terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Tudo vitórias! Assim se resume o passado fim de semana desportivo para as nossas queridas modalidades de pavilhão.

Confira de forma mais pormenorizada os jogos onde o Glorioso cumpriu com a sua obrigação.


Com nova exibição descolorida, o SL Benfica ganhou aos insulares do CAB Madeira por 72-76, na abertura da 17ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol.

Tudo igual na tabela classificativa, isto é, continuamos a encimá-la, com a Oliveirense e FC Porto no 2º e 3º lugares, respectivamente.

José Ricardo não promoveu novidades no cinco titular, ou seja, Jesse Sanders, Tomás Barroso, José Silva, Antywane Robinson e Raven Barber alinharam de início. Carlos Morais ainda se mantém fora dos eleitos.

Uma entrada impetuosa do CAB, com o tiro exterior a funcionar e de que maneira (5 triplos nos primeiros 5 min), lançou-os para uma vantagem na casa da dezena de pontos (16-4). Aliado a isso, a passividade defensiva encarnada simplificou a tarefa aos atiradores do conjunto da casa. Os encarnados aumentaram os índices de concentração e, com maior lucidez na fase ofensiva, reduziram efectivamente a diferença pontual até aos 21-20 registados no término do 1º Período. Depois de um início e fase intermédia do 2º parcial dividido, com o Benfica finalmente a colocar-se pela primeira vez na dianteira do marcador (24-25), o CAB voltou à frente do "score" com um parcial de 6-0 (38-32), mérito da eficácia apresentada a contrastar com a falta de agressividade no sector defensivo benfiquista. Um triplo "em cima do joelho" permitiu aos anfitriões irem para intervalo a vencerem por 41-34.

Perante um dos adversários mais capazes do campeonato, ainda por cima jogando na condição de visitado, importava aos rapazes da Luz uma melhoria substancial de rendimento sob risco de perder pontos nesta viagem a solo madeirense. A realidade é que apenas a componente defensiva foi adequada, pois no ataque a circulação de bola deixou muito a desejar. A equipa atravessa uma fase de menor fulgor e, por isso, há aspectos que a nossa equipa técnica tem de rever minuciosamente.

Na segunda parte o colectivo benfiquista paulatinamente recuperou distâncias e restabeleceu o empate (50-50) a menos de 4 min do fim do 3º Período. No derradeiro quarto, a maior experiência e superioridade física das águias se revelaria fundamental para consumar a reviravolta (54-56) e para a conquista de uma vitória, ainda que de forma apertada, quebrando assim uma série de dois desaires em terreno alheioPalavra final para a qualidade do 'stream' disponibilizado.

Resultados Finais da 17ª Jornada (1ª Fase)

CAB Madeira 72-76 SL BENFICA
Ovarense 85-84 V. Guimarães
Galitos Barreiro 75-93 FC Porto
Oliveirense 100-78 Lusitânia
Eléctrico 76-80 Illiabum
Barreirense 89-73 Terceira Basket


Em Tomar, pese embora a boa réplica dos homens da casa, as águias não claudicaram e somaram mais três pontos, no arranque da 2ª Volta do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins.

O colectivo às ordens de Pedro Nunes, que contou com uma numerosa e ruidosa falange de apoio, bateu o desinibido Sporting local por 2-5 e segue na liderança, seguido de perto por leões e dragões. A Oliveirense está cada vez mais distante do 1º lugar, após derrota pesada em Valongo.

Vitória que não sofre contestação. Encarnados produziram o suficiente na fase ofensiva para vencer um opositor atrevido e galvanizado pelo ambiente resultante da casa cheia. O técnico benfiquista voltou a apostar no mesmo cinco titular, nomeadamente em Pedro Henriques, Tiago Rafael, Diogo Rafael, Carlos Nicolia e Jordi Adroher.

Na pista não tardou a ser desbloqueado o nulo no marcador. Isto porque a equipa da casa entrou praticamente a vencer, através da conversão de uma grande penalidade, num lance controverso. A turma encarnada reagiu bem, racionalmente como se exigia, com uma boa dinâmica ofensiva e sem conceder demasiado espaço para eventuais saídas rápidas para o ataque dos locais. Quase cinco min cumpridos de jogo, viu um penalty ser-lhe assinalado, porém Carlos Nicolia esbarrou no guardião anfitrião. O astro argentino redimiu-se e igualou o encontro 3 min depois, numa veloz iniciativa individual de enorme classe a iludir por completo dois opositores e o guarda-redes. Magia pura! A meio da 1ª parte, João Rodrigues apareceu no sítio certo a desviar para o interior da baliza contrária, após remate de Diogo Rafael. Estava consumada a reviravolta. A menos de 6 min do intervalo, com uma potente e indefensável 'stickada' de meia distância, como é seu timbre, Miguel Rocha aumentou a vantagem benfiquista.

O Benfica justificava o ascendente no marcador mas restavam 25 min de jogo para ultrapassar mais uma batalha. O Sp. Tomar, como uma das boas equipas do campeonato, actual 8º classificado, manteve a estratégia de um bloco defensivo coeso e baixo, de forma a impedir o tento benfiquista, enquanto no ataque procurava na medida do possível dirigir-se rapidamente rumo à baliza defendida por PH. No entanto, abrandamos o ritmo e os nabantinos começaram a causar mais perigo, tendo chegado a reduzir para a diferença mínima, a meio da etapa complementar, de forma fortuita e com PH mal na fotografia. O jogo conheceu então uma fase algo anárquica, com o Benfica a expor-se e em dificuldades para sentenciar, algo que seria logrado já perto do apito final, com duas excelentes finalizações de Tiago Rafael e Nicolia, precisamente os protagonistas da partida, um pela consistência o outro pela genialidade.

Resultados Finais da 14ª Jornada

Sp. Tomar 2-5 SL BENFICA
Infante Sagres 3-6 Sporting
HCP Grândola 2-7 FC Porto
AD Valongo 10-3 Oliveirense
HC Turquel 5-5 OC Barcelos
Juv. Viana 7-3 Paço de Arcos
Valença HC 6-5 HC Braga


O Campeão Nacional de Voleibol triunfou por 3-1 (25-14; 25-15; 22-25; 25-16) na recepção à Académica de Espinho em jogo a contar para a 21ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional.

Permanecemos na 2ª posição, com três pontos de atraso face ao Sporting que acertou calendário. Nos Açores, o conjunto leonino impôs-se na "negra" à Fonte Bastardo, o que vem complicar claramente as contas benfiquistas, portanto a vitória na fase regular parece uma possibilidade cada vez mais remota.

Pupilos de José Jardim regressaram ao trilho vitorioso frente a um adversário acessível, depois do revés sofrido em terras maiatas. À excepção do terceiro parcial, dado que o perdemos, todos os restantes sets espelham bem a maior valia do Benfica. Obviamente o ideal era vencer pela margem máxima mas mais importante era somar os três pontos e tal desiderato foi obtido. O técnico encarnado, já a pensar no desafio europeu da próxima Quarta-feira, rodou o plantel à sua disposição. Havia muito por pegar relativamente ao facto de termos cedido um set em casa à Ac. Espinho, mas seria moléstia a mais. Referir apenas que jogar com os menos utilizados ou entrosados não serve de atenuante e que qualquer leigo percebe que a equipa e JJ não têm estado plenamente em sintonia...

Resultados Finais da 21ª Jornada

SL BENFICA 3-1 Ac. Espinho (25-14; 25-15; 22-25; 25-16)
V. Guimarães 3-2 SC Caldas (25-23; 25-20; 23-25; 16-25; 15-9)
Clube K 3-2 Esmoriz (22-25; 23-25; 25-22; 25-19; 15-5)
Sp. Espinho 3-0 Leixões (26-24; 26-24; 25-21)
VC Viana 3-1 Ac. São Mamede (17-25; 25-20; 25-22; 25-11)
Fonte Bastardo 2-3 Sporting (19-25; 25-22; 25-17; 20-25; 14-16)


Passagem carimbada para os Quartos de Final da Taça de Portugal de Andebol. Sem piedade, a formação liderada por Carlos Resende dizimou a Associação Desportiva e Cultural de Benavente por 18-45.

Houve festa da taça em Benavente, com lotação esgotada no recinto do líder da 1ª Fase (Zona 2) da 2ª Divisão Nacional, mas não houve lugar a surpresas. AA Avanca, Madeira SAD, Belenenses, São Bernardo, FC Porto e FC Gaia seguem também em frente na "prova-rainha". Falta definir-se o vencedor do GC Santo Tirso vs Sporting.

No final da tarde de Sábado, o Benfica acabou por impor a sua maior qualidade de jogo, encarando o rival com o máximo de respeito, e foi para o intervalo a vencer por esmagadores 9-23. Na segunda parte continuou o domínio dos encarnados que acabaram por manifestamente ampliar a vantagem. De enfatizar a máquina letal nas pontas, concretamente de Davide Carvalho, Fábio Vidrago e João Pais, com 10, 7 e 6 golos, respectivamente. Em 2015/2016 eliminamos precisamente este adversário nesta ronda da competição (23-40) e erguemos o troféu. Que se repita a glória benfiquista na presente temporada...

Resultado Final dos 1/8 Final

ADC Benavente 18-45 SL BENFICA


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário