segunda-feira, 14 de maio de 2018

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Mais um dos grandes objectivos desta temporada que fracassamos, concretamente a Taça de Portugal de Futsal. Pela positiva, realce para a revalidação do título na vertente feminina.

Confira de modo mais pormenorizado a nossa análise aos desafios dos últimos dias.


Em Gondomar, local que acolheu a 'Final 8' da Taça de Portugal de Futsal, o SLB falhou a revalidação do título, caindo nas Meias Finais diante do Sporting.

A formação sob a batuta de Bruno Fernandes conquistou, pela terceira época consecutiva, a Taça de Portugal de Futsal Feminino. Na "Final Four" despacharam, por esta ordem, o Sporting (2-1) e a Novasemente Cavalinho (3-1). Uma equipa que honra o "Manto Sagrado". Parabéns Gloriosas!

Como se esperava, os pupilos de Joel Rocha afastaram a Burinhosa nos Quartos de Final, com uma vitória por 4-2.

Todo o plantel foi convocado para a decisão da "prova-rainha". Chaguinha e Jacaré fizeram companhia a Rafael Henmi, que se encontra a cumprir castigo.

A turma de Alcobaça fechou bem os espaços para a sua baliza, muito embora o Benfica tivesse sido aqui e ali perdulário, e procurou sair ocasionalmente para o ataque em transição rápida. Foi precisamente num lance de contra-ataque que a Burinhosa inaugurou o marcador, estavam cumpridos 15 min de jogo. Um min volvido e 0-2, na sequência de uma bola parada, com Roncaglio estático. Valeu a pronta reacção encarnada por acção de Raul Campos. O espanhol, oportuno, reduziu distâncias numa execução potente. Não houve mais golos nesta primeira parte, no entanto nos últimos segundos André Coelho viu o vermelho directo. Sofreu uma falta clara sem bola. Os árbitros entenderam que houve agressão do jogador encarnado, mas o que se viu foi um choque involuntário depois de André Coelho ser varrido. O internacional português apanhou dois jogos de suspensão. Era ele quem iria ter a difícil tarefa de marcar os pivots do Sporting, que se apurou ao vencer a AD Fundão por 4-0, portanto adivinhava-se ainda mais difícil a missão de bater os leões.

Na segunda parte, a Burinhosa insistiu na estratégia adoptada, provocadora e extremamente agressiva, perante a complacência da dupla de arbitragem. Felizmente a veia goleadora de Fernandinho apareceu em força, a partir do min 26. Solicitado por Raul Campos, o brasileiro empurrou o esférico para o interior da baliza contrária e anulou a vantagem da Burinhosa. Dois min depois, novamente a mesma dupla em acção, desta vez o brasileiro emendou de cabeça um remate cruzado do espanhol. O jogo ficou sentenciado já próximo do final do desafio, com o craque Fernandinho a aproveitar a baliza deserta para completar o "hat-trick", numa fase em que o opositor se encontrava com guarda-redes avançado.

Na Meia Final, o Sporting levou a melhor (2-4) e garantiu presença no encontro decisivo da competição, onde acabou por derrotar o surpreendente finalista GD Fabril.

Essencialmente, problemas gritantes na finalização e erros clamorosos, inadmissíveis a este nível, ditaram a eliminação benfiquista. Faltou-nos também uma "pontinha de sorte". No campeonato, se jogarmos com a mesma qualidade, mas com uma abordagem mais pragmática, podemos ser nós a sorrir no final.

O Benfica dominou durante a primeira parte mas desperdiçou bastante. Os leões tiveram a felicidade de chegar cedo ao golo, através de uma bola parada com Roncaglio a ficar muito mal na fotografia. A turma encarnada não se deixou abater e foi em busca do empate. Foram imensas as oportunidades de golo criadas, todavia reinou a ineficácia. Ademais, Roncaglio teve uma tarde para esquecer, isto porque se lesionou no decorrer do primeiro tempo, sendo substituído por Cristiano Marques na baliza benfiquista.

Depois de um fase inicial de segunda parte pautada pelas preocupações tácticas de ambos os lados da barricada, finalmente o golo do empate apareceu, por intermédio de Robinho. O jogador, internacional russo, numa exímia investida individual apontou o primeiro golo do SLB. O Benfica estava por cima e a reviravolta esteve perto de acontecer. Não conseguimos inverter o rumo dos acontecimentos e ("quem não marca, sofre") a resposta leonina não tardou. Surgiu em dose dupla e letal. Dois golos de rajada, ambos fruto de perdas de bola dos encarnados em zona proibida (houve protestos das águias que pediram falta), colocaram o Sporting a vencer por 1-3. A sensivelmente 9 min do fim, ficou sentenciado o jogo, com o SCP a avolumar a vantagem. O Benfica arriscou o "5 para 4" mas o melhor que conseguiu foi reduzir para 2-4, a 4 min do apito final, num disparo fulminante de Tiago Brito.

Na "final" antecipada, o Sporting foi matreiro e não perdoou quando nos pode desfeitear. Quem vencesse esse jogo conquistaria o troféu, e tal desiderato confirmou-se. Infelizmente não fomos nós a ser consagrados. Que fique bem claro que o Sporting não foi superior ao Benfica, num Derby onde sobressaiu a ineficácia benfiquista.

Taça de Portugal - Final Eight

Resultados Finais dos Quartos de Final

SL BENFICA 4-2 Burinhosa
Sp. Braga 2-6 Módicus
SC Farense 2-6 GD Fabril
AD Fundão 0-4 Sporting

Resultados Finais das Meias Finais

SL BENFICA 2-4 Sporting
Módicus 2-3 GD Fabril


Jornada dupla e dois triunfos (88-84 e 75-72) para a formação orientada por José Ricardo na recepção ao Galitos Barreiro no começo dos Playoffs do Campeonato Nacional de Basquetebol.

A nossa equipa está assim a uma vitória de atingir a Meia Final da competição. Portanto a nossa obrigação é já no terceiro jogo, no Barreiro, carimbar o passaporte.

Quanto aos dois jogos realizados na Luz, ambos tiveram um desfecho semelhante, foram apertados. O Benfica venceu mas teve de suar bastante, conforme indicam os resultados. Esperava-se que as águias aproveitassem este arranque dos Playoffs em casa para subir um patamar em termos exibicionais, no entanto isso não se verificou. O Galitos manteve-se sempre em jogo e fez o conjunto encarnado experimentar muitas dificuldades. Continuamos muito irregulares.

No Sábado estivemos quase sempre em posição de vantagem, mas um parcial de 25-34 no 4º Período permitiu aos da margem Sul aproximarem-se e de que maneira no marcador. Carlos Morais (25 pontos (5 triplos) e 8 ressaltos) e Raven Barber (19 pontos e 9 ressaltos) foram as figuras encarnadas em destaque.

Já no Domingo, o equilíbrio foi a nota dominante, com várias oscilações no comando da marcha do marcador, contudo na fase capital do encontro a lei do mais forte veio à tona. Individualmente, realce para as prestações de Damier Pitts (20 pontos e 6 ressaltos) e Miroslav Todic (15 pontos e 11 ressaltos).

Sem querer desprezar a valia do adversário, que efectivamente ofereceu uma boa réplica neste fim de semana, exigia-se duas vitórias categóricas por parte da equipa que ostenta as quinas de Campeão Nacional na camisola. Há muito a melhorar...

Resultados Finais do 1º Jogo dos 1/4 Final dos Playoffs

SL BENFICA 88-84 Galitos Barreiro
CAB Madeira 89-87 V. Guimarães
Oliveirense 103-94 Lusitânia
FC Porto 102-92 Illiabum

Resultados Finais do 2º Jogo dos 1/4 Final dos Playoffs

SL BENFICA 75-72 Galitos Barreiro
CAB Madeira 84-86 V. Guimarães
Oliveirense 88-66 Lusitânia
FC Porto 94-75 Illiabum


Frente à Artística de Avanca, o colectivo de Carlos Resende garantiu o regresso ao trilho vitorioso (31-24), para a 8ª Jornada da Fase Final do Campeonato Nacional de Andebol.

Estamos muito próximos de assegurar o 2º lugar, mas enquanto matematicamente for possível haver alterações não podemos descansar. Faltam duas jornadas para o término do campeonato. Detemos uma vantagem de 4 pontos sobre o 3º classificado, o FC Porto.

Muito embora o resultado final aponte para um triunfo confortável das águias, na realidade o jogo foi pautado por bastante equilíbrio. Ao intervalo, o SLB vencia tangencialmente por 15-14. A formação de Estarreja por várias ocasiões esteve na frente do marcador. Após sucessivas igualdades, o Benfica arrancou para a vitória nos últimos 12 min, com um parcial de 9-1 (22-23 para 31-24), numa recta final de partida em que ficou bem vincada a maior frescura física dos locais, justificada pela maior qualidade na rotação do plantel.

O lateral Belone Moreira teve papel preponderante, com 9 remates certeiros. Alexandre Cavalcanti foi ausência notada, por limitações de natureza física.

Resultados Finais da 8ª Jornada (Fase Final)

SL BENFICA 31-24 AA Avanca
Madeira SAD 31-29 Sporting
ABC 25-30 FC Porto


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário