias a perder pela diferença mínima. O jogo prosseguiu com o equilíbrio como nota dominante, com ambas as equipas a criarem lances de golo iminente. A menos de 8 min do intervalo, Miguel Rocha de forma escusada cometeu falta e viu o cartão azul. Pedro Henriques defendeu o livre directo, só que ao invés dos encarnados, os azuis souberam aproveitar a situação de "powerplay" e aumentaram distâncias. O resultado não sofreu alterações até ao final do primeiro tempo. Estava tudo em aberto...

E na segunda parte o jogo foi uma loucura, com muitos golos à mistura e um Benfica com Raça, Querer e Ambição! À passagem do min 29, foi assinalado castigo máximo (forçado) a favor dos homens da casa, contudo desperdiçaram a hipótese de acentuar a vantagem. A resposta do Benfica foi pronta, com dois tentos de rajada. Dois contra-ataques e igualdade restabelecida. Valter Neves, numa fabulosa picadinha, reduziu e Adroher, a finalizar de forma oportuna, empatou. Com 10 min jogados na segunda parte, o Benfica operou a reviravolta, com Miguel Rocha a fazer uso do seu potente remate. Três min volvidos, o Porto repôs o empate, num golo de baliza a baliza. Pedro Henriques ficou mal na fotografia. Ainda assim, para além da altura da bola, já tinham passado os 5 segundos permitidos na meia-pista defensiva. Novamente em contra-ataque, o Benfica chegou outra vez à vantagem e por intermédio de Valter Neves (que classe!), autor de uma exibição fantástica. Pouco depois mais uma grande penalidade à mercê do FCP (outra forçada). Pedro Henriques defendeu mas desorientou-se e perdeu a noção da bola e na recarga sofreu o 5-5. O Benfica não tardou em regressar à liderança do marcador. Adroher bisou na partida, na transformação exemplar de um livre directo, após a 10ª falta anfitriã. De imediato, o colectivo às ordens de Cabestany empatou outra vez a contenda, aproveitando a permissividade defensiva dos comandados de Pedro Nunes. A pouco mais de 3 min do fim é marcada a 10ª falta nossa, duvidosa. Adroher protestou e viu o azul. Pedro Henriques defendeu o livre directo e o Benfica ficou em desvantagem numérica. Um erro clamoroso de Valter Neves permitiu a Jorge Silva isolado fazer o 7-6. O Capitão encarnado perdeu a bola em zona proibida, algo que se explica pelo cansaço acumulado dado que jogou os 50 min do Clássico, deixando o Benfica em maus lençóis. Estava tudo encaminhado para o triunfo portista, nas bancadas os adeptos da casa pediam o título, mas eis que João Rodrigues estragou a festa. A 1.13 min do apito final, Diogo Rafael enviou o esférico para o interior da área contrária que sobrou para o matador benfiquista e este não perdoou. Depois de perder a Final da Liga Europeia em casa, levam com um desfecho destes. Não têm sido fáceis os últimos dias para o FCP.

perseverança desta nossa equipa é algo notável. E este empate premeia isso. Valter Neves foi o melhor jogador em campo. O Capitão esteve a um nível fantástico (foi ele que deu o mote para a recuperação benfiquista na segunda parte) e esteve sempre na pista durante o jogo todo. Não fosse a perda de bola que originou o 7-6 e a exibição teria roçado a perfeição. Contra tudo e contra todos, as águias do hóquei patinado regressaram a casa vivas, e bem, na luta pelo título. Ganhar ao Sporting é o que se segue! De nada vale este empate se não vencermos o Derby.

Resultados Finais da 23ª Jornada

FC Porto 7-7 SL BENFICA
Sporting 13-2 Paço de Arcos
Oliveirense 8-0 HC Turquel
HCP Grândola 3-4 HC Braga
Sp. Tomar 4-2 AD Valongo
Infante Sagres 2-8 OC Barcelos
Juv. Viana 6-5 Valença HC


A formação de Carlos Resende foi derrotada por 21-25 na recepção ao ABC, para a 10ª Jornada da Fase Final do Campeonato Nacional de Andebol.

Este foi um embate entre históricos da modalidade, mas que nada interessava para definir alguma posição na classificação. Terminamos o campeonato no 2º lugar. Todos nós benfiquistas ambicionávamos a conquista do título, no entanto era difícil fazer melhor face ao brutal investimento do rival da 2ª Circular.

Resumidamente, assistiu-se a um final de tarde de Sábado em que as águias pareciam estar noutra realidade, tal a exibição pouco conseguida. Foi essencialmente um jogo de muita precipitação (demasiados remates sem nexo), descompressão e desconcentração. Enquanto os minhotos vieram à Luz dispostos a encerrar a temporada com uma boa imagem, como se veio a confirmar. Na primeira parte, as coisas até estiveram repartidas, excepto nos minutos finais em que as águias se manifestaram ineficazes e a cometer erros, enquanto o ABC descolou no marcador, acabando por chegar ao intervalo a vencer por 10-14.

Na etapa complementar, as águias apresentaram-se ainda mais relaxadas e, em consequência disso, o ABC com um parcial de 0-5 (11-19) nos 5 min iniciais assegurou uma vantagem confortável, que geriu sem grande dificuldade até ao apito final. Belone Moreira, com seis golos, foi o elemento benfiquista mais em foco.

Posto isto, a nossa equipa tem de jogar bem melhor no próximo fim de semana, caso pretenda conquistar a Taça de Portugal. Portanto há que mudar o chip e fazer tudo por tudo para erguer o troféu e fechar em beleza a temporada.

Resultados Finais da 10ª Jornada (Fase Final)

SL BENFICA 21-25 ABC
Sporting 26-31 FC Porto
Madeira SAD 32-31 AA Avanca


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário