terça-feira, 10 de abril de 2018

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Mais uma para o recordista da Taça de Portugal de Voleibol! As águias ergueram o troféu em Sines. Sobre patins, os Campeões do Mundo sofreram uma pesada derrota em casa do rival azul e branco e estão afastados da Liga Europeia. De sublinhar, também, a bonita festa que se viveu na 13ª edição da Corrida Benfica, prova que homenageia o malogrado atleta António Leitão. A participação de cerca de 13 mil pessoas é bem elucidativa sobre o seu sucesso. Na agradável manhã de Domingo, Rui Pinto e Silvana Dias sagraram-se vencedores. O espírito desportista esteve sempre presente, como comprova a presença de camisolas afectas ao FC Porto e Sporting. Porque no Benfica não há complexos...

Confira aquilo que há a analisar de um fim de semana com sabores distintos.


Estamos fora da maior montra do Hóquei em Patins europeu, após termos sido varridos pelo FC Porto, por 9-2, em jogo relativo à 2ª Mão dos Quartos de Final. Vergonhoso!

Após a vitória caseira por 3-2 tínhamos alertado que a vantagem era curta mas jamais tínhamos imaginado que um cenário desta magnitude pudesse acontecer. Falhamos redondamente o objectivo de assegurar a passagem para a "Final Four" da Liga Europeia.

Os comandados de Pedro Nunes não dignificaram o símbolo que levam ao peito. Como é costume, ir ao Dragão significa uma deslocação de elevado grau de dificuldade. Portanto há que estar ao melhor nível para enfrentar o rival nortenho. O que se viu na tarde de Sábado ultrapassa os limites do negativo. Sem qualquer tipo de rodeios, foi humilhante a forma como nos despedimos das competições europeias.

Exigia-se um Benfica bastante adulto e matreiro, solidário nas acções defensivas e letal no ataque à baliza portista. A eliminatória estava completamente em aberto e portanto não havia espaço para grandes facilitismos. No entanto a entrada das águias no Clássico foi completamente desastrosa e o opositor aproveitou. Muitas desconcentrações defensivas redundaram em vários golos para o FC Porto. E nos minutos iniciais ficou praticamente definido o nome do clube que iria avançar para a fase decisiva da competição. O Benfica acumulava erros atrás de erros, bastante permissivo na defesa e no ataque não existia critério, tornando acessível a tarefa aos dragões que foram avassaladores. Com cerca de 8 min de jogo já perdíamos por 5-0. Foi uma partida em que ficou provado que quando as individualidades não resolvem, não há solução alternativa, ou seja, o colectivo não consegue fazer a diferença. Ao intervalo, perdíamos por 6-1. Nos restantes 25 min, o jogo conheceu uma fase com menos golos mas ainda assim a formação anfitriã conferiu maior expressão à goleada construída.

O técnico Pedro Nunes é obviamente o maior responsável por este fracasso. E já começam a ser demasiados jogos em que claudicamos na prossecução dos nossos objectivos. Bem sabemos que o seu currículo fala por si. Já ganhou tudo o que havia para ganhar, mas neste clube não se pode "dormir à sombra da bananeira". A exigência é constante e ele próprio, como benfiquista indefectível, sabe disso. Há opções que nos custam a entender. Por exemplo, Vieirinha foi aposta para o cinco titular. O jovem luso às vezes nem sai do banco. Além de que nesta paragem competitiva esteve a representar a Selecção Nacional, pelo que só marcou presença alguns dias da semana anterior a preparar o Clássico. Mais havia para nos debruçarmos, sobre os erros que a equipa cometeu e a falta de atitude gritante de alguns jogadores, mas enfim já chega de nos martirizarmos. Este penoso desaire fez mossa e terá um peso significativo no balanço da temporada. Por agora, há que mudar o "chip" pois há duas competições em disputa, campeonato e Taça. Só se admite ganhar!

De lamentar o facto de cerca de 200 benfiquistas terem sido impedidos de entrar no Dragão Caixa. Se foi acto concertado, não nos surpreenderia. Até porque a polícia a Norte age de uma forma no mínimo estranha quando o Benfica lá vai, disso não sobram dúvidas.

Resultado final da 2ª Mão dos Quartos de Final da Liga Europeia

FC Porto 9-2 SL BENFICA


Mais uma jornada gloriosa para o Voleibol do SL Benfica! Os comandados de José Jardim arrecadaram a 17ª Taça de Portugal do seu historial.

O SL Benfica, o grande favorito à conquista da taça depois de ter eliminado Sporting e Fonte Bastardo, confirmou de forma determinada o estatuto. Percurso notável! Parabéns a todos os envolvidos, em especial ao Professor José Jardim, que segundo o próprio está de saída do comando técnico no final da temporada, e ao Senhor Rui Mourinha, Presidente da Secção, que se encontra num momento delicado em termos de saúde. Este troféu é seguramente dedicado a ele. Força!

Tudo começou na tarde de Sábado, em que despachamos pela margem máxima a Académica de Espinho, qualificando-nos para a decisão do título. Daqueles jogos em que não há muito a dizer. Os parciais 25-15, 25-11 e 25-15 dizem tudo, isto é, demonstram categoricamente a superioridade encarnados sobre os vareiros. Cumpriram-se os prognósticos e, por conseguinte, na Final defrontamos o Castêlo da Maia, que bateu igualmente por 3-0 o Leixões.

No final da tarde de Domingo, a formação liderada por José Jardim conquistou a Taça de Portugal, depois de um triunfo por 3-1 (24-26; 25-18; 25-22; 25-12).

Os maiatos, que apresentam uma equipa dotada de jogadores experientes e bons executantes, tiveram o condão de criar dificuldades às águias no set inicial. Os homens de "águia ao peito" entraram algo displicentes, numa óptica de que mais tarde ou mais cedo iríamos tomar conta do marcador. Enquanto o Castêlo entrou na partida sem pressão, destemido e com as suas melhores armas em plano de destaque, com Renan Purificação à cabeça, quer no bloco, quer no remate.

José Jardim não prescindiu dos titulares e despertou-os atempadamente. A partir do segundo set, personalizadas e mais rigorosas, as águias não facilitaram e impuseram toda a sua capacidade dentro do campo, nos mais variados sectores. Melhoramos em todos os aspectos. Regularidade na recepção, um serviço mais potente a provocar erros à recepção contrária, uma distribuição mais acertada e imprevisível, um bloco mais coeso e o remate naturalmente mais eficaz. Vencemos os três seguintes com total justiça, pese embora a boa réplica dos maiatos. No quarto set, o Castêlo já não esboçou qualquer tipo de reacção, acusando evidente desgaste mental e físico, e a vitória do SLB ficou selada. Em suma, triunfo da melhor equipa em campo, mas é justo reconhecer que o histórico clube nortenho foi um digno vencido. Milija Mrdak foi o melhor pontuador, com 29 pontos.

De referir a lesão de Miroslav Gradinarov. Esperamos que não seja grave e que não o impossibilite de contribuir no playoff do título, cuja batalha tem início já no próximo Sábado. Estamos de volta aos títulos mas não há tempo para grande festa, porque está aí à porta a luta pelo grande objectivo da temporada, o Campeonato Nacional.

Final Four da Taça de Portugal

Meias Finais

SL BENFICA 3-0 Ac. Espinho (25-15; 25-11; 25-15)
Castêlo da Maia 3-0 Leixões (25-20; 30-28; 25-21)

Final

SL BENFICA 3-1 Castêlo da Maia (24-26; 25-18; 25-22; 25-12)


Futsal benfiquista foi a Vila do Conde vencer o Rio Ave por 3-5, na 23ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional.

Mais um êxito quando os momentos capitais da época se aproximam a passos largos. Esta dinâmica de vitórias só traz vantagens, ainda por cima conjugada com boas exibições.

De assinalar a aposta no jovem André Correia como titular na baliza encarnada, ele que acabou por ser rendido por Roncaglio na etapa complementar. Como é tradição, os rapazes da Luz encontraram pela frente um colectivo bastante aguerrido e ousado, que tentou dificultar ao máximo o trabalho das águias.

O início da partida foi verdadeiramente electrizante com golos de ambos os lados da barricada. Logo nos primeiros segundos, Fábio Cecílio fuzilou do meio da rua e abriu o activo. Excelente execução, com a bola a ir ao ângulo superior. A resposta caseira foi imediata, num lance de ataque bem trabalhado que surpreendeu as águias. Pouco depois Bruno Pinto devolveu a vantagem ao SLB, numa jogada com alguma sorte à mistura. Cumpridos cerca de 7 min de jogo, o Rio Ave restabeleceu a igualdade, aproveitando da melhor forma um passe errado de Bruno Pinto. Os comandados de Joel Rocha procuraram então retomar a dianteira no marcador mas os postes foram salvando os da casa e até ao intervalo manteve-se o empate a duas bolas.

No segundo tempo, o Benfica com naturalidade arrancou para a vitória. Com uma entrada de rompante quebrou a resistência vilacondense. Fábio Cecílio, que atravessa um bom momento de forma, fez uso do seu pé esquerdo (o direito é o dominante) e deixou o SLB a vencer por 2-4, logo nos instantes iniciais da 2ª parte. Primeiro, rematou cruzado após canto cobrado por Robinho, e pouco depois completou o "hat-trick" numa entrada fulminante na área contrária. Posteriormente, Bruno Coelho na sequência de uma bola parada aumentou distâncias e os da casa reduziram e fixaram o resultado final em 3-5.

Resultados Finais da 23ª Jornada

Rio Ave 3-5 SL BENFICA
Sp. Braga 3-2 Módicus
AD Fundão 3-2 Quinta dos Lombos
Futsal Azeméis 4-2 Desp. Aves
Belenenses 6-4 GD Fabril
Leões de Porto Salvo 1-3 Burinhosa
Sporting 11-0 Unidos Pinheirense


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário