sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Ao cabo da 5ª Jornada do Grupo B, o SL Benfica está eliminado da FIBA Europe Cup. Os nossos rapazes do Basquetebol consentiram a quarta derrota consecutiva na Europa. Esta Quarta-feira perderam por 95-108 frente ao Bakken Bears.

Uma afluência do público à Luz novamente miserável, que ultrapassa os limites da vergonha, tornou ainda mais hercúlea a tarefa dos pupilos de José Ricardo. Diante do líder do grupo, o colectivo encarnado deixou uma boa imagem, com uma boa exibição particularmente a nível atacante, como espelha a elevada pontuação, todavia insuficiente para lograr o triunfo num confronto decisivo. Despedimo-nos assim da luta pelo acesso à fase seguinte da prova.

O conjunto benfiquista entrou bem na partida (15-9), com acerto no tiro exterior, e no final do quarto inicial vencia pela diferença mínima, 23-22. Não fossem alguns erros no ataque, com falhas na circulação de bola e alguma displicência na luta das tabelas, e a vantagem poderia ter sido mais acentuada. Até ao intervalo, o jogo permaneceu num ritmo elevado, com eficácia de lançamento de parte a parte, e de que maneira, como atesta o parcial de 25-31 nos segundos 10 min. O Benfica descolou novamente (37-30) mas já dentro da segunda metade do 2º parcial tudo se complicou. Os atiradores/desequilibradores do emblema dinamarquês subiram o nível no ataque ao cesto e repuseram a igualdade (39-39), tendo passado para a frente do marcador a menos de minuto e meio para o intervalo (45-46). Nos segundos finais antes da recolha aos balneários, perante desconcentrações encarnadas o Bakken Bears assegurou uma vantagem de 5 pontos de diferença (48-53).

Para o 3º Período, estava reservado novo equilíbrio no encontro, com ambas as formações a encontrarem o caminho do cesto e a somarem muitos pontos, como reflecte o parcial de 29-28. De enaltecer a recuperação levada a cabo pelas águias. Estiveram a perder por 59-76 e, fruto de uma agressividade e coesão maior a defender a bola, bem como de uma versatilidade ofensiva, conseguiram reduzir para 4 pontos de diferença 77-81. Mantinha-se, portanto, tudo em aberto para os últimos 10 min. Na fase decisiva do embate, o Benfica quebrou claramente em termos de produção ofensiva, ao invés dos dinamarqueses que, com menor cansaço acumulado, desataram o nó e arrancaram para a vitória.

Analisando as estatísticas, o Benfica foi melhor de 3 pontos (53,6%) mas foi inferior nos lançamentos de 2 pontos (50%) e na luta dos ressaltos (28-40). No plano individual, Raven Barber (15 pontos e 7 ressaltos), Carlos Morais (20 pontos) e Antywane Robinson (19 pontos) foram os elementos benfiquistas que mais contribuíram na partida.

No ano transacto concretizamos o acesso à 2ª Fase (após ficarmos no 3º lugar), pelo que a campanha europeia deste ano termina mais cedo. Há que ter noção do contexto que nos rodeia e o facto das melhores equipas nacionais terem enormes dificuldades no 4º e último escalão europeu traduz bem o lugar que o basquetebol luso ocupa no panorama do Velho Continente. Falta qualidade individual, maior capacidade física e experiência para fazer face a este tipo de adversários. O nosso campeonato é outro. Importa focar absolutamente nas competições nacionais, onde o Benfica tem a obrigação de conquistar todos os troféus em disputa.


Resultados Finais da 5ª Jornada do Grupo B da FIBA Europe Cup

SL BENFICA 95-108 Bakken Bears
Avtodor Saratov 75-86 BC Nevezis


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:

Feminino - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/feminino.html




Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário