quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Ao cabo de mês e meio, terminou o ciclo totalmente vitorioso ao fim de semana. Registaram-se dois empates, ainda que nada comprometedores sobre patins e em Andebol, e uma vitória expressiva do Futsal no frente-a-frente com o CD Aves.

Confira então o rescaldo das três partidas supramencionadas.


Na tarde de Sábado, Benfica e ABC empataram, 29-29, num Clássico relativo à 12ª ronda da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Andebol.

Com esta divisão de pontos, partilhamos a liderança com o "eterno rival", Sporting. Uma nota negativa para os critérios editoriais da BENFICA TV, dado que durante a transmissão do embate entre históricos da modalidade deu destaque à conferência de imprensa de Rui Vitória, ainda por cima na fase decisiva do desafio. Custava muito agendarem a entrevista para antes ou após o jogo? Quando o próprio clube toma atitudes destas, torna-se normal que num jogo desta dimensão se tenha registado perto de meia casa no Pavilhão Nº 2 da Luz...

Carlos Resende optou pelo seguinte sete inicial: Hugo Figueira, Ricardo Pesqueira, Pedro Seabra, Nuno Grilo, Belone Moreira, Fábio Vidrago e André Alves. O resultado final aponta para um jogo pautado pelo equilíbrio mas na realidade nem sempre foi assim.

Aliás, a formação treinada por Jorge Rito começou melhor e assegurou uma vantagem de três golos (0-3). A reacção foi pronta, com o Benfica a empatar a quatro bolas à passagem do min 8. De frisar que os encarnados precisaram praticamente de 4 min para desfeitear pela primeira vez o guardião Humberto Gomes. A meio do 1º tempo, a formação vinda de Braga voltou a descolar (5-8 e 8-12) e conservou a vantagem durante tempo considerável, aproveitando o desacerto ofensivo dos anfitriões. Defensivamente variamos entre o 6x0 e a pressão alta com Pedro Seabra como elemento mais adiantado, no entanto o ABC causou sempre problemas à nossa muralha. Nos últimos 10 min, Miguel Espinha rendeu Figueira na baliza encarnada, e a aposta surtiu efeito, claro está que a boa oposição do sistema defensivo também foi evidente, uma vez que o Benfica progressivamente encurtou para a diferença mínima a 4 min do intervalo (12-13). As equipas recolheram aos balneários com o ABC tangencialmente na frente do marcador (15-16).

Na 2ª parte o Benfica, com algumas precipitações na manobra atacante, continuou a correr atrás do prejuízo. As águias, passe a redundância, permaneceram irregulares na hora de atirar à baliza e o ABC voltou a fazer mossa, fazendo valer a sua qualidade a nível ofensivo, e a distanciar-se (16-19). Miguel Espinha foi demonstrando estar mais inspirado do que o crónico titular, sinal disso foi que Resende não abdicou dele durante os segundos 30 min, e o Benfica voltou a restabelecer a igualdade (19-19). O jogo seguiu dividido até final, com sucessivas igualdades, e, por conseguinte, a incerteza no marcador também. Finalmente, o Benfica conseguiu passar para a frente no 'placar'. Tal desiderato foi logrado já dentro dos últimos 15 min (25-24). À medida que se aproximava o apito final a ansiedade foi aumentando e sucederam-se os erros de ambos os lados da barricada. Estava reservado emoção para a recta final. O SLB teve oportunidade para ampliar para dois golos mas cometeu falha técnica (28-27), à passagem do min 55. A dois min do fim o marcador assinalava 29-29. Portanto ambas as equipas desperdiçaram diversas possibilidades para passar para a dianteira do "score", no entanto as defesas superiorizaram-se. 

No cômputo geral, se a circulação de bola foi satisfatória, com algumas falhas pontualmente, o mesmo não se pode dizer na definição, sobretudo da eficácia no cara-a-cara com Humberto Gomes. Falhamos muito golo fácil, incluindo os livres de 7 metros, factor que foi uma constante durante todo o duelo. Ademais, a nossa 1ª Linha esteve deveras tímida a fazer uso da sua capacidade de remate aos 9 metrosClaro está que 29 golos sofridos reflectem uma prestação menos conseguida no sector defensivo. Deveríamos ter sido mais coesos e agressivos. Isto tudo somado diante de uma equipa que empatou igualmente em casa de Sporting e FC Porto.

Nuno Grilo foi a melhor "arma" no plano ofensivo, contribuindo com seis golos. Por outro lado é justo realçar o experiente guarda-redes dos minhotos que se exibiu num patamar elevado, ao parar diversas investidas das águias. Uma palavra para Stefan Terzic, visto que foi operado novamente, nesta Segunda-feira. As lesões não o largam...

Resultados Finais da 12ª Jornada 

SL BENFICA 29-29 ABC
Boa Hora FC 28-32 Águas Santas
Madeira SAD 33-24 Xico Andebol
São Bernardo 23-24 Belenenses
ISMAI 26-23 Arsenal Clube Devesa
FC Porto-AC Fafe (28/11, às 20h30)
Sporting-AA Avanca (29/11, às 20h)


A equipa de Hóquei em Patins do SL Benfica arrecadou um ponto em Itália, após empatar a uma bola no rinque do Forte dei Marmi, num encontro referente à 2ª Jornada do Grupo C da Liga Europeia.

Estamos no 2º lugar, a dois pontos do Barcelona que foi à Suíça golear por 0-10. Na próxima ronda recebemos justamente o emblema catalão, num jogo que pode ter carácter decisivo na luta pela 1ª posição do grupo.

De forma resumida, assistiu-se a uma exibição um pouco descolorida por parte do conjunto encarnado, em que o resultado foi melhor do que o desempenho. E não foi por falta de apoio... As águias respeitaram talvez em demasia o oponente e o seu jogo propiciou poucas oportunidades de golo. Nesse particular os italianos acercaram-se mais da baliza à guarda de Pedro Henriques. Ainda assim ao intervalo permanecia o nulo no marcador, muito por culpa do guarda-redes benfiquista, ao impedir em vários ocasiões os festejos dos da casa. 

Seria sem surpresa, face ao rumo do jogo, a formação italiana a abrir o activo, numa "stickada" forte de meia distância. As águias apresentavam algo insegurança defensivamente e no ataque revelavam pouca lucidez. Pedro Henriques continuou a ser crucial para manter o Benfica na discussão do jogo, defendendo um livre directo e uma grande penalidade. O Benfica acordou a tempo e, em contra-ataque, Valter Neves repôs a igualdade no marcador. Carlos Nicolia teve uma chance de ouro para atingir a reviravolta, mas não conseguiu transformar o livro directo à disposição em golo. Nos últimos instantes, os encarnados ainda criaram lances para assegurar a vitória, todavia o guardião da casa levou a melhor.

Resultados Finais da 2ª Jornada do Grupo C da Liga Europeia

Forte dei Marmi 1-1 SL BENFICA
Montreux HC 0-10 Barcelona


Vitória categórica, por 0-9, no reduto do Clube do Desportivo das Aves, para a 12ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal.

A formação comandada por Joel Rocha deslocou-se a casa do "lanterna vermelha" e não concedeu quaisquer veleidades. Perante casa cheia, com os benfiquistas do Norte a sobrelotarem o sector reservado aos adeptos visitantes, o Benfica somou numa tarde de Domingo tranquila mais um triunfo e prossegue firme no 2º posto da tabela classificativa a três pontos do líder Sporting.

Foi um jogo de sentido único, em que as águias com uma interessante dinâmica ofensiva (critério na posse de bola) massacraram autenticamente o emblema da Vila das Aves e que este ano ascendeu ao escalão máximo nacional da modalidade. O Desp. Aves revelou-se um adversário acessível. A equipa, maioritariamente composta por jogadores de tenra idade, vale pelo seu cinco titular. Aliás o seu treinador escutou por várias vezes vozes oriundas da bancada a exigirem a aposta nos jovens à sua disposição no banco.

Joel Rocha rodou a equipa toda durante os 40 min, à excepção da baliza. Portanto, o guardião Cristiano Marques foi o único suplente não utilizado. Sublinhado especial para o regresso de Miguel Ângelo após paragem prolongada por lesão, mas também para a aposta efectiva nos jovens Afonso Jesus e Jacaré.

Os golos foram surgindo com naturalidade tal a avalanche ofensiva imposta pela turma benfiquista desde o começo da partida. Numa recarga Deives abriu as hostilidades, com 3 min cumpridos. Raul Campos, fazendo uso do pé esquerdo, aumentou a contagem para 0-2, a meio da 1ª parte. Até ao intervalo, com alguma sorte à mistura, o marcador funcionou mais três vezes e favoravelmente às águias, por intermédio de Rafael Henmi, Bruno Pinto e Deives, por esta ordem. Após o descanso regulamentar tudo se manteve inalterado. Deives, de ângulo apertado, completou o "hat-trick". Isolado, André Coelho, fez o 0-7, perto do final da 1ª metade dos segundos 20 min. Já dentro do derradeiro minuto, o Benfica fixou o resultado final em 0-9. Dois lances bem trabalhados tornaram fáceis os golos de Raul, a bisar no encontro, e de Tiago Brito.

Resultados Finais da 12ª Jornada

Desp. Aves 0-9 SL BENFICA
Unidos Pinheirense 4-2 AD Fundão
Quinta dos Lombos-Sp. Braga (29/11, às 20h)
GD Fabril 6-3 Leões de Porto Salvo
Burinhosa 4-3 Futsal Azeméis
Rio Ave 2-9 Módicus
Belenenses 1-3 Sporting


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário