quinta-feira, 19 de abril de 2018

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

No hóquei patinado voltamos a decepcionar. Em sentido inverso as restantes equipas venceram os seus jogos, com merecido sublinhado para o primeiro passo dado rumo à conquista do Bi-Campeonato de Voleibol e para o triunfo sem mácula no Clássico de Andebol.

Veja toda a nossa análise sobre o último fim de semana.


Jornada dupla totalmente vitoriosa. Fechamos a 1ª Volta e entramos na 2ª Volta a vencer, na 2ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol.

Continuamos como líderes da classificação, com vantagem tangencial sobre a Oliveirense, equipa que consolidou o 2º lugar ao bater novamente o FC Porto.

Na visita ao Pavilhão do CAB Madeira, fizemos juz ao favoritismo atribuído, superando os insulares por 62-78 para a 5ª Jornada.

Pese embora os números finais apontarem para uma vitória sem grandes sobressaltos, registou-se uma péssima entrada na partida por parte do colectivo treinado por José Ricardo (18-12 no fim do 1ª Período), sobretudo em termos ofensivos. Até ao descanso regulamentar veio ao de cima a maior qualidade dos encarnados, como atesta o parcial de 14-27 favorável aos visitantes. Na etapa complementar, os encarnados controlaram a vantagem alcançada no segundo quarto e alargaram o fosso já dentro dos 10 min finais.

De assinalar ainda os regressos de Tomás Barroso e Miroslav Todic, recuperados de lesão, e o duplo-duplo protagonizado por Carlos Andrade (11 pontos e 10 ressaltos).

No Domingo, na Luz, despachamos com facilidade o Illiabum, por 100-58, em jogo relativo à 6ª Jornada.

Quem assistiu ao embate, à forma como esmagamos o oponente, não pode deixar de ficar ainda mais perplexo com a derrota dos lisboetas frente aos ilhavenses na Final da Taça de Portugal. Até porque ainda está bem fresca na memória de todos...

Foi um jogo de sentido único, em que a lei do mais forte predominou. Os forasteiros não tiveram quaisquer chances. Ao intervalo já vencíamos por 25 pontos de diferença (51-26) e na segunda parte avolumamos ainda mais o resultado. Um Benfica concentrado no plano defensivo (dominador no ressalto defensivo), colectivo (34 assistências) e certeiro na vertente atacante (66% nos 2 pontos e 42% nos 3 pontos) arrasou o actual lanterna vermelha da 2ª Fase do campeonato. José Silva foi o melhor marcador do jogo, com 21 pontos.

Resultados Finais da 5ª Jornada (2ª Fase)

CAB Madeira 62-78 SL BENFICA
Oliveirense 93-77 Illiabum
V. Guimarães 88-103 FC Porto

Resultados Finais da 6ª Jornada (2ª Fase)

SL BENFICA 100-58 Illiabum
CAB Madeira 94-89 V. Guimarães
Oliveirense 91-79 FC Porto


Está ganha a primeira etapa da Final dos Playoffs do Campeonato Nacional de VoleibolSeguem-se dois jogos na casa do rival no próximo fim de semana.

Os homens que envergam o "Manto Sagrado" bateram amplamente o Sporting (25-21; 25-23; 25-18), e estão em vantagem na luta pelo ceptro nacional. O apoio do público da Luz foi fundamental para a conquista desta primeira vitória.

Pese embora a diferença de plantéis a nível orçamental, ficou bem patente que estamos preparados para lutar ferozmente pela revalidação do título. Iniciamos em grande estilo, com uma vitória categórica, a derradeira batalha pelo bi-campeonato. Mas nada está ganho!

Em equipa que ganha não se mexe, uma máxima que se aplica plenamente às decisões tomadas por José Jardim nesta recta final da temporada. Não houve lugar a surpresas no sete titular.

Foi notória a diferença de ritmo competitivo, com as águias claramente mais regulares nos mais variados capítulos de jogo - recepção, distribuição, remate, bloco, serviço. Os leões acusaram, do ponto de vista físico e tecnicamente, o facto de estarem há já cerca de um mês sem disputar qualquer partida de carácter oficial. O primeiro set foi o mais disputado, com os leões a estarem sucessivas vezes em vantagem, até que na fase decisiva surgiu Milija Mrdak (16 pontos) a fazer estragos no serviço e acabamos por vencer o primeiro parcial. Este set teve o condão de deixar os leões ainda mais instáveis, que originou muitos erros cometidos. Aproveitou bem o Benfica, imune a isso, e foi letal nos dois sets seguintes.

Se no serviço e no remate, Mrdak tem estado num nível altíssimo, o mesmo se aplica a Fred Winters (12 pontos) e André Lopes. De enaltecer também o contributo de Tiago Violas. O distribuidor está cada vez mais maduro e nota-se que os automatismos com os seus companheiros são cada vez melhores. Há arestas a limar, sobretudo na ligação com o centro da rede, mas nesta fase importa é ser melhor do que o adversário. Estivemos também regulares na defesa, um dos factores mais relevantes neste tipo de jogos equilibrados.

Campeonato Nacional - Jogo 1 da Final dos Playoffs

SL BENFICA 3-0 Sporting (25-21; 25-23; 25-18)


O "carrasco" da Liga Europeia também é o da Taça de Portugal de Hóquei em Patins. Também no Dragão Caixa, caímos ao pé do FC Porto, por 5-2, para os Quartos de Final.

Novo fracasso. Mais um objectivo que se esfumou. Eliminação justa. Demasiado mau para ser verdade.

Mais uma vez facilitamos a tarefa ao rival nortenho. Logo nos primeiros instantes João Rodrigues cometeu uma falta desnecessária e viu o cartão azul. O FCP, por intermédio de Hélder Nunes, não aproveitou mas em superioridade numérica ("powerplay") prontamente abriu o activo e logo de seguida fez o 2-0. Parecia que o cenário da semana anterior iria repetir-se, com uma catrefada de golos nos minutos iniciais do duelo, mas felizmente desta vez não foi tão doloroso. Conseguimos resistir um bom pedaço de tempo. Jordi Adroher reduziu para 2-1 e só na segunda parte a formação portista arrancou para a vitória, agora com eficácia nas bolas paradas.

Se na defesa continuamos em certa medida com a "passadeira estendida", revelando d
ificuldades imensas em parar as investidas dos azuis em direcção à nossa baliza, no outro sector as preocupações são igualmente alarmantes. O nosso volume ofensivo foi confrangedor, sem argumentos para contrariar a organização defensiva do opositor. Uma incapacidade atroz em criar perigo. Dependemos muito da inspiração individual de Carlos Nicolia.

O objectivo principal, o campeonato, mantém-se intacto. Porém não há como esconder, estamos perante mais uma desilusão que nos faz a todos sem excepção reflectir sobre se há ou não há um ciclo a chegar ao fim. Numa semana fomos eliminados de duas competições, precisamente na casa do nosso maior rival. Por um lado subsiste a ideia de que Pedro Nunes não está a conseguir espremer a qualidade e o real valor do plantel à disposição. Por outro lado há jogadores que de certa forma se acomodaram e não estão a render aquilo que se espera deles, parecendo até que às vezes estão alheados. Falta de atitude é inconcebível!

Resultado final dos 1/4 Final

FC Porto 5-2 SL BENFICA


SLB impôs-se categoricamente no Clássico! Recebemos e vencemos por 34-27 o FC Porto, na 4ª Jornada da Fase Final do Campeonato Nacional de Andebol.

Continuamos a 4 pontos do líder Sporting, contudo deixamos de ter a companhia azul e branca no 2º lugar da tabela classificativa.

Os números são esclarecedores. O Benfica foi melhor durante toda a parttida, mais intenso e competente, e o resultado final não sofre qualquer tipo de contestação. Porventura foi a exibição mais bem conseguida do colectivo às ordens de Carlos Resende.

Entramos confiantes e determinados na conquista dos três pontos. Com uma prestação defensiva solidária e agressiva, e sem facilitar muito no ataque, o Benfica desde cedo começou a tomar conta da partida. Os azuis ainda reagiram e passaram para a frente do marcador mais foi "sol de pouca dura". Na recta final do 1º tempo, os encarnados voltaram à vantagem, tendo recolhido aos balneários a vencer por 18-15, e conservaram-na até final. De lamentar apenas a expulsão de Paulo Moreno antes do intervalo. Os 18 golos marcados espelham bem o sucesso do nosso trabalho ofensivo.

A supremacia encarnada manteve-se nos segundos 30 min. Miguel Espinha assumiu a baliza encarnada nos derradeiros momentos da primeira parte e por lá permaneceu até ao apito final. E bem se pode dizer que fez a diferença. Rubricou uma daquelas exibições para "emoldurar". Foi essencial em diversos momentos ao defender os remates contrários. Soubemos gerir o nosso tempo de ataque, com paciência, critério e eficácia, e não demos chances ao conjunto portista de reentrar na discussão do resultado, tendo até avolumado diferenças.

Belone Moreira esteve demolidor, como atestam os 10 golos obtidos. Os livres de 7 m desta vez não foram uma tormenta para os homens de "águia ao peito".

Resultados Finais da 4ª Jornada (Fase Final)

SL BENFICA 34-27 FC Porto
Madeira SAD 21-22 ABC
Sporting 30-21 AA Avanca


Sexta vitória consecutiva na Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal. Num jogo a contar para a 24ª Jornada, a formação benfiquista foi vencer por 6-7 ao terreno do Módicus.

Já era anunciado há bastante tempo mas só agora o Sporting garantiu matematicamente a vitória na fase regular. Portanto vamos encarar os Playoffs como 2º classificado.

Em Vila Nova de Gaia, na passada tarde de Domingo, o Benfica confirmou o favoritismo previamente atribuído, contudo deparou-se com um adversário aguerrido e irreverente que criou claras dificuldades aos comandados de Joel Rocha e esteve sempre na discussão do resultado.

Pela frente encontramos o actual 4º classificado, portanto foi um dos testes mais complicados para as hostes encarnadas na presente temporada. As desconcentrações defensivas aliadas à qualidade do anfitrião explicam o motivo pelo qual este jogo foi tão renhido. Assente numa agradável dinâmica ofensiva, como tem sido timbre nos últimos desafios, conjugada com eficácia os rapazes da Luz somaram mais três pontos. Bem sabemos que estamos a cumprir calendário, mas é importante assimilar cada vez mais processos e entrar na fase capital de 2017/2018 com uma cultura de vitória.

Entramos no jogo praticamente a perder, com os locais a aproveitarem a baliza deserta. A reacção não tardou com Fernandinho a igualar a partida. Posteriormente inverteram-se os papéis. O brasileiro combinou exemplarmente com Tiago Brito e o internacional luso com classe deixou as águias pela primeira vez no encontro em posição de vantagem. Mas rapidamente o Módicus restabeleceu o empate, num lance em que Roncalgio poderia ter feito mais. O jogo seguiu numa toada electrizante até ao intervalo. Bruno Pinto e Deives também inscreveram o seu nome na lista de marcadores, antes dos homens da casa reduzirem para 3-4.

No segundo tempo registaram-se mais golos de ambos os lados da barricada. O ex-Benfica Joel Queirós repôs o empate num remate de meia distância. Deives com um desvio subtil devolveu a vantagem ao SLB. Os anfitriões viriam novamente a repor a igualdade num lance de insistência. A cerca de 5 min do fim Fernandinho bisou e Roncaglio aproveitou o "5 para 4" do rival para fazer o 5-7. Joel Queirós com um toque de calcanhar encurtou para a diferença mínima, estavam cumpridos 36 min de jogo. Mas até final o marcador não voltou a funcionar.

Resultados Finais da 24ª Jornada

Módicus 6-7 SL BENFICA
Unidos Pinheirense 1-7 Leões de Porto Salvo
Desp. Aves 2-3 Sp. Braga
GD Fabril 1-7 Sporting
Quinta dos Lombos 5-5 Futsal Azeméis
Belenenses 4-5 Rio Ave
Burinhosa 1-4 AD Fundão


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário